Contente
Peony Red Spyder foi criado na Holanda. A planta perene é conhecida não apenas por sua aparência espetacular, mas também por sua resistência à geada. A planta é usada em projetos paisagísticos.
Descrição do Peony Red Spider
A variedade pertence à espécie Milk-flowered, que foi obtida por criadores na China, de onde se espalhou por toda a Europa. Peony Red Spider adora sol, prefere solos de jardim, é altamente resistente à geada: pode suportar temperaturas de até -34-40 ° C. É preferível plantar na região de Moscou e na maior parte da Rússia, bem como nas regiões montanhosas da Escandinávia.
O arbusto é subdimensionado, atinge uma altura não superior a 45-70 cm. As placas das folhas da variedade Aranha Vermelha são grandes, dissecadas pinaticamente, desemparelhadas, de uma rica cor verde. O arbusto é compacto, não requer a construção de suportes para proteger os brotos de danos.
Características de floração
A formação dos botões dura maio e junho. O desabrochar da flor tem 15-20 cm de diâmetro.O botão é turvo, único, tem uma corola, um cálice com sépalas. Pétalas de formato incomum, agulha dupla, distinguem-se por uma rica tonalidade carmesim brilhante. Primeiro, as flores desabrocham no meio do arbusto e, em seguida, aparecem os botões laterais.
Para uma floração bem sucedida, a variedade Aranha Vermelha requer um dia de luz com duração de pelo menos 10 horas, embora seja capaz de tolerar sombra parcial clara. Os botões se formam profusamente quando a temperatura atinge + 20-22 ° C.
Aplicação em design
Para fazer com que o jardim de flores pareça o mais harmonioso possível, você deve levar em consideração as características das peônias:
- a cultura é perene, vem crescendo em um lugar há muitos anos, não gosta de transplantar;
- nos primeiros 1-2 anos o arbusto crescerá, só depois disso agradará com floração abundante;
- A peônia Red Spider, como outros representantes desta espécie, é uma dominante, portanto não é recomendado colocá-la ao lado de outras variedades, mas é melhor pegar companheiros para a planta;
- depois que os botões murcharem, um belo arbusto ficará como decoração, que servirá de pano de fundo para outras plantas.
A peônia é chamada de flor do Imperador, não só por sua aparência, mas também por sua exatidão: o arbusto precisa de muito sol, umidade e nutrientes. Uma vizinhança malsucedida levará à morte de uma das plantas.
A maioria dos jardineiros prefere plantar a flor como uma tênia, pois ela é a única capaz de decorar o local.
Se houver espaço disponível, é permitido colocar anuários nas proximidades da peônia, que se concentrarão em si mesmos quando as flores da Aranha Vermelha caírem. Recomenda-se considerar culturas como hospedeiros ou punhos macios.
Ao criar plantações de palangre, a peônia da Aranha Vermelha deve sempre ser colocada na camada superior para que fique atrás de toda a vegetação.
Ao longo do perímetro do canteiro com a variedade Aranha Vermelha, podem-se plantar liliaceae, íris ou sinos. Para criar uma imagem geral, a peônia fica bem no fundo de árvores altas e plantas anãs: madressilva, bérberis.
Se precisar decorar o perímetro ao redor do arbusto, preste atenção ao incenso, margaridas ou dedaleira.
Métodos de reprodução
Para propagar um arbusto peônia, um dos métodos é usado: sementes, tubérculos, raízes ou estacas de caule.
O cruzamento com sementes e estacas de raízes é um método que consome muito tempo e não garante um resultado positivo. Arbustos maduros da variedade Aranha Vermelha, crescendo por pelo menos 3-4 anos, podem ser propagados dividindo o arbusto.
Regras de pouso
A peônia herbácea Red Spyder prefere áreas ensolaradas e bem protegidas.
Adubo verde ou terras virgens são bons predecessores. Não é recomendável plantar uma muda em uma área onde cresçam arbustos ou árvores que já tenham esgotado o solo.
E embora o arbusto não seja exigente com relação ao solo, ele se sente o mais confortável possível em solos argilosos. A peônia geralmente fica dolorida se plantada em solo azedo ou pantanoso.
A preparação do local consiste em três etapas: a terra deve ser desenterrada, a turfa e a argila devem ser adicionadas. O orifício deve ter pelo menos 70 cm de diâmetro e 60 cm de profundidade. É necessário moldá-lo de forma que o sistema radicular do arbusto nele contido seja endireitado.
Mudas ou mudas do vaso devem ser retiradas o mais cuidadosamente possível, mantendo uma bola de barro, pequenos danos às raízes afetam negativamente a viabilidade da planta.
Cuidados de acompanhamento
Na estação das chuvas, a peônia Aranha Vermelha não precisa ser regada. No calor, o arbusto deve ser umedecido a cada 10 dias. Não é recomendável negligenciar a rega em maio e junho, quando os botões estão se formando. É importante umedecer o solo em tempo hábil no final de julho e agosto, período durante o qual se formam os botões.
Após cada rega, sem falta, o solo sob a peônia da Aranha Vermelha é solto para que o ar flua para as raízes.
Dentro de 2 anos após o plantio, o jovem arbusto não precisa de fertilização. No terceiro ano de vida, o procedimento deve ser realizado 4 vezes:
- primeiro curativo superior na primavera: 1 colher de sopa. eu. o nitrato de amônio é dissolvido em 19 litros de água, derramado sob uma peônia;
- durante a formação dos botões: 0,5 colher de sopa. eu. misture superfosfato, sal de potássio e nitrato de amônio e, a seguir, espalhe pela periferia do arbusto;
- um revestimento de cobertura de composição idêntica é aplicado durante a floração;
- depois que todos os botões caírem, fertilize a planta pela última vez, espalhando 0,5 colher de sopa sob ela. eu. superfosfato e sal de potássio.
Se preparando para o inverno
Como a peônia Red Spider é resistente ao gelo, ela não precisa de abrigo. Mas a maioria dos jardineiros prefere proteger o arbusto. Para isso, recomenda-se o uso de ramos de abeto de coníferas, serragem ou turfa.
A poda é um procedimento obrigatório para cuidar das peônias Red Spyder no outono. Deve ser realizada na última semana de outubro ou na primeira década de novembro.
Os topos saudáveis aparados podem ser usados como cobertura morta. Se a planta foi atacada por pragas ou doenças durante a temporada, os brotos devem ser destruídos.
Pragas e doenças
Peony Red Spider tem boa imunidade, mas o descuido enfraquece a planta, o que permite que pragas e doenças sejam ativas.
Os esporos da ferrugem fúngica aparecem nas placas das folhas com manchas marrons. Eles são capazes de infectar plantas vizinhas, espalhando-se pelo ar com o vento.
A podridão cinzenta é manifestada pelo florescimento de cor correspondente no tronco e nas placas das folhas. Na maioria das vezes, a doença é ativada durante a estação das chuvas.
O diagnóstico do oídio é simples: uma flor branca aparece nas placas das folhas.
Se áreas iluminadas aparecem nas placas das folhas, que secam gradualmente, isso é sinal de um mosaico.
Além de doenças, a peônia Red Spyder é atacada por insetos. Na maioria das vezes, são pulgões, formigas, tripes. Para combatê-los, recomenda-se retirar as folhas danificadas e irrigar o próprio arbusto com um borrifador com solução inseticida.
Como medida preventiva, não se deve negligenciar as regras de cuidado, remover ervas daninhas em tempo hábil e desbastar o arbusto.
Conclusão
Peony Red Spider é uma bela planta perene que pode decorar qualquer área. É plantado ao longo de caminhos e paredes, fica ótimo em mixborders. O arbusto é resistente à geada, pouco exigente para cuidar, agrada-se com grandes botões em maio-junho.
Críticas sobre peônia Red Spyder