Contente
O canteiro de flores, decorado com um modesto mas brilhante heliotrópio, exalando um aroma incrível de canela e baunilha, compara-se favoravelmente com outros canteiros de flores. A flor fascina pelo seu mistério e confere ao local um encanto especial, mudando constantemente de posição. Uma característica incomum da planta deu a ela o nome de "heliotrópio" - girar para seguir o sol. Cuidar dele não é difícil. O cultivo de heliotrópio a partir de sementes também não cria dificuldades.
Características do heliotrópio em crescimento a partir de sementes
A flor perfumada e exuberante é altamente decorativa. Folhas ovóides verdes brilhantes com uma superfície aveludada são rodeadas em todos os lados por numerosas flores pequenas heliotrópicas, coletadas em inflorescências. O aspecto decorativo é preservado mesmo após a floração.
Ela floresce durante todo o verão, até a geada. Se encaixa perfeitamente em composições de grupo, e variedades subdimensionadas são boas para crescer em grandes vasos de flores e vasos.
A pátria da planta é a América do Sul, portanto, em um clima de latitudes médias, seu cultivo como perene é impossível. O período de inverno é fatal para a flor. O heliotrópio desbotado geralmente é removido e o solo é desenterrado para plantar um novo na primavera. No entanto, você pode salvá-lo se desenterrar um arbusto, transplantá-lo para um vaso e transferi-lo para uma sala com luz difusa e temperatura de pelo menos 16-18 ° C.
Ao cultivar heliotrópio (foto) com sementes, não é recomendável semeá-las no solo até que a geada passe; de acordo com os jardineiros, é melhor plantar uma flor com mudas.
Uma característica da cultura é o movimento de suas pétalas após o sol, por isso deve ser plantada em áreas ensolaradas. A planta não tolera bem a umidade do solo. A área selecionada não deve conter lençóis freáticos, reservatórios e várzeas, onde a umidade se acumulará após as chuvas.
Devido à tendência do heliotrópio a doenças fúngicas, o solo deve ser vaporizado ou desinfetado com uma solução de manganês antes do plantio.
Qual a aparência das sementes
Após a floração, forma-se a cápsula da semente que, à medida que amadurece, muda de cor: de verde a marrom escuro e a preto. O escurecimento indica que as sementes já estão maduras e o fruto logo se abrirá e as jogará fora.
As sementes do heliotrópio (na foto) são pretas, irregulares, pequenas.
A semente é bem seca e coletada em um saco de papel até a primavera.
Quando plantar heliotrópio para mudas
Para ver o florescimento do heliotrópio até o final de maio - início de junho, as sementes são semeadas em fevereiro-março. As taxas de crescimento dependem da disponibilidade de todas as condições para o seu cultivo: temperatura do ar e iluminação.
Semeando heliotrópio para mudas
As sementes de heliotrópio não precisam de preparo para o plantio, nem de imersão nem congelamento. Eles são semeados secos.
É melhor usar sementes adquiridas em uma loja especializada para o cultivo.
Preparação de recipientes
Também não há necessidade de selecionar caixas.Qualquer contêiner disponível servirá:
- sudoku;
- caixa de ovo;
- vaso de flores;
- recipiente.
Furos de drenagem devem ser feitos na parte inferior para liberar o excesso de umidade. Enxágue os recipientes com água e sabão e desinfete-os em uma solução de bicarbonato de sódio. Mas a preparação da terra para o cultivo de heliotrópio deve ser levada a sério.
Preparação do solo
O solo deve ser solto e leve, com acidez não superior a 6Ph. A opção ideal para o cultivo seria uma mistura de turfa e areia na proporção de 4: 1. Você pode usar um substrato de envasamento. Antes da semeadura, o solo preparado deve ser desinfetado por vaporização na estufa ou em banho-maria. Para proteger a flor de possíveis doenças e pragas, o solo é regado com uma solução de manganês.
Como semear heliotrópio para mudas
Semeando várias variedades de heliotrópios ao mesmo tempo, eles usam adesivos nos quais o nome e a data da semeadura são indicados. Preste atenção ao momento de semear as sementes, elas podem diferir em diferentes variedades.
Algoritmo de propagação:
- O recipiente de plantio é 2/3 cheio de mistura de solo.
- A superfície está nivelada.
- Os sulcos são feitos.
- Distribua as sementes uniformemente, polvilhe por cima com uma camada de areia (2 mm).
- O solo é umedecido com um borrifador e o recipiente coberto com um filme para manter a umidade por mais tempo.
O vaso de plantio deve ser colocado em uma sala com luz difusa e ventilado diariamente, borrifando periodicamente as lavouras com água morna.
Mudas de heliotrópio em crescimento
Do momento da semeadura até os primeiros brotos, leva de 2 a 3 semanas. Depois que os brotos aparecem, o abrigo é removido e as mudas são reorganizadas em um local iluminado. E quanto melhor a luz do sol penetra nele, mais rápido o heliotrópio crescerá.
As plantas são regadas periodicamente nas bandejas do recipiente de plantio, e após 2 semanas recomenda-se alimentá-las. Qualquer fertilizante complexo é adequado para isso.
Quando duas folhas verdadeiras aparecem, o heliotrópio é mergulhado em um recipiente individual.
Picking
Você pode mergulhar tanto em pequenos vasos de flores quanto em copos descartáveis, puxando delicadamente os brotos junto com o solo. Recomenda-se amarrar brotos altos de heliotrópio colando um pedaço de pau ou um tubo de plástico próximo a ele.
1 semana após a colheita, as mudas de heliotrópio precisam ser alimentadas novamente.
Nos brotos de 10 cm de altura, aperte os topos para estimular o crescimento dos brotos laterais.
Regar e alimentar
Na pátria de uma flor, a umidade do ar é sempre estável, o que significa que ao cultivá-la em latitudes médias, é necessário criar as condições mais aproximadas. O solo deve estar sempre úmido, caso contrário a cultura perderá seu efeito decorativo. No período quente, o heliotrópio deve ser regado diariamente, além disso, é aconselhável organizar a pulverização, pois a flor gosta muito do chuveiro. Se o verão for chuvoso, não há necessidade de regar. O excesso de umidade pode levar a infecções fúngicas da planta.
A cobertura após o plantio no solo e antes da floração é realizada a cada 2 semanas, alternando fertilizantes complexos e orgânicos. Eles são trazidos à noite, imediatamente após a rega.
A terra precisa ser afrouxada periodicamente. Para os residentes de verão que visitam as parcelas uma vez por semana, é mais difícil criar as condições necessárias para o cultivo do heliotrópio, mas se o solo ao redor das flores for coberto com uma camada de cobertura morta, não haverá necessidade de afrouxamento e remoção de ervas daninhas.
Além disso, a camada de cobertura morta retém a umidade do solo por mais tempo e, em dias de chuva, absorve o excesso de umidade, protegendo as flores do contato direto com o solo úmido.
Transferir para o solo
As mudas, pré-endurecidas por 5-7 dias, são plantadas em campo aberto no início de junho.
Um local para o cultivo de heliotrópio é escolhido com solo solto e rico em húmus. Recomenda-se aplicar fertilizantes orgânicos nas terras esgotadas antes de plantá-las. Solo pesado pode ser aliviado com a adição de areia de rio e solo arenoso pode ser pesado com argila.
O transplante é feito por meio do transbordo de recipientes individuais para orifícios preparados com antecedência.
Após o plantio, o solo ao redor dos arbustos deve ser compactado com as palmas das mãos e bem regado. A planta transplantada começará a florescer no final do verão.
O heliotrópio também pode ser cultivado a partir de sementes como planta de casa; em casa, ele se torna uma planta perene e floresce por várias temporadas consecutivas. O processo de cultivo em casa não é diferente do cultivo de uma flor em um canteiro de flores.
Conclusão
O cultivo de heliotrópio a partir de sementes não é difícil e está disponível para qualquer iniciante. A flor brilhante será um elemento decorativo maravilhoso na área do jardim, ao mesmo tempo que a envolve com o aroma quente de canela e baunilha.