Contente
Phlox Larisa é um brilhante representante da família cianótica, perfeita para cultivo em muitas regiões da Rússia. A variedade distingue-se pela vegetação brilhante e suculenta, floresce de uma forma incrivelmente bela e magnífica, graças à qual ganhou a popularidade de muitos jardineiros amadores. Porém, apesar da simplicidade de cultivo, deve-se conhecer e observar os termos e agrotécnicos do plantio em campo aberto, bem como cumprir rigorosamente os horários de rega e adubação, e assim a Larisa phlox ficará encantada com o seu encanto por muitos anos.
Descrição da variedade Flox Larisa
Phlox Larissa (Larissa) foi criada a partir do trabalho de especialistas em seleção nacional. Esta flor pertence a plantas perenes de tamanho médio, adapta-se bem às condições climáticas e é despretensiosa no cuidado.
O arbusto é baixo, compacto, uma planta adulta atinge cerca de 60 cm de altura e uma largura de 45-55 cm .A variedade "Larisa" pertence à espécie paniculada, os caules são eretos, regulares e fortes. À medida que envelhecem, o número de brotos aumenta e pode ter 20 ou mais galhos em um arbusto. Os caules são bem frondosos, as folhas opostas são oblongas, lanceoladas com ponta pontiaguda.
O Phlox "Larisa" cresce com rapidez e boa vontade, e devido ao pequeno tamanho do arbusto, é ideal para o plantio ao longo de passeios e vielas, bem como em canteiros de flores no fundo do jardim entre árvores. Na hora de escolher o local de plantio, é importante levar em consideração que a planta floresce em pequenas inflorescências em locais ensolarados, e o período de floração é reduzido. Em áreas excessivamente sombreadas do jardim, o flox murchará e florescerá com relutância. Portanto, deve-se dar preferência à penumbra, pois os floxes irão deliciar os olhos com inflorescências grandes e abundantes nas pontas dos caules.
"Larisa" é uma variedade resistente à geada que pode suportar até geadas severas de até 31-34 ° C negativos. Phloxes são adequados para cultivo na região de Moscou, Território de Altai e nas regiões do sul de Barnaul.
Características de floração
Phlox "Larisa" pertence ao grupo das plantas herbáceas de floração precoce e é caracterizada por um longo período de floração. As primeiras inflorescências aparecem no início de julho, e os arbustos continuam a florescer abundantemente até o final de agosto e meados de setembro.
As flores são grandes, atingindo até 3,5-3,8 cm de diâmetro, cinco pétalas, formato redondo, possuem aroma agradável. A cor das pétalas do flox Larisa varia de salmão macio a coral; tons mais claros são observados mais perto da base. O núcleo tem um anel carmesim característico com um olho roxo escuro no centro.
As flores são coletadas em inflorescências arredondadas e densas. Devido à floração abundante, Larisa phlox mantém seu aspecto decorativo durante toda a temporada.
O esplendor e abundância do flox florido "Larisa" dependem diretamente da área onde as plantas foram plantadas. Você deve tentar evitar áreas baixas com água estagnada no solo - os floxes não toleram umidade excessiva no sistema radicular. Os arbustos vão se sentir bem em canteiros de flores elevados em relação à linha do solo, dispostos na parte sul do jardim. Embora a planta adore sombra parcial, é melhor evitar plantar perto de grandes árvores de jardim, caso contrário, a flox terá que lutar por nutrientes e luz solar.
Aplicação em design
Com sua aparência marcante, phlox "Larisa" é um dos habitantes mais conhecidos e difundidos do jardim. Devido ao baixo crescimento do arbusto, esta variedade é amplamente utilizada como cobertura do solo de primeiro plano em jardins de pedras, mixborders e jardins frontais. Além disso, com a ajuda deles, manchas coloridas volumosas são criadas no meio da composição da paisagem.
Variedade "Larisa" vai bem com outros tipos de flox, no entanto, é importante evitar contrastes acentuados. Daylilies, absinto decíduo decorativo, peônias, yarrow, echinacea, bem como arbustos coníferos subdimensionados são plantados ao lado deles. Eles combinam perfeitamente e se complementam.
Phlox "Larisa" tem um sistema radicular bem desenvolvido que penetra profundamente no solo. Portanto, o flox não pode ser plantado próximo a árvores e arbustos, cujas raízes estão localizadas próximo à superfície do solo (abetos, lilases, bétulas, salgueiros).
Métodos de reprodução
Phlox "Larisa" pode ser propagado de várias maneiras:
- por estacas (o método mais conveniente);
- estratificação horizontal;
- botões axilares;
- dividindo o mato;
- sementes (o método mais problemático).
É preferível propagar o flox de forma vegetativa, ou seja, quando parte da planta está preservada, pois todas as características da variedade permanecem completamente inalteradas. Entre os jardineiros, o método mais popular é o corte, é mais simples e conveniente.
As estacas devem ter pelo menos 2-3 entrenós. Enraizadas durante o verão e plantadas no solo em setembro, vão deliciá-lo com uma floração exuberante na próxima primavera.
Regras de pouso
As mudas de flox "Larisa" são plantadas no solo no início de maio (12-15 dias após o descongelamento do solo) ou no final de setembro, dependendo da região. Em climas frios, o plantio de outono não é recomendado. Em regiões de clima ameno, é possível plantar mudas de flox no início do outono, muito antes do início das geadas noturnas no solo, caso contrário corre-se o risco de as mudas não terem tempo de criar raízes.
Na hora de escolher o local para o plantio da "Larisa", deve-se levar em consideração não só o grau de sombreamento, mas também atentar para a composição do solo. Em solo argiloso pesado ao cavar canteiros por 1 m². um balde de composto e dois terços de areia grossa de rio devem ser adicionados. Se o solo estiver acidificado, certifique-se de adicionar cal.
O algoritmo de aterrissagem é o seguinte:
- Em primeiro lugar, é necessário preparar covas de plantio, a uma distância de pelo menos 45-55 cm entre si, para que os arbustos não fiquem apertados. A profundidade do poço deve ser de 15-20 cm.
- No fundo de cada cova, colocar uma camada de drenagem (argila expandida, tijolo quebrado ou ladrilho) de pelo menos 5 cm para excluir a possibilidade de estagnação de água nas raízes. Adicione um punhado de composto, turfa e cinza de madeira por cima.
- Coloque um talo de flox no orifício preparado no centro e espalhe suavemente as raízes de modo que fiquem em um plano horizontal.
- Encha o buraco, tampe levemente e regue.
Se o algoritmo de plantio for seguido no solo preparado, as mudas de Larisa criarão raízes em duas semanas, após o que é recomendado mudar para o esquema de irrigação usual para flox perene.
Cuidados de acompanhamento
Phlox "Larisa" é considerada uma variedade não caprichosa, portanto não requer atenção especial. Todos os cuidados com as plantas se resumem à rega obrigatória e alimentação oportuna. Você precisa regar os arbustos regularmente em intervalos de uma vez a cada dois dias. A sacha também é necessária, especialmente as plantas jovens com um sistema radicular ainda frágil.
Phlox deve ser fertilizado ao longo do ano da seguinte forma:
- Na primavera, logo após o derretimento da neve, a primeira alimentação é feita com a aplicação de fertilizantes nitrogenados. Isso estimula o crescimento dos arbustos.
- A segunda alimentação é realizada no meio do verão com fertilizantes à base de potássio. Isso contribui para uma floração mais exuberante e duradoura, aumenta a resistência a muitas doenças.
- A terceira e última alimentação é realizada no final do outono, antes do início da geada. Ao mesmo tempo, são introduzidas misturas de fósforo, que são necessárias para os floxes para um inverno seguro.
Os floxes adoram solo respirável, por isso é importante afrouxar o solo periodicamente. Isso geralmente é feito durante a remoção de ervas daninhas. Apesar de a "Larisa" ser uma variedade resistente ao gelo, é útil para cobrir os arbustos no inverno. Em plantas perenes com sistema radicular desenvolvido, o rizoma vem à superfície, formando um loop no subsolo. Se você não cobrir as raízes protuberantes com cobertura morta, o arbusto pode morrer completamente de geada no inverno frio. Portanto, todos os anos os floxes são cobertos com uma camada de 2-3 cm de altura, usando composto, húmus ou esterco podre para esse fim.
Preparando-se para o inverno
Após o início das geadas de outono, assim que a camada superior do solo congela, os arbustos de "Larissa" são cortados na própria superfície da terra, cortando todos os caules. Em regiões quentes, é importante removê-los completamente do canteiro, pois podem estar infectados com parasitas e doenças.
Em regiões com invernos frios e ventosos, a poda é transferida para a primavera, pois os caules contribuem para o acúmulo e retenção da massa de neve, que serve de proteção contra geadas. Em áreas com invernos pouco nevados, os floxes são cobertos no outono por uma camada de folhas caídas ou turfa seca.
Pragas e doenças
Phlox "Larisa", como muitas outras variedades, é suscetível a algumas doenças infecciosas e fúngicas, tais como:
- manchas anulares bem como necróticas;
- chocalho;
- enrugamento das folhas;
- variegação;
- septoria;
- ferrugem;
- oídio;
- fomose.
Além disso, "Larisa" tem inimigos de pragas:
- nematóides;
- babando de um centavo;
- lesmas;
- lagarta de repolho e colheres.
Para minimizar ao mínimo os danos causados por doenças e pragas de flox, é recomendado não plantar os arbustos muito densamente e desbastá-los regularmente. Também é importante inspecionar periodicamente os greens, avaliando visualmente sua aparência. Ao primeiro sinal de infecção, você deve agir imediatamente para eliminar o problema.
Conclusão
O Phlox Larisa, sujeito ao algoritmo de plantio e agrotécnica de cultivo, com os devidos cuidados, florescerá na horta por 15 a 17 anos. Também deve ser lembrado que o exame preventivo regular das folhas e caules dos arbustos ajudará a identificar e eliminar muitas doenças em um estágio inicial, o que garantirá a saúde da maioria das plantas no canteiro.