Contente
Clematis Kiri Te Kanava é uma liana perene com flor, cujo comprimento chega a 3-4 m. Devido à sua resistência à geada, a planta pode ser cultivada na Rússia Central e Central. Clematis Kiri Te Kanava é ideal para paisagismo vertical. Brotos finos e flexíveis em um curto espaço de tempo podem transformar até mesmo um canto feio, transformando-o em uma tela lindamente florida.
Descrição da clematite de flores grandes Kiri Te Kanawa
Clematis Kiri Te Kanava é uma trepadeira perene com flores grandes. Brotos bem ramificados são cobertos por oliveiras escuras, folhagem pequena, que se perdem do final de maio ao início de agosto entre as flores terry do céu escuro. Pétalas largas circundam os estames de mostarda dourada.
A duração da floração depende não só das características varietais, mas também das condições climatéricas, da poda correta e do cumprimento das normas agrotécnicas. A variedade é resistente à geada; sem abrigo, uma planta adulta pode resistir a geadas de até -40 ° C. Mas em regiões com invernos pouco nevados, recomenda-se que a clematis seja coberta, apesar do fato de que a planta congelada se recupera rapidamente.
Para ver o brilho e a beleza da flor clematis Kiri Te Kanava, você pode plantá-la ao lado de outras variedades com flores brancas como a neve ou ao lado de uma cerca de luz. A beleza da clematite se perde entre as plantas perenes brilhantes, por isso é frequentemente usada em plantações individuais ou em combinação com coníferas. Antes de comprar uma muda de clematis Kiri Te Kanava, é necessário visualizar a foto, ler atentamente a descrição e as características da variedade.
Grupo de corte de Clematis Kiri Te Kanawa
Clematis Kiri Te Kanava pertence ao 2º grupo de podas. Com a poda oportuna, as flores aparecem na planta 2 vezes por temporada. A primeira floração ocorre no final de maio, as flores aparecem nos brotos do ano passado, a segunda - no final de julho em ramos jovens.
Dada esta característica, a poda deve ser feita no prazo e de acordo com as regras. E então uma clematis bem formada irá deliciar o proprietário com uma floração bonita, longa e exuberante.
Plantando e cuidando de clematis Kiri Te Kanawa
Clematis Kiri Te Kanava é uma cultura despretensiosa que pode ser cultivada em toda a Rússia. Um híbrido perene e alto prefere crescer em solo bem drenado, leve e nutritivo. É escolhido um local bem iluminado para o plantio, mas as flores não devem ficar ao sol por muito tempo. Isso leva à descoloração das pétalas e perda do efeito decorativo.
Se o solo estiver pesado no local, isso não é obstáculo para o plantio da clematite, pois pode ser melhorado. Para isso, um local de plantio é cavado em uma pá baioneta, composto podre ou esterco, um complexo de fertilizante mineral, cinza de madeira ou serragem são adicionados. Se o solo estiver acidificado, quando for cavar, adicione cal apagada ou farinha de dolomita.
Se o clematis Kiri Te Kanava se destina ao paisagismo de edifícios residenciais, deve-se lembrar que a água que flui do telhado pode levar à decomposição das raízes. Portanto, a planta é plantada a uma distância de pelo menos 0,5 m da parede.
Para não se enganar na escolha, é melhor comprar uma muda com 2-3 anos de idade de fornecedores confiáveis.Uma planta sã deve ter um sistema radicular bem desenvolvido, forte, brotos sem sinais de doenças e danos mecânicos. As mudas são vendidas com o sistema radicular aberto e fechado, mas é preferível dar preferência às plantas em vaso. Essas mudas podem ser plantadas da primavera ao outono. Antes do plantio, as mudas com raízes abertas são mantidas por 2-3 horas em água morna com a adição de um estimulador de formação de raízes.
Para uma floração abundante e exuberante, é necessário plantar corretamente. Por esta:
- Um buraco de aterragem de 50x50 cm é cavado na área selecionada. Quando vários espécimes são plantados, o intervalo entre eles deve ser de pelo menos 1,5 m.
- Para evitar a deterioração do sistema radicular, o fundo é coberto com uma camada de drenagem de 15 centímetros.
- O solo nutriente é despejado em uma cova na forma de um montículo.
- Se as raízes da muda estiverem abertas, elas são cuidadosamente endireitadas e colocadas em um monte. Uma muda com raízes fechadas é colocada em um buraco junto com um pedaço de terra.
- Liana fica coberta de terra, tentando não deixar vazios de ar.
- A planta plantada é derramada abundantemente com água morna, gastando pelo menos 0,5 baldes para cada videira.
- Após a irrigação, a planta se assentará e o colo da raiz deve ser localizado abaixo da superfície do solo.
- O círculo do tronco é coberto com cobertura morta de 5-10 cm.
- Após o plantio, uma planta jovem é sombreada com plantas perenes ou anuais de tamanho médio.
Clematis Kiri Te Kanava prefere crescer em solo úmido sem água estagnada. Portanto, a irrigação é realizada 2-3 vezes por semana. Nos verões quentes e secos, a frequência de rega é aumentada. Para facilitar o trabalho, o solo do círculo do tronco é solto e coberto com cobertura morta. Isso ajudará a reter a umidade, interromper o crescimento de ervas daninhas e se tornar uma cobertura adicional. Composto podre, feno ou folhas caídas são usados como cobertura morta.
A floração exuberante e longa só é possível com alimentação regular, que começa a ser introduzida 2 anos após o plantio.
- no início do crescimento ativo - fertilizantes nitrogenados;
- durante o período de formação do botão, a planta necessita de fósforo;
- o potássio é adicionado após a floração;
- 2 semanas após a poda de outono, um complexo mineral completo é necessário.
Clematis Kiri Te Kanava floresce 2 vezes por ano, então a poda oportuna é necessária para alcançar uma floração exuberante. O que é necessário para uma floração abundante:
- Para que a planta se adapte rapidamente a um novo local em um ano de plantio e construa rapidamente o sistema radicular, aperte a parte superior e todos os botões que aparecem são impiedosamente removidos.
- No primeiro ano, todos os ramos são encurtados em 30 cm sem afetar o ramo principal.
- Depois, realizam regularmente podas sanitárias, livrando-se dos brotos estragados e secos.
- A poda dos brotos do ano passado é realizada imediatamente após a floração, encurtando-os em ½ do comprimento.
- A segunda poda final é realizada 2 semanas antes do início da geada. Os rebentos jovens são encurtados, deixando 2 a 4 botões bem desenvolvidos.
Se preparando para o inverno
Clematis Kiri Te Kanava é um híbrido resistente à geada, então apenas mudas jovens precisam de abrigo. Antes de abrigar, a planta deve ser preparada:
- derramado abundantemente;
- ração com curativos de fósforo-potássio;
- cubra o círculo do tronco com 15 cm com uma camada de cobertura morta;
- realizar a poda.
Após o início da primeira geada, a videira é retirada do suporte, dobrada ao solo, previamente atada a totalidade dos rebentos, e coberta com folhagem ou ramos de abeto. Uma caixa de madeira é colocada em cima e coberta com agrofibra ou material de cobertura.
Reprodução
As variedades de clematis Kiri Te Kanava podem ser propagadas de várias maneiras:
- sementes;
- dividindo o mato;
- estacas;
- torneiras.
Como a clematis Kiri Te Kanava é híbrida, a propagação das sementes é feita apenas em viveiros, pois quando multiplicada em casa, a planta cultivada não corresponderá às características varietais.
Hreinking – um método de criação simples e eficaz para clematis. Em junho, após a primeira floração, ou no outono, são cortadas mudas de 10-15 cm de comprimento da planta.Para acelerar a sobrevivência, o material de plantio é mantido por 2 horas em um estimulador de formação de raízes. As estacas são plantadas em solo nutriente em um ângulo agudo e removidas para uma sala fria, certificando-se regularmente de que o solo seja constantemente umedecido. Na primavera, o recipiente é transferido para o local mais luminoso e quente. Com os devidos cuidados com as estacas, as primeiras folhas aparecem em meados ou no final de março. No ano seguinte, uma planta madura pode ser plantada em um local preparado.
Dividindo o mato - este método é adequado para uma planta adulta. Antes da divisão, cortam-se todos os rebentos, deixando-se tocos de 20-30 cm.O cipó é cuidadosamente desenterrado e dividido em secções, certificando-se de que cada parte tem raízes bem desenvolvidas e um botão de crescimento saudável.
Torneiras - a maneira mais fácil de criar clematis. O tiro mais forte, localizado próximo ao solo, é escolhido da trepadeira. Uma incisão circular é feita no galho e colocada em uma trincheira pré-cavada, deixando o topo acima da superfície do solo. Polvilhe o rebento com solo nutritivo, derrame e cobertura morta. Um ano após a formação das raízes, a muda jovem é separada da planta-mãe e transplantada para um local preparado.
Doenças e pragas
A vala de Clematis Kiri Te é resistente a doenças e pragas. Mas se as regras agrotécnicas não forem seguidas, o seguinte pode aparecer no cipó:
- Ferrugem - O lado externo da folhagem e o caule são cobertos por tubérculos de cor laranja.
- Oídio - toda a parte do solo é coberta por uma flor branca como a neve na forma de algodão, que pode ser facilmente removida com o dedo.
- Murcha - o primeiro sinal de infecção por fungo é o murchamento acentuado das folhas no topo dos brotos.
Para se livrar do fungo, é necessário remover as áreas afetadas em tempo hábil e tratar a videira com fungicidas de amplo espectro.
Com cuidado inoportuno, muitas vezes surgem pragas na videira, tais como:
- Nematóides - infectar o sistema radicular e levar à morte rápida da planta.
- Pulgão - as colônias de insetos se estabelecem no lado interno da folha, sugando gradualmente o suco da planta.
Para se livrar de pragas, usam-se inseticidas ou remédios populares.
Conclusão
Clematis Kiri Te Kanava é uma liana perene com flores exuberantes que, quando plantada em um terreno particular, será um excelente complemento para o projeto paisagístico. Com poda oportuna, a videira mostra seu céu escuro, flores grandes e duplas 2 vezes por temporada. A Clematis é perfeita para a jardinagem vertical, em pouco tempo a planta envolve um arco ou um mirante, transformando um recanto de descanso num lugar fabuloso e mágico.