Como enraizar o phlox com estacas: termos, regras, métodos

A reprodução do flox por meio de estacas é a maneira mais eficaz de aumentar a população de uma cultura ornamental em um local. As perenes respondem muito bem à divisão vegetativa e, ao mesmo tempo, as plantas podem ser estacas ao longo da estação.

Benefícios da propagação de flox por estacas

O corte é um dos métodos de propagação de flox mais simples e convenientes. O método tem várias vantagens:

  1. Não há necessidade de comprar novo material de plantio. As estacas são retiradas de arbustos já em crescimento no local, enquanto as características varietais são totalmente preservadas.
  2. A planta mãe não sofre durante a reprodução. O procedimento não apresenta riscos.
  3. É possível colher material durante todo o ano - do início da primavera ao final do outono.

A propagação por estacas é um dos melhores métodos vegetativos

Importante! O flox perene pode ser propagado por estacas mesmo se a planta for danificada por nematóides. Se os vermes se instalaram nas raízes da planta, então os caules e as folhas podem ser retirados das estacas; se um nemátodo do caule apareceu no local, então pedaços da raiz são usados ​​para as estacas.

Qual flox pode ser propagado por estacas

Quaisquer variedades de phlox são adequadas para propagação com estacas. Independentemente das características individuais, todas as espécies podem ser propagadas por processos de raiz, folha ou caule.

Deve ser lembrado que tal reprodução é feita para arbustos adultos que já atingiram os 3 anos de idade.

Quais mudas podem propagar por flox

Tradicionalmente, os caules das plantas são usados ​​para propagação por estacas. Mas, no caso do flox, placas de folhas e pedaços de raiz também podem servir como material de plantio.

Tronco

É mais fácil enraizar o phlox usando o método do caule. Basta tirar um broto forte, inteiramente de uma planta sã, se a reprodução for na primavera, ou apenas da copa, se o procedimento for realizado em agosto.

As raízes da cultura se enraízam bem

Com a ajuda do caule, em alguns casos, até floxes de um buquê cortado de um arbusto algum tempo atrás podem ser propagadas.

Raiz

Floxes perenes são capazes de liberar novos caules de pedaços de raízes na ausência de uma parte do solo. O método é menos eficaz do que a propagação do caule, mas costuma ser usado para manter uma variedade infestada de pragas ou doenças no topo.

As raízes Phlox são capazes de produzir novos botões de crescimento

Frondoso

Enraizar as lâminas das folhas não é tão fácil quanto os caules. Por outro lado, o método de criação é o mais produtivo. Várias dezenas de mudas podem ser obtidas de apenas um arbusto-mãe.

A reprodução pode ser feita com uma folha e parte do caule da planta.

Momento ideal de cortes de flox

Uma vez que o phlox é cortado em partes diferentes, o momento da reprodução é diferente.O material de plantio é colhido na primavera e no outono.

Características de estacas de flox na primavera

Na primavera, costuma-se colher os caules do flox, o que ocorre do final de maio a meados de junho. A planta está se desenvolvendo ativamente e, portanto, se presta melhor à reprodução, e o arbusto se recupera mais rápido.

Também é possível propagar flox por estacas no verão, em julho e agosto. Mas se na primavera é colhido inteiramente um caule jovem e forte, no final do verão apenas a parte superior, já que o rebento da parte inferior tem tempo de lignificar.

É comum colher mudas na primavera.

Além disso, na primavera, a propagação é realizada por cortes das raízes - isso deve ser feito no início, imediatamente após o derretimento da neve em março ou início de abril. Enquanto as raízes estão dormentes, a colheita do material de plantio não prejudicará o phlox.

Quando posso cortar flox no verão

No verão, as folhas de flox são cortadas nas estacas. O procedimento é realizado em junho ou até meados de julho. Nesse ponto, o arbusto está totalmente formado, suas folhas estão bem desenvolvidas.

No verão, a maioria das folhas é retirada para reprodução.

É possível cortar flox no outono

No outono, em meados de outubro, você também pode preparar mudas de raízes para propagação. Os floxes param de crescer e toleram com calma a separação de parte das raízes.

Importante! A primavera é a época recomendada para a colheita das raízes. Vale a pena propagar o flox por estacas no outono apenas como último recurso.

No outono, você pode reproduzir com pedaços de raiz.

Como propagar o flox perene por meio de estacas

O corte consiste em várias etapas - desde a colheita do material até a germinação propriamente dita. Ao realizar a reprodução, você deve respeitar as regras estabelecidas.

Corte e colheita de estacas

Sua taxa de sobrevivência depende da qualidade do material de plantio. Para que os blanks criem raízes, em cada caso devem ser cortados corretamente.

Como preparar estacas de caule

As estacas do caule para propagação são colhidas da seguinte forma:

  • na primavera ou no meio do verão, os caules verdes mais fortes e desenvolvidos são escolhidos no flox;
  • com uma faca afiada, corte o caule e divida-o em pequenos pedaços, cada um deles com 2 nós;
  • a incisão inferior é feita diretamente sob o nó, e a superior 1 cm acima do segundo nó;
  • as folhas inferiores são arrancadas, deixando os botões intactos na base, e as superiores são cortadas ao meio para reduzir a evaporação da umidade.

Ao se propagar por caules, você precisa podar as folhas de flox

Para a reprodução de estacas perenes de flox, são escolhidos caules verdes que não tiveram tempo de lignito ou suas seções. Você deve primeiro tocar a haste e certificar-se de que ainda não ficou muito dura.

Como cortar estacas de raiz

Para colher estacas de raízes, é necessário extrair o flox do solo no início da primavera ou no final do outono. O arbusto escavado é sacudido de torrões de solo, as raízes são endireitadas e as mais fortes e grossas são selecionadas para reprodução.

Para a reprodução, são necessárias raízes fortes com pequenas raízes de alimentação.

Depois disso, as raízes são divididas em pedaços de 6 a 7 cm de comprimento. Raízes finas de alimentação devem permanecer em cada pedaço, caso contrário, será difícil para as estacas enraizarem.

Como cortar estacas com folhas

Para colher material em folha, escolha um caule de flox forte e saudável com folhas verdes sólidas. Com uma faca afiada, você precisa cortar várias folhas junto com pequenas seções do caule e botões de crescimento.

Para a propagação de folhas, você precisa cortar folhas fortes e saudáveis.

Como manter mudas de flox no inverno

Os cortes de folhas e caules são feitos exclusivamente na estação quente, mas os pedaços de raízes costumam ser colhidos já em outubro. Quando o phlox se propaga por estacas no outono, o material de plantio pode ser guardado para o inverno para o plantio próximo à primavera.

Para isso, os pedaços de raiz preparados devem ser plantados em uma caixa com solo fértil, e depois cobertos com areia no topo de 5 cm.As caixas com estacas são retiradas em local escuro com temperatura não superior a 3 ° C e durante o inverno humedecem regularmente o solo.

Você pode guardar pedaços de raiz até a primavera no solo e areia em uma sala fria.

Em fevereiro ou no início de março, as estacas assim conservadas são levadas para uma sala aquecida e protegidas da luz. Com o aumento gradativo da temperatura do ar, as mudas começarão a germinar, quando isso acontecer, poderão ser acostumadas gradativamente à luz do dia.

Como enraizar estacas de flox perene

O enraizamento é realizado principalmente imediatamente no solo. Mas às vezes você pode usar um recipiente com água para reprodução.

No chão

O método clássico sugere o plantio de mudas frescas diretamente no solo. Para isso, você precisará de um vaso raso ou caixa de mudas preenchido com uma mistura de nutrientes da terra folhosa com a adição de húmus cerca de 6 cm. No topo do solo, você precisa colocar 2-5 cm de areia.

As estacas são enterradas no solo preparado, cuidadosamente regadas e cobertas com um filme por cima. O enraizamento demora cerca de um mês, desde que os devidos cuidados sejam atendidos.

Tradicionalmente, o material de propagação é plantado diretamente em vasos com solo.

Atenção! Antes de mergulhar no solo, recomenda-se que os cortes de caule e folha sejam tratados com estimulantes de crescimento de raízes, por exemplo, Kornevin ou uma solução de ácido succínico.

Na água

Seções frescas do caule com um corte em ângulo na parte inferior são colocadas em um copo de água e uma solução de Kornevin ou heteroauxina é adicionada a ela. Jardineiros experientes recomendam tomar água fria, pois contém mais oxigênio, mas em água em temperatura ambiente, os caules apodrecem.

Você também pode enraizar caules de flox na água

O corte do flox na água leva cerca de 3-4 semanas. A água deve ser trocada a cada poucos dias, é melhor manter o recipiente em uma janela fria.

Plantar mudas no solo

A reprodução do flox é feita não só em vaso, mas também em estufa e até em campo aberto. Em todos os casos, as regras de plantio para as diferentes partes da planta devem ser seguidas.

Como plantar mudas de caule no solo

Brancos de maio e junho são freqüentemente plantados diretamente no solo. A taxa de sobrevivência é bastante alta - até 90%. A reprodução é realizada de acordo com o seguinte algoritmo:

  • para o plantio, escolhe-se um local com sombreamento vespertino e o solo é cavado a uma profundidade de 18 cm;
  • formar um leito de terra frondosa, húmus e areia, tomados em partes iguais;
  • o canteiro é adequadamente regado e outros 2 cm de areia são despejados por cima;
  • as estacas são enterradas no canteiro, deixando 6 cm entre as mudas individuais.

Os caules das plantas podem ser plantados diretamente em terreno aberto

Posteriormente, as estacas são umedecidas semanalmente até o enraizamento em cerca de um mês. No final do verão, essas mudas podem ser transplantadas para o canteiro da "escola".

Se for decidido cortar o flox em agosto, então os caules são mais frequentemente plantados em um vaso ou em uma estufa sem aquecimento, eles não terão tempo para criar raízes no campo aberto.

O algoritmo de aterrissagem neste caso é o mesmo:

  • vários centímetros de solo nutritivo e 2 cm de areia são despejados em uma caixa espaçosa, mas rasa;
  • aprofundar os cortes;
  • coloque-os em uma caixa em uma estufa fria ou no parapeito de uma janela à sombra da casa.

As mudas são plantadas no solo após o inverno, quando têm tempo de ficar mais fortes.

As hastes colhidas no final do verão são cultivadas dentro de casa

Como plantar mudas de uma folha

O enraizamento das folhas geralmente é feito em um recipiente fechado. Como o material de plantio é colhido no meio do verão, provavelmente não haverá tempo para criar raízes em um jardim aberto.

Para a propagação de folhas por estacas, um recipiente é preparado com uma mistura padrão - 6 cm de solo nutriente e 2 cm de areia. As folhas são colocadas no solo a uma distância de cerca de 5 cm entre si. Nesse caso, a seção do caule e o botão de crescimento são deixados no subsolo e a própria folha é deixada acima de sua superfície com uma ligeira inclinação.

Quando propagados pela folhagem em vasos, novos brotos aparecem rapidamente.

Após o plantio, as mudas são umedecidas, cobertas com vidro ou papel alumínio e colocadas em estufa ou sala fechada com temperatura de cerca de 19 ° C. É importante fornecer não apenas hidratação regular, mas também sombreamento. Para o inverno, as mudas devem ser transferidas para uma estufa fria e cobertas com folhas secas e patas de abeto por cima.

Conselho! Se as mudas com folhas forem colhidas em junho, então em agosto você pode tentar plantá-las em terreno aberto. Mas, neste caso, ainda existe o risco de perder mudas no primeiro inverno.

Como plantar pedaços de raiz Flox

A propagação da raiz do phlox é um procedimento simples. O plantio de raízes no início da primavera se parece com isto:

  • a caixa de pouso é preenchida de 6 a 8 cm com uma mistura de húmus, folha de terra e areia;
  • as raízes são ligeiramente enterradas no solo com a extremidade espessa para cima e polvilhadas com 4 cm de areia;
  • o plantio é bem umedecido e a caixa é colocada em uma sala às escuras com temperatura em torno de 14 ° C;
  • após 2 semanas, a temperatura sobe ligeiramente - até 18 ° C, para estimular o crescimento dos rebentos.

Pedaços de raiz de flox dão novos brotos facilmente

Depois que as raízes derem os primeiros brotos, será possível acostumar gradativamente as mudas à luz e, no final de maio, plantá-las no solo.

Cortes de floxes na queda no solo geralmente não são realizados. Se as raízes foram colhidas antes do inverno, até a primavera elas são mantidas em solo úmido e areia em um porão frio e, com o início do calor, começam o cultivo padrão.

Como fazer crescer o flox perene de uma muda

Leva algum tempo desde o momento em que os brotos aparecem até o plantio no solo. Não é difícil cuidar das mudas durante este período de reprodução:

  1. Os rebentos Phlox jovens devem ser protegidos da luz solar. Eles são mantidos em um local sombreado, onde a luz diurna difusa é preservada.
  2. A temperatura para phlox deve ser moderada - cerca de 17-19 ° С.
  3. Um passo importante no cuidado com o cultivo de phlox é a hidratação constante. O solo é regado regularmente e os brotos verdes são borrifados de cima com um borrifador.

Para mudas jovens, você precisa fornecer calor, luz difusa e umidade.

Para cultivar flox de cortes com sucesso, ao usar vidro ou filme, o material de cobertura deve ser removido e arejado diariamente. Caso contrário, aumenta o risco de desenvolvimento de fungos e microorganismos no solo.

Como transplantar estacas de Flox enraizadas

Pouco antes do plantio no solo, a rega deve ser reduzida a fim de preparar a planta para as condições naturais de crescimento no solo.

O momento do plantio de mudas em terreno aberto depende de quando o material de plantio foi preparado:

  1. As estacas do caule preparadas em maio ou no início de junho podem ser transferidas para uma cama temporária em agosto. O mesmo se aplica ao material em folha colhido na primeira metade do verão.
  2. As estacas das raízes são tradicionalmente germinadas na primavera, imediatamente após a colheita ou armazenamento no inverno. Eles são transferidos para o solo no final de maio ou início de junho.
  3. Estacas folhosas e do caule de épocas de colheita tardia são germinadas em um vaso ou estufa até o outono e deixadas em uma estufa fria durante o inverno. O transplante para o solo é feito na primavera, também no final de maio.

O transplante é realizado em maio ou agosto.

De acordo com as regras, os jovens floxes são plantados primeiro em uma cama especial para o crescimento. Nesse caso, a composição do solo deve ser padrão - terra frondosa, diluída com húmus e areia. Os furos para os brotos são rasos, 2 vezes o tamanho do sistema radicular. Ao transplantar, eles tentam preservar um caroço de barro.

Durante a estação de crescimento, os brotos são regados ativamente e alimentados duas vezes com fertilizantes contendo nitrogênio - minerais ou orgânicos. Para o inverno, os floxes são cuidadosamente cobertos com cobertura morta e plantas perenes cultivadas são plantadas em um canteiro de flores apenas no ano seguinte.

Conclusão

A reprodução do flox por estacas é um procedimento eficaz que permite preservar as características varietais. Mas para que seja coroada com sucesso, na realização de estacas, é necessário seguir todas as regras de propagação de caules, placas de folhas e pedaços de raiz.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção