Contente
As peônias são admiradas há mais de dois mil anos. Como flores decorativas na China, elas são cultivadas desde os tempos do Império Celestial reinante, 200 anos aC, nas dinastias Han e Qing. No Oriente, eles são chamados de símbolos de amor e riqueza, eles são creditados com poderes mágicos e são considerados a personificação da pura energia Yang. Valorizamos as peônias por sua beleza cativante e aroma delicioso.
O verão está chegando ao fim, é hora de pensar em plantar esta flor maravilhosa no seu jardim. O outono também é a melhor época para transplantar ou dividir. Esta é uma planta surpreendentemente despretensiosa que, ao contrário de outras, pode crescer em um local por décadas sem prejudicar a floração. O plantio correto de peônias no outono é a chave para o sucesso de seu cultivo.
Descrição e variedade de variedade
A peônia é uma planta rizoma herbácea (flor láctica, folhas estreitas, etc.) ou caducifólia (semelhante a uma árvore), o único gênero da família das peônias, que inclui 36 espécies. A flor que plantamos em todos os lugares foi obtida através da criação da Peônia de Flor de Leite e sua hibridização com parentes selvagens.
Tem um rizoma poderoso, raízes grossas em forma de cone, folhas pinadas ou trifolioladas cinzentas ou verdes. A peônia cresce em altura com o tempo, dependendo da variedade, até um metro. Suas grandes flores perfumadas de até 25 cm de diâmetro são pintadas em todos os tons de vermelho, rosa, branco, creme, raramente amarelo.
A peônia floresce na primavera ou no início do verão, após o qual dá frutos - múltiplas folhas complexas, que no outono são preenchidas com grandes sementes brilhantes, semelhantes a contas pretas ou marrons. Em algumas variedades, as próprias vagens da semente têm valor decorativo.
Por conveniência, foram divididos em sete grupos, classificando-os de acordo com o formato da flor inerente à peônia e denominados:
- não duplo;
- semi-duplo;
- terry;
- Japonês;
- anêmona;
- rosado;
- em forma de coroa.
Plantando peônias
É importante saber como plantar peônias corretamente no outono, porque isso depende se os cuidados posteriores com a planta serão simples e não onerosos. Se você também escolher um local adequado para uma flor, os cuidados adicionais com ela serão reduzidos ao mínimo necessário.
Hora de embarque
Os cultivadores de flores iniciantes nem sempre sabem se devem plantar peônias no solo na primavera ou no outono. Não pode haver duas opiniões aqui, o outono não é apenas a época mais adequada para isso, mas também a única certa. Claro, isso não se aplica às flores em vasos, elas são plantadas a qualquer momento, desde que não esteja muito quente.
O plantio de peônias no outono no solo geralmente ocorre em agosto-setembro. É melhor esperar até que o calor diminua e as chuvas caiam. Neste momento, a parte aérea já parou de crescer massa verde, e o clima frio e o solo úmido permitem que a peônia enraíze-se bem. Os tempos de plantio podem variar muito de região para região. No sul, isso geralmente não acontece antes de outubro e, no norte, os trabalhos de terraplenagem podem ser iniciados já no final do verão para que a flor tenha tempo de criar raízes antes do início da geada.
Por que as peônias não são plantadas na primavera
Não se deve plantar peônias na primavera, pois é a massa verde que está crescendo ativamente nesta época, enquanto o sistema radicular interrompe seu desenvolvimento. Em nenhum caso você pode cortar as folhas para promover o enraizamento, a flor provavelmente simplesmente morrerá.Na primavera, o plantio só pode ser feito em casos excepcionais, quando simplesmente não há outra saída.
Na maioria das vezes, isso acontece se a flor não hibernou bem e pode morrer sem ser transplantada. E entre os amantes de peônias há pessoas muito empolgadas, capazes de buscar com perseverança essa ou aquela variedade específica, beirando o fanatismo. A época do ano para eles não importa se uma flor cobiçada com sistema de raízes aberto for encontrada na exposição de primavera.
O que você pode aconselhar aqui? Existem maneiras de aumentar a taxa de sobrevivência de uma flor? Se um plantio forçado de primavera já está à frente, tente fazê-lo o mais cedo possível, use preparações para formar raízes. Na folha, você deve primeiro pulverizar a flor com epin duas vezes com um intervalo de 10-14 dias e, em seguida, duas vezes com megafol ou uma preparação semelhante. Isso dará à peônia a chance de sobreviver ao fator estressante do plantio na primavera.
Escolhendo um local de pouso
A peônia é uma flor de longa duração, bem plantada, que cresce em um só lugar há décadas. Por isso o seu correto posicionamento no site é de suma importância.
A flor ficará melhor quando plantada em uma área ensolarada e protegida do vento. Isso não significa que na sombra ela morrerá ou, em geral, não florescerá. Plantadas em locais com cerca de 5 horas de luz por dia, as peônias produzirão menos botões e serão pequenas. A cor também será prejudicada - as cores perderão a suculência, possivelmente ficarão desbotadas.
As peônias têm poucos requisitos para o solo, mas se desenvolvem melhor quando plantadas em solo argiloso, nutritivo e bem drenado. O que essas flores absolutamente odeiam são as terras amontoadas. Uma peônia bem enraizada suporta calor, geada, seca prolongada, mas pode não sobreviver nem mesmo a uma estagnação de água nas raízes por um curto período. As flores plantadas nas terras baixas morrerão ou precisarão de um transplante urgente.
Preparação do assento
É melhor preparar covas de plantação para peônias com antecedência. Em uma a duas semanas, o solo nelas terá tempo de afundar bem, e você poderá garantir o plantio correto das peônias. Para isso, cave um buraco de 60x60 cm, encha-o com solo nutritivo e regue abundantemente. Você precisará de pelo menos 2 baldes de água por buraco.
Antes do plantio, deve-se adicionar turfa ao solo argiloso, necessariamente rasteiro, pois o eqüino tem uma reação ácida, que o arbusto de peônia absolutamente não tolera. Adicione húmus e areia.
Em solos ácidos, farinha de cal, giz ou dolomita são adicionados à mistura de nutrientes para o plantio de peônias na proporção de um copo por balde. Geralmente, isso é o suficiente. Chernozems não requerem melhoramento especial, mas apenas se não forem esgotados por safras anteriores. Se necessário, húmus ou composto pode ser adicionado a eles antes do plantio das peônias no outono.
Para que as flores cresçam em solos pantanosos, é necessária drenagem. Faça um buraco fundo, coloque uma camada de cascalho ou tijolo vermelho quebrado de pelo menos 20 cm (de preferência mais) no fundo, cubra com areia.
Plantando peônias
Flores de um dois anos ou delenki com 3-4 botões bem desenvolvidos e um pedaço de rizoma são consideradas as melhores para o plantio no outono. O mais importante aqui é a profundidade do plantio. Os botões devem estar localizados cerca de 5 cm abaixo do solo.
Se você aprofundá-los no plantio, não vai esperar a floração, não importa como você cuide. Caso contrário, a peônia será saudável e produzirá uma bela folhagem. O plantio muito raso pode danificar a flor ou até mesmo levar à sua morte, e isso não se aplica apenas às regiões do norte. Durante as geadas, as baixas temperaturas podem empurrar o rizoma da flor para fora do solo, e ele congela.
Plante a peônia no centro da cova de plantio até a profundidade desejada, espalhando suavemente as raízes, polvilhe com terra, escove suavemente o solo e regue abundantemente.
Divisão e transplante
Cada flor pode crescer em um lugar por décadas. Se for saudável e florescer abundantemente, e o local for adequado para você, não se preocupe com a peônia. Mas, mais cedo ou mais tarde, chegará a hora de acomodá-lo. Você pode querer apenas mover a flor para outro local ou compartilhar o material de plantio com amigos ou vizinhos.
A melhor forma de reproduzir peônias é vegetativa. É simples e confiável, permite preservar todas as características varietais da flor. O período de transplante e reprodução das peônias é o mesmo de um plantio normal - outono.
A divisão das flores contribui para o rejuvenescimento dos arbustos, os especialistas aconselham fazê-lo sempre que se deslocar de um local para outro. A simples transferência para outro local é aconselhável apenas para um transplante sanitário, quando houver necessidade urgente de guardar uma planta úmida, podre ou indevidamente enterrada.
Ao replantar no outono, desenterre a flor, tomando cuidado para não danificar as raízes frágeis. Para isso, cave uma peônia em círculo, já tendo recuado 20 cm, afrouxe-a com um forcado e só então puxe-a para fora do solo. Corte a parte aérea, enxágue, coloque por até 2 horas sob uma copa para que as raízes da flor grudem um pouco e fiquem menos frágeis.
Separe-os em partes com cuidado, corte os pedaços velhos, podres e de aparência doentia do rizoma com uma faca afiada. Encurte as raízes das flores excessivamente longas para 15 cm. Se plantarmos delenki com vários olhos fortes e um pedaço saudável de rizoma até a profundidade necessária, podemos esperar que a peônia crie raízes bem e, depois de dois anos, florescerá.
As regras de plantio de divisões e transplante de arbustos adultos para outro local sem desmembrá-los não diferem das descritas no parágrafo anterior. Eles são tão simples que até mesmo os cultivadores novatos podem fazer isso.
Para maior clareza, sugerimos assistir ao vídeo:
Cuidado depois de pousar
Imediatamente após a escavação, cubra a cova de plantio com peônias com turfa. Se, por um motivo ou outro, ao contrário das recomendações, você foi forçado a plantar flores na primavera, certifique-se de tratar a folhagem várias vezes com medicamentos que ajudam a sobreviver ao estresse (epin, zircão, megafol).
Plantio de outono - menos estresse para a flor. Basta cortar a folhagem, aplicar cobertura morta no círculo de plantio e, se não houver precipitação no outono, umedecer cuidadosamente o solo várias vezes.
O lugar da peônia no paisagismo
Peony gosta muito de todos os paisagistas. Após a floração, sua folhagem permanece decorativa, mesmo quando plantada em área sombreada, emitirá alguns botões. Mas antes de plantar peônias no solo, principalmente em grandes grupos paisagísticos, ainda é preciso pensar na composição. Não vale a pena mudá-los de um lugar para outro todos os anos, pois qualquer transplante adia a floração por um ano, ou mesmo dois.
A peônia fica bem em plantações em grupo e individuais. Acompanha bem floração e coníferas. Mas há casos em que você precisa plantar peônias longe de outras flores. Por exemplo, a vizinhança com rosas não vai decorar seu site - elas simplesmente desviarão a atenção um do outro.
Escolha uma peônia como vizinha, seja com flores pequenas e modestas, seja com pedúnculos alongados, de preferência em cores contrastantes.
Conclusão
As peônias estão sempre na moda, mesmo quando os tablóides dizem o contrário. Do pedestal, elas foram preenchidas mais de uma vez por outras flores. Mas quem se lembra de seus nomes hoje?