Por que as peônias não florescem: apenas folhas, mas sem botões

As razões pelas quais as peônias não florescem são, na maioria das vezes, erros de jardineiros novatos na técnica agrícola de plantio e no subsequente cuidado com os arbustos. As plantas não formam botões quando os canteiros são colocados em solo pobre e após podas inadequadas, no entanto, a idade dos arbustos e a variedade de peônias também são de grande importância. Dependendo da espécie a que a planta pertence, ela pode florescer em épocas diferentes.

Quando as peônias começam a florescer após o plantio

Depois de plantar uma peônia, muitos jardineiros novatos começam a se preocupar se ela não florescer com eles no ano seguinte, mas isso não é incomum. Dependendo da variedade, o arbusto floresce pela primeira vez apenas no 2º, ou mesmo no 4º ano de vida.

Assim, por exemplo, as peônias herbáceas geralmente florescem por 2-3 anos, em abril-maio. As variedades semelhantes a árvores geralmente formam botões 4 anos após o plantio, em maio-junho. E então os híbridos florescem principalmente em junho, no entanto, existem variedades anteriores e posteriores. Imediatamente após o plantio, a floração não deve ser esperada, os arbustos formarão botões pelo menos 2 anos após serem colocados no campo aberto.

Por outro lado, se o arbusto é plantado há muito tempo e as peônias não florescem há vários anos, este é um bom motivo para preocupação.

Importante! O arbusto forma botões ao mesmo tempo que as folhas. Isso significa que se as folhas já floresceram nos brotos, mas não há flores, a peônia não florescerá este ano.

Lista das razões pelas quais a peônia não floresce

Os motivos pelos quais não há flores nos arbustos podem ser muito diferentes, desde o plantio impróprio até doenças nas plantas. Às vezes, os próprios jardineiros prejudicam as peônias quando tentam estimular a floração e dividir o arbusto - estacas muito pequenas podem parar de formar botões. Para que a planta não pare de florescer, cada muda deve ter pelo menos 3-4 botões. Também não é recomendado transplantar com muita frequência - esse procedimento enfraquece muito os arbustos. Para que não parem de florescer, é aconselhável realizar o procedimento no máximo 1 vez em 5 anos.

Importante! Uma peônia às vezes não floresce após o transplante se tiver muitos botões. Não deve haver mais de 5 deles em cada divisão.

Idade das flores

Se a peônia não florescer por muitos anos, é bem possível que o arbusto seja simplesmente muito velho e esteja exausto há muito tempo. Para a maioria das variedades, o limite aproximado é de 10 anos, após os quais os arbustos precisam ser atualizados - escavados, divididos e transplantados. Faça o mesmo quando a coroa engrossar.

As plantas muito jovens às vezes não florescem, apesar de sua aparência saudável. Na maioria dos casos, isso é bastante natural - após o plantio, a muda leva de 2 a 3 anos para enraizar, só depois que as peônias florescem.

Por outro lado, as plantas plantadas no outono geralmente começam a florescer já na próxima estação.

Durante o transplante, as peônias são retiradas, tentando não danificar gravemente seu sistema radicular.

Clima

Se as peônias pararam de florescer repentinamente, mesmo apesar da pouca idade e dos bons cuidados, as condições climáticas desfavoráveis ​​podem ser uma razão possível. Assim, por exemplo, os botões de renovação nas peônias são colocados dois anos antes da floração, e se a rega do canteiro for negligenciada em uma seca severa, ele não florescerá nas próximas estações.

Chuvas prolongadas durante o período de brotação levam ao acúmulo de umidade nas flores. Eventualmente, suas pétalas escurecem, tornam-se marrons e os botões permanecem fechados sem florescer. Não menos efeito prejudicial sobre as peônias são as mudanças bruscas de temperatura.

Material de plantio de baixa qualidade

As peônias não florescem bem se o canteiro de flores for cultivado com material de plantio de baixa qualidade. Em uma muda saudável, os botões de flores devem ser claramente visíveis, cada um deles com um diâmetro comparável ao tamanho do dedo mínimo. Você também deve prestar atenção às raízes - as peônias não florescerão se as mudas tiverem um sistema radicular muito pequeno. O comprimento ideal do rizoma para o desenvolvimento completo é de 10 cm ou mais.

Conselho! Vendedores competentes de material de plantio armazenam as mudas em musgo umedecido, o que mantém a umidade do sistema radicular no nível adequado.

O tamanho das raízes de reserva é idealmente próximo ao tamanho de uma cenoura média. Rebentos muito grandes são cortados, tratando o corte com cinzas.

Uma muda de qualidade não apresenta cáries, apodrecimento e outros defeitos físicos

Variedade errada selecionada

De grande importância para o desenvolvimento das plantações é a afiliação varietal do material de plantio. Mesmo com o melhor cuidado, algumas variedades não florescem se a planta foi plantada no clima errado para a variedade. Por esse motivo, as subespécies termofílicas não são criadas nas regiões do norte.

Violação das regras de pouso

As peônias não florescem se a muda já foi colocada incorretamente na cova de plantio. Em nenhum caso deve ser enterrado; um pouso raso também é prejudicial. Idealmente, do botão superior à superfície da terra, deve ter 3-5 cm em solo argiloso pesado e 6-7 cm em solo arenoso leve. Assim, as mudas não sofrerão com as geadas recorrentes da primavera e o ar seco nos meses de verão.

Outro erro comum é pousar em uma área baixa. Nesta posição, o excesso de água é despejado no sistema radicular das peônias, fazendo com que elas parem de florescer. O sombreamento pesado também não é bom para o canteiro de flores. É melhor plantar flores sob o sol moderado ou sombra aberta.

Conselho! É melhor não plantar peônias embaixo das casas e perto de cercas, pois elas esquentam rapidamente. Os arbustos plantados sob as árvores muitas vezes não florescem devido à falta de nutrição e umidade, que vão para o “competidor”.

O nível do solo deve ser cerca de 3-4 dedos acima do botão da raiz

Violação das regras de cuidado

Às vezes também acontece que as peônias florescem, mas os botões não têm vitalidade vegetal suficiente para se abrir. Neste caso, o canteiro de flores deve ser alimentado. No total, durante a estação, o arbusto é fertilizado 3-4 vezes usando formulações líquidas, enquanto o nitrogênio é introduzido em grandes quantidades na primavera. No outono, é impossível alimentar as peônias com fertilizantes contendo nitrogênio, durante este período a planta precisa de misturas de fósforo e potássio para um inverno seguro.

Importante! Uma superabundância de um ou outro elemento para um arbusto é tão prejudicial quanto sua falta. Não alimente muito as plantações.

Além disso, as peônias não florescem com falta de umidade no solo. Durante um período de calor intenso, o consumo de água por cada arbusto aumenta de 15-20 litros para 30 litros, enquanto a frequência de rega não aumenta.

Se as peônias florescem, mas os botões não florescem, é um sinal claro de que a planta está morrendo de fome.

Quebrando as regras de corte

Se a peônia não florescer por vários anos, apesar de o arbusto parecer saudável como um todo, a poda precoce das folhas pode ser uma causa possível. Este é um dos erros mais comuns - muitos jardineiros novatos removem a folhagem no início de setembro, o que é absolutamente impossível de fazer. Imediatamente após a floração, a planta começa a dar botões de flores para a próxima estação, portanto, as folhas só podem ser cortadas em outubro-novembro.

Além disso, cortar flores muito cedo afeta o esplendor da floração. Ao tentar aumentar o tamanho dos botões, os jardineiros cortam muitas flores. Recomenda-se aderir a este esquema - 1-2 botões em cada rebento.

Importante! Os rebentos das peônias não são cortados em mais de um terço, deixando as folhas inferiores. Os botões de renovação se formam na base dos galhos e, se os brotos forem cortados muito fundo, os arbustos enfraquecem.

Pragas e doenças

Se as folhas e os brotos das peônias começarem a devorar os insetos, as plantas devem ser tratadas com qualquer inseticida adequado.

Para se livrar dos insetos, a droga "Aktara" é adequada.

Das doenças virais, o maior perigo é o estiramento dos brotos. Os sintomas da doença são a formação de muitos caules finos. Não faz sentido tratar esses arbustos, eles são totalmente desenterrados e destruídos.

As doenças fúngicas das peônias são tratáveis. Se o arbusto adoecer com podridão cinzenta, é pulverizado com "Fundazol".

Se necessário, você pode substituir "Fundazol" por sulfato de cobre

Importante! Como profilaxia contra doenças fúngicas, as peônias são borrifadas na primavera com 0,5% de líquido bordalês. Além disso, a introdução de cinzas de madeira no solo ajudará a proteger o canteiro de flores.

O que fazer se as peônias não florescerem

Se as peônias não estiverem florescendo, você pode tomar as seguintes medidas:

  1. Se as regras básicas de plantio forem violadas, a situação pode ser corrigida com o transplante do arbusto para um novo local, escolhido levando em consideração todas as recomendações. As peônias que crescem em áreas muito sombreadas são transplantadas em sombra parcial, de preferência em uma colina, para evitar a umidade estagnada.
  2. Os arbustos superalimentados com nitrogênio, que ganharam muita massa verde, são fertilizados com fósforo e potássio, mas esses elementos também não devem ser usados ​​em demasia. No mesmo ano, é improvável que as peônias floresçam, mas na próxima estação geralmente é possível corrigir a composição do solo.
  3. Quando o arbusto é afetado por insetos, o canteiro de flores é tratado com inseticidas. Se as peônias estiverem infectadas com fungos, os fungicidas industriais ajudarão a restaurar a planta.
  4. Se o solo no local for muito ácido, sua composição é ajustada artificialmente. Isso pode ser feito adicionando farinha de dolomita ao solo. Também para esses fins, você pode usar cinzas de madeira, cal hidratada ou farinha de ossos.
  5. Com a falta de potássio no solo, o canteiro de flores é fertilizado com sulfato de potássio - 10 g da substância por 1 m2 é o suficiente.
  6. A rega é ajustada para se adequar às condições climáticas locais. No calor extremo, o consumo de água aumenta.
Importante! É melhor não perturbar as peônias na primavera - nesta época é muito fácil ferir seu sistema radicular. Portanto, é melhor transplantar ou dividir o mato em agosto-setembro.

Dicas de florista

As recomendações a seguir ajudarão a fazer as peônias florescerem mais abundantemente:

  1. As plantas velhas precisam ser desenterradas e divididas para garantir uma floração exuberante. Ao mesmo tempo, todas as raízes velhas e enfraquecidas são removidas nas parcelas, mergulhando as restantes numa solução com estimulador de crescimento. Em seguida, as peças individuais são assentadas, colocadas em um novo lugar. Além disso, antes disso, você pode embeber as raízes das mudas em uma solução desinfetante de permanganato de potássio ou o preparo "Maxim".
  2. Se, durante o plantio das peônias, você colocar uma quantidade suficiente de fertilizante no fundo da cova de plantio, você não poderá alimentar o canteiro por vários anos.
  3. Para obter as flores maiores nos arbustos, durante a brotação, resta apenas uma gema em cada broto, cortando as laterais.
  4. Se o tamanho das flores não importa, os botões extras não são cortados - assim o arbusto manterá seu efeito decorativo por mais tempo, já que as flores laterais desabrocham mais tarde.
Conselho! Para regar as flores com menos frequência, a área do círculo do tronco deve ser coberta com cobertura morta. Uma camada de cobertura morta impedirá que a umidade evapore rapidamente.

Conclusão

As razões pelas quais as peônias não florescem podem ser muito diferentes: desde erros na técnica agrícola de plantio até condições climáticas inadequadas. A idade da planta e sua variedade também são importantes, no entanto, mesmo que o arbusto não dê botões por vários anos, ele ainda pode florescer com uma série de truques.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção