Dicentro: plantio e cuidado em campo aberto, reprodução

Plantar e cuidar do dicentro é uma questão de grande interesse para os amantes de plantas perenes brilhantes. Uma linda flor rosa, em forma de coração, pode se tornar um elemento perceptível em qualquer canteiro de flores, mas deve ser cultivada de acordo com todas as regras de cuidado.

Características do cultivo de um dicentro

A Dicentra no mercado hortícola apresenta-se numa grande variedade de espécies e variedades. As variedades perenes diferem umas das outras principalmente em tons de cor, no entanto, as características de plantio e cuidados com o dicentro permanecem aproximadamente as mesmas.

  • Perene não tolera ar seco, mas adora lugares sombreados. Portanto, é possível plantar um dicentro no país em áreas onde outras plantas perenes, amantes do sol, cresceriam mal - isso permite decorar um espaço desocupado com flores brilhantes.
  • A dicentra, plantada à sombra, floresce bastante tarde, mas ao mesmo tempo distingue-se pela cor viva e pela longa duração da floração. Portanto, o jardim em que o dicentro é plantado agrada aos olhos com tons multicoloridos até meados do verão.
  • Diferentes variedades de dicentra podem produzir flores brancas, amarelas, rosa, roxas ou vermelhas. Não apenas as variedades perenes combinam bem umas com as outras, a dicentra é adequada para o plantio conjunto com outras plantas com flores e para cuidados posteriores. Isso permite que você crie belos e intrincados canteiros de flores.

Plantar um dicentro exige do jardineiro mais cuidado e conhecimento de tecnologia agrícola. Mas cuidar de uma flor estabelecida é bastante simples. Uma vantagem importante do dicentro é que a planta perene tolera bem o frio do inverno, ao contrário de muitas flores, tem um alto nível de resistência à geada e requer um abrigo mínimo durante os cuidados no inverno.

Como plantar adequadamente um dicentro

Existem várias maneiras de plantar uma planta perene. Cultivar dicentra a partir de sementes em casa é popular. Embora a eficácia deste método seja inferior à das mudas ou da divisão de um arbusto, quando se planta uma planta pela primeira vez, muitas vezes não há outra opção a não ser usar o método da semente.

Cultivando dicentra a partir de sementes

A primeira etapa do plantio das sementes é o preparo correto do material de plantio. Para aumentar a germinação, as sementes são primeiramente estratificadas, ou seja, são submetidas a um processamento de longa duração em condições de baixa temperatura, o que aumenta sua durabilidade.

  • Para a estratificação, as sementes são lavadas, misturadas em um pequeno recipiente com areia solta ou terra úmida e fechadas por 3 meses na geladeira.
  • De vez em quando, as sementes precisam ser verificadas e, se necessário, umedecer novamente o solo.
  • Você precisa começar a estratificação no início do inverno, então em março as sementes estarão prontas para o plantio.

Em março, sementes estratificadas são semeadas em solo preparado para a dicentra em caixas de mudas. O solo para a planta é selecionado padrão - leve, nutritivo o suficiente e solto. Terra com grama, areia e turfa são ideais como uma mistura de solo.

As primeiras mudas aparecerão em cerca de um mês. O cuidado com as sementes da dicentra é bastante simples, os brotos precisam de rega moderada à medida que o solo seca. Além disso, em uma sala com brotos, você precisa manter a temperatura em torno de 25 graus e evitar correntes de ar, embora seja necessária ventilação regular para o dicentro. O local para a planta deve ser ensolarado, mas não sob a luz solar direta.

Por volta do final de abril, os brotos ficarão tão fortes que podem ser mergulhados - apenas as mudas mais fortes saem. Depois disso, os brotos são plantados em solo aquecido a céu aberto. Se uma onda de frio repentina ocorrer em maio, os brotos perenes definitivamente precisarão ser cobertos em uma cama com um filme ou outro material. Esse cuidado evitará que as flores congelem.

Atenção! A floração de plantas perenes obtidas por semente começará somente após 3 anos, inclusive por esta razão, sementes para plantio de safras raramente são utilizadas.

Quando plantar um dicentro em terreno aberto

É necessário plantar uma planta perene no solo nos últimos dias de abril ou início de maio. É importante aguardar o momento em que vão embora as últimas geadas de retorno e o solo se aqueça em profundidade. As perenes jovens não toleram bem o frio e podem morrer em um novo lugar antes de criarem raízes adequadamente.

Além disso, o dicentro pode ser plantado no outono, mas o mais tardar em setembro. Antes do início do primeiro clima frio, as raízes da planta devem se desenvolver e endurecer adequadamente no solo.

Onde plantar um dicentro

Dicentra tolera bem áreas ensolaradas e sombreadas. No entanto, é melhor plantar e cuidar do dicentro na região de Moscou em locais com luz suficiente, mas com bom sombreamento natural. Assim, o dicentro irá deliciá-lo com uma floração rápida, mas não será prejudicado pelos raios diretos do sol. A planta pode ser plantada à sombra de pequenos arbustos de jardim, para que a planta perene não apenas obtenha condições confortáveis ​​para ela, mas também sombreie efetivamente o verde das plantas altas.

Do ponto de vista do solo, o perene é pouco exigente. Solo moderadamente úmido e nutritivo com alta friabilidade e boa drenagem é ideal para ele. A planta prefere um solo com baixo nível de acidez.

Preparação do local de pouso

O local para o plantio de uma perene deve ser preparado com antecedência - alguns meses antes do plantio do dicentro no solo. Se o plantio está programado para a primavera, o local é preparado e fertilizado no outono, se no outono, então na primavera.

O solo na área selecionada é devidamente escavado até 30 cm de profundidade e 3 kg de húmus são colocados por metro de espaço. Também é necessário adicionar substâncias minerais complexas ao solo - em poucos meses os fertilizantes serão adequadamente absorvidos pelo solo e criarão nele a microflora necessária.

Regras de plantio em terreno aberto

Imediatamente antes do plantio de uma perene, são preparados buracos para ela no solo - a profundidade e o diâmetro devem ser de pelo menos 40 cm, e a distância entre as plantas individuais deve ser da ordem de meio metro.

Uma camada de drenagem de brita ou outro material é despejada no fundo das covas preparadas, atenção especial deve ser dada a esta etapa do plantio e cuidado se o solo no local de pouso estiver muito úmido. Solo fértil misturado com composto é despejado no topo da camada de drenagem, até a metade da fossa. Ao plantar dicentro na primavera no solo, os brotos são baixados para o buraco e cobertos com terra até o fim. O cuidado inicial com as plantas plantadas é que elas precisam ser regadas e o solo próximo a elas levemente amassado.

Como o dicentro sobe

Como as sementes de dicentra germinam com dificuldade, principalmente na horticultura, elas são plantadas primeiro em uma caixa de mudas e depois em terreno aberto - isso permite aumentar um pouco a germinação. Nesse caso, os primeiros brotos do dicentro plantado aparecem cerca de um mês após o plantio.

No entanto, às vezes você pode plantar o dicentro com sementes diretamente em campo aberto.Costuma-se plantar no outono, em setembro, caso em que as sementes germinarão em 30 dias, após os quais os brotos deverão ser desbastados. Imediatamente após o mergulho, o jovem dicentro é coberto com cobertura morta e então coberto com uma película ou folhas caídas. Sob a cobertura, as mudas aguardam o inverno e, com o início da primavera, começam a crescer ativamente, embora algumas das plantações possam morrer durante o inverno.

Cuidados com o dicentro

Plantar dicentra com sementes é considerada a fase mais difícil do cultivo de uma planta. Mas para que a perene agrade com uma floração bonita e abundante, como na foto do plantio e cuidado de um dicentro perene, é preciso cuidar bem da planta.

Como regar

De acordo com as regras de cuidado, a flor precisa de umidade moderada, é importante não permitir que o solo seque ou encharque. Portanto, o dicentro é regado após o plantio conforme o solo seca - a terra deve permanecer constantemente ligeiramente umedecida. Uma planta perene não reage bem à água dura; antes de molhar, a umidade deve ser defendida para que fique mais macia.

É importante lembrar que as raízes do dicentro precisam de oxigênio para se desenvolver normalmente. Após cada rega, no processo de retirada, recomenda-se afrouxar um pouco o solo ao redor da flor e ao mesmo tempo retirar as ervas daninhas do solo em tempo hábil. Durante o período de seca, rega e afrouxa é realizada com mais freqüência, mas sem zelo indevido, se a água começar a estagnar no solo, o sistema radicular da planta apodrecerá.

Como alimentar o dicentro

Para uma floração abundante, uma planta perene deve ser fertilizada regularmente após o plantio. O cuidado consiste no fato de que na primavera, anualmente, a fertilização nitrogenada é introduzida no solo para o dicentro - isso contribui para o desenvolvimento abundante da parte verde da planta.

Durante o período de floração, o dicentro necessita de superfosfato, e no outono recomenda-se fertilizar o solo com matéria orgânica, derramar com infusão de verbasco e cobrir abundantemente com húmus. Basta alimentar cada espécie uma vez por estação, tal quantidade de fertilizante será suficiente para o dicentro e contribuirá para seu crescimento saudável e rápido.

Poda

Uma perene florescendo não precisa de formação forte. Os caules da dicentra curvam-se naturalmente ao solo graças aos grandes botões, também não é necessário amarrá-los durante o tratamento, embora seja aconselhável plantar a flor em local protegido dos ventos fortes.

Perenes precisam de poda mínima apenas para manter uma bela floração. É muito simples de executar - você precisa cortar imediatamente os botões murchados da planta para liberar espaço e recursos para o crescimento de novas flores.

Conselho! As regras de cuidado permitem fazer uma revegetação no dicentro de outono, para isso, os caules com flores murchas são cortados completamente a uma altura de cerca de 10 cm acima da superfície do solo.

Transplante de dicentro

O sistema radicular de uma planta perene tende a crescer rapidamente e, em um determinado estágio, os processos de apodrecimento podem começar nas raízes emaranhadas. Portanto, de vez em quando, o dicentro precisa ser transplantado, as regras de atendimento recomendam fazer isso cerca de uma vez a cada poucos anos.

  • O transplante é necessário em abril ou início de maio, o transplante da dicentra também é feito no outono após o término da floração.
  • Uma flor perene é cuidadosamente retirada do solo, tentando ferir ao mínimo as raízes, e deixada no ar por um curto período de tempo para que as raízes sequem.
  • Depois disso, a planta perene crescida é dividida em várias partes com raízes saudáveis, garantindo que vários brotos permaneçam em cada parte. Os locais dos cortes podem ser polvilhados com cinzas para evitar infecções.
  • Seções do dicentro são plantadas em novos buracos e regadas, e então o solo é ligeiramente coberto com cobertura morta nas raízes.

É possível plantar dicentros com rizomas em uma única ordem, ou você pode formar pequenos grupos de perenes para cuidados posteriores. Neste último caso, 2-3 partes são plantadas no buraco de uma vez, separadas da planta principal.

Preparando-se para o inverno

Dicentra é uma planta bastante resistente ao frio, mas no inverno, a parte do solo da flor congela completamente. Portanto, no outono, costuma-se cortar as folhas e o caule de uma planta perene quase rente ao solo, a uma altura de 3 cm da superfície. Não faz sentido preservar as partes acima do solo, elas não sobreviverão ao inverno em qualquer caso.

Cuidar do dicentro no outono e se preparar para o inverno consiste em construir um abrigo para a flor antes do início do frio, cobrindo completamente o restante do cânhamo com uma camada de turfa de cerca de 5 cm. Se a camada for diluída, a terra pode congelar demais. Ao mesmo tempo, também não é recomendável lançar uma flor com turfa com mais abundância, caso contrário as raízes começarão a crescer, o que levará à sua decomposição.

Com o início da mola, a camada de material de cobertura é removida, o que deve ser feito imediatamente após o estabelecimento de um degelo estável. Caso contrário, sob o abrigo sob condições de aquecimento, pode desenvolver-se umidade excessiva, o que prejudicará a saúde da planta.

Proteção contra doenças e pragas

Plantar e cuidar de um Dicentro de Coração Quebrado inclui a proteção obrigatória da planta contra doenças e pragas. Em geral, as plantas perenes são altamente resistentes a doenças, mas algumas delas ainda são perigosas.

  • Em particular, o mosaico do tabaco representa uma ameaça ao dicentro. Os sintomas são listras e manchas nas folhas novas da flor.
  • Com manchas em anel e na folhagem adulta, anéis alongados claros são formados, lembrando o formato de folhas de carvalho.
  • Além disso, o dicentro pode adoecer com micoplasmose, como resultado, o crescimento da flor diminui, os pedúnculos são tortos e a cor das próprias flores torna-se amarela ou verde.

As doenças do dicentro ocorrem na maioria das vezes devido a cuidados inadequados e excesso de umidade, portanto, para a prevenção das perenes, é necessário regar corretamente, seguir os cuidados recomendados e evitar o encharcamento do solo. Se a planta já estiver doente, o solo ao redor precisa ser eliminado com soluções fungicidas. Além disso, o controle sanitário cuidadoso do local ajuda a proteger as plantas perenes de doenças. Recomenda-se cortar e destruir as flores murchas da planta a tempo, prevenir o desenvolvimento de ervas daninhas, afrouxar regularmente o solo e remover os restos da planta.

Conselho! Para efeito de cuidado e prevenção, antes mesmo do plantio do dicentro no local selecionado, pode-se tratar o solo com uma solução de formalina para desinfetar o solo. Mas só será possível plantar uma flor nesse solo depois de um mês, caso contrário, o produto químico danificará as raízes da planta.

O centro de sangramento demonstra alta resistência a pragas. Dos insetos em uma planta perene, apenas pulgões comuns são encontrados. Para fins de cuidado e prevenção, as folhas da planta devem ser examinadas periodicamente para verificar se há infecção e, se forem encontrados pulgões, devem ser tratados com Biotlin ou Antitlin.

Como propagar um dicentro

O método de reprodução e cultivo de sementes de dicentro é usado principalmente para plantar uma planta perene em seu jardim a partir do zero. Mas para aumentar ainda mais o plantio de dicentros, é mais sensato utilizar outros métodos de melhoramento, pois eles trazem resultados mais confiáveis.

Propagação de dicentra por estacas

O corte é o método mais elementar de criação de dicentra na primavera no local.

  • Os rebentos da planta e os rebentos das raízes com até 15 cm de comprimento são utilizados como estacas; se forem retirados rebentos da raiz para o plantio, o seu comprimento pode chegar a 20 cm.
  • Imediatamente após o corte das mudas, é aconselhável repousar cerca de um dia em uma solução formadora de raízes - o dicentro germinará sem ela, porém a solução irá acelerar o enraizamento.
  • É possível plantar mudas de dicentra diretamente no solo na primavera ou verão, mas na maioria das vezes a planta é colocada para cuidados primeiro em uma estufa ou em uma caixa para mudas em casa. As condições de estufa para germinação permitem manter a temperatura desejada e evitar correntes de ar durante o período em que o corte é especialmente sensível às condições externas.
  • Ao crescer em casa ou em uma estufa, as mudas devem ser enterradas em um solo adequado para uma planta perene, criar uma temperatura estável de cerca de 25 graus e umedecer regularmente o solo durante as próximas 3-4 semanas.

Quando aparecerem brotos nas mudas, os cuidados com o dicentro deverão ser continuados. A planta é transferida para um local permanente no solo apenas no próximo ano, independentemente de ser uma estufa ou mudas caseiras.

Importante! As raízes do dicentro contêm substâncias tóxicas e podem causar irritação na pele, portanto, ao trabalhar com elas, certifique-se de usar luvas de proteção.

Reprodução da dicentra pela divisão do arbusto

Plantar e cuidar de um magnífico bicentenário inclui o transplante regular e o plantio da mata - a mata cresce rapidamente e suas raízes começam a interferir no desenvolvimento saudável da perene. Simultaneamente ao transplante, normalmente é realizada a divisão do arbusto, o que permite rejuvenescer a planta-mãe, facilitar o seu cuidado e ao mesmo tempo aumentar o plantio do dicentro na sua área.

  • É muito simples dividir o arbusto de uma planta perene em flor - para isso, a planta deve ser totalmente desenterrada do solo e deixada por um curto período de tempo para que as raízes sequem um pouco e murchem.
  • Em seguida, o arbusto é cuidadosamente dividido com uma faca em várias chamadas divisões, cada uma delas deve ter 3-4 brotos saudáveis.
  • Em uma nova área selecionada, vários pequenos buracos de tamanho padrão são cavados, cerca de 40 cm de diâmetro e de profundidade, com um plantio em massa, uma distância de cerca de 50 cm entre eles.
  • Seções, ou delenki, são plantadas em covas em um novo local, regadas e cobertas com cobertura morta da mesma forma que quando uma planta é normalmente plantada em terreno aberto.

Conselho! Se plantar numa cova para várias divisões ao mesmo tempo, então já no primeiro ano o dicentro irá deliciá-lo com uma floração abundante e bonita. Mas deve-se ter em mente que no processo de saída, o replantio da perene nesse caso terá que ser mais rápido.

O que plantar próximo ao dicentro

Uma planta perene fica bonita em plantações únicas, mas adquire um aspecto ainda mais espetacular quando combinada com outras plantas. Outras perenes que preferem condições semelhantes - solos férteis com baixa acidez e sombra clara são bem adequadas para o plantio conjunto com o dicentro e cuidados posteriores.

Em um canteiro de flores próximo ao dicentro, você pode plantar para facilitar o cuidado:

  • tulipas e íris;
  • anêmonas e corydalis;
  • prímulas;
  • samambaias e bergenia;
  • hospedeiros e vermes pulmonares;
  • Heuchers e Brunners.

As peônias e rosas altas e espetaculares também são adequadas para o plantio conjunto com plantas perenes e para o cuidado das articulações. O centro de sangramento fica bem próximo a astilba e delfínio, anêmona e heléboro. Você pode usar o dicentro para canteiros monótonos ou multicoloridos, em qualquer composição a flor não se perderá.

Quais flores não devem ser plantadas com um dicentro

Uma característica de plantar e cuidar do dicentro é que a planta prefere áreas sombreadas no jardim. Isso significa que o plantio de uma planta perene não é recomendado perto de flores que amam o sol, por exemplo, flox e camomila, lavanda e crisântemos, monardos e ásteres.

Perenes que preferem o máximo de luz solar não conseguirão crescer com segurança em locais favoráveis ​​ao dicentro, não serão capazes de fornecer cuidados adequados. Por sua vez, a flor do Coração Quebrado quando plantada a pleno sol também pode piorar muito, apesar dos bons cuidados.

Conclusão

Plantar e cuidar do dicentro permite decorar seu jardim com flores perenes brilhantes, atraentes e incomuns. A única dificuldade no plantio de uma planta é que é difícil de propagar por sementes, mas é muito fácil cuidar de um dicentro adulto.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção