Contente
No verão e no outono, qualquer dona de casa se esforça para preparar o máximo possível de frutas e vegetais enlatados para o inverno. Afinal, aquelas conservas que se vendem nas lojas, e mais ainda nos mercados, nem sempre nos satisfazem no paladar, e ainda mais propriedades úteis com o que vamos presentear a nossa família no frio inverno. E se a dona de casa tem seu próprio jardim à sua disposição, então quantos produtos saborosos, perfumados e saudáveis podem ser preparados para o inverno, eles apenas escorrem pelos olhos.
Mas para muitas anfitriãs novatas, há um problema - muitas delas já ouviram falar sobre esterilização de pratos de enlatados, mas nem todos entendem claramente o que é, por que é necessário e o que é necessário para isso. O período de tempo necessário para a esterilização completa levanta muitas questões. A esterilização a vapor de latas é um dos métodos mais tradicionais de desinfecção de pratos antes de conservar. É sobre isso e sobre as características de sua implementação que serão discutidas no artigo.
Esterilização: por que é necessário
Na preservação dos alimentos para o inverno, a esterilização é uma das etapas mais importantes. Afinal, se você o negligenciar, não apenas seus esforços para fazer desaparecer as preparações vitamínicas e aromáticas, como todos os produtos podem ser irremediavelmente estragados.
Afinal, enxaguar bem os pratos antes de cozinhar não é suficiente para o armazenamento. Na superfície de latas e tampas, pode permanecer uma miríade de diversos microrganismos, que, ao permanecerem por muito tempo em um espaço sem ar, acumulam diversos produtos de sua atividade vital. São eles que podem causar danos bastante graves ao corpo humano se entrarem acidentalmente. Uma das substâncias mais perigosas é a toxina botulínica. Quando uma pessoa está infectada com botulismo, mesmo um resultado letal não é excluído. É por isso que a esterilização dos preparados de inverno é a etapa mais importante do enlatamento, cujas características você precisa conhecer e entender tudo para poder desfrutar no inverno de frutas, verduras e ervas no verão e no outono sem muita emoção.
Trabalho preparatório
Antes de prosseguir com a esterilização das latas de vapor, você precisa preparar o seguinte:
- Uma panela ou tanque de água;
- Uma placa de metal especial com uma ou mais aberturas para latas;
- Várias toalhas de algodão;
- Bancos e tampas para eles na quantidade necessária.
Um recipiente para água fervente pode ser usado em quase todos os formatos e tamanhos convenientes, literalmente tudo o que estiver à mão, especialmente se você precisar esterilizar apenas um ou dois frascos. Mas se você está determinado a produzir uma peça de trabalho séria e estamos falando em esterilizar dezenas de latas, então é melhor escolher uma bandeja mais larga para que o maior número possível de latas possam caber ao mesmo tempo.
Muitas donas de casa, na ausência de um forro de metal na panela, usam uma grande peneira chata ou mesmo uma rede em forma de divisor para esterilizar as latas em casa. Como último recurso, você pode usar esses dispositivos, mas uma boa metade do vapor com essas opções irá para o ar e, portanto, o aquecimento das latas não será tão de alta qualidade. E a umidade na cozinha aumentará muito.Portanto, se possível, é melhor comprar uma almofada especial com antecedência, especialmente porque são muito baratos.
As toalhas de algodão devem ser limpas e bem passadas na temperatura mais alta de ferro em ambos os lados. Com uma toalha dobrada duas ou três vezes, você removerá as latas do suporte do forro e as colocará com o pescoço para baixo na outra toalha.
Os próprios bancos devem ser verificados cuidadosamente antes do uso se tiverem rachaduras, lascas ou sujeira que não possam ser removidos. Em todos estes casos, para a sua segurança, vale a pena enviar as latas para o caixote do lixo ou utilizá-las para fins decorativos, mas já não são adequadas para a preparação de conservas.
Os frascos devem ser bem enxaguados antes da esterilização. É melhor usar sabão em pó ou bicarbonato de sódio comum em combinação com água quente.
Após a lavagem, as latas são enxaguadas em água corrente.
Na maioria das vezes, tampas de estanho descartáveis são usadas para conservação. Se você estiver usando tampas roscadas, certifique-se de que estejam completamente planas e sem esmalte lascado.
Características da esterilização a vapor
Portanto, primeiro encha uma panela ou qualquer outro recipiente com água. A quantidade de água a ser despejada depende do número de latas que deseja esterilizar. Se você tiver latas grandes de três litros ou se o número total de latas for superior a 10, é melhor encher o recipiente até a metade do volume. Uma cobertura de metal para latas é colocada no topo da panela. Leve a panela ao fogo alto para ferver a água o mais rápido possível. O primeiro lote de latas pode ser colocado de cabeça para baixo na almofada antes de ferver, para que aqueça gradualmente. Após a fervura, o aquecimento pode ser ligeiramente reduzido para que a água da panela não borbulhe, mas ferva moderadamente.
Muitas donas de casa novatas têm as maiores dúvidas sobre a pergunta: "quantos minutos você precisa para esterilizar potes com vapor?" Afinal, alguns especialistas em culinária estão satisfeitos por manterem os frascos, independentemente do seu tamanho, sobre o vapor por 5 a 10 minutos e acreditam que isso é o suficiente. No entanto, eles podem ser compreendidos. Afinal, qualquer minuto extra de esterilização aumenta a umidade e a temperatura na cozinha.
Mas, infelizmente, esta abordagem não se justifica inteiramente, porque se, apesar de todos os esforços despendidos na produção de enlatados, acabarem por se estragar, só você terá de culpar por esta situação.
Quantos minutos leva para esterilizar totalmente as latas para conservação? O tempo de residência das latas sobre o vapor é diretamente proporcional ao tamanho da lata. As latas maiores, de 3 litros de volume, devem ser mantidas no vapor por pelo menos 30 minutos.
Para latas com volume de 2 litros, 20 minutos serão suficientes. Os bancos, cujo volume varia de um a dois litros, devem ser esterilizados, respectivamente, de 15 a 20 minutos, no mínimo.
Se os potes são pequenos, seu volume varia de meio litro a um litro, então eles precisam apenas de 10 minutos para ficarem acima do vapor.
E, finalmente, os menores frascos, com menos de meio litro de volume, podem ser esterilizados em apenas 5-7 minutos.
Se por algum motivo isso não for possível, tente usar outros métodos de esterilização.
No entanto, os potes de preservação às vezes são esterilizados em uma chaleira comum, que é aquecida no fogão. Neste caso, o jarro pode ser colocado diretamente sobre a saída do bule ou, retirando cuidadosamente a tampa, colocar o jarro ao contrário.
Mas, neste caso, o número de minutos para a esterilização completa permanece o mesmo.
Apesar da simplicidade e versatilidade suficientes do método de esterilização sobre o vapor, ao usá-lo ocorre um forte aquecimento e umidificação do ambiente em que ocorre a esterilização. No entanto, esta desvantagem não impede que este método continue a ser um dos mais populares entre as donas de casa.