Contente
- 1 História de criação
- 2 Descrição da rosa parque canadense Alexander Mackenzie e características
- 3 Vantagens e desvantagens
- 4 Métodos de reprodução
- 5 Plantando e cuidando de uma rosa Alexander Mackenzie
- 6 Pragas e doenças
- 7 Aplicação em paisagismo
- 8 Conclusão
- 9 Críticas com uma foto sobre a rosa do parque canadense Alexander Mackenzie
Rose Alexander Mackenzie é uma planta varietal ornamental. Ele ganhou amor e popularidade em muitos países. A cultura é classificada como uma espécie típica de parque remanescente. Graças aos esforços dos criadores canadenses, adquiriu excelentes qualidades decorativas, mas ao mesmo tempo despretensiosa. A principal característica varietal é o crescimento selvagem em largura.
História de criação
Rose Alexander Mackenzie foi criada no Canadá em 1985 por instruções do Departamento de Agricultura. A província de Ontário é considerada a pátria da variedade. A cultura foi batizada em homenagem ao viajante, o naturalista Alexander Mackenzie, que explorou toda a costa do Pacífico no final do século XVIII. Para criá-lo, foram usadas as seguintes variedades: Queen Elizabeth, Suzanne, Red Dawn.
Descrição da rosa parque canadense Alexander Mackenzie e características
Trata-se de um arbusto alto e poderoso, com comprimento que chega a 2 m, exemplares raros que chegam a 300 cm, por causa dessas qualidades a rosa é considerada semitrançada. De largura, o arbusto pode crescer até 1,5 m, e sua copa é densa, exuberante e extensa. Durante o período de floração, a roseira parece especialmente impressionante.
Os rebentos são eretos, grossos e caem nas pontas. Eles não precisam de suporte, eles vão decorar facilmente qualquer estrutura vertical.
As folhas são grandes, lisas, brilhantes, características de rosas no formato. Sua superfície é como uma cera.
Os botões de rosa de Alexander Mackenzie são carmesim brilhante, pequenos, até 10 cm de diâmetro. Eles são coletados em grandes pincéis de 10-15 peças cada.
As flores são alongadas, densamente duplas, exuberantes. Eles consistem em 20 ou 40 pétalas. Os botões recém-floridos são carmesim brilhante, escurecem à medida que amadurecem e podem se tornar rosa escuro durante o período de murchamento. Se o arbusto ornamental cresce em áreas abertas sob a luz direta do sol, os botões podem desbotar, tornar-se rosados e claros, o que não prejudica sua aparência.
A floração da variedade Alexander Mackenzie é remanescente, contínua ou ondulante, repetida duas vezes por estação. A primeira vez que a roseira dá botões no início de julho, depois em agosto. Entre esses períodos, várias inflorescências brilhantes permanecem nos longos brotos.
A variedade é resistente a baixas temperaturas, no inverno tolera uma diminuição até -35 ᵒС. A cultura não sofre de insetos nocivos, não é suscetível a doenças fúngicas. No final do verão, algumas plantas podem apresentar manchas pretas.
Rose Alexander Mackenzie é exigente na composição do solo, apresenta boas qualidades decorativas em solos ricos em húmus com mistura de argila. Além disso, a terra deve ser leve, respirável e ligeiramente ácida. Na primavera, a safra precisa ser podada.
Vantagens e desvantagens
A principal desvantagem da variedade é considerada a exatidão com a composição do solo. Mas essa qualidade negativa pode ser atribuída às suas características.
Vantagens:
- altas qualidades decorativas;
- renovação;
- resistência à geada, sem necessidade de abrigo de inverno;
- a versatilidade da planta;
- resistência a pragas e doenças.
Além disso, a cultura tolera facilmente e sem dor o enraizamento, cria raízes rapidamente em um novo lugar.
Métodos de reprodução
A rosa do parque Alexander Mackenzie pode ser propagada por três métodos: cortes, estratificação, divisão do mato.
Para o primeiro método, são usados brotos lignificados de até 4 mm de espessura.
No final do inverno, o broto é dividido em partes de 15 cm de comprimento. Em seguida, são imediatamente mergulhados na água. Poucos dias depois, o caule é plantado em campo aberto sob uma jarra, regado regularmente até o enraizamento.
A divisão do mato é realizada no final de abril, antes do início do brotamento.
A rosa é desenterrada, tentando preservar todos os processos subterrâneos. Com uma poda afiada, o arbusto é dividido em várias partes, cada uma delas deve ter uma raiz e vários brotos. Processos longos ou danificados são cortados da parte subterrânea. Os brotos são encurtados, deixando 3 botões vivos. Os locais dos cortes são tratados com piche, a raiz é mergulhada em uma caixa de barro. Uma planta jovem é plantada em terreno aberto.
A variedade de rosa Alexander Mackenzie é conveniente para propagar por camadas, uma vez que possui brotos longos e flexíveis.
A área ao redor da roseira é fertilizada, desenterrada. Escolha um broto maduro e flexível, faça um entalhe em volta da circunferência no local onde entrará em contato com o solo. O broto é dobrado no chão, preso com grampos. O local do corte é ligeiramente borrifado com terra misturada com húmus.
Plantando e cuidando de uma rosa Alexander Mackenzie
O local de enraizamento é escolhido bem iluminado, sem lençóis freáticos, protegido de correntes de ar. Esta cultura prefere solos nutritivos, férteis e levemente ácidos. Antes do plantio, o local é cuidadosamente desenterrado, turfa e húmus são introduzidos.
Anteriormente, as mudas de rosa Alexander Mackenzie eram mantidas em um estimulador de formação de raízes por 4 horas.
Algoritmo de aterrissagem:
- Cave um buraco com 0,5 m de profundidade.
- Coloque argila expandida ou areia no fundo com uma camada fina.
- Despeje a turfa na segunda camada.
- Abaixe a muda no buraco, o colo da raiz deve estar 3 cm abaixo do nível do solo.
- Cubra o rizoma com terra, aperte.
Após o plantio, a planta é regada e coberta com cobertura morta.
Regue a rosa Alexander Mackenzie com água morna estabilizada pelo menos 2 vezes por semana. Após a irrigação, as ervas daninhas são removidas e os arbustos são examinados.
A poda de rosas de Alexander Mackenzie é realizada 3 vezes por ano: na primavera, verão, outono. Após o inverno, os brotos congelados são removidos, o restante é encurtado, deixando 5 a 7 botões neles. No verão, os ramos longos são cortados e os botões desbotados são removidos. No outono, é realizado um procedimento sanitário, retirando os rebentos secos, partidos, finos e longos.
Assim que Rose Alexander Mackenzie completa 3 anos, eles começam a alimentá-la. Fertilizantes de nitrogênio são usados na primavera, fertilizantes de potássio e fósforo no verão. Nenhum curativo superior é adicionado após agosto.
Pragas e doenças
Rose Alexander Mackenzie raramente fica doente. Em verões frios e chuvosos, pode apresentar manchas pretas. Nesse caso, são usados antifúngicos de jardim.
Em clima quente e seco, a parte verde do parque rosa Alexander Mackenzie é atacada por um ácaro-aranha. As folhas afetadas e caídas são coletadas e destruídas. A planta é tratada com inseticidas sistêmicos 3 vezes com intervalo de 7 dias.
Aplicação em paisagismo
Rose Alexander Mackenzie é cultivada como uma tênia (planta única) ou em plantações de paisagismo em grupo. Uma cultura florescente pode ser usada como cultura de escalada, decorando um pequeno arco, gazebo, cerca ou parede de um edifício.O processo de floração continuará durante todo o verão, o arbusto reviverá e decorará uma propriedade rural, um beco da cidade ou um canteiro de flores.
Conclusão
Rose Alexander Mackenzie é uma boa planta varietal resistente a geadas, pragas e doenças. Ele pode ser cultivado na Rússia Central e nas regiões do norte. Apesar de suas altas qualidades decorativas, a rosa é bastante despretensiosa, mesmo um florista novato pode lidar com seu explantação. A planta é universal, pode ser arranjada como um arbusto ou na forma de uma loach, combinada com qualquer cultivo de jardim.