Contente
Peony Lollipop tem esse nome devido à semelhança das flores com os doces doces. Essa cultura é um híbrido ITO, ou seja, uma variedade criada a partir do cruzamento das variedades arbóreas e herbáceas da peônia. O autor da planta é Roger Anderson, que recebeu a primeira cópia em 1999 na Califórnia.
Descrição do pirulito Ito-peônia
Peônia Lollipop é uma planta de tamanho médio, com caules retos, quase extensos, de 80-90 cm de altura, folhas verdes, brilhantes e com nervuras bem visíveis. No topo dos rebentos - trilobado, lateral - oblongo-oval com uma extremidade pontiaguda. O arbusto de peônia Lollipop cresce em um ritmo moderado, mas a densidade de brotos na área do rizoma é alta, por isso requer separação regular (a cada 3-4 anos). O arbusto não precisa de suportes.
A resistência à geada da cultura corresponde à 4ª zona. Peony Lollipop tolera facilmente geadas até -35 ° C. Pode ser cultivada mesmo nas regiões setentrionais, visto que se desenvolve normalmente a baixas temperaturas e tem uma floração precoce. Plantar em sombra parcial é aceitável, mas a cultura se sente melhor ao sol.
Características de floração
Pelo tipo de floração, a peônia Lollipop pertence às variedades terry. A flor tem uma cor variegada: as pétalas amarelas parecem cobertas por pinceladas de tonalidade vermelho-violeta. A época de floração cai na terceira década de maio. A duração é bastante longa, até 1,5 meses.
O diâmetro das flores é relativamente pequeno - raramente os exemplares atingem 17 cm, geralmente seu tamanho é de 14-15 cm. Além do central, vários botões laterais podem estar localizados em uma haste. O aroma é fraco mas agradável.
Todas as pétalas no meio da inflorescência e nas bordas são felpudas, não havendo praticamente nenhuma reta.
A intensidade da floração depende exclusivamente da luz. Quanto mais tempo a peônia Lollipop é exposta à luz solar, maior será o diâmetro. Além disso, o número de botões depende disso. Condições climáticas desfavoráveis na forma de vento e temperatura praticamente não afetam a intensidade da floração.
Aplicação em design
A alta densidade do mato permite que você use a peônia Lollipop para decorar vários elementos do jardim: caminhos, calçadas, bancos, gazebos, etc. Em canteiros de flores, a colheita pode ser usada como peça central ou para diluir outras flores. Eles são mais bem combinados com plantas que têm uma tonalidade contrastante - vermelho brilhante ou verde.
A abundância de flores relativamente grandes, que cobrem quase por completo a parte superior do arbusto, sempre atrai a atenção, por isso a peônia do pirulito costuma ser usada como planta única.
Cresce pouco em recipientes de volume limitado, pois possui um extenso sistema radicular. Portanto, cultivá-lo em vasos e canteiros de flores com uma pequena quantidade de terra não é racional. Acompanha bem papoulas, ásteres, íris e crisântemos.
Métodos de reprodução
A reprodução da peônia Lollipop é padrão para esta cultura, geralmente um dos seguintes métodos é usado:
- estacas de raiz;
- estratificação de grandes ramos laterais;
- dividindo o mato;
- sementes.
A propagação de sementes praticamente não é utilizada, pois a obtenção de arbustos floridos pode levar de 7 a 8 anos. O tempo para obter plantas completas de outras maneiras é um pouco mais curto, mas também não rápido. Assim, com a ajuda de estacas, é possível obter arbustos floridos em 2-3 anos, com estacas de 4-5 anos.
O único método de criação que garante a floração no próximo ano é dividindo o arbusto. Além disso, uma peônia precisa de um procedimento semelhante a cada 3-5 anos. Geralmente é produzido no final da safra, após a conclusão do processo de formação das sementes.
Em seguida, recomenda-se cortar completamente todos os caules da peônia e só depois desenterrar o rizoma, deixando os brotos de até meio metro de comprimento. Neste caso, é aconselhável guardá-los para cada um dos caules. A separação da peônia do pirulito é feita com uma pá ou faca grande. Em seguida, a parte separada é plantada em um novo local.
Regras de pouso
O solo para cultivo pode ser de qualquer composição. Apenas em arenitos a peônia Pirulito não cresce muito ativamente, porém, o uso de curativos pode resolver esse problema. O plantio é feito no final da safra, imediatamente após o recebimento da semente (principalmente por meio da divisão do arbusto).
Recomenda-se colocar uma camada de drenagem no fundo da cova de plantio, sobre a qual é despejado composto ou húmus com uma altura de 10-15 cm. A altura do solo colocado no topo do fertilizante é selecionada de forma que o rizoma da peônia Lollipop é completamente colocado na cova. Em seguida, é coberto com terra e calcado. Depois disso, rega abundantemente.
Cuidados de acompanhamento
A rega é feita a cada 1,5-2 semanas. Em caso de seca, o intervalo entre eles é reduzido a um. Se chover, a planta não precisa ser regada.
A cobertura é realizada 4 vezes por temporada:
- No início de abril, fertilizantes de nitrogênio são usados na forma de uréia.
- No final de maio, são utilizadas misturas de fósforo e potássio. O superfosfato é especialmente popular.
- Após o término da floração, a planta é alimentada da mesma forma que no parágrafo anterior.
- No final do outono, a alimentação pré-inverno na forma de matéria orgânica é permitida. É melhor usar cinzas de madeira.
A poda do pirulito é realizada uma vez por temporada, como preparação para o inverno.
Preparando-se para o inverno
Peony Lollipop é uma cultura extremamente resistente, capaz de resistir a geadas de até -35 ° C sem qualquer abrigo. Ao mesmo tempo, ele absolutamente não tem medo de ventos frios. Mesmo os espécimes jovens são capazes de suportar invernos rigorosos. A preparação para o frio consiste em cortar os caules da planta quase até à raiz (normalmente fica o botão mais baixo em cada rebento).
Às vezes, antes do inverno, recomenda-se que a peônia do pirulito seja alimentada com matéria orgânica - composto, húmus ou cinza de madeira. Você também pode usar curativos minerais, que consistem em fertilizantes de fósforo e potássio. Suas taxas de aplicação são a metade das recomendadas no verão.
Pragas e doenças
As plantas ornamentais, em particular as peônias híbridas Lollipop, são vulneráveis a infecções fúngicas e virais. Normalmente, os danos às plantas por doenças ocorrem devido a violações da tecnologia agrícola. O oídio e a ferrugem são as doenças fúngicas mais comuns. As doenças virais são representadas por vários tipos de mosaicos.
O agente causador da doença é um fungo da família Pucciniales.Se as medidas não forem tomadas a tempo, o arbusto descarta completamente a folhagem e os botões em um mês e a planta pode morrer. O tratamento consiste em remover as partes afetadas e destruí-las. Em seguida, a planta deve ser tratada com uma solução de Bordeaux líquido a 1%.
Em poucos dias, o fungo é capaz de cobrir toda a folhagem da peônia afetada. A planta pode existir por muito tempo neste estado, mas ao mesmo tempo não haverá floração e formação de ovários.
O uso de preparações contendo cobre para o tratamento do oídio tem uma eficácia média: será possível superar a doença, mas demorará muito. Para acelerar o processo, é recomendável que, em vez de Bordeaux líquido ou sulfato de cobre, polvilhe regularmente a peônia Lollipop com uma solução de carbonato de sódio a 0,5% ou use Figon. A frequência de processamento é de uma semana, a duração é de um mês.
Na maioria das vezes, a planta é afetada pela doença na segunda quinzena de julho. O mosaico tem um caráter focal e, se for notado a tempo, a peônia ainda pode ser salva. Se a derrota for global, o mato terá que ser totalmente destruído, já que não há tratamento. Folhas com uma cor característica devem ser retiradas junto com o broto e queimadas.
A praga mais perigosa da peônia pirulito é o pulgão comum, assim como as formigas que controlam sua reprodução. Normalmente, essas duas espécies estão presentes nos arbustos ao mesmo tempo.
Um grande número de pequenos insetos suga o suco da planta, inibindo seu crescimento, e as formigas que a criam podem espalhar doenças fúngicas em suas patas. Pulgões têm uma resistência bastante alta a muitos medicamentos, portanto, inseticidas especialmente poderosos devem ser usados contra eles - Actellik, Akarin, Entobacterin. Drogas menos tóxicas (por exemplo, Fitoverm) contra muitas variedades dessa praga são praticamente inúteis.
Conclusão
Peony Lollipop é um belo híbrido de flores de flores grandes de formas herbais e amadeiradas. Distingue-se por um grande número de flores no mato. A planta é amplamente utilizada em paisagismo devido à sua aparência variada e brilhante. Peony Lollipop é muito resistente, resiste a geadas até -35 ° C, seus caules não quebram com o peso de flores grandes.
Avaliações de peônia Lollipop