Contente
Clematis são vinhas de uma beleza extraordinária, utilizadas no design da área do quintal. Existem muitas variedades desta planta. Clematis Bill Mackenzie é criado na Nova Zelândia. Pertence à espécie com flores e folhas médias. Os amantes das flores amarelas irão apreciar este tipo perfumado de clematis.
Descrição de Clematis Bill Mackenzie
A variedade foi criada em 1968. Bill Mackenzie é um cruzamento entre Tangut Clematis e Orange Peel. Este híbrido interespecífico ganhou dois prêmios e os corações de cultivadores de flores amadores. A Clematis pertence ao grupo Tangutica, cuja característica distintiva são as vinhas muito compridas (de 4 a 6 m).
Na descrição da clematis de Bill Mackenzie (mostrada na foto), é indicado que a variedade forma longos ramos. O comprimento dos brotos pode chegar a 5 m, devendo ser escolhido o suporte adequado.
Este tipo de clematis floresce com flores de tamanho médio, cujo diâmetro pode variar de 6 a 8 cm, as flores amarelas da planta apresentam 4 sépalas. O comprimento da sépala atinge 3,5-4 cm e sua largura é duas vezes menor - não mais do que 2 cm. Os filamentos são marrom-avermelhados e as anteras são de cor bege. Inicialmente, as flores lembram sinos, mas depois que as sépalas se abrem, adquirem uma forma plana. A floração da variedade é longa: de maio a junho até o outono.
Os frutos da variedade Bill Mackenzie são nozes, coletadas em frutas compostas. Elas, como as flores, parecem muito decorativas e adornam o arbusto no outono.
A zona de resistência à geada da planta é 4-9, ou seja, a cultura é suficientemente resistente à geada e adequada para o cultivo nas condições da região de Moscou.
Condições para cultivo de clematis Bill Mackenzie
É aconselhável cultivar a variedade Bill Mackenzie em local aberto ao sol, mas tranquilo. A cultura não impõe exigências ao solo, portanto pode crescer em qualquer solo. A planta se sente melhor em solos frouxos, ricos em húmus, franco-arenosos e argilosos, não alagados por água subterrânea. A acidez do solo pode ser de ligeiramente ácida a ligeiramente alcalina.
A planta é resistente à geada, mas você não pode prescindir da poda e do abrigo. Isso ajudará a evitar que os botões das flores congelem e a clematite florescerá em abundância.
Plantando e Cuidando de Clematis Bill Mackenzie
Para o plantio, é necessário preparar um buraco. O tamanho médio de uma cova de plantio é de 60 cm de diâmetro e 55-70 cm de profundidade. A profundidade depende do tamanho do sistema radicular da muda e da qualidade do solo. Se o lençol freático estiver muito próximo à superfície, o buraco é cavado mais fundo para preencher uma camada de drenagem (15-20 cm) até o fundo. Para fazer isso, use os materiais disponíveis: tijolo quebrado, argila expandida, cascalho, areia.
Prepare o solo para a muda, para isso eles misturam o solo da cova com composto, húmus e areia na proporção de 1: 1: 1.
Se a acidez do solo aumentar, a farinha de dolomita ou cal apagada é adicionalmente introduzida na cova de plantio.
É melhor usar formulações minerais como fertilizante para a muda.
Tecnologia de pouso:
- A muda é cuidadosamente retirada da embalagem, as raízes são esticadas.
- A mistura de nutrientes preparada é despejada na cova de plantio com um monte.
- Clematis é instalado verticalmente no topo de um monte de terra, enterrando-o cerca de 10-15 cm no solo.
- As raízes são distribuídas uniformemente pelo solo.
- A cova de plantio é coberta com terra, batendo suavemente com as mãos.
- Uma muda de clematis é regada.
- Para proteger contra o superaquecimento, o solo é coberto com material de cobertura morta. Impede a rápida evaporação da umidade e evita o crescimento de ervas daninhas.
- Uma sombra adicional no círculo da raiz pode ser criada usando flores anuais e perenes com um sistema de raiz raso (malmequeres, camomila, petúnias).
A melhor época para plantar clematis é a primavera e o outono. Se a muda for comprada no verão, deve ter sistema radicular fechado. Você pode plantá-lo usando a mesma tecnologia indicada acima.
Se a muda adquirida tem raízes abertas e vestígios de secagem são visíveis, então eles são embebidos na solução de Epin antes do plantio. Você pode colocar a muda em um balde de água fria por várias horas (pelo menos 6 horas).
No primeiro ano, a muda é especialmente vulnerável, por isso precisa de cuidados cuidadosos. Para que o sistema radicular se forme corretamente, a clematis é fertilizada com curativos minerais três vezes por temporada. Se uma flor tenta liberar botões, eles devem ser cortados para não sobrecarregar a planta enfraquecida pelo transplante.
O cuidado adequado permite-lhe cultivar arbustos de clematite bonitos e saudáveis, que irão deliciar os olhos com a sua floração todos os anos.
Clematis Bill Mackenzie precisa de rega periódica. Em climas quentes, a rega é realizada pelo menos 2-3 vezes por semana. Ao mesmo tempo, hidratam não só o solo, mas também a folhagem. Eles fazem isso à noite, após o pôr do sol, para não queimar as folhas. A rega insuficiente é indicada por flores pequenas e seu número insuficiente. Neste caso, é aconselhável alimentar a planta e regá-la com um pouco mais de frequência.
A cobertura é feita na primavera e no verão, alternando entre compostos minerais e orgânicos. O procedimento é realizado no máximo duas vezes por mês. No primeiro ano após o plantio da clematite, Bill Mackenzie não precisa ser alimentado, a muda já tem fertilizantes suficientes aplicados na cova de plantio.
Se preparando para o inverno
A preparação para o inverno consiste em podar e cobrir os arbustos de clematite. O tempo de abrigo para o inverno depende da região, mas é aconselhável fazer os trabalhos em tempo seco, antes do início das geadas. Um grande problema com a clematite é o perigo de amortecimento. Na primavera, é necessário abrir as mudas imediatamente após a ameaça de geada.
Grupo de poda Bill Mackenzie Clematis - 3 (poda forte). Para que os arbustos floresçam magnificamente no verão, é necessária uma forte poda. Clematis são podadas a um nível de 2-3 nós do solo. Além disso, os rebentos danificados e doentes são completamente removidos. Os rebentos mortos podem ser cortados na primavera.
Reprodução
Clematis Bill Mackenzie é propagado de várias maneiras:
- sementes;
- camadas;
- estacas;
- dividindo o mato.
As sementes para o plantio devem estar totalmente maduras, de modo que não são colhidas antes de meados de setembro. O material da semente dos híbridos nem sempre fornece mudas com características parentais, portanto, os métodos de estaca e estratificação são os mais utilizados. Para dividir o arbusto, você pode usar dois métodos: escavação total ou parcial nas raízes.
Doenças e pragas
A violação das regras da tecnologia agrícola faz com que Clematis Bill Mackenzie possa adoecer e até morrer de várias doenças:
- murcha;
- podridão cinzenta;
- ferrugem;
- oídio.
Alta umidade do solo e chuvas intensas levam à disseminação de infecções fúngicas. Para combater o murchamento, use uma solução de Foundationol. 0,2% da composição é regada 2 a 3 vezes o solo no círculo próximo ao tronco. A droga ajuda a retardar o desenvolvimento de doenças fúngicas, mas se as raízes forem gravemente danificadas, a planta é retirada do jardim e destruída.
As doenças fúngicas podem ser curadas com agentes contendo cobre: Oxyhom, líquido Bordeaux. Folhagem e brotos são tratados com eles.
As patologias virais são muito raras na clematite. As pragas sugadoras contribuem para a disseminação do mosaico amarelo. Não existem medicamentos eficazes para essa patologia, portanto, aos primeiros sintomas da doença, a planta é desenterrada e destruída.
O aparecimento de nemátodos na clematite também leva à morte da planta.Se, ao desenterrar arbustos apodrecidos, forem revelados sinais de infecção da planta com nematóides da raiz, não é recomendado cultivar clematis neste local por mais vários anos.
Conclusão
Clematis Bill Mackenzie é uma cultivar comum com botões amarelos e perfumados. Liana floresce de junho a setembro. Sujeito às regras da tecnologia agrícola, ele raramente fica doente.