Cultivando cosmos a partir de sementes em casa

Entre as despretensiosas flores anuais que florescem durante todo o verão até as primeiras geadas, o cosmos ou o espaço ocupam um lugar especial. Afinal, essa flor pode ser cultivada por qualquer pessoa, até uma criança. Talvez ele pertença àquelas raras plantas com flores que às vezes sofrem mais com o excesso de atenção e cuidado do que com a falta deles. Já o tipo mais comum de cosmea - double-pinned - é tão despretensioso que pode ser encontrado até mesmo em sua forma selvagem nos arredores de vilas e chalés de verão, onde vagava por auto-semeadura.

Muitos, provavelmente, se lembram desde a infância daquelas antigas variedades de cosme, que em hastes altas adornavam pequenas flores encantadoras, com suas pétalas delicadas que lembram as asas dos elfos. Até o momento, muitas variedades foram cultivadas, incluindo as menores, não mais do que 30-35 cm de altura, bem como com flores grandes que atingem 12-15 cm de diâmetro. Além das inflorescências usuais de cosmos, duplas e semi surgiram variedades duplas, bem como aquelas que têm pétalas de formato incomum, agregadas na forma de uma única tigela ou na forma de tubos separados. Portanto, hoje, mais do que nunca, seu nome passa a ser cosme, que se traduz do grego como "belo".

Os tipos e variedades mais comuns

O gênero Kosmeya pertence à família Aster mais rica em composição. Das 25 espécies de espécies anuais e perenes do cosmos que crescem naturalmente nos trópicos e subtrópicos do continente americano, apenas três espécies são cultivadas em nosso país.

Cosmeya com pena dupla

O tipo de cosme mais famoso, popular e despretensioso, que é anual. Ele se reproduz facilmente por auto-semeadura. Conhecido na cultura desde o século XIX.

Entre as muitas variedades de cosmos de penas duplas, muitos deles são altos, até gigantescos, em tamanho e atingem uma altura de 80-120 cm.

Radiance

As flores desta variedade parecem mais magníficas do que realmente são, devido ao arranjo compacto das pétalas. Têm também uma coloração muito interessante, quando o lilás claro nas bordas das pétalas passa a um tom mais escuro no centro.

Dazzler

Este tipo de cosme tem uma característica interessante de mudar a cor de suas flores ao longo do tempo. De vermelho vivo, eles se transformam em carmesim depois de alguns dias.

Duplo click

As flores duplas incomparavelmente belas dessa variedade de cosme lembram uma rosa. As pétalas têm uma leve ondulação nas bordas e são coloridas com manchas claras no fundo principal.

Tigela cheia

Nesta variedade, as pétalas das flores cresceram tanto juntas ao longo de todo o comprimento que a inflorescência se assemelha a uma tigela profunda. Parece muito original.

Concha do mar

Essa variedade de cosmos não é apenas caracterizada por uma variedade de tons de inflorescências, mas as próprias inflorescências parecem muito originais, consistindo de pétalas crescidas juntas em tubos.

Nos últimos anos, variedades subdimensionadas de cosme têm sido especialmente populares entre os floristas. Provavelmente porque parecem tão atraentes quanto seus primos altos, mas ao mesmo tempo não sofrem com o vento e não precisam de liga.

Sonata

Esta variedade é especialmente apreciada, pois suas sementes não são vendidas na forma de misturas, mas em variedades com flores de vários tons: branco, rosa, vermelho e carmesim.Portanto, usando essas cores, você pode criar suas próprias composições de cores. Os arbustos são muito ramificados, com inflorescências grandes. As plantas cosme da variedade Sonata crescem em altura de 40 a 60 cm.

Vega

É uma variedade anã de kosmea com flores de cores diferentes em uma mistura. As plantas não ultrapassam 30 cm de altura.

Kosmeya amarelo-enxofre

Por alguma razão, esse tipo de cosme é muito menos popular. Talvez isso se devesse à maior termofilicidade do cosmos amarelo-enxofre. Nas regiões do norte do nosso país, dificilmente pode suportar um tempo nublado e chuvoso com ventos constantes. É caracterizada por inflorescências menores em diâmetro de até 6-8 cm e principalmente amarelas ou laranja. Difere das espécies anteriores pelas lâminas das folhas mais largas, pontiagudas nas pontas.

Kosmeya vermelho sangue ou chocolate

Este tipo de cosmos apareceu recentemente em nosso país. Às vezes é até chamado de cosme preto, porque as pétalas de veludo têm uma tonalidade vermelha tão escura que parece quase preta.

Comente! As flores desta espécie única têm cheiro de chocolate quente.

As plantas são perenes, mas são tão termofílicas e não suportam um excesso de umidade que em campo aberto seu florescimento só pode ser observado nas regiões do sul da Rússia. Na faixa do meio, é melhor cultivar kosmeya de chocolate em potes ou recipientes. Tem um bom desempenho na cultura de ambiente, especialmente porque é facilmente propagado por tubérculos e estacas.

Semeando sementes para mudas

Dada a resistência ao frio das variedades mais populares de cosme e sua capacidade de resistir mesmo a geadas leves, as sementes são frequentemente semeadas em terreno aberto. Mas o problema é que o período da germinação à floração é de cerca de 2,5 meses para o cosmos. Mesmo se você semear o mais cedo possível, por exemplo, no final de abril - início de maio (na faixa do meio), então você não será capaz de admirar o florescimento do cosmos até meados de julho. E muitas pessoas querem ter belos jardins de flores desde o início do verão. Nesse caso, você terá que semear em casa em pequenos recipientes - ou seja, primeiro cultivar mudas de cosme, que na segunda quinzena de maio podem ser plantadas com sucesso em canteiros e em mixborders.

Atenção! É definitivamente melhor cultivar variedades modernas de baixo crescimento e híbridos com mudas, bem como aqueles que têm inflorescências duplas ou especialmente grandes.

É difícil nomear as datas exatas quando é difícil plantar mudas de cosmea, pois muito depende das condições climáticas de sua região. Por exemplo, no sul, pode-se semear em março, para ser plantada em canteiros de flores em abril. E para a maioria das áreas da faixa do meio, o melhor mês para semear cosmos para mudas será abril.

Para semear, você pode pegar quase qualquer solo universal, embora as sementes de cosme germinem melhor em solo leve e solto com um conteúdo significativo de areia.

A capacidade de germinação das sementes do cosme dura cerca de 5 anos. As sementes são de tamanho médio (1 grama contém 150-200 sementes) e têm uma forma ligeiramente alongada, mas não é recomendado plantá-las verticalmente.

Importante! As sementes de Cosme precisam de luz para germinar, por isso não podem ser polvilhadas com terra.

O melhor método de plantio é espalhar as sementes pelo solo em um recipiente de forma que fiquem horizontalmente e umedeça bem em cima para garantir que aderem bem ao solo.

Após a semeadura, o recipiente é fechado com um saco ou qualquer tampa transparente para criar um ambiente de estufa e colocado em um local moderadamente quente. As sementes do Cosmos germinam bem a + 15 ° + 18 ° C, portanto não precisam de calor especial, mas de luz. Você pode colocar o recipiente de sementes em uma janela fria normal.

As mudas geralmente aparecem após 8-14 dias, dependendo do frescor das sementes.

Kosmeya tolera perfeitamente o transplante e a colheita, portanto, quando as duas primeiras perfurações verdadeiras saem abertas em brotos jovens, elas podem ser colocadas em xícaras separadas.

Se você cultivar variedades altas de cosme, quando elas tiverem 5-7 folhas, é aconselhável beliscar as pontas das plantas para obter uma ramificação exuberante. Embora o procedimento de pinçamento possa atrasar um pouco o florescimento dos arbustos.

As mudas do cosmos podem ser plantadas em terreno aberto, previamente endurecidas, mesmo quando ainda existe a ameaça de pequenas geadas de retorno. Já as temperaturas médias durante o dia devem ficar em torno de + 10 ° C. Normalmente deixa-se uma distância de cerca de 30 cm entre os arbustos, mas a prática mostra que é ideal plantar cosmey em pequenos grupos de 3 a 5 plantas. Neste caso, a floração pode ser mais abundante e as plantas sentir-se melhor.

Crescimento sem sementes do cosmos

As sementes de Cosme são geralmente semeadas em canteiros de flores em forma de nidificação, ou seja, várias peças são colocadas em um buraco de uma vez. Não polvilhe as sementes com terra, bem como ao semear as mudas. É verdade que ao semear em condições externas, o vento e a chuva devem ser levados em consideração, por isso é aconselhável pressionar bem as sementes no solo.

O método de nidificação é perfeito para a semeadura do cosmos, pois percebeu-se que com um plantio mais denso, as plantas formam um maior número de pedúnculos. Embora, se plantados raramente, eles formam uma grande massa verde luxuosa, mas a floração será bastante escassa.

Um efeito semelhante pode ser obtido plantando uma cosmeya na sombra ou exagerando com fertilizantes orgânicos ou de nitrogênio. Nesse caso, é difícil esperar outra coisa que não sejam magníficas folhas decoradas com orifícios.

A floração abundante pode ser esperada apenas ao plantar cosmos de qualquer tipo ao sol e em solos moderadamente fertilizados, não úmidos.

Cuidado! Kosmeya de qualquer tipo não tolera o alagamento do solo.

Portanto, ele precisa de uma boa rega apenas durante o primeiro mês de desenvolvimento. Depois da floração, é melhor limitar a rega ao mínimo, não mais do que uma vez por semana, especialmente se o tempo estiver nublado ou chuvoso.

É interessante que kosmeya se reproduz bem por semeadura própria, de modo que suas sementes podem ser semeadas antes do inverno. Isso geralmente é feito no final do outono, após a primeira queda de neve. É verdade que em regiões onde o degelo não é incomum no inverno, semear no inverno dará às flores poucas chances de sobrevivência.

Cuidado e uso Cosmeia

Cuidar da cosmeia é tão simples que podemos dizer que a atenção excessiva só pode prejudicá-la e você, em vez de flores, receberá apenas uma abundância de verdura aberta.

Para cobertura, é melhor usar fertilizantes complexos com um teor mínimo de nitrogênio. Pela primeira vez, o cosmos pode ser alimentado alguns dias após o plantio das mudas no solo. Então você pode tratá-lo com leveza durante a formação dos botões e da última vez - no meio da floração.

A vantagem indiscutível do cosmos é também o fato de que a maioria das pragas e doenças o contornam. Portanto, não precisa de nenhum processamento adicional.

É verdade que é aconselhável amarrar arbustos altos a suportes, caso contrário, os caules finos não resistirão à pressão dos ventos e se dobrarão.

As flores do Cosmos ficam bem em vasos. Se você cortá-los no estágio de botões entreabertos, eles podem decorar sua casa por uma semana ou mais.

E cosmees, especialmente variedades altas, são perfeitamente possíveis de cortar. O resultado é uma sebe de flores lindamente formada e graciosa.

Observando todas as regras simples de plantio e cuidados com esta despretensiosa flor, você tem a oportunidade de desfrutar de sua floração durante todo o verão, e mesmo no outono, até as verdadeiras geadas.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção