Contente
A bola de diamante de clematis de flores grandes pertence às variedades da seleção polonesa. Está à venda desde 2012. O originador da variedade é Shchepan Marchinsky. Diamond Ball ganhou a medalha de ouro na Grand Press 2013 em Moscou.
Descrição do Clematis Diamond Ball
Flagelos da bola de diamante clematis atingem 2 m de comprimento. Para crescer, eles precisam de um suporte forte. A planta requer muita luz, floresce de junho a julho com grandes flores duplas. Floração exuberante, quase na base do arbusto. Diamond Ball floresce novamente em agosto, mas não tão abundantemente.
As folhas das clematis são verdes claras, trifolioladas, compostas ou únicas, até 10 cm de comprimento e as corolas das flores têm 10-12 cm de diâmetro, pintadas de branco-azulado, com formato semelhante a uma dália.
A bola de diamante Clematis (foto acima) é recomendada para cultivo nas zonas 4-9. Resiste a temperaturas tão baixas quanto -34 ° C. Resistente a doenças, responde bem à cobertura, cobertura do solo.
Bola de diamante Clematis Pruning Group
Clematis Diamond Ball pertence ao segundo grupo de poda. Ele é cortado ligeiramente no outono, porque os primeiros botões de flores são colocados nos brotos do ano passado. A segunda onda de floração ocorre no verão. Nesta época, as flores desabrocham em brotos jovens e anuais.
Plantando e cuidando da bola de diamante de clematis
Para criar boas condições para as clematites Diamond Ball híbridas, é necessário garantir a irrigação e alimentação oportunas, poda correta e proteção contra doenças e pragas. Os rebentos precisam de um forte suporte para o crescimento normal.
O plantio de mudas é realizado no outono, setembro ou primavera. Escolha um lugar ensolarado com solo argiloso fértil. É aconselhável preparar uma grande fossa com 60 cm de profundidade e diâmetro para clematis, colocar drenagem no fundo e adicionar os seguintes componentes ao solo:
- turfa;
- areia;
- húmus ou composto;
- 1 Colher de Sopa. fertilizante mineral completo;
- 1 Colher de Sopa. cinzas;
- 150 g de superfosfato;
- 100 g de farinha de ossos.
O buraco é preenchido com cerca de metade da mistura de solo preparada, um monte é feito e clematis é plantada com um colo de raiz aprofundando em 8-12 cm. O arbusto é bem regado, o solo é coberto com cobertura morta. Cubra quando começarem as primeiras geadas.
Na primavera, retiram o excesso de cobertura morta sob a clematite, deixando uma camada de 5 a 7 cm de espessura, que retém a umidade do solo e o protege do superaquecimento, evitando que as ervas daninhas germinem. É indesejável deixar uma grande camada de cobertura morta, as bases dos brotos congelarão, a densidade do arbusto será prejudicada.
Antes de brotar em abril, Clematis Diamond Ball requer poda leve. Se os arbustos não forem altos, você não precisa cortá-los na queda. Na primavera, os ramos são limpos com as mãos das folhas secas. Então os brotos fracos, doentes e quebrados são cortados. O resto dos cílios são cortados a uma altura de 1,5-1,7 m acima dos botões fortes, direcionando-os a crescer ao longo do suporte. Rebentos finos e mortos são cortados do solo, pecíolos secos são removidos. Se deixados para trás, podem servir como criadouros de doenças. Após a primeira floração, pode-se realizar podas higiênicas e formativas, retirando ramos quebrados que engrossam o arbusto e botões desbotados.
Conhecendo as peculiaridades do cultivo de Diamond Ball clematis, você pode atendê-lo bem. Na primeira metade do verão, a planta recebe fertilizantes orgânicos - composto, esterco podre.O curativo mineral também será útil. A floração abundante estimula a introdução de oligoelementos (boro, magnésio, ferro, cálcio) e preparações de potássio-fósforo. Estrume de cavalo pode ser usado como cobertura morta. Ao regar, o solo é umedecido profundamente. Clematis tem um sistema radicular poderoso e uma grande massa vegetativa de 3-5 anos.
Preparando-se para o inverno
Nas clematis do segundo grupo de podas do primeiro ano de vida, os cílios são cortados a uma altura de 10 cm do nível do solo. Na primavera, novos brotos de renovação começarão a crescer e no segundo ano do chicote, pode-se tentar salvar o inverno.
Em regiões de clima frio, as clematis são retiradas do suporte, os brotos são encurtados a uma altura de 1,5 m do solo e colocados sobre uma camada de cobertura morta que cobre o solo sob o arbusto. Um abrigo seco ao ar é construído em cima, como para as rosas - o spunbond é puxado sobre uma moldura ou sobre ramos de abeto.
Reprodução
A bola de diamante de flor grande da clematis varietal é mais frequentemente propagada por estacas. Para obter material de plantio, o chicote é cortado e dividido em partes, deixando 2 entrenós em cada uma.
Ordem de enraizamento das estacas:
- As folhas inferiores são cortadas, as superiores são encurtadas para reduzir a área de evaporação da umidade.
- Uma mistura é preparada com solo de jardim e areia.
- As estacas são mergulhadas no corte inferior em "Kornevin" e plantadas em pequenos vasos com solo preparado.
- Em seguida, regado com água morna resolvida.
- Para cada corte, uma estufa é feita de uma garrafa de dois litros, cortando o fundo.
- Regue à medida que o solo seca.
- Colocado sob luz solar difusa.
- Após o enraizamento, as estacas são transplantadas para um local permanente.
A clematis também pode ser propagada por camadas ou divisão do arbusto durante o transplante. Este método dá 100% de garantia de enraizamento, mas o jovem arbusto demora a crescer. Demora 3-5 anos para a planta amadurecer depois de enraizar as estacas e cortar ou dividir o arbusto.
Doenças e pragas
Clematis geralmente sofre de murcha. Esta doença se manifesta na murcha dos brotos. O segundo grupo de podas costuma causar decepção para os floricultores justamente por causa da murcha, é mais voltado para profissionais, jardineiros experientes.
Esta planta é resistente a pragas. Os pulgões podem se instalar em botões e folhas jovens e suculentas. Para profilaxia, os arbustos são tratados com qualquer inseticida de ação sistêmica.
Conclusão
Clematis Diamond Ball se distingue por belas flores duplas azuladas. Ele pertence ao segundo grupo de poda, precisa de abrigo para o inverno. A variedade é resistente ao gelo, tem forte imunidade e raramente é afetada por doenças e pragas.