Contente
Clematis Andromeda é um arbusto de cipó alto com um tipo de floração abundante. A variedade é classificada como uma clematite de flores grandes e floresce muito cedo. Durante a temporada, a planta é capaz de trançar completamente qualquer estrutura de suporte e cobrir consigo uma parede feia de uma sala de estar, um gazebo antigo ou uma cerca frágil. A jardinagem vertical é a principal aplicação da variedade Andrômeda em projetos paisagísticos.
Descrição de Clematis Andromeda
Clematis Andromeda é uma variedade de floração precoce de duas cores que forma flores razoavelmente grandes. O seu diâmetro pode chegar a 20 cm quando cultivados em condições favoráveis, o comprimento médio dos rebentos é de 3-4 m. As flores são pintadas em delicados tons de creme, aproximando-se do branco, no centro de cada pétala no interior existe uma faixa de fundo cor rosa escuro. O coração das flores é amarelo. Na primavera e no verão, a clematite forma flores semi-duplas, no outono - solitárias.
A primeira floração ocorre nos brotos do ano passado, que emitem um grande número de botões. Na segunda vez, Clematis Andromeda não floresce tão abundantemente.
Grupo de aparagem Clematis Andromeda
Na descrição da variedade Andrômeda, indica-se que a clematis pertence ao 2º tipo de poda. Isso significa que, imediatamente após o desbotamento dos brotos, uma pequena parte é cortada deles junto com as mudas. O objetivo dessa poda é estimular o reflorescimento, devido ao qual a clematite lança um número muito maior de botões no outono.
Para o inverno, o arbusto não é mais cortado tão superficialmente. Apenas 50-80 cm do comprimento total são deixados dos brotos.
Plantando e cuidando da clematis Andrômeda
Clematis Andromeda de flores grandes não é caprichosa, mas exige variedade. Ele não gosta de um transplante, então o arbusto é plantado imediatamente em um lugar permanente. Se a planta ainda precisar ser transplantada, a clematite florescerá de forma extremamente fraca por vários anos, o crescimento do arbusto diminuirá visivelmente. Isso se explica pelo fato de que neste momento a clematis estará ocupada fortalecendo o sistema radicular, todos os nutrientes irão para o enraizamento.
Seleção e preparação do local de pouso
O local de plantio de clematis da variedade Andrômeda deve ser selecionado levando em consideração as seguintes recomendações:
- A cultura desta variedade cresce mal com o vento e não gosta das correntes de ar, por isso é plantada em locais bem protegidos e com pouca ventilação.
- Para um desenvolvimento completo, a planta precisa de suporte confiável, portanto, a variedade Andromeda é colocada perto de paredes e cercas. Ao mesmo tempo, é importante manter a distância entre o arbusto e o suporte - pelo menos 40-50 cm. Se a clematis for plantada junto a uma cerca de metal, esta distância deve ser ainda maior, uma vez que o metal aquece pelo sol inevitavelmente queimará os brotos e folhas da planta.
- O excesso de luz para a variedade Andrômeda é prejudicial, por isso é melhor colocar o arbusto em sombra parcial. Se você plantá-la ao sol, as flores da clematite murcharão rapidamente.
- Clematis revela todo o seu potencial em solos moderadamente úmidos com alto teor de húmus. Solos argilosos ou franco-arenosos são os mais adequados.
- Você não pode plantar clematis Andromeda em uma planície ou em uma área próxima a um lençol freático - a umidade estagnada e o encharcamento do solo têm um efeito prejudicial no sistema radicular da planta. Para fins de prevenção, a drenagem é colocada no fundo da cova de plantio para que a água não fique estagnada.
Preparar um local para o plantio se reduz a cavar e fertilizar. Para esses fins, geralmente é usado húmus.
Preparação de mudas
As mudas com dois anos de idade criam raízes as melhores de todas. Ao comprar material de plantio, preste atenção às amostras com sistema radicular desenvolvido - mudas saudáveis e fortes devem ter pelo menos 3 raízes longas (cerca de 10 cm).
A preparação do material de plantio antes do plantio envolve imersão em água fria por 2-3 horas.
Regras de plantio para clematis Andromeda
Uma cultura da variedade Andromeda é plantada de acordo com o seguinte esquema:
- Em uma área previamente preparada, um buraco é cavado com uma profundidade de cerca de 70-80 cm e uma largura de pelo menos 50 cm. A distância ideal entre dois furos adjacentes é de 60-70 cm.
- No fundo da cava é colocada uma camada de drenagem com aproximadamente 20 cm de espessura, podendo-se drenar tijolos quebrados, cacos de argila, cascalho, seixos ou argila expandida.
- Uma mistura de solo fértil com a seguinte composição é despejada sobre a drenagem: a camada superior do solo do jardim retirada da fossa, húmus e composto retirados em proporções iguais. Tudo isso é bem misturado e diluído com 100 g de superfosfato, 300 g de farinha de dolomita e 1-2 colheres de sopa. cinza de madeira.
- A mistura de solo resultante é despejada na cova de plantio, enchendo-a até a metade, e um pequeno monte é formado a partir dela. Nela é instalada uma muda de clematis e as raízes da planta são cuidadosamente espalhadas ao longo das encostas.
- Depois disso, a cova é coberta com os restos da mistura de solo, enquanto o colo da raiz do arbusto é aprofundado em 10-12 cm.
- Imediatamente após o plantio, a variedade Andromeda é regada abundantemente.
Regar e alimentar
Regue as plantações da variedade Andromeda com moderação, uma vez que não gostam do excesso de umidade. Uma rega por semana é suficiente em clima normal, no entanto, esse número aumenta em até 3 vezes se o calor intenso for estabelecido. Durante o período de fortes chuvas, a rega é completamente interrompida. São consumidos cerca de 30 litros de água por planta de cada vez, sendo 20 litros suficientes para as mudas.
Para o pleno desenvolvimento da variedade Andromeda, é necessária uma fertilização frequente: mineral e orgânica. Durante a estação, a área do círculo próximo ao tronco é fertilizada pelo menos 4 vezes, todos os procedimentos são realizados após rega abundante ou chuva.
Você pode seguir este esquema:
- Nos primeiros 3 anos após o plantio em campo aberto, o arbusto é alimentado com uma solução de farinha de dolomita (200 g da substância por 10 l de água). Nesse caso, é imperativo usar água morna e sedimentada.
- Na primavera, Clematis Andromeda é fertilizado com uma solução de ureia (1 colher de chá de substância por 10 litros de água).
- No verão, você pode alimentar a clematite com fertilizantes minerais (por exemplo, Kemira Universal serve) ou com uma solução de verbasco diluído na proporção de 1:10. No início de junho, o nitrato de amônio é introduzido no solo (50 g de substância por 10 litros de água, não mais do que um balde por arbusto). A frequência recomendada de cobertura é de 1 a 2 semanas e é importante alternar entre os diferentes tipos de fertilizantes.
- Após a floração, a variedade Andromeda é alimentada com fertilizantes de fósforo ou potássio.
- No outono, as cinzas são introduzidas no solo, na forma de cobertura líquida. Cerca de 0,5 litros de solução são consumidos por arbusto.
Mulching e afrouxamento
A variedade Andromeda é extremamente sensível ao superaquecimento do solo, portanto, o círculo do tronco do arbusto é coberto sem falhas.A camada de cobertura morta ideal é de cerca de 10-15 cm.
Além disso, você pode sombrear a parte inferior da planta com colheitas baixas de jardim: hosts, astilbe, daylilies. Eles não apenas protegem as raízes da clematite do sol, mas também removem o excesso de umidade do solo. Assim, a água não ficará estagnada no solo.
O afrouxamento é realizado principalmente nos meses de junho e setembro. O procedimento é necessário para fornecer melhor acesso de oxigênio ao sistema radicular da clematis.
Poda de Clematis Andromeda
Corte arbustos da variedade Andrômeda no outono. O corte é feito a uma altura de cerca de 1,5 m - isso significa que devem ser deixados 10-15 nós. Em geral, não restam mais do que 10 dos mais fortes brotos para o inverno, que devem ser cobertos antes do início da geada. Assim, a floração das clematis na primavera será abundante.
Preparando-se para o inverno
Todas as variedades de clematis são consideradas bastante resistentes às geadas, porém, nas regiões frias do país, recomenda-se a cobertura de plantas para o inverno. É melhor realizar todo o trabalho de aquecimento da planta antes do início de geadas severas - você pode começar a uma temperatura de -5-7 ° C, de preferência em tempo seco.
Em primeiro lugar, são retiradas dos rebentos as peças secas e danificadas, após o que são retiradas do suporte e colocadas sobre tábuas colocadas junto às mesmas. O arbusto é polvilhado com folhas secas, palha ou feno, uma moldura é instalada no topo. O material de cobertura é esticado ao longo do suporte para que a clematis fique protegida da precipitação, mas ao mesmo tempo respire um pouco.
Reprodução
A variedade Andromeda é propagada de diferentes maneiras:
- sementes;
- fixação;
- dividindo o mato;
- camadas.
Os métodos de reprodução mais eficazes incluem a formação de camadas. De acordo com este método, a variedade Andromeda é propagada da seguinte forma:
- Um arbusto saudável, com cerca de 5 anos, é totalmente desenterrado, tentando não danificar o sistema radicular da planta.
- Sem destruir o pedaço de terra como um todo, o excesso de solo é gentilmente retirado das raízes.
- Depois disso, o arbusto é dividido de forma que cada parte contenha pelo menos uma gema no colo da raiz e tenha um sistema radicular desenvolvido.
- No mesmo dia, todas as divisões resultantes devem ser plantadas o mais rápido possível em novos locais, para que os poços de pouso sejam preparados com antecedência.
- Após o transplante, as plantas são regadas moderadamente.
Apesar do estresse que o transplante inevitavelmente causa, as variedades de Andrômeda criam raízes rapidamente em um novo lugar.
Doenças e pragas
A variedade Andrômeda não é atraente a pragas e é resistente a muitas doenças, o que a torna muito mais fácil de cuidar. Os arbustos não precisam ser tratados adicionalmente com produtos químicos para profilaxia, no entanto, ocasionalmente, os brotos e as folhas da clematite são afetados pelo fungo. A cura do arbusto não é difícil - na maioria dos casos bastará tratar a planta com uma solução de "Azocel" a 2%, "Trichodermin" ou uma solução de sulfato de cobre a 1%. Também lida bem com o fungo "Fundazol", que também age de forma mais suave do que outros produtos químicos.
Conclusão
Clematis Andromeda é uma variedade bastante exigente, mas não caprichosa. Com os devidos cuidados, ela irá deliciar-se com uma floração extraordinariamente abundante duas vezes por estação e irá decorar qualquer superfície vertical. Com a ajuda deste arbusto trepadeira, você pode mascarar com eficácia pequenas falhas no projeto de uma cerca ou gazebo, cobrir uma seção mal pintada da parede, etc. Clematis Andromeda parece especialmente vantajoso contra um fundo escuro.
Além disso, você pode descobrir mais sobre os recursos da clematite em crescimento no vídeo abaixo: