Contente
Calibrachoa é uma erva semi-arbustiva, que até 1993 era considerada uma espécie de petúnia, então a cultura foi identificada como um gênero separado. Na jardinagem ornamental, variedades ampelous são mais frequentemente usadas para jardinagem vertical, e a cultura também é cultivada como planta de cobertura do solo. Propagou-se vegetativamente, já que o calibrachoa só pode ser enraizado por estacas.
É possível enxertar calibrachoa
Uma bela planta com flores é representada por numerosos híbridos com todos os tipos de cores de flores, eles são usados para paisagismo e design decorativo vertical. É improvável que seja possível obter sementes de uma variedade criada artificialmente.
A vegetação da cultura está voltada para a formação de flores, e não para a colocação de sementes. Se o material foi coletado, a planta jovem será radicalmente diferente da variedade mãe. O método generativo é usado no trabalho de melhoramento para criar novas variedades. A germinação das sementes é pobre, as mudas são fracas, requer cuidados especiais, as mudas raramente chegam à idade adulta. Ao contrário da petúnia, que se reproduz totalmente generativa e vegetativamente, o único método de enraizamento do calibrachoa é por estacas. O corte é o melhor método de propagação, levando em consideração a alta taxa de sobrevivência da planta.
Características do cultivo de calibrachoa a partir de mudas em casa
Para obter um arbusto anão bem desenvolvido e com floração abundante, várias regras devem ser observadas no processo de corte. O material é plantado em solo pré-preparado:
- A base será o solo adquirido para as mudas, que é friccionado através de uma peneira metálica com células grandes, obtendo-se um substrato homogêneo sem fragmentos duros.
- Para melhorar a aeração do solo, adiciona-se areia de rio peneirada (30% da massa total).
- O próximo componente será o agroperlito, ele absorve o excesso de umidade, com umidade insuficiente do solo, ele devolve a água. O material natural é adicionado à taxa de 600 g por 2 kg de solo.
Antes da enxertia, a composição da mistura de nutrientes não deve estar seca ou encharcada.
É preciso escolher o momento certo para a enxertia. Os rebentos não devem ser gramíneos, quebradiços. Esse material cria raízes mal ou não cria raízes de forma alguma. Os fortemente lenhosos também não são adequados. As fotos são feitas fortes, flexíveis e resilientes.
Ao propagar o calibrachoa por estacas em casa, certos requisitos devem ser atendidos. Para criar um efeito estufa, as mudas são colocadas em uma mini-estufa. Antes do plantio, é usado um medicamento que estimula o crescimento das raízes.
Quando é melhor cortar o calibrachoa
Os híbridos com flores são cultivados como planta anual, portanto, a colheita do material de plantio é realizada duas vezes por temporada. No final do verão, as estacas são necessárias para a postura das células-rainha. Na primavera, servirão de material para os próximos cortes. As atividades se repetem todos os anos.
Estacas de calibrachoa no outono
É necessário cortar o calibrachoa para o inverno para obter células rainha. O trabalho é realizado em julho, quando a planta está em seu pico de floração. Nesta época, o arbusto anão é considerado o mais poderoso para enxertia.No outono, o material de plantio cria raízes, dá vários brotos, é plantado em recipientes separados. Copos de plástico (250 g) ou vasos de flores descartáveis funcionam.
Para o inverno, os recipientes são colocados em uma sala bem iluminada com temperatura de + 15 ÷ 17 ° C. Neste regime de temperatura, a estação de crescimento não para, mas desacelera, a planta forma rebentos com força suficiente para posterior propagação, ao mesmo tempo que não tem tempo para dar botões.
Estacas de calibrachoa na primavera
O Calibrachoa começa a se propagar na primavera, na primeira quinzena de março. Todos os caules da planta-mãe são usados para este propósito. O material deve criar raízes 20 dias após o corte e plantio. O início da formação da massa verde torna-se um sinal para que as mudas mergulhem nos vasos individuais. A planta-mãe não é preservada após os cortes.
Após o transplante, o calibrachoa não só cria raízes bem, mas também rapidamente constrói o sistema radicular. Depois de colocar a cultura no local de crescimento, os micronutrientes são totalmente gastos na formação da copa e na floração.
Como propagar o calibrachoa por estacas
A chave para o enraizamento de 100% da cultura serão as mudas corretas. O trabalho de outono e primavera em estacas é realizado de acordo com o mesmo esquema, os requisitos para o material de plantio também não diferem. Além da variante clássica de plantio de caules no solo, a propagação por calibrachoa por estacas pode ser realizada enraizando o material na água.
As pontas cortadas com comprimento de 8-10 cm são colocadas em um recipiente, a água é trocada uma vez a cada 4 dias. Após 14 dias, as primeiras raízes finas devem aparecer. Esse método de enxertia é improdutivo, o material plantado no solo nem sempre cria raízes.
Regras para colheita de estacas
No final do verão, os caules adequados para o enraizamento são selecionados da copa de uma planta adulta. No início da primavera, todos os brotos são adequados para a obtenção de material de plantio da planta-mãe. Estacas de Calibrachoa passo a passo:
- 3-5 nós de folha são deixados no topo.
- Corte a haste.
- Todas as folhas inferiores são retiradas junto com os rudimentos de novos brotos, se houver botões também são descartados.
- Deixe o topo e as duas folhas subsequentes.
- O pedúnculo deve ter 4-5 cm de comprimento.
- Para reduzir a área de evaporação, as folhas deixadas no caule são encurtadas em ½ do comprimento.
Preparando mudas
O caule não deve ser longo, 2,5 cm irá para o solo, outro 1 cm deve permanecer antes do nó da folha após o plantio. O excesso é cortado. Se o caule for muito curto, você terá que encher as folhas, e elas apodrecerão no solo, e tal estaca não criará raízes.
Se o material de plantio for muito longo, a parte superior cairá na superfície do solo, o que levará a uma violação da integridade do solo no local do enraizamento, acarretando na morte da muda. Para melhor desenvolvimento do sistema radicular, antes da colocação no solo, a parte inferior é imersa em água e em pó Kornevin.
Pousar
A sequência de plantio do calibrachoa por estacas:
- A mistura preparada é despejada no recipiente bem compactado.
- Faça recortes redondos, você pode usar uma caneta esferográfica para isso. Esquema de plantio 5 * 5 cm.
- Uma planta é colocada verticalmente em cada minifuro, cuidadosamente borrifada com terra para que não haja nenhum vazio perto do caule.
- Para evitar o apodrecimento da raiz, cada muda é regada com solução de Fitosporina.
- Após a rega, o solo deve assentar e a base da folha deve permanecer na superfície.
Se a planta for plantada em uma miniestufa especial, ela é coberta com um filme na parte superior, se em um recipiente simples, é colocada em uma caixa de plástico e coberta com um filme com orifícios de ventilação pré-fabricados. Ao plantar na primavera, a estrutura é colocada em uma sala iluminada com uma temperatura de pelo menos + 20 0C. Nas estacas de outono, o material é deixado em um local sombreado.
Após 30 dias, a planta enraizada brotará e ficará apertada no recipiente de plantio. As mudas mergulham em recipientes separados.
Cuidado
Regue a planta debaixo da raiz com água morna 1 vez em 4 dias, o substrato não deve ser humedecido excessivamente, mas também não deve secar. A exatidão do modo é determinada pelo filme, a umidade sob ele deve ser alta, mas sem o acúmulo de condensação. Todos os dias, de manhã ou à noite, a planta é pulverizada com um borrifador. O zircão é adicionado à água 1 semana antes do plantio.
A cada três dias, o material de cobertura é levantado para circulação de ar, após 20 dias o filme é retirado completamente. Para que no futuro a coroa se transforme em arredondada, antes de mergulhar com o calibrachoa, quebre o topo da cabeça em cada haste.
Transplante de terreno aberto
Após os cortes corretos, a planta enraizará totalmente e na primavera estará pronta para o plantio em vasos ou em um talhão. Se não houver ameaça de geadas recorrentes em maio, os calibrachoa são plantados no solo.
A planta é termofílica, mas não responde bem a um espaço totalmente aberto. O local de pouso deve ser sombreado periodicamente. O solo deve ser fértil, ligeiramente ácido, neutro, solos moderadamente úmidos com aeração satisfatória são adequados.
Se a finalidade do plantio for a jardinagem vertical, os vasos são escolhidos levando em consideração o fato de que a copa do arbusto atinge um diâmetro de 0,5 m ou mais, e os caules podem crescer até 1,5 m. O fundo do vaso é coberto com argila expandida, a mistura de solo é a mesma que foi usada para as mudas. Se o calibrachoa for plantado no local, o recesso é feito 10 cm mais largo que o pote de mergulho e 15 cm mais fundo.
Pousar:
- Se o recipiente for descartável, corte-o.
- Retire uma muda com cuidado.
- Parte do substrato é despejado na drenagem por cima, o calibrachoa é colocado junto com um pedaço de terra.
- O vaso ou buraco é preenchido com o substrato gradualmente para que não haja espaços vazios.
- Após o plantio, a planta é regada com fertilizante orgânico.
Conclusão
O calibrachoa pode ser enraizado no outono e na primavera por enxerto. A planta tem um alto índice de sobrevivência, responde bem ao transplante. Cresce rapidamente, forma numerosos rebentos. Floresce no final de junho a setembro, floração abundante. A planta é usada como uma versão de cobertura do solo do projeto paisagístico e para a jardinagem vertical de loggias, varandas, gazebos. Um vídeo sobre enxertia de calibrachoa ajudará a propagar adequadamente um arbusto herbáceo decorativo e atingir uma alta taxa de enraizamento do material de plantio.