Contente
Peony Command Performance pertence à nova geração de híbridos. Ele rapidamente conquistou os corações dos floricultores com sua floração longa e abundante. Não apenas as inflorescências se distinguem pela beleza, mas também pela folhagem brilhante. Arbustos de peônia Performance é uma decoração digna de qualquer canteiro de flores.
Descrição do desempenho do comando peônia
No final dos anos 90, os criadores introduziram um novo híbrido de peônia, cujos arbustos rapidamente conquistaram o público. A cultivar já ganhou muitos prêmios e ocupou o lugar de liderança entre as variedades de flores grandes. Em 1998, em exposição nos Estados Unidos, tornou-se grande campeão.
Os arbustos de peônia do Command Performance estão se espalhando, os brotos são fortes, eretos, mas em alguns casos podem ser rejeitados. Sua parte inferior está nua. A altura de uma planta adulta chega a 80 cm, são necessários suportes para o crescimento. A copa é esférica, pode atingir 1 m de diâmetro e as folhas são de um verde profundo, talhadas. A cultura cresce rápido, então na hora do plantio é preciso deixar espaço suficiente entre os arbustos. Isso tornará mais fácil cuidar da planta enorme.
Na descrição do híbrido, é indicado que o desempenho da equipe pertence às variedades amantes da luz. No entanto, deve-se ter em mente que o plantio em uma área aberta e ensolarada reduz significativamente o tempo de floração. As inflorescências desbotam rapidamente sob a luz direta do sol, as pétalas perdem sua cor brilhante. O melhor é reservar uma área para a peônia, onde o arbusto será iluminado pela manhã e após o almoço.
A vantagem deste híbrido é a robustez de alto inverno dos arbustos. Os rizomas das plantas toleram sem dor temperaturas tão baixas quanto -40 ° C. É por isso que a peônia pode ser cultivada em qualquer região do país.
Características de floração
O Team Performance é um híbrido herbáceo com inflorescências duplas grandes, o diâmetro chega a 23-25 cm, sendo apenas uma gema formada no pedúnculo alto, estando ausentes as laterais. Os chapéus de flores são fortes, resistentes e parecem um pompom. As pétalas são fortemente pressionadas umas contra as outras, ligeiramente dissecadas no topo. A cor da flor é vermelho rico com um leve tom de coral. A peônia não tem um aroma forte, há um cheiro sutil ligeiramente perceptível.
A maioria das fontes indica que o híbrido Command Performance pertence às variedades iniciais em termos de época de floração. Nas regiões do sul, as primeiras inflorescências florescem no início de maio, a floração completa ocorre no meio do mês. Em Moscou e na região de Moscou, a peônia irá deliciá-lo com chapéus exuberantes na segunda década de junho. A floração continuará por um mês.
O híbrido de flores grandes é amplamente cultivado para corte industrial. Os botões não caem e mantêm sua apresentação por muito tempo. No entanto, para uma floração exuberante, o arbusto precisa de solo nutritivo e alimentação oportuna.
Aplicação em design
O híbrido Team Performance, como todas as peônias altas, não pode ser plantado próximo a outras plantas grandes. Uma luta por território e água rapidamente surge entre eles. No projeto paisagístico, os arbustos com flores grandes não precisam de decoração adicional, são plantados individualmente, em pequenos grupos, e uma borda é traçada.
As peônias de desempenho em equipe durante o período de floração parecem muito bonitas, mas depois disso a folhagem entalhada monótona precisa ser fechada.Na vizinhança, é bom plantar plantas com folhas inteiras que florescem depois. Adequado para:
- íris;
daylilies;
hospedeiros.
Todos eles farão companhia e criarão o cenário certo durante todo o verão.
Inflorescências verticais do punho, dedaleira ficam bem ao lado das gorros redondos da peônia. Em termos de época de floração, coincidem com o Desempenho da Equipe e o complementam bem.
Para criar uma composição harmoniosa, a parte inferior das peônias altas do Team Performance deve ser coberta com plantas adequadas. No projeto paisagístico, plantas perenes atrofiadas e de cobertura do solo são mais frequentemente usadas. Parece ótimo:
- ásteres;
geychera;
manguito;
prímulas;
gerânio.
Essas plantas não apenas cobrem a parte feia do arbusto, mas também criam um fundo adicional, no momento em que a peônia já desbotou.
Métodos de reprodução
Existem várias maneiras de propagar um arbusto de peônia:
- dividindo o rizoma durante o transplante;
estacas; - camadas;
sementes.
No entanto, as mudas e a propagação de sementes são muito difíceis. Na maioria das vezes, os jardineiros criam arbustos dividindo rizomas. Para isso, é necessário desenterrar uma planta adulta e separar partes dos tubérculos com olhos.
Para não prejudicar a peônia do Desempenho da Equipe por meio de transplante e escavação, é mais fácil propagá-la por camadas. No outono, o arbusto é escavado e amontoado no alto, alguns dos troncos ficam no subsolo. Na primavera, novos processos sairão dos botões dormentes, que podem ser separados e plantados em outro local. As plantas jovens mantêm totalmente as características varietais. É melhor praticar este método de reprodução em arbustos de 5 a 8 anos de idade.
Regras de pouso
Peony Command Performance prefere um solo bem drenado, pois não tolera umidade estagnada nas raízes. Solo muito gorduroso e nutritivo não é adequado, é melhor dar preferência a argila. Solo solto não é para este arbusto, as raízes precisam de um bom suporte.
A escolha do local para a peônia deve ser feita com responsabilidade, já que ele não gosta de transplantes. Eles ferem uma planta perene, ela começa a doer e pode até morrer. Idealmente, o Team Performance está localizado em sombra parcial, onde ficará protegido do sol escaldante do meio-dia. Não se pode plantar o rizoma próximo a uma cerca ou outros prédios, o mato deve se desenvolver bem e livremente. No entanto, deve-se ter em mente que correntes de ar e ventos frios são contra-indicados para uma peônia, por isso o local selecionado é protegido.
O local selecionado é preparado com antecedência. Desde o outono, o solo é escavado profundamente, aromatizado com húmus ou composto. Os fertilizantes minerais não são aplicados sob a peônia.
É melhor plantar o rizoma Command Performance no final de agosto ou no início de setembro, pois no outono e no inverno a planta criará raízes bem e irá deliciar-se com a floração na primavera. No entanto, em regiões de clima quente, o plantio é permitido no início de março ou abril, quando o solo aquece até uma temperatura de +8 ... + 10 ° C.
Os rizomas adquiridos não estão prontos para o plantio, por isso vale a pena realizar uma série de procedimentos:
- Inspecione cuidadosamente os tubérculos, remova todas as áreas estragadas e danificadas com uma faca afiada.
- Faça os cortes em um ângulo de 45 ° e, em seguida, trate-os com carvão ativado amassado para evitar o desenvolvimento de doenças fúngicas.
- Coloque as raízes em uma solução de qualquer fungicida por 15 minutos e depois enxágue em água corrente.
- Mergulhe os tubérculos em água limpa por 10-12 horas antes de plantar.
Essas medidas ativam as forças naturais do arbusto, estimulam o crescimento das raízes.
A descrição afirma que não há peculiaridades no pouso da peônia Command Performance. Basta lembrar que entre os arbustos é preciso deixar espaço para o desenvolvimento. As covas de plantio são feitas a uma distância de 70-100 cm. A profundidade das covas é de cerca de 50-60 cm. O fundo deve ser drenado para que o excesso de umidade não se acumule. Durante o plantio, os delenki são enterrados, os botões devem ficar no subsolo a uma altura de 3 a 5 cm, o que os protegerá do congelamento.
Cuidados de acompanhamento
O cuidado da peônia para o desempenho da equipe se resume a rega e alimentação regulares. O solo deve ser umedecido para que a umidade sature todo o pedaço de terra, porém o local de pouso não pode ser transformado em pântano.
É melhor fertilizar o arbusto com misturas de fósforo e potássio, húmus ou composto. A cobertura é feita várias vezes por temporada, começando no início da primavera. Assim que o solo descongela, está bem solto e é introduzido húmus. 2-3 semanas antes da floração, eles mudam para cinzas e outros fertilizantes de fósforo e potássio. No outono, o arbusto é bem batido com composto, que serve como último adubo.
Conforme a peônia Komand Performance cresce, os brotos se estendem para cima, o arbusto se expande e alguns botões vêm à superfície. Isso não deve ser permitido, caso contrário, eles sofrerão geadas severas no inverno. No outono, o círculo do tronco é bem solto e coberto com uma camada alta de húmus ou composto.
Ao longo da estação de crescimento, os rizomas devem receber não apenas nutrientes, mas também oxigênio. Para fazer isso, o solo ao redor dos arbustos deve ser regularmente solto e livre de ervas daninhas. O procedimento é realizado com cuidado para não prejudicar os rins.
Se preparando para o inverno
No final do verão, a peônia Komandor Performance precisa receber atenção e o mato deve estar preparado para o inverno. A última alimentação é aplicada em meados de setembro, com misturas de fósforo e potássio. Isso ajudará os arbustos a se recuperarem da floração, a repor suas reservas de nutrientes e a passar o inverno com sucesso.
Com o início de um clima frio estável, os brotos são cortados, deixando 5-7 cm acima da superfície do solo. O círculo do tronco é coberto com uma camada espessa de húmus, turfa ou composto. No inverno, os arbustos são adicionalmente isolados com neve, que é especialmente removida dos caminhos. No início da primavera, o abrigo é removido para que os brotos e raízes não tenham tempo de secar.
Pragas e doenças
Na descrição do Comando de Desempenho da peônia, é indicado que a variedade é resistente às principais doenças e pragas. No entanto, com cuidado inepto, os problemas acontecem. Para evitar infecções fúngicas, é necessário remover os botões desbotados em tempo hábil e borrifar a planta com sulfato de cobre para prevenção. Realize o processamento no início da primavera, antes da brotação e da floração.
Dentre as pragas, as peônias da Team Performance são incomodadas por formigas de jardim, que transportam pulgões para as folhas e botões jovens. Alimenta-se da seiva celular da planta, a floração é retardada, o arbusto enfraquece gradualmente. Lute contra formigas e pulgões imediatamente. Para reduzir o número de pragas, os insetos benéficos são atraídos para o jardim, por exemplo, a joaninha, que os come. Você pode pulverizar o arbusto com inseticidas complexos.
Conclusão
Peony Command Performance é um arbusto de flores grandes e inflorescências exuberantes, que ocupa uma posição de liderança no mercado. Pode ser cultivada em qualquer parte do país, a planta não tem medo de geadas e seus botões cortados mantêm o aspecto por muito tempo.