Contente
A região dos Urais é caracterizada por condições climáticas difíceis: invernos frios, alta cobertura de neve e um longo período de inverno. Portanto, variedades de rosas despretensiosas e resistentes ao inverno são escolhidas para o cultivo nos Urais. Embora essas variedades sejam adaptadas a qualquer mudança climática, elas requerem alguns cuidados. É especialmente importante preparar adequadamente as rosas para o inverno, a fim de garantir o seu florescimento na primavera.
O procedimento de preparação depende da idade das plantas. Recomenda-se plantar mudas no outono, enquanto as flores adultas exigirão um processamento mais cuidadoso. Rosas devem ser podadas, são alimentados e tratados contra doenças e pragas. Definitivamente, uma construção está sendo preparada para esconderijos plantas.
Preparação de mudas
Nas condições climáticas dos Urais, as rosas podem ser plantadas no outono. Para o trabalho de plantio, o tempo é escolhido quando a temperatura do ar é regulada em + 4 ° С. Se a temperatura cair abaixo dos indicadores exigidos, é melhor adiar o trabalho até a primavera.
Uma das opções é cavar as rosas na estufa, se o solo ainda não estiver congelado. Retire o filme plástico, endireite as raízes e poda-as se necessário. Basta cavar nos galhos 2/3 do comprimento. A terra ao redor das plantas é compactada.
Escolhendo um local de pouso
Ao escolher um local para plantar rosas no outono, certas regras são seguidas:
- o local deve estar localizado em uma elevação, o que reduz a probabilidade de congelamento do solo;
- um canteiro de flores com rosas está localizado no lado sul do jardim;
- fornece sombreamento natural na forma de arbustos, que protegerá as plantas do sol;
- o local selecionado deve ser protegido do vento;
- o nível do lençol freático deve ser de 1 m.
Rose prefere solo neutro e fértil. Para que as mudas sobrevivam ao inverno, o esterco é colocado no fundo do poço antes do plantio. Isso manterá as raízes aquecidas no frio.
O solo para essas plantas é preparado a partir dos seguintes componentes:
- um pedaço de areia e argila;
- ½ parte de cinza;
- 3 partes de húmus;
- 2 partes de turfa.
As mudas precisam de 4 semanas para enraizar. O uso de uma solução estimulante de crescimento ajudará a acelerar esse processo. Você precisa abaixar a planta nele por um dia antes de plantar.
Plantar uma rosa no inverno
Um buraco é pré-cavado com uma profundidade de 0,5 m. Estrume de cavalo é colocado no fundo e, em seguida, o solo preparado é colocado.
No solo arenoso, 5 cm de argila são colocados no fundo da depressão da rosa. Se o solo for argiloso, será necessária uma camada adicional de areia.
As raízes da muda devem ser direcionadas de cima para baixo. Portanto, preenchemos um pequeno monte de terra, sobre o qual plantamos uma muda. As raízes da rosa devem descer pelo monte criado.
A terra é despejada de forma que o aprofundamento do colo da raiz seja de 5 cm, então você precisa socar o solo e regar as plantações. Cada arbusto requer 20 litros de água.
O arbusto plantado é cravado a uma altura de 10 cm e as mudas são cobertas da mesma forma que as plantas adultas.
Preparando flores adultas
Preparar rosas para o inverno nos Urais inclui várias etapas. Isso inclui a poda das plantas, que são colocadas no solo. Para a prevenção de doenças e propagação de pragas, as plantas são pulverizadas.
Regras básicas
Seguir uma série de regras simples ajudará a preservar as rosas durante o inverno:
- não é recomendado iniciar o abrigo antes do tempo;
- o resfriamento até -5 ° С aumenta a durabilidade das plantas;
- no final do verão, não são usados fertilizantes de nitrogênio, que aceleram o desenvolvimento dos brotos;
- as preparações de potássio e fósforo são lançadas em agosto;
- a poda intensiva também estimula o crescimento das plantas;
- com o outono, a rega do jardim de flores diminui.
Ordem de serviço
A partir de meados de agosto, a rega das rosas cessa. Flores murchas e frescas são deixadas para não estimular o desenvolvimento de novos brotos. Você pode remover as folhas inferiores, que devem ser queimadas. Isso é feito para proteger as plantas de doenças fúngicas.
Os arbustos são cravados até uma altura de 15 cm, e o solo é coberto com húmus seco, serragem de coníferas, uma mistura de turfa e areia e aparas finas. Este procedimento protegerá as raízes das plantas da umidade.
Antes do início de uma onda de frio, as rosas devem ser podadas. A exceção são as variedades escalada e padrão, que são removidas dos suportes e colocadas no solo. Recomenda-se prender seus brotos ao solo com grampos de cabelo.
As rosas são cortadas de forma que a altura do arbusto não ultrapasse 0,5 m. Nas condições dos Urais, esta etapa é recomendada para ser realizada em outubro, quando a temperatura constante é inferior a -5 ° C.
Os trabalhos de poda são realizados em dia seco e ensolarado. É imperativo remover:
- brotos com mais de 3 anos;
- ramos jovens (branco);
- folhas e botões secos;
- brotos crescendo dentro do mato.
Quando a onda de frio se tornar constante, vá diretamente para o abrigo.
Alimentação de plantas
Para uma flor exuberante, as rosas precisam ser alimentadas. O fertilizante começa a ser aplicado no outono, o procedimento é realizado em duas etapas:
- No final de agosto (ou início de setembro), quando termina o período de floração.
- Final de setembro (início de outubro).
A primeira cobertura não deve conter nitrogênio ou fertilizantes orgânicos, pois estimulam o desenvolvimento ativo das plantas. É melhor escolher um fertilizante que contenha potássio, o que melhora o metabolismo e a imunidade das rosas. Também é necessário alimentar as plantas com fósforo para acelerar a maturação da madeira.
Para alimentar as plantas, use uma mistura de fertilizantes por 10 litros de água:
- superfosfato - 15 g;
- monofosfato de potássio - 16 g.
O segundo tratamento é feito com composto e cinza de madeira. O fertilizante não é embutido no solo, mas derramado no solo, que serve como proteção adicional contra geadas.
Tratamento contra doenças e pragas
Uma etapa importante na preparação de rosas para o inverno é o tratamento de doenças. Os patógenos podem permanecer nos resíduos das plantas por muito tempo. Portanto, uma das medidas preventivas é a limpeza e queima das folhas caídas. Se as folhas não forem removidas da rosa, os microrganismos nocivos hibernam e são ativados na primavera.
No outono, as rosas são processadas com vitríolo de ferro. É uma substância cristalina que se assemelha a um pó com tonalidade azulada ou esverdeada. O medicamento é armazenado em local seco e em recipiente fechado.
A composição do sulfato ferroso inclui ferro e enxofre, que permitem enriquecer o solo e suprir a carência dessa substância. A droga não penetra nas plantas, é segura para humanos e é lavada com água das folhas de rosa.
O tratamento é realizado por pulverização de rosas. Para isso, é preparada uma solução contendo 30 g de sulfato ferroso. Primeiro, a substância é diluída com uma pequena quantidade de água, depois são adicionados mais 5 litros de água.
Escolhendo um método de abrigo
A melhor forma de proteger as rosas do frio do inverno é a construção de uma moldura e a utilização de um material não tecido. Esta opção é adequada para abrigar mudas e plantas adultas. Primeiro, é erguida uma moldura, na qual o material de cobertura é colocado.
Anteriormente, as rosas eram cobertas com ramos de abeto, mas não retém o calor, mas permite reter a neve no inverno. Os ramos de abeto podem ser usados para assustar os ratos que podem roer a casca dos troncos das plantas.
Armações de madeira
As rosas sobrevivem melhor ao inverno em um abrigo seco. Pode ser preparado a partir de materiais de construção improvisados: placas, filme, material de cobertura. Os materiais modernos do jardim são mais práticos, permitem que a estrutura passe ar e servem como proteção confiável para as plantas do frio.
Primeiro, uma moldura de madeira retangular ou triangular é erguida. Essas estruturas são convenientes para uso nos Urais, onde uma grande quantidade de neve cai durante o inverno. A moldura retangular pode ter a forma de uma treliça, sob a qual suportes adicionais são instalados.
Para esconder rosas, não são utilizados filmes, oleados, carpetes, linóleo, feltro e outros meios improvisados.
Os materiais de cobertura são vendidos dobrados em duas camadas, de modo que a espessura total do revestimento será de 120 mícrons. Para rosas, um linho branco é usado. O material preto aumenta a umidade e a temperatura. O material é coberto com a moldura e as bordas são fixadas com tijolos ou pedras.
Arcos de metal
Se as rosas forem plantadas em fileiras, é mais conveniente usar arcos de metal para cobri-las. Elas são instaladas a cada 40 cm, restando até 10 cm de espaço livre acima das plantas.
Os arcos são escolhidos com um comprimento de 1 a 2 m. Deve-se dar preferência a materiais mais duráveis que possam suportar cargas de neve.
Em seguida, a estrutura resultante é coberta com um material especial. No cálculo do comprimento da tela, é feita uma margem de cerca de 50 cm de cada lado, as pontas do material são fixadas com grampos de cabelo ou objetos pesados.
Conclusão
Ao preparar rosas para o inverno na região dos Urais, a idade das plantas é levada em consideração. As mudas devem ser plantadas antes que o solo congele. Arbustos adultos são cortados e colocados no chão. Uma moldura é necessariamente construída, a qual é coberta com um material especial. A cobertura com fertilizantes de potássio e fósforo ajudará a aumentar a durabilidade das plantas.