Peony Red Charm (Red Charm): foto e descrição, comentários

Peony Red Charm é um híbrido obtido em 1944 por criadores americanos. Esta variedade de flores grandes ainda é popular hoje em dia por sua excelente aparência e aroma delicado. O uso da planta é universal - é usado em projetos paisagísticos e no projeto de buquês. Uma foto e descrição da peônia Red Charm, bem como as condições de seu cultivo e métodos de combate a doenças e pragas, permitirão que você conheça melhor a flor.

Descrição do Peony Red Charm

Esta variedade é uma erva perene com um rizoma poderoso. Peony Red Charm tem caules grossos e fortes de 75 a 90 cm de altura, as folhas são de cor verde claro, com veios abatidos bem visíveis. O espalhamento dos caules é moderado.

O diâmetro do arbusto de peônia Red Charm pode ser de até 2 m

A variedade cresce bem, graças à sua densidade, o arbusto é capaz de proteger do sol as gramíneas e plantas mais curtas. A resistência à geada da cultura é alta, correspondendo à 5ª zona (sem abrigo pode resistir a geadas até - 29 ° C).

Dada a floração precoce, a peônia Red Charm pode ser cultivada sem problemas em climas temperados até 60 ° de latitude norte. O cultivo em regiões mais frias depende da época do clima quente. Para plena floração e formação de sementes, uma peônia precisa de cerca de 2,5 meses com temperatura acima de + 18 ° C.

A planta prefere áreas ensolaradas, embora possa ser cultivada em sombra parcial. O tamanho grande das flores peônia Red Charm requer o uso de um suporte de haste.

Características de floração

A planta pertence a híbridos interespecíficos de flores grandes e terry. O diâmetro das flores é de 20 a 22 cm e a cor das pétalas é carmesim ou vermelho escuro, brilhante. A floração é longa, começa no final de maio ou início de junho, dura cerca de 1,5 meses. Sua intensidade depende do grau de iluminação. Quanto mais a peônia Red Charm fica no sol, mais botões são formados e maiores são as flores.

O número de grandes sépalas externas em uma variedade raramente excede duas dúzias.

Os pistilos são ligeiramente pubescentes, seus estigmas são amarelos. Os estames são alongados, verde-escuros. O aroma da planta é delicado, agradável, sem enjoar.

Aplicação em design

A variedade é usada principalmente para decorar caminhos, calçadas e gazebos. Em canteiros de flores e mixborders, é usado para criar belas composições ou diluir outras flores. Qualquer área em que a peônia Red Charm apareça imediatamente começa a atrair a atenção.

O principal objetivo da variedade de design é criar detalhes brilhantes

O uso de uma planta em vasos e em geral em qualquer recipiente tem algumas limitações: para o crescimento e a floração normais, uma peônia precisa de uma profundidade de solo mínima de cerca de 60 cm (excluindo drenagem), o que impõe requisitos bastante sérios ao seu volume.

A variedade vai bem com dedaleira, gerânio, papoula, íris.

Importante! A folhagem da planta no outono muda de cor para bordô, que também pode ser usada em composições de paisagens.

Métodos de reprodução

Como a maioria das plantas ornamentais, a peônia pode ser propagada de várias maneiras:

  • sementes;
  • estacas de raiz;
  • camadas;
  • dividindo o mato.

De todas as opções de criação para a peônia Red Sharm, dividir o arbusto é o melhor. A eficácia de outros métodos é significativamente menor. Sua principal desvantagem é o tempo muito longo para o início da floração das plantas jovens (de 3 anos em camadas até 6-8 anos com a reprodução das sementes).Ao dividir o arbusto, você pode obter espécimes de floração já na próxima temporada.

O rizoma de uma peônia de cinco anos precisa ser dividido

O processo deve começar no final do verão, após a planta desenvolver sementes. As vagens das sementes devem ser cortadas para que, ao transplantar para um novo local, a peônia possa direcionar ao máximo suas forças para o enraizamento.

Não há nada difícil em dividir o rizoma. O arbusto de peônia deve ser totalmente cavado do solo e, com uma faca ou pá, corte uma raiz grande em várias pequenas. Normalmente, o rizoma é dividido em duas ou três partes. Cada um deles é transplantado para um novo local.

Regras de pouso

A planta prefere sombra parcial, mas você também pode plantar no lado ensolarado. Os melhores solos para a cultura são argilosos ou férteis e pesados.

O plantio de uma peônia de Red Charm de flor láctica é realizado após a divisão do rizoma da planta-mãe. Isso geralmente acontece no final do verão.

O procedimento de pouso é o seguinte:

  • cavar um buraco com 60-70 cm de profundidade e 60-80 cm de diâmetro;
  • composto ou húmus é colocado no fundo da cova;
  • uma camada de drenagem é colocada no topo;
  • a drenagem é borrifada com solo misturado com húmus (proporção 1 para 1);
  • o rizoma é colocado na camada superior do solo de forma que fique 5 cm abaixo do nível do solo;
  • a cova está cheia e levemente socada;
  • rega e cobertura morta.
Importante! Após o plantio, recomenda-se cortar as folhas a uma altura de 15 cm.

Cuidados de acompanhamento

Como tal, não é necessário cuidado especial com a peônia Red Charm. O mais importante é manter o nível de umidade necessário. A secura excessiva do solo leva à secagem e murcha da planta, muita água - ao aparecimento de doenças fúngicas. A rega no calor é reduzida para uma por semana. Em clima normal - a cada 10-15 dias.

É conveniente regar fazendo uma pequena depressão ao redor do arbusto.

Recomenda-se afrouxar o solo após cada aplicação de umidade, ou cobrir o arbusto com uma camada de agulhas de pinheiro ou palha de pelo menos 5 cm de altura.

A alimentação das plantas é realizada três vezes por temporada:

  • no início de abril, são usados ​​fertilizantes de nitrogênio (uréia ou nitrato de potássio de esterco mineral ou podre, se for usada matéria orgânica) para estimular o crescimento da parte verde das plantas;
  • no início da floração (meados ou final de maio), são introduzidos compostos fósforo-potássio, nesta fase o uso de superfosfato (até 50 g para um arbusto) seria o ideal;
  • no final do outono usa-se o curativo "pré-inverno", que ajuda a planta a sobreviver ao frio, em geral praticamente se repete a segunda (fertilizantes fósforo-potássio), mas as taxas de aplicação são cerca da metade.

Como a planta tem flores grandes, amarrar os caules é parte integrante do cuidado. Recomenda-se alocar um pino separado para cada tiro. No entanto, este desenho não parece esteticamente agradável, portanto, uma liga circular de toda a bucha é usada com uma corda ou fio.

Preparando-se para o inverno

Peony Red Sharm é uma cultura resistente à geada e pode passar o inverno ao ar livre sem problemas. Para que a planta resista mais facilmente à estação fria, é necessário realizar medidas preparatórias simples, que consistem em poda e alimentação.

A poda de peônia vermelha charme é de natureza higiênica e consiste na remoção de brotos secos e danificados.

É melhor podar antes do início do clima frio - em meados ou no final de outubro.

Além disso, os botões não desabrochando e as inflorescências restantes após o verão são removidos.

A cobertura de outono deve consistir em fertilizantes de fósforo e potássio. No caso de solos pobres, são utilizadas substâncias orgânicas, em solos férteis - minerais.

Importante! O uso de fertilizantes nitrogenados no outono não é recomendado. Isso pode estimular o crescimento da parte verde da planta antes da hibernação, o que levará à sua morte.

Recomenda-se a utilização de cinzas de madeira como matéria orgânica. Dos fertilizantes minerais utilizados: o medicamento Kerima-Kombi, superfosfato, mistura de potássio e fósforo.

Pragas e doenças

Como a maioria dos híbridos de flores grandes, a peônia Red Charm é vulnerável a muitas doenças fúngicas e virais. As primeiras manifestam-se mais frequentemente em umidade excessiva e baixas temperaturas. As doenças fúngicas mais comuns da peônia:

  • oídio;
  • doença de cladosporium;
  • verticilose.

O oídio é uma das doenças fúngicas mais comuns no jardim. Quase todas as plantas são afetadas por ele, e as peônias Red Charm não são exceção. Os mais vulneráveis ​​deles são apenas híbridos com flores grandes.

A flor branca do oídio se espalha pelas peônias muito rapidamente, em 1-2 dias cobre toda a folhagem da planta

Outro nome para cladosporium é mancha marrom. Na maioria das vezes, a manifestação da doença é observada no início do verão. Neste caso, as lâminas das folhas são cobertas por pequenas manchas marrons, que posteriormente se fundem em uma grande. Com o tempo, eles escurecem e se tornam semelhantes a queimaduras.

A doença começa a se espalhar com o aparecimento de manchas nas pontas das folhas.

Murcha de Verticillium ocorre durante a floração. Sem motivo aparente, começam os danos às folhas, botões e caules das plantas. Posteriormente, a cultura pode morrer completamente. O mais desagradável dessa doença é que o fungo pode ficar em "hibernação" por muito tempo, manifestando-se poucos anos após o plantio.

A derrota da verticilose começa com botões de peônia

As doenças fúngicas consideradas (vários tipos de podridão e manchas) podem ser evitadas se as plantas forem pulverizadas no início da primavera com uma solução a 1% de líquido bordalês. Se, de acordo com a experiência de anos anteriores, os jardineiros são mais propensos a lidar com o oídio, esse produto químico é substituído por carbonato de sódio (0,5%). Em ambos os casos, a pulverização é repetida após 7 a 10 dias. O uso de uma solução de Figon a 0,2% também será eficaz.

As doenças virais às quais as peônias são suscetíveis são poucas. Na maioria das vezes, a planta é afetada pelo chocalho ou mosaico do tabaco (causados ​​por vírus anulares e filtrantes, respectivamente). Normalmente, a lesão ocorre no meio do verão.

A sintomatologia de qualquer infecção viral é um amarelecimento local característico da folhagem, que posteriormente se espalha para toda a placa

Em qualquer caso, não existe um plano de tratamento para essas condições. Folhas, brotos e flores danificados devem ser removidos da planta e destruídos (de preferência queimados). Não existem medidas preventivas contra doenças virais, a única coisa que pode aumentar a imunidade da peônia Red Charm é o cumprimento das condições de cultivo e os devidos cuidados.

Em primeiro lugar, os pulgões e os bronzes devem ser atribuídos a pragas. Sua influência é extremamente destrutiva. Os pulgões não apenas sugam o suco de uma peônia, mas também atraem formigas que causam doenças fúngicas.

Bronzovka é o inimigo mais terrível da peônia Red Charm, os besouros destroem suas flores e folhas

Se com muitas doenças a planta consegue existir durante toda a estação, então a invasão dos bronzes pode destruir a peônia literalmente em poucos dias.

O controle de afídeos envolve o uso de inseticidas ou acaricidas. Pulverizar as peônias Red Charm afetadas com Akarin, Fitoverm e Entobacterin será eficaz.

Os pulgões afetam principalmente os caules da cultura, nos botões e nas folhas quase nunca ocorre

Para livrar a peônia Red Charm do bronze, você deve usar um conjunto de medidas:

  • para soltar o solo no final do verão durante a pupação do besouro;
  • coletar bronze manualmente;
  • durante a brotação, borrife os arbustos com infusão de topos de tomate ou inseticidas.

O tratamento preventivo do solo ao redor da peônia Red Sharm com uma solução de formalina a 1% também será eficaz.

Conclusão

Peony Red Charm é uma planta bonita com flores grandes de um tom roxo escuro. Além da excelente aparência, possui um aroma delicado. A planta é amplamente utilizada em projetos paisagísticos e de buquês. A variedade de peônia Red Sharm tolera climas frios e invernos gelados. A desvantagem da cultura é sua vulnerabilidade a doenças fúngicas e virais.Para reduzir os riscos, é recomendável seguir as práticas agrícolas da planta.

Críticas sobre peônia Red Sharm

Abaixo estão as críticas dos proprietários sobre o cultivo da peônia Red Charm.

Sergeev Artem, 38 anos, Tula
As peônias Red Charm são uma das plantas ornamentais mais interessantes que podem ser cultivadas em climas temperados. Um arbusto resistente à geada e despretensioso geralmente atinge tamanhos gigantescos, mas não perde a capacidade de florescer. Claro, é desejável separar rizomas grandes, mas isso não é crítico. As enormes flores da variedade Red Charm ficam lindas tanto no jardim quanto em vasos. Esta é uma das colheitas de floração precoce mais espetaculares. As desvantagens incluem vulnerabilidade talvez excessiva a doenças fúngicas, mas aqui tudo depende de cuidado e prevenção.
Belova Anastasia, 50 anos, Kovrov
Sempre gostei de flores grandes, por isso no jardim prefiro rosas ou peônias. Depois de ver a foto da peônia Red Charm e ler sua descrição, decidi cultivar esta cultura em particular, pois ela começa a florescer abundantemente em maio. A planta é relativamente despretensiosa e tolera bem nosso clima não tão quente. A única desvantagem, que é uma consequência de inflorescências bastante grandes, será a necessidade de suportes para cada flor individual. No entanto, se a planta não for usada para cortar, mas como decoração de jardim, pode ser mais fácil - instale várias estacas em volta do perímetro do arbusto e puxe uma corda ou barbante por cima delas.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção