Contente
A peônia Shirley Temple é uma variedade herbácea. Foi criado em meados do século passado pelo criador americano Louis Smirnov. Esta espécie foi obtida através do cruzamento do "Festival of Maxim" e "Madame Edward Doria", do qual tirou as melhores características. Recebeu o nome em homenagem à atriz de Hollywood, que ganhou um Oscar.
Descrição da peônia Shirley Temple
Shirley Temple é caracterizado por arbustos de tamanho médio. Sua altura não ultrapassa 80-90 cm, e a largura é de cerca de 100-110 cm. Os brotos de "Shirley Temple" são fortes, portanto suportam facilmente a carga durante o período de floração e não requerem suporte adicional.
As folhas são abertas, durante o verão apresentam uma cor verde escura, e mais perto do outono adquirem uma tonalidade carmesim. Graças a isso, a planta mantém suas qualidades decorativas até a geada.
Os brotos da peônia do Shirley Temple, como todas as espécies herbáceas, morrem no inverno. A parte subterrânea consiste em processos radiculares, que se tornam visivelmente espessos com o tempo, e botões de renovação. Estas últimas são cobertas por escamas e contêm rudimentos de folhas e flores do próximo ano.
A raiz da peônia Shirley Temple tem 1 m de profundidade. Graças a esta característica, esta variedade é altamente resistente ao gelo e é capaz de suportar temperaturas de até 40 graus. Pode ser cultivado em todas as regiões do país.
A peônia "Shirley Temple" é fotófila, portanto deve ser colocada em locais abertos e ensolarados. Mas também pode suportar sombra parcial leve.
Características de floração
"ShirleyTempl" refere-se a tipos de cultura terry. O diâmetro das flores esféricas chega a 20 cm. A cor na fase de abertura dos botões é rosa pálido e depois torna-se branco leitoso. As pétalas das inflorescências são retas, chanfradas, estreitas, localizadas internamente e firmemente aderidas ao externo, formando uma flor esférica. A casta é caracterizada por um aroma delicado que se faz sentir ao abrir os botões.
De acordo com a descrição, a peônia do Shirley Temple é considerada precoce. Os primeiros botões abrem no início de maio. A floração dura 2-3 semanas, dependendo das condições de crescimento.
O número de botões na variedade "Shirley Temple" depende diretamente da observância das regras de cuidado e colocação do arbusto. Com a falta de luz, a planta cresce demais em suas folhas, prejudicando a formação de botões.
Aplicação em design
Esta variedade combina-se perfeitamente em plantios em grupo com outros tipos de cultura. Também pode ser cultivada isoladamente contra um gramado verde ou coníferas.
Os paisagistas recomendam o plantio da peônia Shirley Temple em combinação com lírios, íris, delfínio, ásteres perenes, madressilva, sementes de papoula e sinos.
A peônia com flor de leite Shirley Temple pode ser usada para complementar as primeiras plantas com flores, como açafrões, tulipas, narcisos e forsítia.
Quando combinada com outros arbustos, esta peônia leitosa fica bem com rosas, dicentra, bérberis e spirea. E para preencher a superfície do solo sob o mato, recomenda-se o uso de violetas, hera e caramujo.
Métodos de reprodução
A peônia herbácea de Shirley Temple pode ser propagada de várias maneiras. O mais acessível deles é dividir o mato. Este método garante a preservação de todas as qualidades de espécies da planta. Mas tem a desvantagem de possibilitar a obtenção de uma quantidade limitada de material de plantio.
Recomenda-se dividir o mato no final de agosto ou início de setembro. Para isso, é necessário desenterrar a planta-mãe, limpar as raízes do solo e dividir o arbusto em várias partes com uma faca afiada. Cada "delenka" deve ter 2-3 brotos aéreos e brotos de raiz bem desenvolvidos. As partes resultantes devem ser plantadas imediatamente em um local permanente.
Shirley Temple também pode ser propagado por processos laterais. Este método é recomendado para arbustos de 6 anos. Para obter mudas jovens, é necessário em abril, quando os brotos de renovação começam a florir, dobrar vários brotos jovens ao solo, fixar e polvilhar, deixando apenas o topo. Ao longo da estação, as camadas precisam ser cobertas com cobertura morta, regadas e alimentadas regularmente. No final do verão, os brotos criam raízes. Recomenda-se transplantar para um local permanente na próxima temporada no outono.
Para obter um grande número de mudas jovens, é recomendável propagar a variedade de peônia Shirley Temple por meio de estacas. Este método pode ser usado para plantas de 4 anos. As estacas devem ser cortadas a partir do final de maio. Devem ter 15 cm de comprimento e 2 internódios. Antes do plantio no solo, o corte inferior deve ser mantido em uma solução de "Heteroauxin", que irá acelerar o enraizamento e aumentar a taxa de sobrevivência. Cubra a parte superior do viveiro com filme plástico para criar um efeito de estufa.
Regras de pouso
O plantio da peônia Shirley Temple deve ser feito em setembro e início de outubro. O período depende da região de cultivo, mas ao mesmo tempo, pelo menos 3 semanas devem permanecer até geadas estáveis.
O "Shirley Temple" não tolera solo denso, adquire maior efeito decorativo quando plantado em margas ligeiramente ácidas ou neutras com boa umidade e permeabilidade ao ar. As mudas devem ser colocadas a uma distância de 3 m de arbustos e árvores altas, e também a uma distância de 1 m em uma linha.
A área da usina deve ser aberta, mas ao mesmo tempo protegida das rajadas de vento frio. É melhor escolher mudas de 2 anos com 3-5 brotos aéreos e raízes bem desenvolvidas.
10-14 dias antes do plantio de uma peônia, é necessário preparar um buraco de 60 cm de largura e profundidade. Encha-o com a mistura de solo misturando os seguintes componentes:
- relva - 40%;
- solo frondoso - 20%;
- húmus - 20%;
- turfa - 10%.
Adicionar 80 g de superfosfato e 40 g de sulfeto de potássio ao substrato resultante. Encha a cova de plantio com a mistura em 2/3 do volume.
Algoritmo de aterrissagem:
- Faça uma pequena elevação no centro da reentrância.
- Coloque uma muda nele, espalhe os processos de raiz.
- Os botões de recuperação devem estar 2-3 cm abaixo da superfície do solo.
- Polvilhe as raízes com terra, compacte a superfície.
- Regue a planta abundantemente.
No dia seguinte, cubra o círculo da raiz com húmus para evitar a perda de umidade do solo.
Cuidados de acompanhamento
Após o plantio, é importante garantir que o solo não seque, por isso é recomendável regar 2 vezes por semana na ausência de chuva. Você também deve remover ervas daninhas regularmente e soltar o solo no círculo da raiz. Isso melhorará a nutrição da muda jovem e o acesso do ar às raízes.
No primeiro e no segundo ano, a alimentação da peônia "Shirley Temple" não é obrigatória, pois todos os componentes necessários foram introduzidos durante o plantio. Mudas com 3 anos de idade devem ser fertilizadas 2 vezes por temporada.A primeira alimentação deve ser realizada na primavera, durante a estação de crescimento ativa. Para isso, é melhor usar excrementos de verbasco ou frango. A segunda deve ser realizada durante a formação dos botões, com fertilizantes minerais de fósforo e potássio.
Se preparando para o inverno
Antes do início do inverno, os brotos da peônia "Shirley Temple" devem ser cortados a uma altura de 5 cm da superfície do solo, e o solo próximo à planta deve ser polvilhado com cinza de madeira. Os arbustos adultos não precisam de abrigo para o inverno, pois não sofrem com as baixas temperaturas. Basta colocar uma camada de cobertura morta de 5-7 cm de espessura no círculo da raiz.
Mudas jovens precisam de abrigo para o inverno, pois sua imunidade ainda não é alta o suficiente. Para isso, após a poda, polvilhe os arbustos com folhas caídas ou ramos de abeto.
Pragas e doenças
Peony Shirley Temple (Shirley Temple) é altamente resistente a doenças e pragas comuns. Mas se as condições de cultivo não forem seguidas, a planta enfraquece.
Possíveis problemas:
- Podridão cinzenta. A doença se desenvolve na primavera com excesso de nitrogênio no solo, clima úmido e plantações espessas. É caracterizada pelo aparecimento de manchas cinzentas nos caules e folhas da planta, que posteriormente aumentam. Para combater, é necessário retirar as áreas afetadas e, em seguida, pulverizar a planta e o solo na base com sulfato de cobre (50 g por 10 l).
- Ferrugem. Ela se manifesta como manchas marrons nas folhas e brotos da peônia. Isso leva ao seu ressecamento prematuro. Posteriormente, a planta pode morrer, pois o processo de fotossíntese é interrompido. Para o tratamento, é necessário borrifar o arbusto com o medicamento "Strobi" ou "Cumulus".
- Formigas Os insetos danificam os botões. Para destruição, recomenda-se o uso de "Karbofos" ou "Inta-vir.
Conclusão
Peony Shirley Temple é um representante digno de espécies de cultura com flores lácticas. A planta não requer uma manutenção cuidadosa, mas ao mesmo tempo agrada com uma floração exuberante.
O arbusto pode crescer em um lugar por mais de dez anos. Isso explica sua popularidade crescente entre os produtores de flores. Afinal, poucas culturas hortícolas têm as mesmas características.