Contente
- 1 Descrição botânica de Arabis
- 2 Tipos e variedades de arabis
- 3 Arabis em paisagismo
- 4 Características de reprodução
- 5 Cultivar Arabis a partir de sementes
- 6 Plantando arabis perenes no solo
- 7 Recursos de cuidado
- 8 Pragas e doenças
- 9 Conclusão
- 10 Críticas sobre Arabis
Arabis perene é uma planta de cobertura do solo bem conhecida, amplamente utilizada por paisagistas profissionais para decorar jardins, áreas de parque e áreas de recreação. Muitos amadores também o usam. Plantar e cuidar de Arabis perenes geralmente é simples, então ela pode ser cultivada mesmo por jardineiros novatos.
Descrição botânica de Arabis
Arabis (Latin Arabis) é um arbusto curto e perene da família do repolho (crucífero). Na natureza, existem cerca de 110 espécies diferentes desta planta, que pode ser encontrada com bastante frequência em muitas partes do mundo. As espécies relacionadas de arabis, ou, como também é chamado, rezuhi, são:
- estupro;
- repolho;
- mostarda;
- levkoi.
Os principais parâmetros da planta são mostrados na tabela:
Parâmetro | Valor |
Visualizar | Arbusto perene ou anual |
Família | Repolho (crucífero) |
Tronco | Os rebentos generativos são ascendentes, vegetativos - cílios encaracolados ou rastejantes com ramos, flexíveis, fortes, em forma de tufos em forma de almofada |
Altura da planta | Dependendo do tipo, de 0,1 a 0,5 m |
Folhas | Pequeno, liso, coriáceo, de borda lisa, oval ou em forma de seta, cinza-esverdeado, com ou sem pubescência tomentosa |
Sistema radicular | Fibroso, poderoso, entrelaçado |
Flores | Numerosos, brancos, amarelos, rosa ou lilás, coletados em escamas ou escovas, têm um aroma adocicado sutil |
Sementes | Plano, amadurece em vagens |
Tipos e variedades de arabis
Certos tipos de Arabis perenes são usados há muito tempo na jardinagem cultural. Em sua base, muitas variedades foram cultivadas, diferindo em cor, época de floração, tamanho. A seguir estão as descrições e fotos de alguns tipos de rezuha, recomendações de plantio e cuidados.
Arabis de Ferdinand Coburg Variegat
Arabis Ferdinandi Coburgii Variegata (Arabis Ferdinandi Coburgii Variegata) é uma planta perene de cobertura do solo bastante baixa, não superior a 10 cm. Cresce rapidamente, formando um tapete contínuo. Os caules são finos, longos e de fácil enraizamento. As folhas são ovais-alongadas, variegadas, brilhantes, com centro verde e orlas mais claras, por vezes lilases, púrpura ou rosa. Pedúnculos aparecem em maio-junho, sua altura é de 10-15 cm.
As flores são de cor branca, são numerosas, pequenas, com cerca de 0,5 cm de diâmetro, recolhidas em pincéis soltos.O objetivo principal é decorar jardins em estilo japonês, rochedos e escorregadores alpinos, uma vez que o Arabis do Coburg Variegat de Ferdinand combina bem com pedras grandes e outras plantas de perfil.
Arábis ciliados
A flor perene Arabis ciliado, ou ciliado (Arabis blepharophylla), cuja foto e descrição são apresentadas a seguir, forma uma arbusto-cortina volumétrica de baixo crescimento com não mais de 0,1 m de altura e cerca de 0,25 m de diâmetro. Os brotos são densos. , verde. As folhas são brilhantes, cinza-esverdeadas, com pubescência densa.
As pétalas são pintadas em tons de carmesim, lilás ou púrpura. As inflorescências são soltas, racemosas.
Rose Delight
Arabis perene de folhas ciliadas Rose Delight cresce até 0,3 m. Caules rastejantes, facilmente enraizamento. As flores são rosa lilás. Perene é usado como um elemento no design de escorregadores alpinos e jardins ornamentais.
Spring Charm
Spring Charm é uma das variedades de arabis ciliados. Os arbustos são pequenos, com 10-15 cm de altura. A cor das flores é lilás-rosada. Pode ser cultivada em canteiros de flores comuns, bem como em jardins de pedras.
Alpino
Alpine Arabis (Arabis alpina) é considerada um dos tipos mais populares de razuh. Forma uma cortina densa e densa de folhas até 0,35 m de altura Rebentos rastejantes, verdes. As folhas são pequenas, oval-alongadas, densas, pubescentes, esverdeadas com tonalidade prateada.
Durante o período de brotação, a planta é abundantemente recoberta por flores pequenas, com cerca de 2 cm de diâmetro, brancas ou rosadas com a parte central amarelada, coletadas em escovas volumosas soltas.
Lapônia
Arabis Laplandia (Laplandia) - uma das variedades conhecidas de reabastecimento alpino. A perene cresce rapidamente, formando um tapete contínuo. Flores com cerca de 1 cm, brancas.
Tapete de neve
O tapete Alpine Arabis variedade Snow tem flores brancas. Planta perene, usada como cobertura do solo. A altura dos arbustos é de 30-35 cm e o período de floração vai de maio até o final de junho.
Terry
Rezuha Terry é uma das variedades perenes de Alpine Arabis. Difere em flores duplas de cor branca ou malva. As inflorescências são do tipo corimbose de tamanho médio.
Grandiflora rosa
Perennial Arabis Grandiflora pink (Grandiflora rose), em comparação com outras espécies, tem flores bastante grandes, seu diâmetro é de cerca de 2 cm. A altura do arbusto é de 0,3-0,35 m. A cor das pétalas é lilás.
Prolomnikovy
Arabis androsacea perene em aparência assemelha-se a uma almofada de musgo com cerca de 0,1 m de altura As folhas são ovaladas alongadas, fortemente alongadas, com uma ponta afiada, recolhidas em espirais. As flores aparecem no início do verão. O batedor é aberto, com um pequeno funil. As pétalas são brancas.
Na natureza, a descoberta cresce nas encostas rochosas das montanhas, penetrando com suas raízes em fendas rochosas. Na horticultura ornamental, é usado em jardins ornamentais e escorregadores alpinos.
Fugindo
Arabis procurrens ocorrem naturalmente em muitos países dos Balcãs. Ele cresce rapidamente, formando aglomerados densos. É usada como planta perene de cobertura do solo e para ancoragem de taludes.
Os rebentos são altamente ramificados, verdes. As flores são brancas, de tamanho médio. A espécie é caracterizada por maior resistência à geada.
Bruiforme
Os brioides perenes de Arabis são encontrados nas cordilheiras dos Balcãs, nos cinturões alpinos e subalpinos. O arbusto é uma roseta de caules densamente folhosos com 0,1-0,15 cm de altura, as folhas são pequenas, verdes, ciliadas alongadas, com forte pubescência tomentosa. A inflorescência é um escudo solto de pequenas flores brancas, com 0,5-0,7 cm de diâmetro.
Cresce em solo pobre, seco e rochoso. Usado em jardins de pedras, jardins ornamentais.
Subdimensionado
O Arabis subdimensionado (Arabis pumila) não tem valor decorativo e dificilmente é cultivado artificialmente. A planta é subdimensionada, cerca de 5-8 cm, bastante imperceptível. Em locais de crescimento natural (Alpes e Apeninos), costuma ser encontrada em grandes matagais, cobrindo grandes áreas.
Os caules desta planta são avermelhados, duros. As folhas são verde-escuras, oval-alongadas, fortemente pubescentes, na parte inferior formam uma roseta, da qual cresce um pedúnculo de até 15 cm de altura. As flores surgem em meados da primavera, são brancas, simples, recolhidas em escudos 5-8 cm de tamanho.
caucasiano
A Arabis caucasiana (Arabis caucasica) em condições naturais pode ser encontrada não apenas no Cáucaso, mas também na Crimeia, na Ásia Central, bem como nas montanhas de muitos países mediterrâneos. Planta perene, é um arbusto fofo e volumoso de 0,3-0,35 cm de altura, que cresce em solos pedregosos, preferindo áreas abertas e ensolaradas.
As folhas da planta são pequenas, em forma de coração, com borda lisa ou serrilhada, esverdeada-prateada, pubescente. A floração começa em maio e vai até o final de junho. Com base em arabis caucasianos, muitas variedades foram cultivadas com várias cores: branco, lilás, framboesa, roxo, rosa. As flores são simples ou duplas, numerosas, de forte aroma, reunidas em cachos de tamanho médio.
tapete mágico
O tapete Arabis Caucasian Magic é normalmente vendido nas lojas como uma mistura. Isso inclui plantas com flores de diferentes cores: branco, rosa, lilás, lilás. Ele é usado para decorar jardins de pedras e encostas rochosas.
Colcha variegada
A colcha variegada é uma variedade de arabis caucasianos com folha de cor variegada (duas cores). Com isso, a decoratividade da planta é preservada mesmo após a floração. Este Arabis variegado é usado para decorar canteiros de flores, criando acentos, decorando escorregadores alpinos e jardins ornamentais.
Little Treasure Deep Rose
Arabis Caucasian Little Treasure Deep Rose é usado principalmente em canteiros e canteiros de flores. A altura dos arbustos não ultrapassa os 15 cm As flores são pequenas, numerosas, de um rosa vivo, aparecem no início do verão.
Nuvem de neve
Arabis Snow nuvem começa a florescer no início de maio. As folhas são serrilhadas, verdes, devido à forte pubescência apresentam uma tonalidade prateada. Floração abundante, pétalas brancas.
tapete persa
Esta é uma variedade de uma mistura de sementes de árabes caucasianos de várias cores. Os arbustos são baixos, até 0,3 m, com rebentos rasteiros. A cor das flores é diferente, do branco ao lilás.
Rezuha caindo
O caído razuha (Arabis pendula) é comum na China, Mongólia e nos países da Ásia Central. Na Rússia, encontra-se na parte europeia, assim como na Sibéria e no Extremo Oriente.É uma erva anual ou bienal com um caule bastante poderoso até 1,2 m de altura, as folhas são pecioladas (na parte inferior), sésseis na parte superior, oval-alongadas, com uma extremidade pontiaguda.
As inflorescências em forma de pincel aparecem nas extremidades dos brotos em meados do verão. Sépalas púberes. As pétalas das pequenas flores são brancas, a corola é simples. As sementes são pequenas, com cerca de 2 mm, amadurecem em vagens longas e planas em agosto-setembro. A queda de Rezukha está listada no Livro Vermelho de Vladimir, Ivanovo, Moscou e algumas outras regiões da Rússia.
Rosa árabe
Pink Arabis (Arabis rosea) é uma planta perene que cresce em um arbusto compacto com cerca de 0,25 m de altura. As folhas são alongadas, pequenas, ovais, devido à forte pubescência apresentam tonalidade prateada.
As pétalas são de cor rosa pálido. As flores são grandes, com até 2 cm de diâmetro, recolhidas em escudos de tamanho considerável. A vista é usada para decorar uma paisagem rochosa.
Arabis em paisagismo
Arabis perene na natureza muitas vezes cresce em áreas montanhosas, preferindo áreas com solo rochoso, fendas na rocha, encostas rochosas. Este fato determinou sua finalidade no paisagismo. A planta é ótima para decorar escorregadores alpinos e jardins japoneses, fica ótima em jardins ornamentais.
A capacidade da rezuha de formar cortinas densas é usada para criar “almofadas” de flores originais. Essa composição ficará muito bem em um vaso de flores largo, na parte central de um canteiro de flores ou contra uma parede de pedra.
Arabis perene é uma excelente planta de cobertura do solo. Ele pode ser usado para criar um tapete vivo e também para manter o solo em declives. Arabis parece especialmente impressionante, preenchendo o espaço entre as grandes pedras.
A baixa altura do arabis permite que você use algumas de suas espécies em canteiros de vários níveis como pano de fundo para flores mais altas. Algumas variedades desta planta perene são utilizadas no desenho de bordaduras, bem como na confecção de sebes baixas.
Características de reprodução
Na natureza, Arabis geralmente se reproduz por auto-semeadura. As sementes da planta são pequenas e muito leves, podendo ser transportadas pelo vento e pela água por distâncias consideráveis. Para autocruzamento de Arabis perenes, você pode usar qualquer um dos seguintes métodos:
- Reprodução por sementes.
- Estacas.
- Camadas.
- Ao dividir o arbusto.
Cultivar Arabis a partir de sementes
Você pode comprar sementes perenes de Arabis de forma independente em lojas ou mercados especializados. Também não é difícil fazer isso via Internet, em sites de jardineiros.
Quando e como plantar
As sementes de Arabis compradas para cultivo podem ser plantadas imediatamente em terreno aberto (antes do inverno). Neste caso, o material de plantio é estratificado naturalmente. As sementes são incrustadas uniformemente no solo a uma profundidade de não mais de 0,5 cm, ou simplesmente espalhadas sobre a superfície da terra e, em seguida, polvilhadas com uma pequena camada de mistura de turfa e areia.
Na primavera, as sementes são pré-germinadas em grupos ou recipientes individuais, recipientes ou copos. Eles são preenchidos com solo especial para mudas ou uma mistura de areia e turfa (1: 1) com adição de seixos de tamanho médio. O solo é pré-umedecido, então as sementes são semeadas uniformemente, borrifando-as com uma fina camada de terra.Os recipientes são cobertos com papel alumínio e colocados em um local quente e com sombra.
Cuidado de mudas
Demora cerca de 3 semanas para a semente germinar. Após o surgimento dos primeiros brotos, o filme deve ser totalmente retirado dos recipientes, e os próprios recipientes devem ser transferidos para um local bem iluminado. Quando o solo seca, deve-se umedecer, porém, é preciso lembrar que o excesso de água destrói os esmagamentos.
Após o aparecimento de um par de folhas permanentes, as mudas jovens precisam ser mergulhadas em vasos ou xícaras separados. O transplante de mudas para campo aberto só é feito depois que o solo aquece bem e ultrapassa a probabilidade de geadas recorrentes.
Plantando arabis perenes no solo
Para um rezuha de longo prazo, é muito importante escolher o lugar certo e pousar na hora certa. Nesse caso, a planta vai se sentir bem e se deliciar com a floração abundante.
Tempo
O plantio de sementes no outono em campo aberto em local permanente é normalmente realizado no final de outubro. Esse método sem sementes imita as condições naturais de reprodução de Arabis perene por auto-semeadura. A germinação das sementes ao usar este método é baixa. As mudas cultivadas são transplantadas para um local aberto em maio, quando a temperatura do solo sobe para + 8-10 ° C.
Seleção e preparação do local
Em condições naturais, Arabis perene cresce em solo rochoso, às vezes até rochoso. É muito importante garantir condições semelhantes no momento do plantio, o solo deve ser bem drenado e bastante pobre. Para garantir esses parâmetros, um pouco de areia e pequenas pedras podem ser adicionadas ao solo. O local deve ser aberto e ter boa luz solar, isso ajudará o cortador a não esticar e manter a cor natural das folhas e botões. É permitido plantar mudas perenes em sombra parcial clara.
O local de plantio deve ser desenterrado com a adição de giz, calcário ou farinha de dolomita ao solo, pois esta planta prefere solos moderadamente alcalinos. Também é necessário remover detritos e ervas daninhas para que não obstruam as mudas jovens, tirando alguns de seus nutrientes.
Regras de pouso
Mudas de rezuha perene são plantadas com um intervalo de 0,3 m entre as plantas adjacentes. Os buracos devem ser cavados com antecedência e derramados com água. As plantas são retiradas do copo junto com o solo nas raízes e plantadas verticalmente, após o que os vazios são borrifados e compactados. O procedimento termina com uma rega intensiva da zona radicular.
Recursos de cuidado
Arabis perene é bem adaptado às condições adversas, já que muitas de suas espécies crescem nas montanhas. No entanto, para preservar e manter o aspecto decorativo, alguns cuidados não serão supérfluos.
Programa de rega e alimentação
A umidade excessiva para Arabis perene é prejudicial, não tolera a estagnação de água nas raízes e pode morrer. Portanto, a rega é realizada apenas quando necessário, por exemplo, se não houver precipitação por um longo período. Se o solo estiver solto e bem drenado, deve-se umedecer com um pouco mais de frequência.
Arabis perene não requer solos férteis ricos. A planta se sente muito bem em solo rochoso, não precisa de alimentação adicional. Basta adicionar uma pequena quantidade de húmus ou composto à zona das raízes na primavera.
Remoção de ervas daninhas e soltura
Cuidar da zona radicular estimula o crescimento do rezu e também aumenta o efeito decorativo da planta como um todo. Isso é especialmente importante no estágio inicial, após o plantio das mudas.Neste momento, as plantas perenes jovens são muito vulneráveis e as ervas daninhas são capazes de suprimir completamente o seu crescimento. Para evitar que isso aconteça, a zona da raiz deve ser periodicamente afrouxada e limpa de ervas daninhas.
A cobertura morta dá um bom efeito, não só melhora a permeabilidade do solo ao ar, mas também evita o desenvolvimento de ervas daninhas. Para fazer isso, você pode usar turfa, casca de árvores coníferas, bem como seixos, pequenas pedras, areia grossa.
Poda
A poda perene é feita principalmente para fins decorativos. O arbusto é mantido nas dimensões exigidas, podando brotos muito longos, e também higienizado periodicamente, retirando galhos secos e quebrados.
Preparando-se para o inverno
Arabis perene não pertence a espécies resistentes ao frio, sua robustez de inverno não excede - 5-10 ° С. Portanto, na maior parte do território da Rússia, ele precisa de um abrigo obrigatório para o inverno. No final do outono, o arbusto é cortado a uma altura de 5 a 8 cm do solo, depois polvilhado com folhas caídas e, posteriormente, coberto com neve. Acima de arbustos isolados, você pode construir um abrigo feito de tecido em uma estrutura de madeira em forma de casa.
Pragas e doenças
Arabis perene quase não é suscetível à doença. As infecções fúngicas, como a podridão da raiz, podem resultar do excesso de umidade. Nesse caso, é preciso cuidar de uma boa drenagem ou transplantar a planta para um local mais seco.
As pragas também não dão atenção aos Arabis perenes. Ocasionalmente, você pode ver na planta insetos típicos da família dos crucíferos, como pulgas, insetos, lagartas. Eles os combatem com vários inseticidas.
Conclusão
Plantar e cuidar de Arabis perenes não leva muito tempo. Muitos jardineiros amadores não realizam nenhuma atividade com esta planta, especialmente se ela for plantada em algum canto do jardim. Apesar disso, a razuha perene ainda florescerá e crescerá e, se você cuidar pelo menos do mínimo, ela se mostrará em toda a sua glória.