Contente
As uvas são parcialmente uma baga única, porque de todas as frutas e plantas de baga, ela sem dúvida ocupa o primeiro lugar em termos de teor de açúcar. Seus frutos podem conter de 2 a 20% de açúcar, principalmente na forma de frutose e glicose, até 1% de ácidos orgânicos e muitas vitaminas e minerais.
Pois bem, as passas já se destacam pelo facto de não conterem um único osso, o que significa que o seu uso é verdadeiramente versátil. Possuindo todas as outras vantagens e propriedades úteis das uvas, as passas não estragam o sabor do prato acabado, mesmo com um toque de amargor ou adstringência, que pode, de forma sutil, ser característico de bebidas, sucos e outras preparações feitas de comum variedades de uvas com sementes. E, claro, pode servir como uma ótima decoração para sobremesas de frutas, saladas e até bolos. Além disso, para esses fins, bagas de compota podem muito bem ser usadas. Só é importante que eles sejam fortes e intactos.
A compota de uva Kishmish pode ser criada em várias versões e este artigo será dedicado a este tópico.
Preparação de bagas
Se alguém com a frase "uvas passas" aparecer na frente de seus olhos apenas bolas claras de um tamanho pequeno, você precisará corrigi-los um pouco. As uvas sem sementes, ou seja, as passas, são ovais muito alongadas e também escuras, quase roxas.
É claro que as bagas roxas ficarão mais bonitas em compota, especialmente porque irão colorir a própria bebida com uma cor rica e nobre de Borgonha. Mas as bagas leves não parecerão pior, se apenas algumas folhas de cerejas ou mirtilos, ou uma maçã vermelha escura cortada em fatias finas, forem adicionadas aos frascos com compota durante o seu preparo.
Para a compota de uva, ambas as bagas retiradas dos ramos podem ser utilizadas separadamente ou ramos inteiros com uvas. É verdade que, neste último caso, o sabor da própria compota pode ser ligeiramente ácido devido à presença de vieiras. Mas os gostos de cada pessoa são diferentes e alguém pode, pelo contrário, acabar por ser um grande amante de uma nota sutil de azedo em compota.
Portanto, se você for usar galhos inteiros com bagas, primeiro eles devem ser examinados cuidadosamente de todos os ângulos e todas as bagas danificadas, podres ou moles devem ser removidas. Somente após o término desse procedimento, cada cacho é lavado em forte corrente de água fria e depois colocado em uma tigela de água limpa por cerca de 20 minutos, para que todo o excesso seja finalmente arrancado do mato com as uvas, e pode ser removido sem dor. Finalmente, cada escova é enxaguada novamente em água corrente e colocada sobre um guardanapo ou toalha para secar.
Se apenas uvas individuais forem usadas para fazer compota, o esquema de preparação será um pouco diferente. Primeiro, você precisa coletar todos os bagos de cada cacho, guardando simultaneamente todas as uvas amassadas, estragadas e maduras demais. Em seguida, as bagas são despejadas com água fria e levemente lavadas com ela, mas com cuidado para que o suco não escorra delas.
Após a lavagem, as bagas são colocadas em uma peneira para drenar o excesso de líquido. Então, eles estão prontos para uso.
A receita mais fácil e popular
Esta receita goza de uma merecida popularidade entre as pessoas devido à sua simplicidade e rapidez de produção. Muitas vezes pode ser encontrada sob o nome de compota não esterilizada.
Você pode usar potes de três litros, mas às vezes é mais conveniente girar a compota em potes de litros, especialmente se não houver muitas uvas. Mas uma lata é aberta para consumo de cada vez e não se deteriora depois na geladeira.
Os bancos devem ser esterilizados. Você pode fazer isso em água fervente ou no vapor e, mais convenientemente, em um forno ou em uma frigideira.
De acordo com a receita, para cada quilo de uva, prepare 2 litros de água e 250 gramas de açúcar. A água é imediatamente levada para ferver em uma panela grande separada.
Disponha as uvas preparadas em bancos de forma a ocupar não mais do que 1/3 dos bancos em volume. A quantidade de açúcar exigida pela receita é colocada por cima. Os frascos são cuidadosamente colocados com água a ferver até ao gargalo e imediatamente fechados com tampas de estanho e virados ao contrário. Se você embrulhá-los cuidadosamente com algo quente e deixá-los nesta forma até que esfriem completamente, ocorrerá uma autoesterilização adicional. Com isso, ao ocultar as latas para armazenamento, a compota terá tempo de adquirir uma cor rica e bonita.
Método de preenchimento duplo - triplo
O método de enlatamento a seguir, embora demore mais tempo, é considerado mais tradicional. Segundo esta receita, a compota de uva é fiada para o inverno há muito tempo.
Primeiro você precisa preparar a calda. Normalmente, 200-300 g de açúcar são ingeridos por litro de água. Se as passas são muito doces e podem ser muito açucaradas, reduza o açúcar ao mínimo, mas providencie a adição de ácido cítrico.
Em uma panela, misture a água e o açúcar e leve para ferver para verificar se o açúcar está completamente dissolvido. Arrume as uvas preparadas nos potes, enchendo-os cerca de um terço. Despeje a calda fervente sobre os potes de uvas e deixe fermentar por 15 minutos. Em seguida, despeje a calda das latas de volta na panela.
O xarope em uma panela é levado para ferver novamente, cozido por 2-3 minutos e uma pitada de ácido cítrico é adicionado a ele. Em seguida, o xarope fervente é despejado de volta nos potes de uvas. Nesse ponto, as latas já podem ser torcidas. Isso será suficiente se os bancos forem armazenados no porão ou no porão. Para o armazenamento em ambiente interno, é aconselhável despejar novamente a calda das latas em uma panela, ferver novamente e despejar novamente nas latas. Só depois as latas são enroladas com tampas especiais de latão.
Uvas na companhia de outras frutas
Graças à sua doçura, as uvas combinam bem com muitas frutas e bagas ácidas e agridoces. A receita mais usada para enlatar compotas de uvas e maçãs. Freqüentemente, a compota de uva é complementada com ameixas, dogwood ou mesmo limão.
Como regra, outras frutas são tomadas com cerca de metade do peso das uvas. No entanto, ao usar maçãs e ameixas, é bem possível tirar uma quantidade igual de uvas e essas frutas.
A mistura de uvas e frutas à sua escolha é colocada em potes e regada com calda quente.Para preparar o xarope, 300 gramas de açúcar são dissolvidos em um litro de água.
Em seguida, as latas com compota são colocadas em uma panela com água quente e esterilizadas por 10-15 minutos a partir do momento em que a água ferve. Depois de enrolar com tampas esterilizadas, a uva e a compota de frutas podem ser armazenadas em uma despensa comum.
Receita Sem Açúcar
As uvas de arroz, via de regra, são tão doces que a compota dela pode ser centrifugada para o inverno, mesmo sem adição de açúcar. Esta bebida será muito saudável e pode perfeitamente revigorar e animá-lo. Coloque as uvas em potes esterilizados com bastante força, mas não as esmague. Quando a jarra estiver cheia até a borda, despeje com cuidado água fervente por cima para que a jarra não quebre. Cubra imediatamente o frasco com uma tampa e deixe-o esterilizar por 10-15-20 minutos, dependendo do volume do frasco. Aparafuse a tampa novamente após a esterilização. A compota de uva sem açúcar está pronta.
Infelizmente, as uvas frescas não podem ser conservadas por muito tempo e esta baga não se relaciona muito bem com o congelamento. Mas fazer compotas de uvas é uma maneira fácil e confiável de preservar o sabor e os nutrientes desta baga durante um inverno longo e rigoroso.