Contente
Peônia Coral (Coral) se refere a híbridos obtidos por criadores americanos. Possui uma cor incomum de pétalas com um tom coral, que lhe deu o nome. Além de bela aparência, a planta é resistente às adversas condições naturais.
Características de peônias de coral
A maioria dos jardins cultivam peônias herbáceas ou arbóreas comuns com flores brancas, cor de vinho ou rosa, mas existem variedades híbridas únicas com pétalas de coral. Botões grandes de estrutura dupla, semi-dupla ou simples, brilhantes no início da floração, mas eventualmente desbotam para tons de damasco, creme e branco. As peônias de coral não precisam de liga, crescem bem durante a estação de crescimento, formando mais de uma dúzia de hastes por ano. As variedades híbridas são mais resistentes do que o normal, toleram o frio e o calor e são menos suscetíveis a todos os tipos de doenças.
As peônias de coral têm folhas grossas perfuradas e caules poderosos. Eles combinam os traços característicos de espécies arbóreas e herbáceas. No outono, todas as folhas e brotos são cortados. Em áreas com clima desfavorável e frio no verão, o tratamento preventivo de doenças fúngicas deve ser realizado.
Como as peônias Coral florescem
A maioria das peônias de coral não tem um cheiro suave muito agradável, então raramente são cortadas em buquês, usando mais na decoração de jardim. Para uma floração abundante e exuberante, são necessários fertilizantes e tratamentos adequados para doenças.
Variedades de peônia coral
As peônias de coral são híbridos obtidos a partir do cruzamento de várias espécies e variedades. As mais populares são as variedades descritas a seguir.
Coral Magic
Coral Magic é um híbrido herbáceo criado em 1998. Possui flores semi-duplas de corais brilhantes com uma tonalidade vermelho-laranja. O diâmetro da corola quando totalmente aberta é de cerca de 16 cm .A altura do arbusto com caules fortes chega a 80 cm. Tem um período de floração precoce e folhagem verde-clara exuberante Não há aroma.
Coral Beach
Praia do Coral - flor exuberante e flores delicadas das cores deliciosas dos jardineiros. Este híbrido é uma peônia semi-dupla de floração precoce com uma corola em forma de concha que muda de cor durante a floração de rosa coral para damasco claro. A altura de um arbusto forte é de cerca de 90 cm. O híbrido é resistente à seca e não é afetado pela podridão cinzenta.
Fada do coral
Coral Fay é um híbrido semi-duplo obtido por cruzamento em 1968. A peônia é muito brilhante, floresce mais cedo do que as outras variedades. Pétalas brilhantes com um tom rosa coral têm um ponto claro no núcleo e uma base vermelha brilhante. As flores não murcham ao sol por muito tempo, retendo a riqueza das cores e atraindo os olhos. Pedúnculos poderosos não precisam de liga.
Coral Supreme
Coral Supreme (Coral Supreme) - um híbrido que combina despretensão no cuidado e alta decoratividade. As grandes flores duplas desabrochando têm uma rica cor rosa-coral nos primeiros dias. A altura do arbusto é de 90 a 110 cm.
Coral Topeka
Topeka Coral é um belo híbrido de 1975 relacionado com Glowing Raspberry Rose. Possui corolas terry vermelho-rosa com um diâmetro de 17 cm, que cheiram agradável e discretamente a almíscar. Os arbustos são fortes e baixos - até 70 cm.
Coral e Ouro
Coral'n Gold é uma peônia híbrida excepcionalmente brilhante e atraente que foi criada em 1981. As grandes corolas, em tom coral-damasco, apresentam uma forma simples em forma de taça, com no centro estames dourados que se assemelham a uma bola fofa. Para hastes robustas com cerca de 90 cm de altura, nenhum suporte é necessário. As peônias não cheiram, têm um período de floração precoce.
Coral rosa havaiano
Pink Hawaiian Coral - obtido em 1981 de peônia estrangeira e coral lactocoral. As flores semi-duplas grandes têm um diâmetro de até 20 cm e exalam um delicado aroma adocicado. Os corollas são semi-duplos, a cor das pétalas é amarelo cremoso no centro e rosa claro no exterior, com total dissolução, surge uma tonalidade alperce. A altura dos caules fortes é de 60 a 95 cm, o híbrido é resistente ao gelo, precisa de bons cuidados.
Coral Pink
Coral Pink é uma cultivar híbrida obtida em 1937 da Coral, uma peônia lactobacillus. As corolas de coral rosa claro amarelado têm um diâmetro de 12 cm e se distinguem por um período de floração médio-tardio. A planta tem caules fortes de até 70 cm de altura e folhas verdes claras.
Altar de Coral
O Altar de Coral (Altar Shan Hu Tai) é uma peônia alta em forma de árvore com flores grandes e bonitas. A altura dos rebentos pode atingir 1,5 m, o diâmetro dos botões até 20 cm, as folhas são grandes, de cor verde brilhante, conferindo à planta um efeito decorativo mesmo após a floração. As flores são rosa coral com pétalas recortadas e têm um leve aroma adocicado.
Rainha Coral
Coral Queen é uma peônia herbácea com flores duplas branco-rosa, criada em 1937. Os botões são densos, rosados, o diâmetro da corola ronda os 15 cm, o período de floração é tardio, o aroma é agradável, fortemente pronunciado. A altura dos brotos chega a 80 cm.
Cameo Lalebye
Cameo Lullaby - belos botões abertos como tulipas. Os corollas têm uma forma simples, consistem em pétalas densas de cor rosa pálido dispostas em três fiadas. Este híbrido interespecífico foi produzido em 2000.
Cora Louis
Casca Luísa (Cora Luise) - arbustos extensos com folhas verde-escuras e fortes rebentos herbáceos até 50 cm de altura As inflorescências semiduas têm uma cor original - as pétalas rosa suave têm o centro púrpura escuro. A floração começa no final da primavera.
Coral Charm
Coral Charm - um híbrido foi criado em 1964 a partir de uma peônia estrangeira Sunshine. Corolas semi-duplas de cor coral com tonalidade rosa esmaecem com o tempo, adquirindo um tom pêssego. Os caules são fortes, atingindo uma altura de 90 cm, o diâmetro das flores é cerca de 18 cm, o período de floração é precoce.
Anne Berry Cousins
Ann Berry Cousins são peônias semi-duplas de período de floração médio precoce. O diâmetro da corola com pétalas rosa coral é de 16 cm, a altura dos brotos densos é de até 80 cm.
Coral Sunset
Coral Sunset - floresce abundantemente, todas as flores se abrem ao mesmo tempo, seu núcleo é duplo, amarelo brilhante. Os corollas têm uma cor salmão puro no início da floração e depois começam a clarear. Perto do final, as peônias tornam-se quase brancas com um tom rosa pálido. Além de bela floração, a variedade tem outras vantagens - se multiplica bem e não requer cuidados complexos.
Regras de plantio e cuidados
Para deixar o canteiro de flores feliz por mais tempo, você pode plantar várias peônias cor de coral com diferentes períodos de floração nas proximidades. O desenvolvimento das flores depende da localização correta. Os híbridos de coral, ao contrário das espécies, começam a florescer pior após os 10 anos de idade. Eles crescem rapidamente, requerem transplante e divisão a cada 7-8 anos.
Antes de plantar, eles inspecionam o delenki. Não devem ter cânhamo alto no lugar do corte do caule, áreas podres e enegrecidas. Se houver, os primeiros são cortados à raiz, o rizoma é limpo, se houver bolor e manchas escuras, tratado com uma solução fungicida, os cortes são esfregados com cinzas e secos por cerca de um dia.
Outros cuidados pós-pouso incluem:
- rega;
- curativo superior;
- capina;
- proteção contra doenças e pragas.
Para manter o canteiro de flores livre de ervas daninhas, use cobertura morta.
Tempo recomendado
Plantar a peônia Coral é melhor feito no início do outono, quando não há mais um sol forte e há muitos botões dormentes no rizoma da flor. Na primavera, a planta começa a crescer muito cedo, o que retarda o crescimento bem-sucedido do sistema radicular.
Seleção do local e preparação do solo
É importante escolher o local certo para a peônia herbácea Coral, orientado não só pelo gosto pessoal, mas também pelas exigências da planta. Você não pode plantar esta flor perto de árvores grandes e perenes agressivas, seu sistema radicular não gosta de competição. Escolha um canteiro de flores ensolarado ou ligeiramente sombreado. Em uma sombra forte, a peônia não crescerá bem e não florescerá. Uma baixada com umidade estagnada não é adequada para o plantio, a planta não gosta da ocorrência próxima de água subterrânea (até 1 m da superfície).
Um buraco largo e raso encorajará Coral Peony a posicionar suas raízes no topo do solo. Isso tornará mais fácil cuidar, porque é mais fácil regar e fertilizar a flor. A floração se tornará mais exuberante, mais botões de flores se formarão. Recomenda-se fazer uma cova para o plantio de uma delenka com profundidade de 40 cm, diâmetro de 50 cm, cujo valor depende do tamanho do rizoma da peônia Coral e da composição do solo no local.
Para que as flores cresçam bem, elas precisam de um solo leve e fértil, que é adicionado à cova de plantio. A terra preta do jardim é misturada com areia para obter uma mistura de solo permeável ao ar, na qual as raízes se desenvolvem bem e não ficam pretas. A cova é preparada com antecedência para que o solo se assente um pouco, e a peônia Coral não penetre profundamente no solo com o tempo.
No fundo da cova é colocado um substrato nutritivo, contendo todos os elementos necessários ao desenvolvimento da muda. Inclui:
- composto ou húmus - até 20% ou cerca de 2/3 do balde;
- cinza de madeira - 200-300 g;
- fertilizantes minerais complexos, por exemplo, "Fertika" - 100-120 g, ou superfosfato duplo - 1 colher de sopa;
- dolomita ou farinha de calcário - 1 colher de sopa.
A camada inferior de nutrientes da cova é borrifada com uma pequena quantidade de solo comum de jardim, que permite que a água e o ar passem bem. Cerca de 10-15 cm devem permanecer até a borda superior da cova de plantio. Um punhado de areia é despejado sob o próprio corte, isso ajudará a evitar a estagnação da água nas raízes e a podridão da planta.
Como plantar
A peônia é colocada em uma cova de forma que os botões fiquem na vertical para cima e o rizoma fique na horizontal.
Para evitar o aumento da acidez do solo e a deterioração do sistema radicular, polvilhe o corte com cinza de madeira e areia. Em seguida, preencha o buraco com o solo.
O plantio de peônia coral alta resultará em floração anual pobre. Muito aprofundamento da raiz na cova de plantio dará o mesmo resultado. Ao final da obra, a planta é regada.
Recursos crescentes
As peônias de coral não gostam de rega abundante, a partir daí aparecem manchas nas raízes, inicia-se o processo de putrefação. Um pouco de sede é mais útil para essas plantas do que uma forte umidade do solo. No entanto, se não houver umidade suficiente, é difícil ver das folhas. Em primeiro lugar, os rins do ano seguinte sofrem, crescem mal. No tempo seco, as plantas são regadas pelo menos uma vez por semana.
As raízes das peônias amam o ar; quando uma crosta se forma na superfície do solo, as plantas param de crescer. Se o solo estiver muito úmido, começam os processos de apodrecimento do sistema radicular. Para mantê-lo solto, ele é coberto com serragem ou outro material de cobertura morta.
Durante a floração, as peônias não precisam de cuidados, só precisam ser regadas em dias de seca. Os híbridos de coral não precisam de adereços; flores grandes seguram-se bem em hastes poderosas.
Eles realizam cobertura e cobertura morta do solo. Da segunda década de agosto a meados de setembro, é realizada a divisão dos arbustos crescidos adultos. Antes de iniciar o procedimento, as hastes são cortadas e o arbusto é escavado a certa distância.
Retire com cuidado o excesso de sujeira com as mãos, lave o restante com um jato de água. Para facilitar a divisão, as raízes são expostas ao ar por várias horas para a secagem, após o que não se tornam tão frágeis. A planta é cortada com uma faca limpa em várias divisões e plantada em covas de plantio preparadas.
Os fragmentos das raízes não são jogados fora, são enterrados 5 cm no solo em posição horizontal à volta do arbusto principal. Novos botões crescerão neles e, em três anos, haverá arbustos crescidos de peônias de coral. Na primavera, eles são alimentados com fertilizante de nitrogênio, após a floração, eles usam preparados minerais complexos para as plantas com flores.
Preparando-se para o inverno
Enquanto a folhagem das peônias Coral é verde, eles não a tocam. No outono, quando as folhas começam a secar, os caules são cortados com tesoura de poda a uma altura de cerca de 5 cm da superfície do local, deixando-se pequenos tocos. O solo no canteiro de flores é tratado com uma solução de sulfato de cobre para prevenir infecções fúngicas.
Doenças e pragas
Se as peônias Coral secam e murcham as folhas, elas precisam de ajuda. Apenas um especialista pode determinar a causa exata; muitas doenças fúngicas apresentam sintomas semelhantes. As peônias são suscetíveis ao fusarium, podridão cinza (botrytis). Todas as doenças devem ser combatidas com fungicidas como Fundazol, Maxim, Fitosporin.
Os preparados são diluídos em água de acordo com as instruções e regados todos os arbustos de peônia no canteiro de flores. Para plantas saudáveis, esse procedimento se tornará uma medida preventiva. Folhas secas e manchadas são cortadas e queimadas. De insetos nocivos, as peônias são tratadas com inseticidas.
Conclusão
Peony Coral está ganhando popularidade por sua beleza de floração e resistência a doenças. A planta não requer cuidados especiais, mas precisa ser transplantada com mais frequência do que as espécies comuns de peônias. Para criar um canteiro de flores atraente, você pode selecionar variedades com diferentes períodos de floração.
Coral charmoso - lindo, mas desbotando ao sol