Litoral da Armeria: pouso e cuidado, foto

Armeria maritima é uma herbácea perene de baixo crescimento da família dos suínos. Em condições naturais, pode ser encontrado na Europa e na América do Norte. A cultura é caracterizada por uma elevada decoratividade, despretensão e resistência ao gelo, pelo que recentemente ganhou grande popularidade como elemento de design paisagístico. Cultivar lindas armerias à beira-mar a partir de sementes requer paciência e resistência do produtor, mas se todas as recomendações forem levadas em conta, o resultado final corresponderá ao esperado.

Este tipo de cultura prefere crescer perto de corpos d'água.

Descrição e características da armeria à beira-mar

A planta forma uma densa cortina em forma de almofada, cuja altura chega a 15-20 cm e a largura de crescimento é de 20-30 cm. A roseta da armeria à beira-mar consiste em muitas folhas estreitas e lineares de uma cor verde brilhante com um azulado florescer.

O sistema radicular de uma planta perene é fundamental. A parte subterrânea é densa ao toque. A raiz da armeria litorânea não penetra nas camadas profundas do solo, já que seu comprimento não ultrapassa 10-15 cm, de modo que a planta precisa de rega regular na ausência de chuvas sazonais.

A planta floresce em maio e continua até setembro. Nesse período surgem os caules das flores, cuja altura chega a 30-60 cm, dependendo da variedade. Os botões da planta são pequenos, quando totalmente abertos, o seu diâmetro é de 0,3-0,5 cm, consistem em cinco pétalas uniformes, com cinco estames no centro.

Os botões estão localizados em pedicelos curtos e são coletados em inflorescências apicais esféricas de 3-5 cm de tamanho A tonalidade das pétalas na armeria à beira-mar pode ser branca, rosa, roxa e lilás.

Como resultado da polinização, os frutos são formados na forma de cápsulas com uma única semente. Após o amadurecimento, eles se abrem.

Importante! As folhas da planta permanecem verdes mesmo no inverno.

Variedades de armeria à beira-mar

Os criadores conseguiram desenvolver variedades decorativas com base na forma natural de cultura. Elas diferem na altura da cortina e na cor das flores, o que tem aumentado a demanda pela planta entre floristas profissionais e novatos. Para entender as diferenças, você precisa considerar as mais populares separadamente.

Elegy à beira-mar da Armeria

A variedade distingue-se pela cor lilás-rosa dos botões, que estão incluídos nas inflorescências capitadas com um diâmetro de 4-5 cm. O efeito decorativo máximo pode ser alcançado quando se cresce uma planta perene em áreas abertas ensolaradas com rega regular. A altura dos rebentos do Seaside Armeria Elegy é de 20 cm, e o diâmetro do crescimento é de 20-25 cm.

Elegy vem formando botões ativamente desde a segunda quinzena de maio

Estrela de Moning à beira-mar da Armeria

A variedade é caracterizada por uma cortina compacta, com altura não superior a 15 cm e diâmetro de cerca de 30 cm, cuja tonalidade das pétalas pode ser branca ou rosa intenso, dependendo da variedade. O desabrochar da Estrela da Manhã na armeria litorânea começa na primeira quinzena de maio e vai até o final de julho.

Moning Star é caracterizada por uma floração abundante

Armeria à beira-mar, Armada Deep Rose

Uma espécie despretensiosa que forma numerosos caules de flores de maio a setembro. A cor das pétalas é rica, lilás-rosa. A altura da cortina chega a 10 cm, e o diâmetro do seu crescimento é de 20 cm. A Armada Deep Rose à beira-mar deve ser plantada em áreas abertas. Mas o plantio em áreas sombreadas também é permitido, desde que a planta receba luz solar direta pelo menos seis horas por dia.

A variedade Armada Deep Rose deve ser plantada a uma taxa de onze mudas por 1 sq. m.

Importante! A planta tolera melhor a seca do que o aumento da umidade do solo por um longo período.

Armeria à beira-mar em Dusseldorf Stolz

Uma das variedades de cultivo mais procuradas. A planta atinge uma altura de 10-20 cm e uma largura de cerca de 25 cm A cor das flores é rosa-carmesim. A variedade Dusseldorfer Stolz começa a formar botões ativamente na última década de maio e continua até o final de julho. No inverno, o abrigo não é necessário na faixa do meio, mas em regiões com condições climáticas difíceis, é necessário fazer um seguro com ramos de abeto.

O diâmetro das inflorescências da variedade Dusseldorf Stolz chega a 5 cm

Armeria - Vesúvio à beira-mar

Uma nova variedade de cultura com floração abundante. Forma almofadas densas compostas por estreitas folhas verdes lanceoladas com uma flor roxa esfumada. A altura da cortina chega a 10 cm, e a largura é de cerca de 20 cm. A primeira floração do litoral da Arméria Vesúvio ocorre no final de maio e dura 1,5 meses. A planta começa a formar botões novamente com a chegada do outono. A cor das flores é rosa escuro. Plantar e cuidar da armeria do Vesúvio à beira-mar (foto abaixo) não é diferente de outras espécies.

Para preservar o seu efeito decorativo, o Vesúvio necessita de alimentação regular.

Armeria à beira-mar de Alba

Variedade de colheita de floração precoce. A planta começa a formar botões no início de maio e continua até meados de setembro. A altura da cortina é de 20 cm, e o diâmetro de seu crescimento é de cerca de 25-30 cm. A cor das flores da variedade Alba é branca como a neve, o diâmetro das inflorescências é de 3-4 cm. as folhas lineares têm uma tonalidade verde-azulada.

Pedúnculos da armeria à beira-mar de Alba são púberes

Importante! Perene não requer divisão anual e transplante.

Métodos de reprodução

Para obter novas mudas de armeria à beira-mar, você pode usar vários métodos. Cada um deles possui características próprias que devem ser consideradas. Portanto, para evitar erros graves, você precisa estudá-los com antecedência.

Dividindo o mato

Esta é a forma mais fácil de reprodução, mas permite obter uma quantidade limitada de material de plantio. A divisão da planta pode ser realizada no outono após a floração. Durante este período, é necessário desenterrar toda a planta. Em seguida, retire cuidadosamente a raiz do chão e corte-a em pedaços com uma faca. Cada um deles deve ter um ponto de crescimento e processos subterrâneos bem desenvolvidos.

Após a divisão, é necessário plantar imediatamente as mudas em local permanente e regar em abundância.

Importante! A divisão do mato deve ser feita com idade de pelo menos três anos.

Sementes

Este método deve ser utilizado para a obtenção de um grande número de mudas. Para isso, sementes recém-colhidas da armeria à beira-mar são adequadas. A semeadura deve ser realizada no outono em campo aberto ou na primavera para mudas. Na fase inicial, o solo deve ser sempre mantido ligeiramente úmido.

Depois que as mudas crescem e ficam mais fortes, elas podem ser transplantadas para um local permanente no jardim. Essas mudas florescem no segundo ano.

Sementes do litoral armeria têm uma alta porcentagem de germinação

Estacas

Este método de propagação vegetativa pode ser usado durante todo o período de crescimento da planta perene. Para isso, é necessário separar as rosetas jovens sem raízes da cortina, e plantá-las em solo solto e bem drenado. Para criar condições favoráveis, é necessário fazer uma miniestufa de cima. O enraizamento das estacas ocorre em 7 a 14 dias.Durante este período, é necessário ventilar regularmente as mudas e regar quando a camada superficial do solo secar.

Você pode transplantar mudas no próximo ano, quando ficarem mais fortes e formarem um sistema radicular completo.

Plantando e cuidando da armeria à beira-mar

Para que a planta perene se desenvolva plenamente e floresça abundantemente a cada ano, é necessário plantar corretamente, levando em consideração as exigências da cultura, e também prestar os cuidados necessários posteriormente. Portanto, você deve primeiro estudar as regras básicas para evitar erros graves.

Quando plantar sementes

É necessário semear em campo aberto no final de setembro ou início de outubro. Além disso, você também deve se concentrar no clima da região. Deve demorar cerca de duas a três semanas antes de uma geada estável. A semeadura direta durante este período permite que as sementes passem por estratificação natural no inverno.

Além disso, para obter mudas no início da temporada, pode-se semear a armeria à beira-mar nos primeiros dias de março. Neste caso, as sementes devem primeiro ser envoltas em um pano úmido e depois envoltas em polietileno. Coloque o pacote resultante na geladeira para estratificação.

Importante! Imediatamente antes do plantio, as sementes devem ser embebidas em água morna por seis a oito horas, o que irá acelerar sua germinação.

Preparação do solo e local

Para a armeria à beira-mar, você deve escolher uma área aberta e ensolarada com sombra clara ao meio-dia. Sua preparação deve começar em duas semanas. Para isso, deve-se desenterrar o jardim e adicionar 40 g de superfosfato e 30 g de sulfeto de potássio a cada metro quadrado. m. A melhor opção para esta cultura são os solos argilosos e arenosos.

Ao plantar armeria em solo pesado, você deve primeiro adicionar 10 kg de areia e turfa por 1 sq. m. Também é necessário colocar uma camada de drenagem adicional para que o excesso de umidade não corroa o sistema radicular da planta perene.

Semeando sementes

A planta deve ser plantada em covas a uma distância de 20 cm uma da outra. Este padrão de plantio permite que você obtenha um tapete florido uniforme na superfície do solo. Se quiser cultivar a armeria à beira-mar em touceiras separadas, a distância entre as plantas deve ser aumentada para 40 cm, depois o canteiro deve ser regado abundantemente e coberto com agrofibra para obter brotos uniformes.

A profundidade de semeadura deve ser de 1-2 cm

Cuidados de acompanhamento

Para o cultivo bem-sucedido, é necessário regar regularmente a planta durante os períodos de seca. Para isso, deve-se usar água decantada. A irrigação deve ser realizada à noite. Mas, ao mesmo tempo, a estagnação da umidade no solo não deve ser permitida, pois pode levar ao desenvolvimento de podridão radicular.

Você precisa alimentar a armeria à beira-mar (brilhante) três vezes por temporada. Recomenda-se dar preferência aos fertilizantes minerais. Na primeira vez, eles devem ser aplicados no início da primavera, durante o período de crescimento ativo de novas folhas. Neste momento, o melhor é usar um nitroammophoska 30 g por 10 litros de água. A segunda e a terceira alimentação devem ser feitas durante a formação dos botões e após a floração. Durante este período, você deve usar 40 g de superfosfato e 25 g de sulfeto de potássio por balde de água. O uso desses fertilizantes melhorará o florescimento e aumentará a imunidade da planta a fatores adversos.

Cuidar da armeria à beira-mar inclui o afrouxamento oportuno do solo, bem como a remoção de ervas daninhas, até que os aglomerados se fechem.

Pedúnculos atrofiados precisam ser cortados regularmente

Recomenda-se cobrir apenas plantas jovens para o inverno. Para fazer isso, use ramos de abeto e folhas caídas.

Importante! O excesso de fertilização pode resultar em nenhuma floração.

Doenças e pragas

Armeria maritima tem uma imunidade natural elevada. Mas com cuidado e irrigação inadequados, o sistema radicular pode ser afetado pela podridão. Portanto, é necessário umedecer apenas quando a camada superficial do solo secar. Além disso, aos primeiros sinais de desenvolvimento da doença, é necessário regar a planta perene com uma solução de trabalho do preparado "Previkur Energy" ou "Maxim".

Das pragas, os pulgões podem causar danos à planta.Para evitar isso, é necessário borrifar periodicamente as cortinas da armeria à beira-mar com inseticidas como "Inta-Vir", "Kinmiks", "Previkur Energy".

Com que plantas são combinadas

O litoral de Armeria é ideal para meios-fios, jardins de pedra e jardins de pedras. Além disso, uma planta perene pode ser usada para decorar o primeiro plano de um canteiro de flores. Culturas subdimensionadas devem ser escolhidas como companheiras, o que permitirá que se complementem.

Melhores vizinhos:

  • Sino dos Cárpatos;
  • alissum;
  • saxifrage;
  • tomilho rastejante;
  • phlox subdimensionado;
  • Cravo turco;
  • hospedeiros.

Diferentes variedades de armeria à beira-mar estão bem combinadas umas com as outras, diferindo na tonalidade dos botões.

Como e quando coletar sementes

A coleta de sementes pode ser realizada durante todo o período de floração. Para isso, é necessário amarrar as inflorescências com gaze para que, quando os frutos amadurecerem, as sementes não se desintegrem. O resto dos pedúnculos murchados deve ser removido em tempo hábil para que a planta não desperdice energia.

Conclusão

Cultivar magníficas armerias à beira-mar a partir de sementes não será difícil, mesmo para produtores de flores que não têm muitos anos de experiência. O principal é lembrar que a estratificação é necessária para uma germinação bem-sucedida. Somente sob esta condição é possível obter brotos amigáveis ​​e uniformes.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção