Contente
Uma atitude desdenhosa se desenvolveu em relação a goldenrod - como a um freqüentador dos jardins da frente da vila, uma planta cujos espécimes selvagens podem ser encontrados em terrenos baldios e ao longo de rodovias. O híbrido Josephine goldenrod criado por criadores é uma perene próspera que impressiona por sua beleza. As inflorescências de uma cor amarela profunda, que cobrem completamente a planta, irão decorar qualquer canto da trama pessoal.
Descrição botânica
Goldenrod (Solidago) sem. Asteraceae são perenes herbáceas, de 0,5 a 2 m de altura, com caules verticais esverdeados ou rosados. Folhas verdes brilhantes ovóides ou lanceoladas com uma borda recortada são dispostas alternadamente. O rizoma é poderoso, rastejante, expandindo-se rapidamente em largura e profundidade. Cestos de inflorescências amarelas cobrem a planta de julho até o início do frio.
Na parte europeia do país, o goldenrod comum é comum, na Sibéria e no Extremo Oriente - solidago Daurian. São plantas agressoras, existem inibidores nas raízes que inibem o desenvolvimento de outras plantas. A folhagem e os caules contêm flavonóides e antioxidantes valiosos, e goldenrod é uma planta de mel excelente.
Para a floricultura decorativa, o goldenrod canadense é de interesse, que se tornou a base da maioria das formas híbridas. Variedade Josephine é uma planta compacta com uma altura de 40-60 cm com uma copa densa de uma forma bonita. As folhas são alongadas, dispostas alternadamente no caule com uma casca azulada. O sistema radicular não cresce muito, o híbrido coexiste perfeitamente com outras plantas. Floresce abundantemente desde o início de julho até o início do frio em grandes inflorescências amarelas.
A perene Josephine é despretensiosa no cuidado, detentora do recorde de resistência à seca e à geada. Adapta-se bem a todas as condições de cultivo: resiste à sombra parcial, desenvolve-se em solos pobres. A bucha compacta não requer amarração para o suporte. O arbusto é recomendado para ser rejuvenescido a cada 4-6 anos.
Aplicação em paisagismo
A despretensão, a resistência da perene e o longo período de floração fazem de Josephine goldenrod um elemento valioso no projeto de mixborders, canteiros e canteiros de flores. O arbusto é plantado em jardins de pedras, ao longo dos caminhos, preenche as áreas sombreadas do jardim de flores.
O goldenrod de Josephine parece especialmente brilhante contra o fundo de plantas perenes com flores azuis e roxas: acônito, ásteres, gerânios de jardim. O híbrido cria composições pitorescas de outono com crisântemos, helênios, dálias e rudbeckia.
O híbrido Josephine é frequentemente plantado ao lado de sebes de coníferas junto com hospedeiros e gramíneas ornamentais. A planta é usada para cobrir áreas inestéticas, decorar as faces norte e leste dos edifícios.
Características de reprodução
A variedade Josephine é facilmente propagada por sementes e métodos vegetativos: usando mudas verdes e dividindo o arbusto. As sementes de Goldenrod permanecem viáveis durante todo o ano, a semeadura deve ser realizada logo após a colheita. Você pode semear diretamente no solo, as mudas cultivadas com mudas florescem mais rápido.
O goldenrod de Josephine pode ser propagado com estacas apicais verdes de 8-15 cm cortadas da planta-mãe. Não deve haver botões e inflorescências no material de plantio. As mudas são plantadas em recipientes com solo fértil solto, uma mini-estufa é construída de polietileno. Após cerca de 15 dias, as estacas estão enraizadas, após um mês são plantadas em local permanente.
É fácil dividir a bucha híbrida em várias partes usando uma faca desinfetada. O procedimento só pode ser realizado em arbustos adultos com mais de quatro anos. As meninas de Josephine estão florescendo este ano.
Crescendo a partir de sementes
A semeadura das mudas é realizada em fevereiro-março. O recipiente preparado é preenchido com um substrato fértil solto. As sementes são colocadas na superfície, sem incrustá-las profundamente no solo. Cubra com polietileno e coloque em local bem iluminado com t 18-20 ˚С. Germinação de mudas em 2 semanas. Quando as mudas têm um par de folhas verdadeiras, elas são mergulhadas em recipientes separados de tamanho pequeno. Mudas jovens são plantadas nos canteiros após o desaparecimento da ameaça de geadas recorrentes.
Plantio e cuidado em campo aberto
Goldenrod de Josephine é uma planta despretensiosa que não requer atenção especial. Uma planta perene pode crescer com o mínimo de cuidado, mas a floração exuberante de longo prazo é obtida observando-se as regras da tecnologia de agricultura de flores.
Tempo recomendado
O plantio de novas mudas e a divisão dos arbustos são realizados na primavera em abril-maio ou no outono, um mês antes do resfriamento constante. Se a planta não terminar de florescer, todos os pedúnculos são cortados para não enfraquecer ainda mais a planta.
Seleção e preparação do local
O goldenrod Josephine gosta de crescer em áreas bem iluminadas pelo sol, mas resiste à colocação em sombra parcial. O arbusto prefere solos férteis e soltos, mas se necessário, a flor crescerá em solos escassos, por exemplo, em uma colina alpina.
Algoritmo de aterrissagem
O local selecionado para o plantio está livre de ervas daninhas e desenterrado.
Instruções passo a passo:
- cavar covas para plantas de 30 cm, a distância entre as plantações é de 40 cm;
- húmus e fertilizantes minerais são aplicados no fundo da cova de plantio, solo fértil é adicionado, a mistura é bem misturada;
- um arbusto goldenrod é colocado no meio do buraco, o sistema radicular é distribuído uniformemente;
- despeje uma camada de solo, a planta deve ser enterrada ao mesmo nível que antes do plantio;
- regue suavemente a flor, tentando não expor o sistema radicular.
O híbrido Josephine cria raízes facilmente em um novo lugar. Ao plantar na primavera, a planta está em plena floração.
Programa de rega e alimentação
Os arbustos Goldenrod toleram bem a seca, requerem rega em tempo quente sem chuva. A planta raramente precisa ser regada, mas abundantemente. O híbrido Josephine é alimentado três vezes por temporada:
- o fertilizante da primavera deve conter 20% de nitrogênio;
- elementos de fósforo-potássio são introduzidos antes da floração;
- no outono, as plantas perenes são alimentadas com sulfato de potássio ou cinza de madeira.
Um excesso de nitrogênio e matéria orgânica leva ao fato de que a planta perene começa a acumular massa verde, o que afeta negativamente a floração.
Capina e poda
Josephine goldenrod é uma planta forte o suficiente que inibe o crescimento da maioria das ervas. As ervas daninhas são removidas pela raiz, afrouxe suavemente o solo ao redor da flor. O híbrido não precisa de poda formativa. As inflorescências são removidas sem esperar que as sementes amadureçam; goldenrod é facilmente propagado por semeadura própria. As sementes perenes recebem um tufo, rajadas de vento podem carregá-las por longas distâncias.
Se preparando para o inverno
Goldenrod Josephine tem alta resistência de inverno e tolera perfeitamente geadas sem abrigo. No outono, quando a folhagem está seca, a parte do solo é retirada.A planta está ligeiramente amontoada.
Pragas e doenças
O híbrido Josephine é uma planta perene resistente com alta imunidade contra doenças. No clima quente e chuvoso, pode ser afetado por doenças fúngicas: oídio e ferrugem das placas das folhas. O desenvolvimento de doenças é promovido pelo excesso de nitrogênio no solo e espessamento das plantações. Tratamentos preventivos com mistura de Bordéus a 1% e outros fungicidas contendo cobre ajudam a manter as plantas saudáveis.
No verão, os pulgões podem aparecer no topo dos brotos de goldenrod, as perenes são incomodadas por lagartas comedoras de folhas e lesmas. As pragas de insetos são combatidas com uma solução de sabão de cascas de cebola, pó de tabaco ou alho.
Conclusão
A Goldenrod Josephine, com floração abundante por vários meses, merece um lugar em qualquer jardim de flores. É atraente como amostra de planta e como parte da composição de uma paisagem. A despretensão e vitalidade de uma planta perene, a capacidade de crescer à sombra, a adaptabilidade a qualquer solo e condições climáticas, tornam o híbrido popular entre os amantes de flores.