Contente
Na primavera, botões de peônia grandes e brilhantes estão entre os primeiros a florescer, enchendo o ar com um aroma maravilhoso. Para lhes proporcionar uma floração abundante todos os anos, é necessário transplantar as peônias do outono para outro local a tempo.
Existem duas maneiras de propagar essas flores - pela semente e pela divisão da raiz. Os jardineiros consideram o segundo método o mais ideal. Se a hora e o local para o replantio forem escolhidos corretamente, as plantas florescerão lindamente no novo local. Por sete anos, eles não podem ser transplantados.
Seleção de assento
Ao escolher o local para o transplante de uma peônia, é preciso atentar para alguns pontos:
- as peônias se sentem mais confortáveis em áreas iluminadas, por isso é necessário reservar um local aberto para os arbustos, mas protegido do vento;
- paredes aquecidas pelo sol têm um efeito prejudicial sobre as flores, portanto, transplante no outono não deve ser produzida a menos de dois metros da casa;
- o local de replantio de arbustos deve ser em local elevado e com sombra clara para que os arbustos transplantados não murchem com o calor e, ao mesmo tempo, recebam iluminação suficiente.
As peônias são bastante despretensiosas para a composição do solo - elas sobrevivem em solos arenosos e argilosos. Mas embora a areia acelere o florescimento dos arbustos, eles caem mais rápido e o alto teor de argila do solo retarda o florescimento. Portanto, é melhor monitorar sua proporção ideal. As peônias crescem melhor em solos argilosos.
Preparação de buraco
Os caroços para o plantio de peônias devem ser preparados duas a três semanas antes do plantio:
- quanto mais espaçosos eles são, mais poderoso se torna o sistema radicular;
- deixar uma distância de cerca de um metro entre os arbustos para a circulação de ar fresco;
- a raiz da planta deve caber livremente no buraco;
- como drenagem, o fundo pode ser colocado com uma camada de seixos ou tijolos quebrados misturados com galhos cortados e coberto com a mistura de barro preparada;
- você precisa garantir uma boa rega do buraco para que o solo assente o suficiente;
- introduza um pouco de compostos de nitrogênio e fósforo no buraco - são suficientes para alimentar as peônias transplantadas nos primeiros anos após o transplante.
Momento do transplante
Muitas pessoas duvidam de quando transplantar peônias, na primavera ou no outono. A escolha do momento certo é de grande importância, pois as duas safras são adequadas para o replantio.
- Alguns iniciantes consideram possível transplantar flores no verão, após a floração, mas neste caso elas criam raízes com muito mais dificuldade e podem não florescer por um ou dois anos. Freqüentemente, as raízes de uma planta desenterrada no verão morrem de queimaduras solares ou são danificadas.
- Com um transplante de primavera, os arbustos também não florescerão na safra atual, pois precisarão de adaptação em um novo local. Se houver necessidade de um transplante de primavera, é melhor fazê-lo no início da primavera, antes do início do processo de vegetação da planta. O transplante da primavera deve ser feito logo após o derretimento da neve, não podendo ser feita a divisão e poda da raiz na primavera - afinal, os arbustos já estão estressados e ainda precisam criar raízes em outro lugar.
- O período mais adequado para o melhor transplante de peônias é o final do verão - início do outono. Nesse momento, o calor diminui e a rega moderada garantirá o rápido desenvolvimento do sistema radicular. Uma raiz forte dará ao arbusto transplantado uma boa nutrição. Mas a principal vantagem do transplante de peônia de outono é que, nessa época, já se formaram raízes finas e jovens, com a ajuda das quais os nutrientes são absorvidos.
Transplante de peônia
Depois que o local estiver preparado e a terra assentar bem, é importante transplantar as peônias corretamente. Para trabalhar, é melhor escolher um dia seco, mas não quente, sem sol.
- Antes do transplante de outono, é necessário podar o arbusto até uma altura de 20 cm, depois cavar com muito cuidado o arbusto de peônia, levantando-o com um forcado. Não cave muito perto do tronco, caso contrário, as raízes e os rebentos podem ser danificados.
- Do mato escavado, é preciso retirar com cuidado, com as mãos, torrões de terra, mas não se deve sacudir e ainda mais bater em nada. O vídeo mostra o processo de divisão do sistema raiz de uma peônia:
- Examine cuidadosamente as raízes, remova as danificadas ou podres e trate as raízes com uma solução de permanganato de potássio.
- Se você segurar o arbusto na sombra por 2 a 3 horas antes do plantio, as raízes adquirirão maior elasticidade e não serão mais muito frágeis.
- Se o arbusto for simplesmente transplantado, é preciso transferi-lo com cuidado para o buraco, espalhar as raízes, cobrir com terra e bater levemente.
Reprodução de uma peônia no outono
Como transplantar peônias se o sistema radicular já cresceu bem e precisa ser dividido? Para fazer isso, você precisa usar uma faca ou podador afiado previamente desinfetado. As raízes estão sujeitas a divisão, nas quais existem pelo menos seis botões. Uma raiz ligeiramente seca é cortada de modo que fiquem três botões em cada parte. Após a divisão, cada parte deve ser mergulhada em uma solução desinfetante ou untada com cinza.
Ao transplantar o material preparado para os buracos, a raiz não deve ser enterrada - uma profundidade de até 9 centímetros é o suficiente. Os botões precisam ser deixados na superfície e, em seguida, polvilhe-os por cima com solo fértil de 5 a 6 centímetros de altura. O arbusto peônia transplantado deve ser bem regado. Antes do início da geada, outras 2-3 regas são necessárias. Mas muita rega não deve ser permitida - as raízes podem apodrecer. Você pode cobrir o arbusto com folhagem para o inverno e cobri-lo com papelão.
O vídeo mostra o processo de transplante correto de peônias:
Depois do transplante
Jardineiros experientes aconselham a poda de flores que aparecem no primeiro ano após um transplante de outono. Isso permitirá que a planta cresça mais forte mais rápido e dê floração abundante no próximo ano.
Se o arbusto de peônia parou de florescer após o transplante, os seguintes motivos são possíveis:
- falta luz solar no novo lugar;
- se a água subterrânea chega perto da superfície do solo e não há drenagem, as raízes da peônia podem apodrecer;
- talvez a planta tenha sido transplantada muito fundo, o que atrasou seu florescimento;
- se durante a reprodução a raiz foi dividida em partes muito pequenas, você terá que esperar vários anos até que ela ganhe força para florescer;
- o transplante frequente de arbustos os enfraquece, portanto, é recomendado transplantar não mais do que uma vez a cada 5-7 anos;
- talvez as peônias não tenham nutrição suficiente e devam ser alimentadas.
Poda de outono de peônias
Os jardineiros novatos geralmente cometem o erro de podar os arbustos de peônia assim que terminam de florir. Nesse período, os arbustos não devem ser tocados, pois neles são depositados botões, o que garantirá a floração na próxima estação. A poda deve ser feita no outono, no preparo do arbusto para o inverno, e duas semanas após o término da floração, é melhor alimentar a peônia com compostos de fósforo e potássio.
A poda correta requer o cumprimento das seguintes diretrizes:
as datas ideais para a poda de outono são a última semana de outubro ou o início de novembro, dependendo da região;
- a poda anterior enfraquece muito as plantas e pode até causar sua morte;
- o arbusto é cortado completamente, ao nível da superfície do solo;
- se não chover nesse período, a rega deve ser feita no entorno do arbusto;
- o corte de galhos ou folhas deixados no local do procedimento começará a apodrecer e causar infecção e doenças subsequentes da peônia, portanto, devem ser colhidos e destruídos imediatamente;
- após a poda, você pode alimentar a planta com cinzas de madeira.
As peônias são despretensiosas.Se você seguir as recomendações propostas, todos os anos belos botões exuberantes aparecerão nos canteiros de flores.