Contente
Phloxes são talvez as flores mais comuns. Eles podem ser encontrados em quase todos os lotes pessoais, em todos os pátios de nosso vasto país. Todo jardineiro conhece o flox paniculado. Mas existem várias variedades dessas flores que estão aparecendo apenas nos canteiros de flores dos produtores de flores russos.
Uma dessas plantas é subulate phlox. A flor recebeu um nome tão interessante pelo formato incomum das folhas - são pontiagudas, estreitas, rígidas, o que lembra um instrumento conhecido.
Breve descrição da espécie
Phlox subulate refere-se a plantas perenes, carpetes e rastejantes. Em sua pátria histórica, nos Estados Unidos, é denominado cravo musgo. A área de distribuição das flores é ampla o suficiente. Se meio século atrás o flox crescia principalmente na natureza selvagem da América do Norte, agora essas flores despretensiosas e bonitas são cultivadas em quase todo o mundo.
Ao crescer subulate phlox, deve-se ter em mente que na natureza eles crescem principalmente em solos pobres e rochosos, colinas arenosas secas, encostas rochosas e na sombra de arbustos.
A altura máxima das flores não é superior a 15-17 cm.O subulado flox cresce muito rapidamente, formando tapetes verde-esmeralda. Antes mesmo do inverno, essas plantas vão embora, mantendo o brilho verde da folhagem.
Hastes basais de phlox subulate, reclinadas, cobertas por nós freqüentes com entrenós curtos. As folhas são curtas (até 2 cm), estreitas, pontiagudas e duras. No processo de crescimento, a planta forma um grande número de hastes, que terminam em inflorescências brilhantes. Cada haste pode ter de 2 a 7 flores ao mesmo tempo. Pedúnculos únicos são extremamente raros.
As flores do flox subulado são pequenas, de 2 a 4 cm de diâmetro, brancas, rosa claro, lilás, azul, púrpura em tons diferentes. O período de floração do subulate phlox é curto, apenas 3-4 semanas. As plantas ganham cor na segunda quinzena de maio. A floração violenta continua até meados de junho.
Phlox floresce tão densa e densa que a vegetação é praticamente invisível sob o tapete de flores. Phlox subulate pode florescer e repetidamente, na segunda quinzena de agosto - início de setembro. Mas a floração secundária não é tão abundante e brilhante.
Existem muitas variedades de estiloide de flox, mas todas são o resultado de seleção. Estas flores lindas e inimitáveis serão uma decoração digna de qualquer enredo pessoal. Muitas vezes, essas plantas são usadas para compor composições de paisagismo, decorando escorregadores alpinos, jardins rochosos, jardins ornamentais, mixborders.
As flores se reproduzem principalmente de forma vegetativa. Você pode plantar subulate Phlox com sementes uma vez e, subsequentemente, a planta cresce muito rapidamente. Algumas variedades de flox praticamente não formam sementes maduras e, portanto, essas flores são frequentemente vendidas em vasos.
O clima severo não é um obstáculo significativo para o cultivo de phlox subulate, pois eles toleram facilmente geadas severas. Essas plantas também não possuem requisitos especiais para a composição do solo.
A única coisa que os floxes não gostam é a seca prolongada. Essas plantas têm um sistema radicular superficial. As raízes curtas não são capazes de "extrair" a umidade das camadas mais profundas do solo.
Por que essas flores são tão populares? Em primeiro lugar, após uma floração abundante, as plantas mantêm a sua folhagem verde brilhante quase até à geada. Em segundo lugar, o plantio de subulate phlox e a partida não são particularmente difíceis. Um florista novato também pode lidar com essa tarefa, e um tapete florido em seu canteiro de flores será a recompensa por seus esforços.
Condições para o cultivo de flores
Subulate phlox é uma flor muito despretensiosa que se adapta a todas as condições. Pode crescer tanto nas latitudes ao sul quanto em regiões com climas adversos. Não é exigente quanto à composição do solo.
Porém, para que o flox agrade com sua longa floração, é aconselhável criar para eles condições o mais próximas possível das naturais. Considerando que em sua terra natal esta flor cresce em morros arenosos ou rochosos, encostas rochosas, significa que o solo não deve ser muito fértil.
Antes de plantar o flox estilóide, é importante saber que ele pode crescer em sombra parcial, mas uma profusão de cores e cores só pode ser vista se a flor for plantada em um local suficientemente iluminado pelos raios solares. Phlox é uma planta que ama a luz.
Graças aos seus ancestrais de crescimento selvagem, as flores podem facilmente resistir a um curto período de seca. Mas um período de seca muito longo afeta imediatamente a aparência da planta - a folhagem torna-se pálida, desbotada e sem atrativos.
Ao escolher um local para o plantio de subulate phlox, é importante considerar que a estagnação da umidade tem um efeito prejudicial nas plantas. Portanto, as áreas com o nível do lençol freático próximo à superfície, bem como aquelas onde o degelo e a água da chuva estagnam na primavera, são inadequadas para o cultivo de flores.
Em locais com umidade excessiva, eles crescem muito lentamente, o sistema radicular enfraquece, a planta inteira parece doente e fraca. O efeito de um tapete verde e floral é muito difícil de conseguir. Na maioria das vezes, os floxes morrem inevitavelmente nessas áreas. Para corrigir essa deficiência, ao preparar o solo para o plantio, você pode adicionar areia ao solo e aumentar o jardim de flores em 25-30 cm.
Ao plantar flox estilóide perene, as plantas que foram cultivadas na área selecionada anteriormente são de grande importância. Os melhores precursores de flores serão plantas resistentes a nematóides: tagetes, calêndula, malmequeres, kareopsis, gramíneas perenes e outras.
Em nenhum caso o phlox deve ser plantado em áreas onde costumavam crescer morangos, morangos, alho e outras culturas que não apresentavam resistência aos nematóides.
É aconselhável reservar para o plantio do flox estilóide as áreas em que no inverno há mais neve. Nesse caso, você não precisará se preocupar em esconder flores para o inverno. Uma cobertura de neve cobrirá suficientemente suas plantas e as salvará do congelamento.
Este tipo de flox cresce bem em solos pobres, soltos e secos. Quando as flores crescem em solos férteis e oleosos, observa-se um alto crescimento de massa verde, no entanto, a floração é muito pobre e as flores tornam-se pequenas e pálidas.
A acidez do solo deve estar mais próxima do neutro. Solos ácidos precisam ser corrigidos, solos alcalinos precisam ser desacidificados.
Como propagar flores corretamente
A maneira mais fácil e econômica de reproduzir o flox é dividir o arbusto. A melhor época para esse procedimento é o início da primavera. São desenterrados arbustos velhos e crescidos, divididos em vários pequenos, o solo é preparado para o plantio e as plantas são plantadas.
A distância entre as flores depende da altura das plantas, o passo ideal é de 20 a 40 cm. Todas as variedades de subulate phlox crescem rapidamente. E, literalmente, em um ano, um denso tapete esmeralda crescerá em seus canteiros de flores.
Você também pode plantar um cravo de musgo com estacas de caule. O sistema radicular do phlox consiste em "fios" longos e duros com nós em intervalos regulares.
Para obter material de qualidade, você precisa cortar cuidadosamente as estacas de raiz. É importante que em cada pedaço da raiz haja 1-2 nós crescidos com raízes pequenas. É necessário cortar estacas de raízes de flox na primavera, antes do início da fase de brotamento.
Você pode simplesmente separar alguns brotos jovens da planta-mãe. Os rebentos são separados do rizoma. É desejável que o comprimento das raízes seja de pelo menos 4-6 cm. Essas mudas de flox enraízam bem e crescem bem no outono.
É aconselhável plantar mudas de variedades raras e valiosas de subulate phlox em pequenas caixas ou vasos. As plantações devem ser colocadas à sombra antes do enraizamento, inspecionadas diariamente e, se necessário, regadas com água morna sedimentada. É possível transplantar brotos para campo aberto apenas mais perto do outono, no final de agosto - início de setembro.
Ao contrário de outras espécies, o subulate phlox raramente é cultivado a partir de sementes, pelo motivo de que a maioria das variedades são híbridos perenes que não são capazes de produzir sementes reprodutivas completas.
Esses floxes raros que, no entanto, se multiplicam por sementes são plantados em terreno aberto no outono ou cultivados por mudas. A semeadura é realizada no final de fevereiro - início de março. Você precisa mergulhar as mudas na fase de 2-3 folhas verdadeiras. Na primavera, as mudas são plantadas em terreno aberto, observando os padrões geralmente aceitos para o plantio e cuidados com o flox estilóide (na foto abaixo você pode ver como são as mudas de flores).
Regras de plantio e acompanhamento
Dadas as peculiaridades do crescimento e desenvolvimento do sistema radicular do flox, é importante um preparo adequado do solo. Antes de plantar as plantas, é necessário escavar cuidadosamente a área, escolhendo as raízes das ervas daninhas. Posteriormente, ao cuidar do Phlox, é difícil remover ervas daninhas.
O sistema radicular das flores concentra-se a uma profundidade de 10-15 cm. Mais tarde, durante a sacha, as flores podem ser arrancadas juntamente com as ervas daninhas. Portanto, o principal evento para cuidar do flox perene é a capina oportuna.
O algoritmo de ações para o plantio do flox estilóide será semelhante a este:
- na área preparada, faça covas de plantio em incrementos de 20-30 cm;
- coloque os brotos no buraco;
- preencher os buracos com terra e compactar um pouco o solo;
- Regue as plantas à vontade.
Se o tempo estiver quente lá fora, sombreie as plantações por 3-4 dias. Desta vez, será o suficiente para o phlox enraizar. Depois de 1 a 2 anos, vários brotos jovens se desenvolverão em um tapete verde cobrindo o solo.
Se quiser acelerar o processo de crescimento, você pode, de vez em quando, dispor os caules em crescimento em diferentes direções, fixando-os levemente no chão ou polvilhando com uma pequena quantidade de solo.
As plantas começam a florescer no primeiro ano após o plantio. A floração é pobre no início. Mas a cada ano, à medida que a massa verde cresce, o esplendor da floração só aumenta.
Como cuidar de flores
Após o plantio do flox perene subulado, o cuidado consiste em realizar os eventos usuais para cada produtor:
- regando conforme necessário;
- alimentação de acordo com o esquema;
- remoção regular de ervas daninhas.
Regue as flores conforme necessário. Observe a condição do solo.Assim que ficar seco, a uma profundidade de 2-3 cm - umedeça o jardim de flores. A rega abundante não é necessária para as plantas, uma vez que doenças fúngicas se desenvolvem rapidamente com o alagamento.
Phlox pode ser alimentado três vezes durante a temporada. Mas lembre-se que com o excesso de fertilizante no solo, as plantas praticamente param de florescer, direcionando todas as suas forças para o crescimento da massa verde.
Então você precisa fertilizar as flores apenas se a terra for realmente muito escassa. O esquema de alimentação recomendado é o seguinte:
- imediatamente antes do início da floração e após as últimas pétalas terem voado, você pode alimentar o flox subulado com fertilizante de nitrogênio-potássio;
- em meados de julho - início de agosto, aplique um fertilizante mineral complexo no solo.
Se suas plantas parecem pálidas, crescem mal e florescem mal, você pode fertilizar o flox com uma solução de cinzas. Para preparar esta mistura, é necessário despejar 300-400 g de cinza de madeira com água em uma quantidade de 2 litros, leve ao fogo e deixe ferver por 10 minutos. Retire do fogo, esfrie, coe e dilua a solução em um balde de água.
Essa mistura não só enriquecerá a terra, mas também ajudará na profilaxia contra pragas de insetos.
Você precisa remover ervas daninhas do jardim de flores sempre que possível, evitando que as ervas daninhas cresçam.
Com a escolha certa de um local adequado, os cuidados adequados após o plantio de floxes subulados perenes, os tapetes verde-esmeralda manterão seu efeito decorativo por 5-6 anos.
As variedades rasteiras têm alta resistência à geada. No entanto, em invernos quentes com fortes nevascas, os caules e a folhagem podem crescer em alguns lugares. Na primavera, as plantas perdem sua aparência atraente decorativa. Mas, sujeito às regras de tecnologia e cuidados agrícolas, os cravos de musgo se recuperam rapidamente e novamente encantam os olhos com um tapete verde e floração abundante.
As flores precisam ser rejuvenescidas a cada 5-6 anos. A imunidade das plantas velhas é significativamente reduzida, elas estão cada vez mais doentes. O sistema radicular cresce lenhoso com o tempo, o carpete antes viçoso e espesso fica desbotado, aparecem áreas nuas, aos poucos os arbustos perdem seu brilho e efeito decorativo. A idade também afeta a floração - as flores diminuem gradativamente, perdem o brilho. Com o tempo, as características varietais podem ser irremediavelmente perdidas.
Pragas e doenças
Das doenças causadas pela flox, o oídio é a mais perigosa. A pulverização preventiva regular ajudará a prevenir doenças.
As lagartas gostam muito de cravos de musgo. O aparecimento de pragas afeta as folhas onduladas e revestidas de marrom. As lagartas, via de regra, danificam o caule das flores, o que, sem intervenção oportuna, pode levar à morte inevitável das flores.
As plantas afetadas devem ser removidas imediatamente do local, e não é desejável plantar flores neste local por 3-4 anos.
As causas mais comuns de doenças e ataques de pragas de insetos são:
- plantações espessadas e ventilação insuficiente;
- falta ou excesso de umidade;
- excesso de fertilizante;
- não observância das recomendações quanto à alimentação.
Portanto, você não deve plantar um cravo de musgo entre flores altas, perto de paredes e cercas sólidas, muito perto umas das outras.
Sobre algumas variedades de subulate phlox, suas características serão contadas pelo autor do vídeo
Conclusão
A popularidade do subulate phlox está crescendo constantemente. E não apenas porque é muito fácil cultivar flores perenes e despretensiosas. O segundo motivo está na versatilidade da planta.Afinal, eles podem ser cultivados não apenas em canteiros e canteiros de flores, mas também em vasos, recipientes, caixas, vasos de flores. Com a sua ajuda, poderá compor várias composições paisagísticas, combiná-las com outras plantas e flores, enobrecer varandas e loggias, varandas e gazebos. Com um mínimo de esforço, a cada primavera você pode desfrutar do tapete vibrante e florido que se estende a seus pés.