Contente
As lianas estão se tornando cada vez mais difundidas no paisagismo de casas de campo e casas de veraneio na Rússia, incluindo clematis Mazuri. Para entender todos os benefícios da planta, você precisa conhecer melhor a variedade Mazury.
Descrição de clematis Mazuri
Clematis Mazury de flores grandes, criado por criadores polacos. A variedade é bastante jovem, mas, mesmo assim, recebeu a medalha de prata na exposição "Verde é a vida" em 2006 em Varsóvia. A variedade Mazury possui as seguintes características:
- Flores duplas brilhantes de cor azul ou lilás, com um diâmetro de 13 a 17 cm. Nas pétalas existem pequenas manchas de cor mais clara, o que as torna frágeis e arejadas.
- O cipó atinge uma altura de 2 a 3 metros, enquanto, à medida que a cultura cresce, adere aos suportes com pecíolos das folhas.
- A planta floresce de julho a setembro.
- Gosta de locais bem iluminados e ensolarados, pode crescer em sombra parcial. Mal tolerado pelo vento.
- A cultura está indo bem na parte europeia da Federação Russa e no sul do Extremo Oriente.
- Refere-se ao terceiro grupo de corte.
Grupo de poda de Clematis Mazuri
Os produtores classificam o Mazury como um terceiro tipo de poda, que floresce em novos brotos no verão e no início do outono. No inverno, todas as hastes do ano anterior morrem.
A variedade Mazury deve produzir caules maduros a cada temporada. Para fazer isso, selecione 2 a 3 rins vivos a uma altura de no máximo 30 a 50 cm e remova todo o resto. Isto permite que a clematite cresça novos rebentos fortes e dê floração.
No primeiro ano de vida, as vinhas são feitas com podas especiais. Cada cultivar, independente do grupo, deve ser podada a cerca de 10 cm do solo no final do inverno ou início da primavera. Isso é feito para que a clematite adquira o hábito de crescimento mais denso, com flores na base da planta. O procedimento não pode ser realizado: então a floração não será densa e as flores estarão localizadas bem no alto. Não há necessidade de se preocupar em deixar os botões: a clematis brota no subsolo dos nós.
A poda deve ser realizada independentemente da zona climática em que a variedade Mazury é cultivada e mesmo que os ramos do ano passado não tenham sido congelados no inverno. Isso permite que o cipó floresça mais abundantemente. Caso contrário, os caules velhos terão uma floração pobre, e os novos brotos não ganharão força para isso.
Plantando e cuidando da clematis Mazuri
A clematite de flores grandes (marca) Mazury está amplamente representada no mercado. A marca "marca" indica que o sistema radicular estava em um substrato úmido e a planta foi mantida refrigerada. Aqui estão algumas dicas úteis para escolher variedades de clematis.
Antes de plantar a variedade Mazury, você precisa escolher um local onde a planta se sinta melhor e revelará todo o seu potencial. O site deve atender aos seguintes requisitos:
- Boa luz: embora o Mazury possa crescer em sombra parcial, ele se sentirá melhor ao sol.
- À prova de vento. Ao plantar clematis, deve-se levar em consideração a Rosa dos Ventos no local.
- Umidade moderada. Não é recomendado plantar a variedade Mazury perto de casas ao longo da linha de fluxo de água do telhado e próximo a cercas de metal de uma folha de perfil. Você não pode colocar a planta em terras baixas inundadas com água durante as chuvas ou neve derretida.
Na Rússia central, a variedade Mazury é plantada apenas na primavera, e nas regiões do sul isso pode ser feito no outono.
O pouso deve ser feito da seguinte forma:
- Faça um buraco com 50x50x50 cm de tamanho.O sistema radicular da clematis é superficial, então 50 cm de profundidade serão suficientes para a planta.
- Coloque uma camada de drenagem na parte inferior para evitar o apodrecimento da raiz.
- Se o solo for argiloso, a cova deve ser preenchida com húmus: melhor com cavalo ou vaca (1 parte), com adição de areia de rio (2 partes).
- A planta deve ser plantada em um cone formado no centro do buraco.
- Espalhe as raízes da videira.
- Se o caule, preparado para o plantio, tiver o tronco lignificado, o colo do arbusto, onde estão os botões, deve ser enterrado 10 cm no solo.
- Se já começaram a crescer novos rebentos, o plantio deve ser feito de forma a que no final do verão o chicote possa ser coberto com uma camada de terra de 10 cm.
- Clematis Mazury é derramado e cuida para que o solo não seque.
- O solo ao redor da planta é coberto por 15 a 25 cm.
Todo cuidado no primeiro ano de plantio para as clematis da variedade Mazury consistirá em regar em tempo hábil e certificar-se de que o caule da planta se estenda ao longo dos suportes.
Preparando-se para o inverno:
- um balde de húmus é derramado sobre as raízes da clematis Mazuri;
- remova a videira dos suportes e coloque-a na colina formada;
- tome medidas para evitar que os rins roam os ratos: cubra-os com ramos de abeto ou com um pano embebido em vinagre ou alcatrão;
- a parte superior é coberta com uma camada de material não tecido.
Atividades de primavera:
- quando a neve derrete, as vinhas são podadas de acordo com o terceiro tipo;
- nível de húmus derramado no outono;
- Clematis Mazury deve ser coberto com material não tecido do sol agressivo da primavera e possível geada;
- durante a estação de crescimento, quando os botões começam a crescer, a planta é regada 2 vezes com fertilizante de nitrogênio;
- no futuro, a cobertura de clematis será realizada com ênfase no fósforo e no potássio.
O tamanho do sistema radicular da videira afeta muito a sobrevivência, o crescimento do arbusto e a abundância da floração.
O vídeo ajudará você a aprender mais sobre como fazer a planta florescer magnificamente:
Reprodução
Para preservar a pureza da variedade Clematis Mazury, eles não são propagados por sementes. Métodos de criação:
- Por estacas.
- Saindo da videira.
- Ao dividir o arbusto.
Todos os métodos são usados na primavera e no verão para que a clematis se enraíze bem.
Estacas de clematis Mazuri
Para obter material de plantio de alta qualidade da variedade Mazury, a parte do meio do broto é selecionada para o local onde os botões de flores começam a despertar. Cada talo deve ter apenas um par de folhas.
Treinamento:
- uma faca ou podador é afiada e desinfetada;
- para cortar as mudas, retire a parte do meio dos brotos;
- se estiver trabalhando com dois pares de folhas, a inferior deve ser removida;
- abaixo, a uma distância de 6 a 8 cm dos entrenós, é feito um corte oblíquo - para aumentar a área e melhorar a formação de raízes;
- as estacas preparadas são colocadas durante 3 a 5 horas numa solução de guamato de sódio (6 g por litro de água) ou durante 16 horas numa solução de Zircon, Epin, Kornevin ou Heteroauxin (100 ml por litro de água).
O local de desembarque é escolhido em sombra parcial, ou seja, onde o sol é de manhã cedo e depois das 17:00. O solo deve ser solto, nutritivo e respirável. As raízes da clematis crescem não apenas nos entrenós, mas também nos caules. As estacas são imersas no solo em um leve ângulo, até as próprias folhas.
No topo é colocada uma garrafa de plástico com fundo recortado ou recipiente transparente, formando uma espécie de mini-estufas que vão ajudar a enraizar as mudas de clematis.
Para evitar que o sistema radicular seja danificado durante o transplante, é recomendável plantar as mudas em vasos de transporte ou copos plásticos.
Você pode descobrir mais sobre quando e como realizar cortes de clematis no vídeo:
Remoção das vinhas de clematis Mazuri
Uma maneira mais fácil de propagar clematis Mazury é remover a videira
Descrição do método.
A uma distância de 15 a 20 cm do arbusto, uma pequena vala é cavada e preenchida com húmus.Conforme o broto cresce, os cipós são colocados no solo preparado e bem fixados nele. Muitos jardineiros preferem este método de criação particular para clematis.
As raízes começam a crescer dos entrenós para baixo e novos brotos para cima. À medida que o caule se torna lignificado, ele é borrifado com húmus. Este método é utilizado quando é necessário fechar a parede ou caramanchão e não há material de plantio suficiente.
Se você precisar transplantar a clematite para outro lugar, na primavera o galho é separado junto com um pedaço de terra e plantado em um buraco preparado.
Dividindo o mato de clematis Mazuri
Os jardineiros não praticam a propagação da variedade Mazury dividindo o arbusto, pois a planta-mãe é danificada. Isso leva a doenças de clematite e floração deficiente.
A divisão do arbusto é realizada da seguinte forma:
- Desenterre a planta inteira, tentando danificar o sistema radicular o menos possível.
- O rizoma é lavado em água.
- Desembaraçando as raízes com as mãos, divida a videira em várias partes.
- Os cordões umbilicais que ligam os processos individuais uns aos outros são cortados com tesouras de poda ou tesouras.
Doenças e pragas da variedade Mazury
As técnicas de cultivo corretas de clematis Mazuri evitarão a derrota da videira por várias doenças. Lianas raramente ficam doentes com doenças virais, mas as doenças fúngicas não são excluídas.
Os mais comuns são:
- podridão cinzenta;
- fusarium;
- manchas marrons;
- ferrugem;
- oídio;
- murcha - murcha.
O murchamento é o mais perigoso para a planta. Se ocorrer uma derrota, todo o arbusto deve ser desenterrado e destruído. O local onde o cipó Mazuri cresceu também é melhor processar cuidadosamente com sulfato de cobre e Fundazol.
Das pragas da clematite, a variedade Mazury é perigosa:
- pulgão;
- ácaro-aranha;
- lesmas;
- caramujos;
- lagartas;
- suportar;
- mouse.
Para combater, você pode usar uma infusão de sabonete ou inseticidas convencionais.
Conclusão
Clematis Mazuri produz flores grandes e transparentes que podem decorar qualquer área. Você pode decorar gazebos e edifícios com cílios floridos de uma planta, criar arcos abertos, enquanto protege o espaço do sol.