Contente
Cultivar belas armerias a partir de sementes não é a tarefa mais difícil. Mas antes de começar a criar esta planta, você precisa se familiarizar com seus tipos e características.
Descrição e características
Armeria é uma planta perene da família dos suínos com um caule longo e fino e pubescente com cerca de 30 cm de altura. As folhas são estreitas, lanceoladas, reunidas em uma roseta basal. Em junho, a planta dá pequenos botões rosa claro, branco ou roxo em inflorescências capitadas de até 3 cm de diâmetro. No outono, ela dá frutos - uma única semente oblonga.
A perene cresce em todo o mundo - na América do Norte, Europa Ocidental e Oriental, Mongólia e até mesmo nas terras altas do Ártico. Na Rússia, você pode ver isso no Extremo Oriente e no nordeste da Sibéria. Para a vida, a planta geralmente escolhe áreas rochosas, freqüentemente encontradas na costa do mar.
Tipos e variedades
Existem várias dezenas de variedades e tipos de armários com fotos e nomes. Entre eles estão alguns dos mais famosos e exigidos na criação cultural.
Alpino
A armeria alpina (Armeria alpina) é uma planta perene de até 15 cm de altura. É um arbusto compacto com folhagem abundante que persiste no inverno. Floresce com botões rosa claro em longos pedúnculos de até 30 cm.
Alba
A cultivar Alba atinge 20 cm de altura. No final de maio, ele dá flores brilhantes em longos caules. A armeria branca permanece decorativa por cerca de um mês e meio.
Escotilha
Armeria Lyuchina (Laucheana) é uma planta com folhas verdes exuberantes e belos botões rosa-carmim. Ela se eleva em média 30 cm da superfície do solo.
Pseudoarmeria
Pseudarmeria (Pseudarmeria) é um belo arbusto de cerca de 40 cm de altura com uma roseta de folhas de raiz. Floresce com botões de tons rosa e branco, entra no período de máxima decoratividade de junho a julho. As folhas das raízes da planta são parcialmente perenes.
Ballerina Red
A popular variedade Armeria Ballerina Red é um pequeno arbusto com cerca de 20 cm de altura. Desde o início do verão, traz botões esféricos de cor escarlate brilhante. Armeria pseudoarmeria A Red Ballerina pode manter a decoratividade até setembro.
Primorskaya
Armeria maritima é uma planta perene de baixo crescimento, frequentemente encontrada na costa marítima. Tem uma altura média de 20 cm, tem um diâmetro semelhante ao da roseta basal. Do final de maio a julho, a armeria marinha traz botões rosa em inflorescências capitadas.
Louisiana
Armeria Louisiana é uma planta ornamental com cerca de 20 cm de altura. Floresce no início de junho, dando numerosos botões rosa-púrpura. Cultivar a Louisiana Armeria a partir de sementes cria um canteiro de flores exuberante e vibrante em seu jardim.
Soddy
Armeria Juniperifolia (Armeria Juniperifolia) é uma planta perene compacta de não mais que 15 cm de altura com folhas estreitas lineares. Traz inflorescências capitadas compostas por botões rosa ou vermelho vivo. Na foto das flores da armeria perene, percebe-se que ela floresce com muita abundância.
Beachwood
A variedade Beechwood é representada por plantas anãs densamente ramificadas com cerca de 15 cm de altura e uma roseta decídua basal. Produz hastes floridas muito numerosas com apenas 5 cm de comprimento. Os botões da armeria soddy desta variedade são rosa, coletados em inflorescências achatadas.
Ordinário
Armeria vulgaris (Armeria vulgaris) é uma planta perene alta de até 60 cm. As folhas da planta podem esticar até 12,5 cm de comprimento; durante o período de floração, numerosos botões rosa-carmim aparecem nos caules. No jardim, as plantas perenes são cultivadas inalteradas; elas não são selecionadas ativamente.
Encantador
Armeria formosa é uma pequena planta com rosetas de folhas perenes. Dissolve-se muito violentamente desde o início de junho, trazendo botões roxos, vermelhos ou rosados, dependendo da variedade. O diâmetro das inflorescências é de cerca de 5 cm.
Anna maria
Armeria Anna Maria é uma bela planta perene de até 30 cm de altura. Traz grandes, até 5 cm, botões esféricos de carmim, branco ou rosa. O cultivo de armeria Anna Maria a partir de sementes é praticado - o material de plantio é fornecido na forma de mistura. A planta permanece decorativa por 70 dias.
Velvich
Armeria welwitschii é um jardim perene de até 40 cm de altura com grandes placas de folhas basais. O diâmetro das inflorescências chega a 5 cm, os botões são rosados. Não é popular na criação; no jardim, a variedade é cultivada de forma inalterada. O período decorativo da armeria rosa vai do início do verão ao final do outono.
Armeria broadleaf
Broadleaf Armeria (Armeria latifolia) é uma perene de baixo crescimento até 30 cm de altura, durante o período decorativo - até 50 cm. Traz numerosos botões rosa ou brancos brilhantes em inflorescências densas de até 4 cm de diâmetro. Ele se dissolve em junho e julho.
Ariadne
Armeria Ariadna (Ariadna) - uma planta para decorar jardins rochosos e colinas alpinas. Traz botões vermelhos, rosa e brancos brilhantes, frequentemente usados para preencher lacunas entre plantas perenes altas. Plantar e cuidar do exército de Ariadne raramente é difícil. A planta tem boa resistência à geada e é adequada para cultivo na faixa do meio.
Armeria bulbosa
Armeria bulbous (Armeria alliacea) é uma erva perene de até 50 cm de altura com pedúnculos longos. Floresce de maio a julho, dando numerosos e brilhantes botões brancos ou rosa. Tolera geadas até -30 ° C. Não representado por variedades decorativas.
Reprodução de armeria
O jardim perene é propagado por sementes e métodos vegetativos.Estes últimos são mais populares, pois permitem preservar as qualidades varietais da planta e obter rapidamente o resultado desejado.
Estacas
Você pode propagar uma planta perene por estacas ao longo da estação de crescimento. A saída da raiz de uma planta adulta é cuidadosamente separada do caule, e então simplesmente transferida para o lugar certo e enterrada no solo, borrifando-a levemente.
Depois disso, a planta perene é regada regularmente e aguarda o enraizamento. Além disso, o caule pode ser coberto com um frasco de vidro para criar um efeito estufa e promover uma germinação rápida.
Dividindo o mato
O método é usado para espécimes de plantas crescidas com mais de três anos de idade. Na primavera, antes do início da estação de cultivo ou no outono, pouco antes do frio, o arbusto é removido do solo e o rizoma é dividido em várias partes iguais. Neste caso, as hastes devem ser removidas. As mudas são adicionadas gota a gota em novos buracos a uma distância de 30 cm entre si e umedecem o solo.
Sementes
As sementes perenes podem ser compradas em uma loja especializada ou coletadas independentemente de plantas adultas no local. Antes do plantio, o material é estratificado na geladeira por pelo menos uma semana, e depois semeado em recipientes com solo nutritivo, porém leve, e germinado até o aparecimento de várias folhas verdadeiras. Ao utilizar o método, deve-se ter em mente que as sementes colhidas de variedades ornamentais no local podem não manter características únicas.
Plantar e cuidar de uma armeria
Usando o método da semente, a planta é propagada em casa e imediatamente no jardim. Em ambos os casos, existem várias regras a seguir.
Quando semear sementes para mudas e ao ar livre
Se as sementes forem colocadas diretamente em terreno aberto, isso deve ser feito no outono, antes do início do frio, ou no início da primavera, no início de março. Neste caso, o material irá estratificar naturalmente em solo frio.
Ao cultivar mudas caseiras, as sementes são pré-colocadas na geladeira por pelo menos uma semana e, de preferência, por vários meses. O plantio em caixas é realizado no final de fevereiro ou início de março.
Preparação do solo e local
No jardim, uma área bem iluminada e quente com solo úmido e ligeiramente ácido, arenoso ou rochoso, é escolhido para a planta. O local escolhido é escavado e, se necessário, melhora-se a qualidade do solo, despejando-o com uma solução de ácido málico ou acético. A terra é cuidadosamente solta, fertilizada com minerais complexos.
Ao cultivar mudas caseiras, você precisa preparar recipientes largos, mas rasos, ou pequenos vasos separados. Eles são preenchidos com solo solto e leve; uma mistura de solo de jardim e turfa com areia é bem adequada.
Semear sementes de Armeria para mudas ou em terreno aberto
Quando plantadas no solo, as sementes são enterradas em buracos com vários centímetros de profundidade e borrifadas com terra, e depois deixadas até a primavera. É melhor plantar uma planta perene dessa forma em um local temporário para posteriormente transferir as mudas mais fortes para um local permanente. Em cima da cama para o inverno, você pode cobrir com folhas caídas para proteger o solo do congelamento excessivo.
Para o plantio doméstico, as sementes retiradas da geladeira são embebidas em água morna por várias horas para que inchem ligeiramente. Em seguida, o material é imerso na mistura de solo preparada por no máximo 5 mm, pulverizado a partir de um borrifador e coberto o recipiente com filme ou vidro. Você precisa colocar as mudas em um local aquecido com iluminação difusa.
Cuidado de mudas e plantio em campo aberto
Mudas caseiras devem dar seus primeiros brotos em cerca de duas semanas. Depois disso, o abrigo é retirado da caixa e levado para uma janela bem iluminada.
Com o estabelecimento final do clima quente, você pode plantar armeria em terreno aberto. Antes disso, recomenda-se o endurecimento das mudas - por duas semanas, a caixa com as mudas é levada para a rua, primeiro por algumas horas e depois por todo o dia. No plantio, os brotos são embutidos no solo, deixando o colo da raiz acima da superfície, mantendo uma distância de pelo menos 30 cm entre os espécimes individuais. Imediatamente após a transferência para o solo, a planta perene é bem regada.
Cuidados de acompanhamento
Cuidar de uma armeria ao plantar em campo aberto se reduz a ações simples. Em primeiro lugar, a planta precisa ser regada de vez em quando durante o período de crescimento ativo e no calor do verão. Com precipitação natural abundante, as plantas perenes não precisam de umidade adicional. Após a rega, é recomendável soltar o solo nas raízes e remover as ervas daninhas.
A alimentação das plantas é realizada várias vezes por estação, durante a estação de crescimento ativa e no outono. Antes da floração, os fertilizantes com um teor de nitrogênio são necessários, e no final do período decorativo - com potássio e fósforo. Por si só, a planta perene sobrevive bem mesmo em solos pobres, no entanto, com falta de nutrientes, os botões podem não se estabelecer bem.
Com o início do outono e no final do período decorativo para armeria, a poda é realizada em canteiros de flores. Pedúnculos e folhas secas são retirados para que a planta possa direcionar todas as suas forças para fortalecer a parte subterrânea antes do início do inverno. Aproximadamente uma vez a cada cinco anos, conforme a perene cresce, recomenda-se dividir e transferir para um novo local.
Doenças e pragas
A planta tem boa imunidade a doenças fúngicas. Uma planta perene raramente sofre de doenças, e o maior perigo para ela é representado por:
- praga tardia - a doença provoca o desenvolvimento de podridão radicular e o aparecimento de manchas nas folhas;
- fusarium - as folhas da planta ficam amarelas e murcham, e os caules ficam fracos e letárgicos.
Quando aparecem os primeiros sintomas de doenças, o tratamento deve ser iniciado imediatamente. As folhas e pedúnculos afetados são removidos, e o perene é tratado com sulfato de cobre, líquido Bordeaux ou Fundazol. A pulverização deve ser realizada de acordo com as instruções, várias vezes por temporada em intervalos de 2-3 semanas, a fim de eliminar de forma confiável o agente causador do fungo. Se a planta estiver muito afetada, é melhor desenterrá-la e destruí-la antes que a doença se espalhe para as plantações vizinhas.
Das pragas para uma flor, apenas os pulgões são perigosos. É necessário inspecionar regularmente as perenes e, quando aparecerem insetos, tratar imediatamente as plantações com água e sabão. Se a infecção for muito forte, você deve usar agentes inseticidas, por exemplo, Kinmiks ou Inta-Vir.
Quando e como coletar sementes
As sementes da planta são pequenas, por isso é necessário se preparar com antecedência para sua coleta no local. Antes mesmo do final da floração, durante o período de murcha, o botão deve ser amarrado com gaze. Nesse caso, as sementes maduras não vão cair no chão, mas em um saco feito em casa.
Depois que a inflorescência estiver completamente seca, ela precisará ser cortada. A gaze é desamarrada sobre uma folha de papel e as sementes são sacudidas, secas ao ar livre e colocadas em um saco de papel.
Preparando-se para o inverno
A maioria das espécies e variedades de plantas tolera bem o frio e não precisa de abrigo no inverno. No entanto, existem exceções a esta regra, por exemplo, armários turfosos são sensíveis à geada. Portanto, apenas no caso, no final do outono, um local perene pode ser jogado com folhas caídas, turfa seca ou ramos de abeto para aquecer as raízes. Isso é especialmente recomendado se o inverno estiver previsto para ser de pouca neve.
Armeria em paisagismo
Na foto da armeria no jardim, pode-se observar que a perene decorativa é muito utilizada na decoração de terrenos. Na maioria das vezes é usado:
- para plantar em canteiros de flores e lâminas alpinas em composições de grupo;
- para decoração de jardins rochosos;
- para decorar caminhos de jardim;
- para a formação de um canteiro de flores em gramados e terrenos baldios.
Sinos, flox, tomilho são bons vizinhos para uma planta perene. Armeria não é propensa a um crescimento agressivo e não exclui outras plantas.
Conclusão
Cultivar bela armeria a partir de sementes permite que você obtenha uma planta perene resistente, brilhante e eficaz em sua área. A cultura é representada por dezenas de espécies e variedades, é de fácil propagação e decora o jardim do início ao fim do verão.
Críticas sobre armeria