Contente
- 1 Os benefícios do cultivo de peônias cor de vinho
- 2 As melhores variedades de peônias bordô
- 2.1 Moscou
- 2.2 Julia Drunina
- 2.3 Vladimir Novikov
- 2.4 Nikolay Vavilov
- 2.5 Paul M. Wilde
- 2.6 Karen Gray
- 2.7 Spyder Vermelho
- 2.8 América
- 2.9 Angelo Cobb Freeborn
- 2.10 Shima-Nishiki
- 2.11 Graça vermelha
- 2.12 Lastres
- 2.13 Scarlet Sails
- 2.14 Akron
- 2.15 Oslo
- 2.16 As irmãs Qiao
- 2.17 Pantera negra
- 2.18 Felix Suprem
- 2.19 Armani
- 2.20 Kansas
- 2.21 Pérola Negra
- 2.22 Realçar
- 2.23 Dança da espada
- 2.24 Peter Brand
- 2.25 Flores de dragão
- 2.26 Amuleto Vermelho
- 2.27 Henry Bockstos
- 2.28 Chokelit Soulde
- 3 O uso de peônias cor de vinho no design
- 4 Plantando e cuidando de peônias cor de vinho
- 5 Doenças e pragas
- 6 Conclusão
As peônias da Borgonha são uma variedade de flores de jardim muito popular. As variedades são muitas, e para escolher a mais bela delas é preciso familiarizar-se com as breves descrições.
Os benefícios do cultivo de peônias cor de vinho
As peônias da Borgonha são representadas por uma grande variedade varietal, porém, no contexto de outras variedades, podem ser consideradas poucas. Existem várias vantagens em cultivar flores em um tom profundo e escuro:
- Cor rara... A seleção de variedades de Borgonha está associada a certas dificuldades, portanto, entre a abundância de peônias brancas e vermelhas, variedades de Borgonha em chalés de verão não podem ser encontradas com tanta frequência. Um perene em floração com um tom escuro rico com certeza atrairá a atenção dos convidados.
- Flor exuberante... Durante o período de máxima decoratividade, os arbustos de peônia ficam muito bonitos, flores grandes sobre eles estão empilhados, próximos uns dos outros.
- Botões grandes... Na maioria das variedades, o tamanho dos botões é de 15-25 cm de diâmetro, mesmo as peônias anãs cor de vinho trazem flores grandes no contexto das dimensões gerais.
- Brilho... São as variedades de Borgonha que parecem mais eficazes na horta, destacam-se contra qualquer fundo.
A floração precoce também pode ser atribuída às vantagens das variedades de Borgonha. A maioria das variedades floresce em junho e decoram o jardim com belos flashes brilhantes, algumas variedades começam a florescer no final de maio.
As melhores variedades de peônias bordô
Entre as variedades mais populares, existem várias variedades de peônias cor de vinho. Eles diferem principalmente no tamanho, a diferença está nas tonalidades da floração e nas dimensões das inflorescências.
Moscou
Variedade em miniatura de peônia cor de vinho com hastes de até 50 cm de altura. Traz botões grandes e profundos de cor rubi com longos estaminódios amarelos ou estames sem anteras. O diâmetro dos botões chega a 10 cm, as folhas da planta são verdes ricas, estampadas, a variedade emite um leve aroma delicado.
Julia Drunina
A variedade híbrida pertence a peônias semelhantes a árvores e sobe até 1 m acima do solo. O arbusto é constituído por numerosos caules fortes, as flores da peônia são vermelho-bordô, com uma mancha roxa na base, com estaminódios brancos e estames roxo-amarelos. Os botões são bastante grandes, a sua largura pode atingir os 20 cm.
Vladimir Novikov
A variedade de árvore é capaz de atingir 1,5 m acima do nível do solo. A peônia bordô traz flores grandes de até 20 cm na cor vermelho-violeta, uma faixa roxa escura corre no centro das pétalas. As pétalas são onduladas nas bordas. Estames carmesins com anteras amarelas, peônia cor de vinho exala um cheiro forte e agradável.
Nikolay Vavilov
Uma variedade híbrida semelhante a uma árvore com até 1 m de altura. As flores da planta são grandes, cerca de 20 cm, as pétalas têm a forma de uma tigela. Na cor, os botões são púrpura clarete, com um tom mais escuro no meio, e os estames das perenes são roxos com anteras amarelas nas pontas.Um canteiro de flores com uma peônia cor de vinho desta variedade parece muito brilhante.
Paul M. Wilde
A variedade herbácea sobe até 1 m acima do solo e produz flores semidobradas de até 18 cm de largura. A cor dos botões é bordô com um leve tom carmesim, as pétalas são côncavas e estão localizadas umas em relação às outras, como escamas.
Karen Gray
O arbusto peônia herbácea cresce até 70 cm e tem flores brilhantes cor de vinho de até 16 cm de diâmetro, de forma anêmica. No meio das flores, há estaminódios amplos rosa pálido e estames amarelos, os caules são avermelhados, com folhas verde-escuras mate. A variedade de peônia cor de vinho parece decorativa não apenas durante a floração, mas também depois dela.
Spyder Vermelho
A peônia vermelho-borgonha pertence a híbridos anões - seu crescimento não ultrapassa 50 cm. As flores da variedade são duplas, vermelho-borgonha na sombra, até 10 cm de largura. As pétalas estão dispostas em forma de tigela, externamente são arredondadas e no centro - estreitas e alongadas, com franjas. A variedade é cultivada não só no jardim, mas também em recipientes fechados.
América
Uma peônia de jardim de tamanho médio sobe até 75 cm e produz grandes flores marrons de até 21 cm de diâmetro. O formato das flores é simples, as pétalas são onduladas, com bordas regulares, os botões lembram tulipas no formato. A variedade possui até 4 botões em cada um dos caules, com curtos estames amarelos no centro das flores.
Angelo Cobb Freeborn
A variedade híbrida borgonha pertence ao alto, sobe até 90 cm, floresce com flores duplas de forma esférica, a cor é carmesim escuro com um ligeiro tom salmão ao pôr do sol. Os botões crescem até 18 cm de diâmetro e exalam um agradável aroma delicado. A planta tem folhas verdes claras e parece muito decorativa.
Shima-Nishiki
Uma variedade alta semelhante a uma árvore é capaz de se elevar até 1,5 m acima do solo. As flores da peônia são semi-duplas, em um arbusto podem ser localizadas não só cor de vinho, mas também flores brancas-escarlates e quase brancas. As pétalas são côncavas e em forma de taça, com até 16 cm de diâmetro, as folhas são de um verde rico com um notável tom de bronze.
Graça vermelha
A planta híbrida herbácea pode subir até 1,2 m acima do solo. As flores da peônia bordô são duplas, esféricas, de tom cereja escuro. O diâmetro das flores individuais chega a 18 cm, as pétalas são arredondadas.
Lastres
A planta híbrida herbácea atinge 70 cm de altura. Ela floresce com flores semi-duplas grandes de até 19 cm cada, os botões são ricos em vinho em tons de tijolo. Os estames das flores são amarelos, com nervuras vermelhas, as folhas da planta são verdes claras. A planta perene exala um aroma agradável e leve durante o período de floração.
Scarlet Sails
A variedade arbórea da peônia bordô é muito grande e pode chegar a 2 m. As flores são de cor púrpura-bordô, um único arbusto pode dar até 70 flores. As pétalas estão dispostas em forma de coroa, o tamanho das flores chega a 16 cm, a variedade tem belas folhas esculpidas de cor verde brilhante.
Akron
A peônia bordô eleva-se acima do solo até uma média de 1 me floresce com grandes flores esféricas de até 17 cm de largura. As flores são carmim-bordô na sombra, com estaminódios ondulados, coroados com pontas creme, no centro. Os caules da casta são avermelhados, com folhas compridas, verde-escuras, de formato decorativo.
Oslo
Uma variedade anã de peônia cor de vinho não atinge mais de 50 cm de altura. As flores da variedade são anêmicas, de tom rosa-vinho, com apenas cerca de 10 cm de diâmetro. No meio das flores estão grandes estames com pontas amarelas.
A variedade em miniatura é cultivada no solo e em vasos de flores. As flores têm um aroma suave e agradável.
As irmãs Qiao
Uma planta perene semelhante a uma árvore cresce até 1,5 m de altura. A peônia rosa-bordô produz belas flores semi-duplas que misturam tons bordô e branco. As flores têm dimensões muito grandes - chegam a atingir 25 cm, os caules da variedade são direitos, duros, não se dobram com o peso das inflorescências, as folhas são grandes e esculpidas, de cor verde pálido.
Pantera negra
A variedade de peônia marrom-arbórea sobe até 1,5 m acima do solo e dá flores semi-duplas de tamanhos grandes - até 25 cm. A sombra das flores é muito interessante - escuro, bordô profundo, com tons de chocolate pronunciados. A planta perene emite um cheiro agradável e rico, as folhas verdes brilhantes parecem lindas contra o fundo de flores brilhantes.
Felix Suprem
A dupla peônia bordô cresce até 90 cm acima do solo e produz belas flores semelhantes a rosas com até 16 cm de diâmetro cada. Os botões são de tonalidade púrpura clarete, com tonalidades lilases. A cor dos botões depende muito do clima, com uma cor ensolarada a planta parece mais brilhante, em dias nublados adquire uma rica cor escura.
Armani
A variedade de tamanho médio sobe até 1 me produz botões duplos com cerca de 23 cm de largura. A cor da casta é muito rica, vinho escuro, à medida que os botões se desenvolvem, a intensidade da cor só aumenta. A variedade Armani tem um aroma forte e agradável, sendo que no outono as folhas de peônia também adquirem um tom bordô. A planta é considerada bastante rara.
Kansas
Uma herbácea perene de tamanho médio sobe até 1 m acima do nível do solo, e as flores crescem até 20 cm de diâmetro.Os botões são muito duplos em estrutura, lembram flores rosas, as pétalas são muito densamente arranjadas. A cor da peônia é bordô-framboesa, exala um rico aroma adocicado durante o período decorativo.
Pérola Negra
Variedade bastante rara, mas muito bonita, até 1 m de altura. Traz botões esféricos de cor bordô escuro com tom chocolate, as flores abertas atingem 15 cm e lembram levemente o formato de um cravo. Emite um leve aroma agradável, o efeito decorativo é realçado por grandes folhas verdes escuras.
Realçar
A variedade herbácea da peônia bordô tem uma floração muito exuberante. Destaque traz botões turcos no alto, acima de 1 m, caules, botões de cor marrom, semelhantes a línguas de fogo.
Uma característica distintiva da variedade é a floração tardia. Ao contrário da maioria das variedades de Borgonha, o Highlight não floresce em junho, mas apenas no final de agosto.
Dança da espada
Uma variedade compacta mas alta, cresce até 90 cm e tem caules fortes e retos. Ela floresce profusamente, traz grandes botões marrom-avermelhados com estaminódios amarelo-avermelhados no centro.Uma característica da variedade é a resistência ao calor e ao sol - em áreas iluminadas em dias claros, ela não desbota e não perde a cor.
Peter Brand
Variedade muito antiga e conhecida, criada na década de 1930, atinge 90 cm de altura. Os caules da peônia são fortes e fortes, as folhas são verdes com uma cor rica, até 3 botões crescem em cada caule. De cor bordô, os botões podem atingir 18 cm de largura, a variedade Peter Brand se distingue por sua maior resistência a doenças.
Flores de dragão
Uma peônia cor de vinho muito alta se eleva até 2 m acima do solo. Os botões da variedade são turcos, púrpura-bordô, grandes - até 25 cm cada, às vezes adquirem uma tonalidade púrpura. Os arbustos florescem profusamente, até 70 botões podem ser colhidos em uma planta. A variedade de flores do dragão tem folhas grandes de cor verde brilhante.
Amuleto Vermelho
A variedade herbácea híbrida floresce muito cedo - os botões florescem no final de maio. De altura, os arbustos de peônia sobem 75 cm, as flores da variedade são bordô com um tom vinho, perto do outono sua cor torna-se mais escura. Em largura, os botões de Red Charm crescem até 20 cm, em estrutura são turcos e de formato esférico.
Henry Bockstos
A peônia borgonha híbrida tem caules fortes com cerca de 90 cm de altura e folhas verdes claras. As flores da planta são castanho-avermelhadas, com um tom perceptível de romã, com estrutura dupla e lembrando botões de rosa. Na largura, as flores chegam a 20 cm, ligeiramente fofas nas pontas. A floração da variedade é densa.
Chokelit Soulde
Uma peônia marrom de tamanho médio cresce em média 70 cm e produz pequenos botões de até 16 cm cada. As flores da variedade são cereja escura em tom cereja, muito bonitas, com notas de chocolate, podendo estar presentes "salpicos" dourados nas pétalas. No centro dos botões duplos e semi-duplos estão estaminódios escuros com pontas amarelas.
Tornado
Variedade bastante alta que atinge os 90 cm, tem caules fortes com folhas verdes, em cada caule uma flor dupla cor de vinho. Os botões têm cerca de 11 cm de diâmetro, com estames amarelados no centro. A variedade é caracterizada como resistente às condições desfavoráveis de cultivo, os Tornados raramente infectam doenças.
O uso de peônias cor de vinho no design
Na paisagem do jardim, as peônias cor de vinho são amplamente utilizadas:
- Na maioria das vezes, eles são plantados em lotes nas imediações da casa - nas laterais da varanda, perto das paredes, próximo ao mirante. Com esta disposição, as perenes ficam bem visíveis e, além disso, permitem destacar claramente a área.
- As peônias da Borgonha são ativamente usadas em jardins frontais, como parte de canteiros de flores e composições de grupo.
- As plantas podem ser usadas para formar uma pequena sebe que divide o jardim em zonas separadas.
- Arbustos de peônia perto de cercas são lindos, eles permitem que você reviva a paisagem e cubra o espaço vazio.
Peônias combinam melhor com lírios, camomilas, tremoços e flox. Eles podem ser plantados ao lado de quaisquer plantas perenes que preferem lugares ensolarados.
Mas nas imediações de árvores altas e arbustos densos, é melhor não plantar flores. Vizinhos fortes, neste caso, tiram a umidade e os nutrientes das peônias, o que torna a floração menos abundante.Além disso, contra o pano de fundo de árvores e arbustos, as plantas perenes cor de vinho não parecem tão brilhantes e espetaculares.
Plantando e cuidando de peônias cor de vinho
As peônias da Borgonha são flores despretensiosas para crescer. Basta escolher um bom local para eles e seguir as principais regras de atendimento:
- Recomenda-se plantar peônias em áreas bem iluminadas - as flores adoram a luz do sol. Ao mesmo tempo, deve haver prédios altos nas proximidades, que darão cobertura às peônias de correntes de ar e ventos fortes.
- O solo para peônias cor de vinho deve ser seco. Antes de plantar peônias, é preciso organizar a drenagem do local e enriquecer a terra com cinzas de madeira, húmus e fertilizantes minerais.
- O plantio de plantas no solo é realizado principalmente em setembro. O plantio na primavera é aceitável, mas não recomendado. A cova para uma planta perene deve ser profunda, cerca de 80 cm, já que seu sistema radicular está crescendo rapidamente.
Cuidar de peônias cor de vinho não é particularmente difícil. Você precisa regar os canteiros de flores semanalmente, se não houver precipitação, depois de regar o solo na raiz é afrouxado e as ervas daninhas são removidas. As flores são alimentadas três vezes por estação - com fertilizantes nitrogenados no início da primavera, minerais complexos durante o período de floração, potássio e fósforo 2 semanas após a floração. Quando os botões da Borgonha estiverem secos, você precisará cortar os caules das flores.
Doenças e pragas
As peônias cor de vinho do jardim costumam sofrer de doenças fúngicas e pragas de insetos. Você pode listar várias das doenças mais perigosas das plantas perenes:
- Ferrugem... Quando infectada com a doença, as folhas verdes da peônia bordô ficam cobertas de manchas laranja, avermelhadas e marrons em forma de "almofadas". Se você não começar a tratar a doença, a planta morrerá e o fungo se espalhará por peônias vizinhas.
- Podridão cinzenta... A doença afeta peônias cor de vinho inteiras - das raízes aos botões. O primeiro sintoma é o murchamento dos brotos jovens na primavera e o aparecimento de manchas marrons no colo da raiz. Depois de um tempo, uma flor acinzentada, semelhante a mofo, aparece nas folhas e caules.
- Oídio geralmente se manifesta como uma flor esbranquiçada na parte superior das placas das folhas. A doença se desenvolve lentamente, mas afeta o efeito decorativo e, se não tratada, pode levar à morte do arbusto peônia.
- mosaico... Com uma doença viral, pontos claros e áreas necróticas separadas aparecem nas folhas verdes, a peônia enfraquece e começa a desbotar. É impossível curar o mosaico, a planta perene afetada é simplesmente destruída.
A luta contra as doenças fúngicas curáveis é realizada principalmente com a ajuda do líquido Bordeaux e de soluções especializadas - Fundazole e Figon. Ao tratar doenças, todas as partes afetadas da peônia cor de vinho devem ser removidas.
Quanto às pragas, as seguintes são especialmente perigosas para a planta:
- formigas - os insetos se alimentam do xarope secretado pelos botões e, ao longo do caminho, podem comer folhas e pétalas;
- pulgão - botões e brotos sofrem com este inseto, já que a praga se alimenta dos sucos vitais da planta;
- nematóides - os vermes afetam principalmente as raízes, em caso de infecção, resta apenas destruir o arbusto e desinfetar o solo;
- Bronzovka - um belo besouro causa danos às peônias cor de vinho, pois come pétalas e folhas.
O combate aos pulgões, formigas e bronzes é feito com uma solução de sabonete Actellik ou Fitoverma. Durante a primavera e o verão, é recomendável inspecionar regularmente os canteiros de flores com arbustos de peônia para detectar as pragas a tempo e começar imediatamente a combatê-las.
Conclusão
As peônias da Borgonha são plantas perenes muito bonitas que requerem manutenção mínima quando crescidas. Existem algumas variedades de cultura, portanto, para cada jardim, você pode escolher uma variedade com a altura ideal do arbusto e o tom de floração desejado.