Contente
Phlox Blue Paradise foi obtido por Pete Udolph em 1995 na Holanda. Esta é uma bela planta ornamental com flores em tons de azul escuro ou roxo. Este tipo de flox se distingue por suas altas taxas de crescimento e boa robustez no inverno.
Descrição do phlox Blue Paradise
Phlox paniculata Blue Paradise é uma cultura herbácea com cerca de 1 m de altura, de caules fortes, com tonalidade escura. O diâmetro do arbusto de paniculata phlox Blue Paradise pode chegar a 120 cm e o espalhamento dos caules eretos é médio. A planta não precisa instalar suportes.
As folhas do Phlox Blue Paradise são alongadas com pontas pontiagudas. Em comprimento, podem atingir 10-12 cm, de largura cerca de 2-3 cm.Em ambos os lados, as folhas são lisas, de cor verde escura, o padrão de nervuras é bem distinto.
A variedade adora o sol, mas pode crescer em sombra parcial. A luz solar direta é recomendada, mas não deve ser muito intensa.
As taxas de crescimento do flox Blue Paradise são boas, mas o rizoma precisa ser separado após várias temporadas. A resistência à geada da planta corresponde à 4ª zona, o que lhe permite resistir a invernos com temperaturas de até -35 ° C. Pode ser cultivada em qualquer região onde não ocorram ondas de frio abaixo de + 15 ° C em agosto.
Características da floração Flox Blue Paradise
Phlox paniculata Blue Paradise pertence ao grupo europeu. A floração ocorre em agosto-setembro, dura muito tempo, de 1,5 a 2 meses. Em áreas ensolaradas, o tempo de floração é ligeiramente reduzido (até 4-5 semanas), mas o esplendor das flores é muito maior. As plantas cultivadas à sombra florescem ainda menos (não mais do que 3 semanas).
As flores com diâmetro de 25 a 50 mm abrem-se em momentos diferentes, pelo que é garantida a duração da floração. As pétalas de flox Blue Paradise são ligeiramente onduladas, a cor muda dependendo da luz. Na luz solar intensa, torna-se um lilás rico, em tempo nublado ou em flox crescendo na sombra - um azul-azul brilhante com bordas roxas.
Aplicação em design
Na jardinagem paisagística, os floxes Blue Paradise são eficazes como um elemento da matriz de flores. Com uma plantação densa da planta, eles são capazes de criar um tapete contínuo de todos os tipos de tons de azul e lilás.
Mas os aplicativos de design não se limitam a essas duas funções primitivas. Os floxes do Paraíso Azul ficam ótimos contra o fundo das coníferas, enquanto as plantações azuis-roxas sólidas podem ser diluídas ou cercadas por elementos menores de tons mais quentes (por exemplo, pedras-de-rosa ou roxas). As flores também ficam bem como um enquadramento em torno de pequenos lagos artificiais.
Como um elemento central da composição, Blue Paradise phlox pode ser usado em canteiros de flores com uma população "atrofiada" ou anuais com tons brilhantes (malmequeres, lobélias, etc.)
A cultura é combinada com muitas outras cores: ásteres, astilbe, daylilies, verbena, malmequeres, hospedeiros, geleniums.
A planta pode ser cultivada em vasos ao ar livre ou vasos de flores. É ainda permitido colocar flores em um recipiente em casa. Mas em ambos os casos, não se deve esquecer que o sistema radicular cresce muito rapidamente, o que exigirá uma mudança de recipiente ou divisão regular do rizoma. Além disso, Blue Paradise phlox precisa de rega mais frequente com este método de cultivo.
Métodos de reprodução
Principalmente para phlox paniculata, a propagação vegetativa do Blue Paradise é usada. A semente não tem a eficiência necessária, não garante a herança das propriedades da planta mãe e não pode dar tanta semente.
A maneira mais fácil de reproduzir é dividindo o arbusto. Após 3-4 anos, o rizoma cresce fortemente e perde sua taxa de crescimento. Normalmente é completamente dividido em raízes separadas e plantadas.
Mas o método mais eficaz, que dá a maior quantidade de sementes, é a propagação por estacas de caule. A vantagem dessa técnica é que podem ser plantados não só em casa de vegetação, mas também diretamente em campo aberto. A maior taxa de sobrevivência (90-100%) é obtida de mudas plantadas de maio a julho, elas são colhidas antes do plantio.
A propagação por estacas de folhas ou brotos de crescimento na primavera é, na verdade, uma variação do método anterior. Nesse caso, você pode obter mais sementes, mas existem alguns detalhes que precisam ser lembrados.
Este método é menos eficaz (taxa de sobrevivência de 50-60%) e requer o uso de estufas para o enraizamento preliminar.
Regras de pouso
As datas de plantio dos floxes Blue Paradise dependem do tipo de semente. As sementes são plantadas em estufa no final de março. Mudas compradas ou sementes obtidas de estacas e rizomas divididos são melhor transferidas para o solo no final do verão ou outono. Como exceção, o plantio na primavera ou no verão é permitido, mas o crescimento do flox é significativamente atrasado e você não pode esperar pelo próximo ano de floração.
Como já foi dito, a planta adora luz, portanto, as áreas ensolaradas são escolhidas para o plantio.
O solo deve ser fértil, bem umedecido e solto. A melhor opção é um limo meio nutritivo com acidez neutra ou fraca (pH de 6,5 a 7, mas não superior). O plantio na primavera envolve a preparação do solo no outono e o plantio no outono cerca de um mês antes da data de plantio.
A preparação do local é realizada de acordo com o esquema padrão:
- O local está limpo de ervas daninhas e nivelado.
- Os fertilizantes são aplicados, incluindo cal, turfa e húmus.
- O material de cozimento é introduzido (em margas - areia, em arenitos - esterco ou argila).
- Após a fertilização, o local é cavado novamente a uma profundidade de 10-15 cm e nivelado.
Depois disso, a parcela é regada em abundância e deixada sozinha até o plantio.
Nenhuma preparação preliminar da semente é necessária. O plantio pode ser feito imediatamente após a compra ou recebimento das mudas.
Após o plantio, as plantas são borrifadas com solo e levemente socadas. A primeira rega é realizada em três dias. Nas próximas duas semanas, é realizado diariamente.
Cuidados de acompanhamento
A rega é realizada à medida que a camada superior do solo seca.Como o phlox Blue Paradise se refere a plantas com déficit de umidade, suas taxas de irrigação são bastante grandes, pelo menos 20 litros por 1 sq. m da área ocupada pela planta.
Após a rega, é imperativo soltar o solo até uma profundidade de 5 cm, pois a cultura reage muito mal à umidade estagnada na camada superior do solo. Além disso, ao mesmo tempo, esse procedimento permite que você se livre de ervas daninhas que inibem significativamente o crescimento de flox. A cultura de cobertura morta não é praticada.
A primeira alimentação de flox Blue Paradise é realizada depois que a neve derrete. Inclui um fertilizante complexo para plantas ornamentais com grande quantidade de nitrogênio. O segundo é produzido durante a brotação (maio-junho). Consiste em compostos de potássio-fósforo, enquanto a proporção de nitratos deve ser mínima. A melhor opção neste caso seria uma solução de verbasco com adição de cinza de madeira.
A terceira alimentação (com muito potássio) é feita no final de junho. A planta é alimentada com compostos semelhantes pela quarta vez em um mês.
A última fertilização é feita após a floração, no final de setembro. Neste caso, fertilizante complexo é novamente usado para culturas ornamentais.
A planta é podada após o término do período de floração. Ao mesmo tempo, os caules são completamente cortados, não deixando mais do que 10-12 cm acima do nível do solo. Após o procedimento, o solo ao redor do arbusto é tratado com inseticidas e fungicidas. Os caules cortados e a folhagem são queimados.
Se preparando para o inverno
A preparação para o inverno consiste em cobrir o espaço ao redor da planta em um raio de 30 cm com uma camada de esterco de cavalo picado. É permitido colocar em cima de uma camada de cobertura morta de algum material de cobertura que permite a passagem do ar.
Pragas e doenças
A principal praga do flox é um nematóide, um verme microscópico com um corpo filamentoso delgado. Ele vive no caule de uma planta e se alimenta de sua seiva.
A principal forma de combater esse verme é profilática. No início do outono, os topos dos brotos fracamente afetados do Flox Blue Paradise devem ser removidos e os caules severamente desfigurados pela praga devem ser completamente cortados e queimados.
Além disso, recomenda-se adicionar uma mistura de esterco e palha às covas ainda na fase de plantio. Essa composição forma colônias de fungos que são inofensivos para a planta, mas inibem o desenvolvimento de nematóides. A cada ano subsequente, recomenda-se cobrir o solo ao redor da planta com a mesma mistura no início da primavera.
Phlox Blue Paradise pode infectar vários tipos de insetos, dos quais os mais perigosos são os bronzes dourados e peludos.
O combate a esta praga é feito exclusivamente por métodos mecânicos - coleta e destruição. Contra outros insetos potencialmente perigosos para a planta, o tratamento profilático com inseticida é usado no início de maio.
Conclusão
Phlox Blue Paradise é uma bela planta ornamental com grandes inflorescências azul-violeta. Apesar da relativa despretensão e elevada robustez invernal, para uma bela floração necessita de cuidados regulares e sistemáticos, que consistem em regar e alimentar. A cultura é muito utilizada em paisagismo, e com um recipiente de tamanho adequado, pode ser utilizada até mesmo na floricultura de interior.