Contente
Peônia Nick Shaylor é um representante popular de peônias com flores de leite, famosa por suas delicadas flores rosa. A cultivar é altamente considerada por seus botões grandes e perfumados e resistência a condições ambientais adversas. Também é popular devido à sua despretensão e facilidade de atendimento.
Descrição da peônia Nick Shaylor
A peônia com flores de leite Nick Shaylor é uma planta perene da família das peônias que pode viver até 50 anos. O grupo de variedades foi denominado "Flor-de-leite" porque as primeiras peônias desta seção, ainda selvagens naquela época, tinham flores branco-leitosas. De acordo com a classificação principal, todas as espécies deste grupo pertencem a peônias herbáceas.
A planta tem caules fortes que podem suportar com firmeza o peso de flores grandes. Nele há folhas verde-escuras densamente dispostas, de formato alongado. Os arbustos são extensos, no final da floração parecem bem por causa da folhagem entalhada. A altura do "Nick Shaylor" chega a 90 cm. Mais perto das inflorescências, a folhagem fica mais fina, seu volume concentra-se na metade inferior da planta.
A principal vantagem das peônias com flores de leite de Nick Shaylor são as grandes flores duplas em forma de rosa. Nas grandes pétalas rosa pálido, às vezes você pode ver listras e listras de cor carmesim. No centro do botão existem estames amarelos, mas por trás das pétalas densas eles mal podem ser vistos.
Os floristas notam a despretensão da planta, que reside em sua resistência à seca e geadas. É facilmente capturado e cresce rapidamente em arbustos extensos.
Na Rússia, eles são mais adequados para os territórios de Arkhangelsk e ao sul, mas com a preparação adequada para o inverno, eles podem ser cultivados em regiões mais frias. Com bom cuidado, Nick Shaylor pode suportar temperaturas de até -37 ℃.
Características de floração
A variedade pertence aos grupos das peônias de flor grande, dupla, rosa e herbácea. A floração é tardia, começa no final de junho e dura apenas cerca de 10 dias.
A cor mais comum da variedade Nick Sheilor é o rosa pálido. Às vezes, uma flor exuberante muda suavemente sua cor da periferia para o centro: as pétalas grandes nas bordas são de um branco leitoso e as pequenas no centro da planta são de um creme macio. O diâmetro de cada flor chega a 20 cm, existem 7-12 delas em uma planta.
No início, os botões centrais florescem, são os maiores do mato. Então as flores laterais são formadas. Para formar uma peônia de florada exuberante, os botões centrais são cortados imediatamente após murchar, após o que os laterais se desenvolvem com força total, e o arbusto floresce por um longo tempo e magnificamente, formando novos botões.
O encanto especial das peônias de Nick Sheilor é dado por veios vermelhos brilhantes, que se destacam fortemente contra o fundo do tom suave principal. É verdade que esses traços não aparecem em todos os arbustos. Mas sempre das peônias vem um aroma forte e delicado.
Aplicação em design
Nick Shaylor é usado em uma ampla variedade de composições de paisagens. Se a ideia é usar apenas peônias, então são selecionadas variedades com diferentes períodos de floração. Substituindo-se alternadamente, mantêm o efeito decorativo da composição por vários meses. Com outros tipos de flores, "Nick Shaylor" também vai bem, geralmente se usa rosas, lírios, flox ou astilba.
A peônia herbácea Nick Shaylor pode ser combinada com variedades de árvores. As diferenças entre as espécies criam um contraste dramático que fica ótimo em escorregadores alpinos ou jardins ornamentais.Quando combinado com outras peônias herbáceas, você pode criar uma bela paisagem devido às variedades com flores que são semelhantes em tons.
Combinações com coníferas anãs e arbustos têm se mostrado bem. Entre os últimos, uma seleção muito ampla é agora oferecida: de pequenos thujas em forma de cone a abetos vermelhos anões azuis e pinheiros globulares.
Peônias "Nick Shaylor" adicionarão esplendor e estrutura a composições como:
- canteiros de flores;
- slides alpinos;
- projeto de pista;
- clareiras;
- emoldurando terraços.
É possível usar "Nick Shaylor" como plantações individuais com flores lindas.
Métodos de reprodução
O método vegetativo é o único a propagar peônias de Nick Shaylor. É realizado por estratificação, corte de raiz ou divisão a mato. Este último é usado com mais frequência porque é simples e dá bons resultados. A propagação da semente raramente é bem-sucedida para as peônias de Nick Shailor.
A peônia Nick Shaylor pode ser dividida de duas maneiras: com escavação parcial ou total da planta. A escavação dos arbustos é totalmente recomendada para peônias mais jovens, e uma escavação incompleta é usada para plantas grandes e velhas, isso ajudará a rejuvenescê-las.
Para uma escavação completa, os fustes são cortados com poda até 10 cm de altura, em seguida, o arbusto é retirado do solo, lavado com água sob pressão da lama e obtido um "corte". Com a escavação parcial, um setor adequado é selecionado, uma trincheira é cavada em um lado da planta e o solo é removido das raízes.
Além disso, em ambos os casos, um pedaço de rizoma com vários caules é cortado, o local do corte é deixado secar por alguns dias e, em seguida, coberto com uma mistura de composto e terra. As raízes velhas e podres devem ser removidas do “delenka”, e as saudáveis devem ser encurtadas para 15-18 cm.
Regras de pouso
A escolha de onde pousar o Nick Shailor é muito simples. O principal é garantir que não será sombreado por paredes, árvores ou arbustos. Além disso, este último pode privá-lo de água e nutrientes. Ao plantar arbustos perto de caminhos, você precisa retirar espaço suficiente, caso contrário, ele vai atrapalhar quando crescer.
As épocas de plantio variam consoante o método de obtenção das “parcelas”. As peônias compradas em sacos são plantadas do final de abril a maio. Comprados em contêineres são plantados até meados do verão, e se "delenki" forem obtidos em seu próprio local, então é melhor começar a criar peônias em agosto.
A profundidade da cova das peônias deve chegar a 60 cm. Entre vários arbustos é necessário manter a distância de um metro. Uma mistura preparada de húmus, terra preta e argila moída é despejada na cova de plantio. Para melhorar a planta, você pode adicionar cinzas de madeira e superfosfato ali. Encha o buraco com essa mistura de modo que restem cerca de 12 cm até a borda.
No centro da cova de plantio, você precisa preencher um pequeno monte e instalar um "delenka" nele. As raízes são cuidadosamente cobertas com terra para que os botões fiquem a uma profundidade de 3-6 cm da superfície da terra. Este é um ponto muito importante, pois uma peônia pode não florescer se a profundidade correta não for observada.
Agora, o futuro arbusto precisa ser regado, adicione mais terra e cobertura morta. A cobertura morta em uma camada de vários centímetros é feita de serragem, musgo ou turfa não ácida.
Nos primeiros dois anos, recomenda-se retirar as flores, ou pelo menos a maioria delas. Desta forma, você pode estimular o melhor desenvolvimento das peônias, e as flores no futuro serão mais magníficas e mais brilhantes. Caso contrário, a planta gastará reservas de nutrientes das raízes não formadas para a formação dos botões.
Cuidados de acompanhamento
As peônias Nick Shaylor não são as flores mais exigentes, mas sem os devidos cuidados estarão longe de sua forma ideal. As flores tornam-se pequenas e opacas, os arbustos não se espalham e os caules são fracos. Portanto, é necessário criar uma base agrotécnica ideal para a planta.
As peônias adoram hidratar e requerem rega semanalmente.Durante os períodos de seca, você pode hidratar suas plantas com ainda mais frequência. É especialmente importante não privar as plantas da umidade durante o período de brotação e a colocação de novos botões para o próximo ano, isso ocorre imediatamente após a floração. Para uma rega, vários baldes são colocados sob cada arbusto. É impossível molhar as folhas e caules, pois isso pode levar ao aparecimento de doenças putrefativas. Se você molhar as flores, as pétalas enegrecerão e cairão.
Você precisa alimentar "Nick Shaylor" com fertilizantes com alto teor de fósforo e potássio. Tratam-se de curativos minerais complexos realizados na primavera. Para cada arbusto, você precisa derramar meio copo de fertilizante.
As peônias gostam muito de cobertura morta de primavera. Na maioria das vezes, a grama cortada é usada como cobertura morta, que se decompõe rapidamente com a formação de vermicomposto. Musgo e serragem também são adequados, especialmente se a planta estiver doente, porque então é melhor não usar matéria orgânica para cobertura morta.
É preciso soltar o solo sob as peônias com cuidado, tentando não machucar os botões de crescimento. O afrouxamento profundo pode ser aplicado apenas a uma distância de 15 cm das hastes e dores. Este procedimento ajuda a reter a umidade, aumentar a disponibilidade de oxigênio e prevenir o crescimento de ervas daninhas. O afrouxamento é realizado após regas intensas ou chuvas.
Preparando-se para o inverno
O primeiro passo na preparação para o inverno é podar os arbustos. "Nick Shaylor" é podado no final de setembro, mas se, ao examinar as folhas e caules, eles murcharem muito, o procedimento pode ser realizado um pouco mais cedo.
Recomenda-se fertilizar as peônias pouco antes da poda. Fósforo, potássio, farinha de ossos e cinzas de madeira são adequados para alimentação no outono. Mas os fertilizantes de nitrogênio no outono não são adequados para uso, uma vez que estimulam o crescimento de folhas e caules.
Você precisa cortar as peônias pela raiz, embora algumas ainda deixem 2-3 cm do caule acima do nível do solo. Os topos cortados devem ser queimados ou retirados do local, pois no futuro este pode se tornar um ambiente ideal para o crescimento de parasitas que ameaçam a saúde das peônias.
É necessário cobrir as peônias "Nick Shaylor" para o inverno apenas em regiões muito frias, pois a planta é resistente à geada. Antes disso, é aconselhável cobri-la com uma camada de serragem de 5 a 10 cm. Os caules orgânicos ou cortados de peônias não são adequados para isso, é importante levar em consideração para excluir a infestação de pragas. No topo da cobertura morta, a planta é coberta com ramos de abeto.
Pragas e doenças
Das pragas das peônias, a botrytis, também chamada de podridão cinzenta, é perigosa.
As causas da doença podem ser:
- verão chuvoso e frio;
- solos ácidos com pouca aeração;
- cobertura morta com topos cortados de uma peônia.
As manifestações de podridão cinzenta são brilhantes e difíceis de ignorar. Os botões ficam marrons e param de se desenvolver. Manchas marrons cobrem os caules e as folhas, começando a secar e morrer.
Quando aparece a podridão cinzenta, a planta deve ser tratada com "Hom" ou "Abiga-Peak". Se isso não ajudar, então a peônia terá que ser cortada completamente, e os restos devem ser queimados com verde brilhante ou "Vitaros". O mais importante é evitar que a podridão cinzenta se espalhe até a raiz.
Conclusão
Peônia Nick Shaylor devido aos arbustos espalhados e flores rosa pálido é capaz de decorar qualquer jardim de flores. Sua despretensão e facilidade de atendimento permitem que seja guardado em quase todos os lugares. Com a abordagem certa para o cultivo, você pode estender a vida útil de uma flor em até 50 anos. Basta prestar um pouco de atenção a "Nick Shailor" para obter arbustos saudáveis com grandes botões perfumados.
Críticas sobre peônia Nick Shaylor