Contente
Peony Mathers Choice foi criada por criadores americanos em Glaskok em 1950. O nome da variedade é traduzido como "Escolha da Mãe". Pelas suas excelentes propriedades decorativas, fácil cuidado e requisitos mínimos para as condições de cultivo, a Mathers Choice foi reconhecida pela American Peony Society como a melhor cultivar do mundo entre as variedades obtidas por seleção, e em 1993 foi premiada com a medalha de ouro.
Descrição da peônia Mathers Choice
Os caules retos de uma bela planta crescem até 70 cm de altura. Eles são tão fortes que não precisam de suporte adicional durante a floração. Os arbustos são cobertos por pequenas folhas verdes escuras. Crescendo, a variedade ocupa muito espaço no site. A altura do arbusto é de 60 a 150 cm.
Como todas as peônias, a variedade Mathers Choice é fotófila e, estando constantemente na sombra, pode morrer. A planta herbácea tem uma alta resistência à geada e, portanto, enraíza-se bem não só na parte central da Eurásia, mas também em regiões com invernos frios e clima rigoroso. A peônia é adequada para o cultivo no território pertencente à 4ª zona de resistência à geada - na região de Moscou, na maior parte da Rússia, bem como nas regiões montanhosas e ao norte da Escandinávia.
Características de floração
A variedade de flores lácticas Mathers Choice é dupla-rosa, com botões altos, densos, simétricos e de um branco puro. As inflorescências de tamanho médio atingem 15 cm de diâmetro e possuem uma tonalidade cremosa em seu interior, conferindo aos arbustos uma graça especial. As bordas das pétalas às vezes são vermelhas.
Um ano após o plantio, a peônia vai decorar o jardim com flores leitosas exuberantes.
A peônia herbácea Mathers Choice é caracterizada por um período médio-tardio de formação de botões. O período cai em maio-junho e dura 2-3 semanas. Os botões são colocados no final de julho ou início de agosto. Os botões têm um agradável aroma floral e duram muito tempo tanto no jardim como no corte. As inflorescências parecem volumosas devido às muitas pétalas densamente espaçadas.
Rega moderada, cobertura morta e cumprimento das regras na aplicação de fertilizantes criarão condições favoráveis para a floração intensiva da peônia Mathers Choice e a formação de belos botões brancos.
Aplicação em design
A variedade é de tamanho médio e pode ser usada tanto como plantações ornamentais individuais, quanto em combinação com outras plantas como um belo elemento de canteiros de flores existentes.
Peony Mathers Choice mantém sua aparência atraente mesmo após o final da floração, portanto, ela vai decorar não só canteiros, mas também bordas. Mas esta variedade não é adequada para plantar em varandas e galerias. Os arbustos não podem crescer em condições de rigidez e luz solar insuficiente.
Em uma área aberta para uma peônia Mathers Choice, é indesejável estar adjacente a plantas com um sistema radicular altamente desenvolvido. Lilás, hortênsias, assim como quaisquer árvores, interferem na peônia no recebimento de nutrientes e água na quantidade necessária.
As flores da família do botão-de-ouro também são incompatíveis com o plantio de peônias. Adônis, anêmona, heléboro e lumbago esgotam rapidamente o solo. Além disso, suas raízes secretam substâncias que inibem outras flores.
É bom decorar pequenas áreas com canteiros de rosas e peônias. Na primavera, você pode adicionar flores sazonais bulbosas a eles. Portanto, o canteiro de flores não parecerá vazio. Peônias combinam bem com tulipas. Depois que a floração está completa, ásteres, crisântemos, floxes, lírios, petúnias e pincéis de astilbe parecerão adequados contra o fundo da folhagem.
Métodos de reprodução
A variedade Mathers Choice é propagada pela divisão dos tubérculos. O outono é o período mais adequado. Espécimes adultos saudáveis e pré-selecionados são retirados do solo e cuidadosamente cortados em várias partes, de modo que cada uma delas tenha 2-3 botões. As raízes da peônia são fortes o suficiente para usar uma faca ou serra afiada. Para evitar que as peças cortadas se deteriorem, os cortes devem ser tratados com uma mistura à base de carvão.
Menos frequentemente, para propagação de peônia da variedade Mathers Choice, o método de estacas verdes é usado. Para isso, o caule é separado por uma parte do colar da raiz. Este método não é eficaz, pois pode enfraquecer a planta mãe.
O método de estacas de raiz é bastante demorado. Ao utilizá-lo, uma parte da raiz com não mais de 10 cm de comprimento é enterrada no solo, sobre a qual vão surgindo botões aos poucos.
Nas peônias da variedade Mathers Choice, as sementes raramente são amarradas, portanto, a planta não é propagada dessa forma.
Regras de pouso
O final do verão e o início do outono são as melhores épocas para o plantio de peônias Mathers Choice. Nesse caso, os arbustos terão tempo de criar raízes antes da chegada do frio. Se plantado na primavera, isso deve ser feito antes que a planta desperte. Mas as peônias não poderão mais florescer neste ano.
Os tubérculos preparados para o plantio no solo devem ser pré-secos e cortados com solução de manganês ou carvão. Isso protegerá a planta de apodrecer e de entrar na raiz de várias infecções.
Grande importância deve ser dada à escolha do local de pouso. Peony Mathers Choice é uma planta que adora luz, por isso o local não deve ficar à sombra.
A umidade excessiva pode levar à morte de arbustos floridos. Para evitar isso, recomenda-se drenar o solo com os seguintes materiais:
- argila expandida;
- migalha de espuma;
- areia;
- casca de pinheiro picada;
- carvão;
- turfa.
Solo bem drenado fornece acesso gratuito de oxigênio às raízes. A introdução da drenagem protege o solo das mudanças bruscas de temperatura e evita o desenvolvimento de doenças fúngicas do sistema radicular.
A profundidade e largura das covas de plantio devem ser de pelo menos 50-70 cm. Uma mistura de nutrientes preparada com composto ou esterco podre é colocada nos 2/3 inferiores da parte. Tubérculos de peônia Mathers Choice são plantados no 1/3 superior da cova sem fertilizantes, borrifados com terra e regados abundantemente, gastando 5 litros de água para cada arbusto. Um pouco de terra seca é despejada em cima novamente.
Cuidados de acompanhamento
No primeiro ano após o plantio, cuidar de mudas jovens de peônias Mathers Choice consiste em regar, afrouxar e fertilizar em tempo hábil. É necessário monitorar o processo de subsidência do solo. Se as raízes das peônias forem expostas, elas serão borrifadas com uma quantidade suficiente de terra.
A rega é realizada regularmente em toda a profundidade das raízes. É especialmente importante manter um nível ideal de umidade no verão. Para arbustos adultos, você precisa gastar 2 baldes de água várias vezes por semana.
Recomenda-se afrouxar o solo regularmente. Isso deve ser feito com cuidado para não danificar o sistema radicular das peônias Mathers Choice. É importante remover as ervas daninhas do local em tempo hábil, pois elas absorvem intensamente os nutrientes do solo.
No primeiro ano de vida após o plantio, as raízes cortadas quase não possuem reservas de nutrientes. Portanto, recomenda-se alimentar as peônias jovens Mathers Choice desde o momento da emergência até o início de julho.
Solução verbasco é um dos métodos de alimentação mais comuns e acessíveis. Promove o rápido desenvolvimento e crescimento do sistema radicular, a formação de folhas, brotos e botões de reposição.
Na ausência de verbasco, você pode alimentar as peônias Mathers Choice com um intervalo de 2 semanas, usando um complexo mineral completo.
Quando surge a vegetação aérea, as peônias são regadas com uma solução obtida a partir de 50 g de uréia diluída em 10 litros de água.
Para proteger o solo das intempéries, da lavagem e do congelamento das raízes no inverno, é recomendável aplicar uma cobertura morta com serragem, palha ou grama cortada.
A cobertura morta cria condições favoráveis para o crescimento e desenvolvimento efetivos das peônias Mathers Choice.
Preparando-se para o inverno
Após o início das primeiras geadas, a parte aérea dos arbustos encontra-se no solo, só depois deve ser totalmente cortada ao nível do solo.
A variedade é resistente ao gelo e não precisa de abrigo para o inverno.
Pragas e doenças
As principais pragas de que as peônias Mathers Choice sofrem são:
- Formigas Penetrando nas inflorescências, os insetos as danificam e deformam. Esses botões não poderão mais florescer.
- Pulgão - pequenos insetos de cor preta ou verde. Eles se instalam no topo dos brotos, bem como ao redor dos botões.
- Ácaros da aranha - insetos muito pequenos, com cerca de 1-2 mm de tamanho, vermelhos, laranja, verde-amarelo ou transparente leitoso.
- Nematóides - vermes que danificam as raízes das peônias Mathers Choice.
- Thrips - insetos alongados pretos, variando em tamanho de 0,5 a 1,5 cm.
- Bronzovka - o besouro glutão se alimenta dos caules, folhas e pétalas das peônias.
A detecção oportuna de sinais de atividade de pragas e o tratamento de arbustos com agentes protetores evitarão a morte de plantações de peônia.
A variedade Mathers Choice está frequentemente sujeita às seguintes doenças:
- Podridão cinzenta. A doença fúngica começa com a formação de manchas marrons ao redor do pedúnculo na área do colo da raiz. Os caules nessas áreas apodrecem, secam e quebram.
- Mosaico de anéis. Anéis e listras verde-amareladas aparecem nas folhas das peônias.
- Ferrugem. Facilmente identificado pela formação de blocos de esporos amarelos na parte inferior das folhas após a floração.
- Mancha marrom mancha a folhagem e os botões com uma cor marrom irregular.
- Oídio se manifesta na forma de uma flor de teia de aranha branca em toda a superfície dos tecidos dos arbustos.
Para combater eficazmente as doenças, deve-se realizar a pulverização preventiva das peônias Mathers Choice com preparações especiais, por exemplo, oxicloreto de cobre. Não deixe que as pétalas caiam sobre as folhas, pois podem aparecer manchas de podridão cinzenta devido ao orvalho ou à alta umidade.
O não cumprimento do regime de rega e o excesso de chuvas podem levar ao apodrecimento dos botões. A criação de canais de drenagem para drenar a água da chuva ajudará a resolver esse problema.
Os botões que perderam sua aparência decorativa devem ser cortados até a primeira folha verde e a vegetação desnecessária removida do local.
Conclusão
Apesar de sua origem americana, a Peony Mathers Choice tem ganhado cada vez mais popularidade entre os produtores de flores russos. A aparência decorativa, a fácil manutenção e pouco exigente para os fatores naturais e climáticos criam condições favoráveis para o cultivo desta bela herbácea perene em várias regiões da Rússia.