Contente
A peônia de Paula Fey é um híbrido interespecífico criado na década de 70 do século passado nos Estados Unidos. A cultivar foi premiada com a Medalha de Ouro da American Peony Society por sua floração abundante e cor brilhante. Esta é uma cultura comum nos jardins russos, que também pode ser cultivada em casa de vegetação.
Descrição da peônia por Paula Fey
A variedade Paula Fey é um arbusto herbáceo compacto que cresce até 80-85 cm de altura. Forma uma coroa com um diâmetro de cerca de 50 cm .A peônia se distingue pelos brotos intensos, cresce bem. A primeira floração ocorre no terceiro ano de crescimento.
Externamente, o híbrido Paula Fey se parece com isto:
- a peônia arbustiva é densa, não se espalha, mantém bem sua forma sem amarração adicional ao suporte;
- os caules são duros, retos, lisos, de cor verde claro. Em tempo chuvoso, quando as flores ficam pesadas de umidade, é possível que as copas caiam ligeiramente;
- as folhas são dispostas alternadamente, em um pecíolo há 6 placas de folhas opostas;
- a forma das folhas é lanceolada com topo pontiagudo, bordos lisos e superfície lustrosa. Ligeira pubescência está presente na parte inferior. A folhagem é verde escura;
- o sistema radicular de uma peônia é misto, fibroso, cresce até 50 cm de diâmetro, penetra no solo a uma profundidade de 60 cm.
O tipo misto de raiz supre totalmente a planta com umidade e nutrição. Devido ao aprofundamento significativo, a peônia inverte bem sem abrigo adicional. O híbrido Paula Fey difere de outros representantes por sua alta resistência à geada, suportando queda de temperatura até -33 ° C.
Paula Fey é uma prioridade na escolha de variedades para jardineiros nas regiões da Sibéria, Centro e Europa. A peônia está em alta demanda na região de Moscou, ela é encontrada em áreas da região de Leningrado. A planta é cultivada em todas as regiões do Norte do Cáucaso. De acordo com o grau de resistência às geadas, a cultura pertence à 4ª zona climática.
Características de floração
Peônia é uma cultivar precoce que floresce em meados de maio. O período de floração é de cerca de 15 dias. Os botões formam-se nas copas e nos rebentos laterais, podem ter até três flores numa só haste, o seu ciclo de vida é de uma semana. Após o final da fase de floração, o híbrido Paula Fey mantém sua massa verde até a geada, no final do outono as folhas adquirem uma coloração marrom, depois a parte aérea morre.
A peônia Paula Fay com flor leitosa é uma representante do tipo semi-duplo:
- as flores são formadas por pétalas dispostas em cinco fileiras. Os inferiores estão abertos e mais próximos do centro - meio abertos;
- o coração é denso, consistindo de numerosos estames com anteras laranja;
- as pétalas são arredondadas com bordas onduladas e superfície ondulada;
- as flores são brilhantes, rosa escuro com uma tonalidade coral que muda dependendo da iluminação;
- a forma da flor é redonda, exuberante, o diâmetro é de cerca de 20 cm.
A abundância de floração de Paula Fey depende da localização e da adequação da nutrição. Na sombra, as flores não se abrem totalmente, são menores e de cor pálida. Se a peônia não tiver nutrientes ou umidade, pode não florescer.
Paula Fey é cultivada para corte a fim de obter inflorescências exuberantes, os caules laterais com botões de segunda ordem são removidos.
Aplicação em design
A forma interespecífica da peônia herbácea foi criada para a jardinagem decorativa. Paula Fey é idealmente combinada com todas as plantas com flores precoces e arbustos perenes: espécies anãs e de cobertura do solo de coníferas, tulipas amarelas, rosas com flores escuras, lírios, bexigas, íris, narcisos, hortênsias.
A peônia não é colocada à sombra de grandes árvores com copa densa. A constante falta de luz e alta umidade afetam negativamente a estação de crescimento e a floração. Paula Fey não tolera a vizinhança com plantas com sistema radicular rasteiro, já que a competição por comida não será a favor da peônia.
A cultura foi criada para campo aberto, mas ao criar iluminação completa, a peônia pode ser cultivada em vasos volumétricos na varanda, loggia ou decorar uma varanda fechada. Se os requisitos biológicos não forem atendidos, as flores da variedade Paula Fey não se abrirão totalmente e, no pior dos casos, a peônia não desabrochará.
Alguns exemplos (com foto) do uso da peônia Paula Fay na jardinagem ornamental:
- como opção de borda, peônias de cores diferentes são plantadas ao redor do perímetro do canteiro de flores;
- decore a parte central do canteiro de flores;
- usado sozinho ou em uma mistura de diferentes variedades para decorar gramados;
- crescido em uma cama;
- usado no plantio em massa para projetar uma área de recreação;
- para criar um destaque de cor no primeiro plano de pessoas de grande porte;
- plantadas junto com colheitas de flores perto da cerca;
Métodos de reprodução
Uma cultura generativamente híbrida não é propagada, uma vez que a germinação do material é pobre e a muda das sementes não retém qualidades varietais. Para Paula Fey, o método vegetativo é possível, mas as estacas e as estacas enraízam mal, passam pelo menos três anos antes da floração, por isso este método é considerado ineficaz.
A peônia cresce rapidamente, cria raízes bem em uma nova área, dá muitos tubérculos de raiz jovens.
Regras de pouso
A híbrida Paula Fey tolera com tranquilidade a queda de temperatura, podendo ser plantada antes do inverno ou primavera. A peônia é precoce, então a colocação no local no início da estação de crescimento irá adiar a floração em um ano. Os jardineiros costumam praticar a reprodução no outono, plantando a planta em meados de setembro. Na primavera, a peônia ganha rapidamente massa verde e dá seus primeiros botões.
Requisito de pouso:
- totalmente iluminado. Mesmo a sombra parcial não é permitida, pois a peônia para de formar novos brotos, as flores ficam pequenas, não se abrem totalmente, perdem o brilho da cor;
- o solo é neutro, fértil, bem arejado, sem água estagnada;
- solo franco-arenoso ou argiloso;
- boa circulação de ar.
Um mês antes do plantio, na área destinada a Paula Fey, se necessário, ajuste a composição do solo para neutro. Em solo ácido, a peônia diminui a imunidade, em composição alcalina, a vegetação fica mais lenta. Uma cova com 60 cm de profundidade e 50 cm de largura é preparada com antecedência para que o solo tenha tempo de se assentar. O fundo é coberto com drenagem e turfa misturada com composto. As peônias respondem bem à matéria orgânica, não há muitos fertilizantes para o cultivo desse tipo de fertilizante.
Paula Fey é plantada superficialmente, portanto, antes do plantio, uma mistura fértil é preparada a partir da camada de grama e húmus, superfosfato e potássio são adicionados. Encha o buraco de modo que restem cerca de 15-20 cm até a borda e encha-o com água.
Se a muda for comprada em um pote de transporte, ela é colocada em uma cova junto com um pedaço de terra.No caso do plantio com parcela da mata-mãe, examina-se a raiz, com cuidado para não danificar os brotos, áreas fragilizadas, fragmentos secos são retirados. Imerso em uma solução de argila.
Plantando a variedade Paula Fey:
- As dimensões da fosseta estão corrigidas, não deve ser profunda ou, pelo contrário, rasa, não é possível aprofundar os rins abaixo de 4 cm.
- Coloque a prancha nas bordas da ranhura.
Polvilhe o solo para que os botões fiquem 4 cm no solo
- A peônia é colocada na cova em um ângulo de 450 e fixada na barra para que a planta não se afunde quando a terra cede.
- Polvilhe suavemente em cima com areia e substrato, se houver rebentos jovens, eles ficam na superfície.
- O solo é levemente socado, a peônia é regada.
A parte aérea é cortada, o círculo da raiz é coberto com cobertura morta. Se o plantio for no outono, a barra de fixação é removida no início do verão, após o trabalho da primavera - no outono. Ao colocar arbustos em uma linha, a distância entre os furos é de 120-150 cm.
Cuidados de acompanhamento
Cuidados com as peônias herbáceas de Paula Fey:
- Para manter a umidade na superfície do solo ao redor do arbusto peônia com um diâmetro de cerca de 25 cm, o solo é coberto com cobertura morta. A cada primavera o material é atualizado, no outono a camada é aumentada.
- A rega do híbrido Paula Fey começa na primavera, quando uma temperatura estável acima de zero foi estabelecida, e as atividades continuam até meados de julho. A frequência depende da precipitação, em média, uma peônia precisa de 20 litros de água por semana. A estagnação de umidade não deve ser permitida.
- Se não houver cobertura morta, ao se formar uma crosta, o solo se solta, ao mesmo tempo que remove as ervas daninhas da raiz.
- No início da primavera, a peônia é alimentada com agentes contendo nitrogênio e fosfato de potássio. O fósforo é adicionado para o período de germinação. Quando Paula Fey floresce, a planta é fertilizada com matéria orgânica, nesse período o nitrogênio não é aproveitado.
Preparando-se para o inverno
Antes da geada, os caules são cortados, deixando cerca de 15 cm acima do solo, a planta é regada abundantemente, a camada de cobertura morta é aumentada e alimentada com matéria orgânica. Após o plantio de outono, recomenda-se que as mudas jovens sejam cobertas com palha e, em seguida, com saque, e no inverno faça-se um monte de neve sobre elas.
Pragas e doenças
Paula Fey raramente fica doente. O híbrido tem imunidade estável a todos os tipos de infecção. Somente com aeração e drenagem insuficientes a peônia pode ser afetada pela podridão cinzenta ou oídio. A planta deve ser tratada com "Fitosporina" e transferida para outro local.
Dos insetos em Paula Fey, o besouro do bronze e o nematóide da raiz parasitam. Livre-se de pragas com Kinmix.
Conclusão
A peônia Paula Fey é um arbusto herbáceo de floração precoce. Uma variedade híbrida criada para jardinagem ornamental. A planta tem forte imunidade. Flores semi-duplas brilhantes de tom coral são combinadas com todos os tipos de plantas com tecnologia agrícola e requisitos biológicos semelhantes.
Resenhas da peônia Paula Fey