Contente
O cultivo de rosas em várias regiões da Rússia é complicado por condições climáticas imprevisíveis. Os jardineiros são aconselhados a escolher variedades resistentes a baixas temperaturas, chuva e doenças. A rosa da primeira-dama corresponde a essas características. Tal planta tolera bem a influência de fatores desfavoráveis sem perder seu efeito decorativo.
História de criação
Rosa híbrida "Primeira Dama" (Primeira Dama) criada no berçário da empresa de criação alemã "Rosen Tantau". Como resultado do cruzamento de várias espécies, incluindo O'Hara e Paradise, uma nova variedade foi obtida. Combina excelentes qualidades decorativas e resistência às condições adversas. A variedade foi criada em 2005.
Descrição da primeira-dama e características do roseiral
Planta alta, com rebentos longos - até 150 cm. A largura da variedade rosa primeira-dama chega a 120 cm. O arbusto é simétrico, mas pode deformar-se devido à inclinação dos rebentos longos. Durante o período de floração, recomenda-se a utilização de cinta-liga ou suporte de moldura.
Caules com casca macia verde escuro, praticamente sem espinhos. O arbusto não é caracterizado por ramificações fortes. Até o momento da floração, a variedade Primeira Dama cria um efeito decorativo devido à sua densa folhagem. Ela se forma em meados ou no final de abril junto com novos brotos. Os caules distinguem-se por uma elevada taxa de crescimento, portanto, áreas amplas são recomendadas para essa variedade.
As folhas são grandes, com até 10 cm de comprimento. As placas são ovóides. Existem pequenos entalhes nas bordas. As folhas são coletadas em pernas curtas em 2 a 5 peças.
Os botões abrem muito lentamente. As flores são arredondadas. Seu diâmetro chega a 12 cm. A variedade "Primeira Dama" pertence às densas rosas duplas. A flor é uma bola com um grande número de pétalas fortemente adjacentes umas às outras.
A planta mantém seu efeito decorativo até o final do outono. Os botões abrem lentamente e não desaparecem por muito tempo. A cor das flores é rosa, branco. Manchas lilases e roxas aparecem em algumas pétalas.
Com os devidos cuidados com o mato, a murcha só começa no final de agosto. A variedade floresce novamente, sem longas pausas entre as ondas.
A variedade de chá híbrido "Primeira Dama" atraiu a atenção dos jardineiros não apenas por suas qualidades decorativas. A variedade de rosas apresentada possui alto índice de resistência ao frio. A planta pertence à 6ª zona de robustez do inverno e normalmente tolera geadas de até -23 graus.
As rosas não são prejudicadas por chuvas fortes, desde que sejam plantadas em área bem drenada, onde a estagnação de líquidos é excluída. Devido à precipitação atmosférica, as flores não perdem sua atratividade.
A variedade tem tolerância média à seca. A roseira "Primeira-dama" cresce melhor em áreas bem iluminadas. Mas no verão, é necessário garantir que a planta não fique com falta de fluido.
A variedade descrita é praticamente insensível ao oídio, ferrugem e outras doenças fúngicas. Eles podem se desenvolver apenas quando o arbusto é plantado em solo contaminado nos primeiros estágios da estação de crescimento. As mais sensíveis são as mudas jovens que não tiveram tempo de se adaptar às condições do terreno aberto.
Descrição da rosa "Primeira Dama":
Vantagens e desvantagens da variedade
A variedade ganhou popularidade entre floristas e paisagistas devido às suas excelentes características. Um grande número de vantagens indiscutíveis distingue as rosas da primeira-dama do fundo de outras espécies.
Vantagens principais:
- floração exuberante e longa;
- baixa sensibilidade à chuva;
- alta resistência de inverno;
- ausência de doenças fúngicas;
- rápido crescimento de brotos.
As seguintes desvantagens da planta são distinguidas:
- a necessidade de suportes e liga;
- baixa resistência à seca;
- a possibilidade de danos por pragas.
Para uma floração completa, a rosa precisa de alimentação regular. Sem fertilizante, eles desbotam mais rápido. Se, durante o período de brotação, a planta não receber luz solar suficiente, existe o risco de a floração não começar.
Métodos de reprodução
Arbustos adultos (a partir dos 3 anos) com sistema radicular desenvolvido toleram bem a divisão. A rosa é removida do solo, limpa do solo. São separados vários caules com raízes, que são imediatamente plantados no local. Para estimular o crescimento de brotos subterrâneos, os superficiais precisam ser encurtados.
As variedades híbridas de chá se propagam bem por meio de estacas. Os rebentos com 2-3 botões e várias folhas são cortados. Eles são enraizados em recipientes com solo nutriente e plantados em terreno aberto no outono.
Os longos brotos arqueados da rosa-chá híbrida da primeira-dama permitem a propagação em camadas. É escolhido um caule jovem, do qual as folhas são retiradas, dobradas e cobertas com solo nutritivo, sem separá-lo do arbusto principal. Após 4-5 semanas, as raízes aparecem no broto. É separado do mato e plantado em local separado.
Crescendo e cuidando
O plantio é realizado no início da primavera ou setembro, antes do início do frio. Uma rosa precisa de um lugar bem iluminado. Apenas sombreamento parcial é permitido, de preferência ao meio-dia.
Ao preparar o terreno, é necessário remover as ervas daninhas e cavar o solo. No fundo da cova de plantio com 60-70 cm de profundidade, uma camada de drenagem de seixos ou argila expandida é derramada. Uma mistura de solo com composto e turfa é despejada no interior, deixando 20-25 cm da superfície.
Estágios de plantio:
- Mergulhe a raiz da muda na solução de argila.
- Coloque a rosa no buraco.
- Espalhe as raízes.
- Cubra com terra.
- Compacte a camada superficial.
- Molhar a planta.
- Cubra com casca, serragem ou esterco seco.
A planta precisa de rega regular. É realizada 1 a 2 vezes por semana, dependendo das condições meteorológicas. Para cada arbusto, 15-20 litros de água são usados. Em setembro, a frequência de rega é reduzida até que seja totalmente cancelada.
Na primavera, o arbusto é alimentado com fertilizantes de nitrogênio. Eles são introduzidos durante o crescimento ativo do broto e das folhas.
O potássio e o fósforo são adicionados antes da floração. A realimentação com este fertilizante realiza-se entre a 1ª e 2ª vaga de floração. No outono, o mato é alimentado com potássio.
A poda sanitária é necessária duas vezes por ano. Na primavera, os rebentos são encurtados em 2-3 botões para estimular o seu crescimento. No final do verão ou outono, os botões murchas são removidos.
A preparação para o inverno começa em setembro com a introdução de fertilizante potássico e rega abundante. Antes do início da geada, o arbusto deve ser cortado. Os brotos restantes são batidos e cobertos. Nas regiões do sul da Rússia, esses procedimentos são opcionais.
Pragas e doenças
A roseira inglesa "First Lady" mostra resistência a infecções. A planta não é sensível ao oídio, manchas pretas e ferrugem. Essas doenças só são possíveis com alagamento prolongado. Para combater doenças e prevenir, os arbustos são pulverizados com fungicida.
Entre as pragas, as rosas são comuns:
- pulgão;
- centavo;
- rolo de folhas;
- ácaro-aranha.
Se forem detectados insetos, é necessário borrifar o arbusto com um agente inseticida. Para fins preventivos, a planta pode ser tratada com água e sabão, infusão de alho ou calêndula.
Aplicação em paisagismo
Normalmente, a rosa "primeira-dama" no jardim é usada para plantações individuais. Os arbustos estão em perfeita harmonia com o relvado habitual ou a relva do prado. Freqüentemente, as rosas são plantadas em vários arbustos próximos umas das outras. Eles devem ser dispostos em uma fileira de modo a não se protegerem. A distância entre os arbustos é de pelo menos 50 cm.
As rosas da primeira-dama também são adequadas para o plantio em combinação com outras plantas. Como vizinhos, é recomendável usar arbustos pouco exigentes com folhagem densa que toleram bem a luz solar.
A rosa pode ser plantada ao lado de:
- brunner;
- hospedeiro;
- Tomilho;
- heléboro;
- geycher;
- astilbe.
Em mixborders, a variedade da primeira-dama é recomendada para ser combinada com hortênsias, floxes, peônias e delfínios. As rosas devem ser deixadas no centro do jardim, colocando as plantas mais baixas ao redor.
Conclusão
Rosa First Lady é uma variedade de chá híbrido popular, caracterizada pela resistência a geadas e doenças. A planta é ideal para o plantio em áreas abertas e bem iluminadas. A floração continua até o início do outono e ocorre em duas fases. A decoratividade dos arbustos não é afetada por condições climáticas desfavoráveis.