Contente
As rosas do parque inglesas são especialmente populares entre os jardineiros em muitos países. Essa demanda por essas espécies se deve ao aumento da resistência às condições climáticas adversas e doenças fúngicas, floração longa e exuberante até a geada. Entre eles está a rosa "Boscobel", que se distingue por uma cor invulgarmente bonita das pétalas. Ele pode ser usado para decorar parques, praças, bem como jardins domésticos, embora pareça orgânico em qualquer projeto paisagístico.
História de criação
Esta rosa-do-parque inglesa é uma novidade. Rose "Boscobel" apareceu pela primeira vez em exposição para jardineiros em 2012. Seu criador é o criador britânico David Austin. Foi ele quem, há mais de 50 anos, criou um grupo distinto de tipos de cultura, que reuniu sob o nome geral de "rosas inglesas". Todas as variedades incluídas foram obtidas através do cruzamento de variedades antigas com chás híbridos modernos e floribunda.
O resultado são rosas que combinam com sucesso as melhores qualidades de ambos. Possuem charme antigo, sofisticação, formato e aroma de flor, mas ao mesmo tempo são caracterizados por um exuberante reflorescimento, uma paleta de tons variada e maior resistência às condições climáticas adversas. E a rosa "Boscobel" de David Austin é uma confirmação disso, nos catálogos aparece como Austin Boscobel.
Descrição da rosa Boscobel e características
Esta variedade, como outros tipos de cultura, é uma representante da família Multicolorida, do gênero Rosa Mosqueta. A roseira "Boscobel" é um arbusto perene de folha caduca, cuja altura chega a 120 cm e o diâmetro é de cerca de 80 cm. Os rebentos da planta são eretos, fortes e flexíveis. Ao mesmo tempo, suportam facilmente a carga e não se dobram durante a floração. Portanto, a rosa "Boscobel" não requer suporte adicional.
A casca dos ramos jovens é verde com uma tonalidade avermelhada no lado ensolarado; à medida que amadurece, fica visivelmente mais fraca. Os rebentos da rosa Boscobel são cobertos por raros pequenos espinhos curvos em forma de gancho. As folhas são alternadas, pinadas. Eles consistem em 5-7 peças. placas de tamanho médio fixadas a um pecíolo comum, em cuja base existe uma estípula aderente. As placas apresentam tonalidade verde escura profunda com brilho característico. Eles são lisos em ambos os lados.
Durante o período de floração, a rosa "Boscobel" forma um grande número de botões de pontas arredondadas, inicialmente de cor avermelhada. Mas, à medida que as pétalas se abrem, elas adquirem uma bela cor rosa salmão. As flores da rosa Boscobel são densamente duplicadas. Cada um deles consiste em 78-80 pétalas. Inicialmente, eles têm um formato em forma de xícara, mas depois se transforma em um clássico. Eles formam inflorescências de 3-5 pcs. Os botões abrem-se gradualmente, dando a impressão de uma floração contínua ao longo da estação até às geadas.
A tonalidade das cores muda dependendo da hora do dia e da temperatura do ar. No sol e em clima frio, a cor torna-se ricamente salmão, e na sombra e durante o calor - rosa pálido.
Ao contrário das espécies selvagens, os estames e pistilos da rosa Boscobel se transformam em pétalas adicionais, alcançando assim sua duplicidade. Além disso, os externos são muito maiores do que os internos. Quando abertas, suas flores têm formato achatado e superfície levemente aprofundada.
Como muitas rosas inglesas, Boscobel tem um aroma rico e agradável que pode preencher todos os cantos do jardim. Combina com sucesso tons de espinheiro, amêndoa, mirra e pêra.
A floração desta variedade é longa e abundante, ocorre em duas ondas. O primeiro ocorre em junho e dura um mês. Na segunda vez, a rosa "Boscobel" é coberta de botões em agosto. O período de floração desta vez dura até o início da geada.
O sistema radicular do arbusto está localizado nas camadas superiores do solo. Do colo da raiz, ele cresce quase horizontalmente. Portanto, em regiões com clima rigoroso, essa variedade precisa ser isolada para o inverno.
Vantagens e desvantagens da variedade
A rosa de parque "Boscobel" tem uma série de vantagens sobre outras espécies. Mas ela também tem pontos fracos que precisam ser atentados para que mais tarde isso não se torne uma surpresa desagradável.
As principais vantagens da rosa Boscobel:
- floração longa e abundante;
- aroma rico e agradável;
- resistência média a doenças fúngicas;
- flores de grande porte;
- reproduz facilmente;
- tem a capacidade de se recuperar rapidamente após a poda;
- um pequeno número de espinhos;
- adequado para corte;
- possui altas qualidades decorativas;
- arbustos compactos;
- resistência à geada.
Desvantagens:
- precisa de alimentação regular;
- as pétalas desintegram-se rapidamente em altas temperaturas do ar;
- não tolera umidade estagnada no solo;
- na estação das chuvas, as flores perdem o efeito decorativo.
Métodos de reprodução
A fragrante rosa inglesa "Boscobel" pode ser propagada por estacas e camadas. O primeiro método deve ser usado para obter um grande número de mudas, e o segundo, quando for necessário cultivar 1-2 arbustos adicionais desta variedade.
As estacas devem ser realizadas em maio, antes da primeira floração. Para fazer isso, você precisa cortar o broto lignificado em pedaços de 20 cm de comprimento com 2-3 entrenós. As folhas inferiores devem ser totalmente removidas e as superiores cortadas ao meio para manter o fluxo de seiva nos tecidos.
Em seguida, polvilhe o corte inferior com um formador de raiz e plante as estacas diretamente no solo em um local sombreado. Para criar um microclima favorável ao enraizamento, eles precisam ser cobertos com uma tampa transparente. As plantas jovens podem ser transplantadas para um local permanente apenas na próxima primavera.
A reprodução por camadas não requer ações complexas. Para obter novas mudas, é necessário enterrar os 1-2 brotos inferiores por 5-10 cm no solo no início do verão e fixá-los para que não cresçam. Apenas a parte superior deve ser deixada em cima. Nesta forma, as camadas devem hibernar. Eles podem ser separados do arbusto-mãe apenas na próxima temporada.
Crescendo e cuidando
Para a rosa Boscobel, você precisa escolher um local ensolarado, aberto, com sombras claras ao meio-dia e protegido de correntes de ar. Para esta variedade, é necessário que o solo seja rico em matéria orgânica e tenha boa umidade e permeabilidade ao ar. Nesse caso, o nível de ocorrência de água subterrânea no local deve ser de pelo menos 1 m, caso contrário a rosa acabará morrendo.
Essa variedade é exigente quanto aos cuidados. Para obter a máxima decoratividade, é necessário regar regularmente quando a camada superficial da terra seca até 5 cm de profundidade, para isso utilizar água sedimentada com uma temperatura de +20 graus.Nesse caso, é importante que a umidade não entre nas folhas.
Também a rosa "Boscobel" precisa ser alimentada pelo menos 3 vezes por temporada. Na primavera, durante o período de cultivo ativo, deve ser fertilizado com matéria orgânica (excrementos de galinha 1:15) ou nitroamofos (30 g por 10 l de água). A segunda e terceira vez - durante a formação dos botões. Nesse período, é necessário reduzir a quantidade de nitrogênio, portanto, devem ser utilizados 40 g de superfosfato e sulfato de potássio (20 g por 10 l de água).
O solo na base do arbusto deve ser constantemente solto e as ervas daninhas removidas ao longo da temporada. Durante o calor, o círculo radicular deve ser coberto com cobertura morta com uma camada de 3 cm. Para isso, pode-se usar casca de pinheiro, que vai reter a umidade no solo.
Rose "Boscobel" precisa de poda regular. Na primavera, os brotos podados e os galhos quebrados devem ser podados. No verão, deve-se realizar a poda modeladora, encurtando os topos que saem da massa total. Também durante este período, as inflorescências murchas devem ser retiradas regularmente para não desperdiçarem a vitalidade da planta. No outono, você deve cortar os brotos velhos, deixando no máximo 7 pedaços.
Para o inverno nas regiões centro e norte, o sistema radicular do arbusto deve ser coberto com uma camada de palha de 10-15 cm de espessura. Além disso, no caso de um inverno rigoroso sem neve, é necessário fazer adicionalmente uma moldura de madeira até a altura de uma rosa e embrulhe com agrofibra. O abrigo deve ser retirado no início da primavera, sem esperar o calor, para que os rebentos não se espalhem pela base.
Pragas e doenças
Rosa "Boscobel" apresenta alta resistência a doenças e pragas. Mas se as condições de cultivo não forem iguais, sua imunidade diminui.
Possíveis problemas:
- Oídio... É caracterizada por uma flor branca nas folhas, que interfere na fotossíntese. A doença causa queda prematura das folhas e interfere na floração completa. Para o tratamento, Topaz deve ser usado.
- Mancha negra... A doença se desenvolve durante o período de chuvas prolongadas. É caracterizada por pontos pretos nas folhas que aumentam gradualmente de tamanho. Como resultado, os rebentos ficam completamente nus, o que prejudica o efeito decorativo do arbusto. Para o tratamento, use o fungicida "Skor".
- Pulgão... A praga se alimenta da seiva das folhas novas e dos brotos. Forma colônias inteiras que podem ser encontradas no topo dos galhos e no verso das folhas. Para a luta você deve usar "Actellik".
Aplicação em paisagismo
Rose "Boscobel" é uma grande demanda entre os paisagistas. Seus arbustos compactos e verticais ficam ótimos em composições individuais contra o fundo de um gramado verde, bem como em composições de vários níveis. Rose "Boscobel" é adequada para a criação de sebes floridas e mixborders.
A beleza desta variedade pode ser enfatizada com sucesso por coníferas e outros arbustos decíduos decorativos.
Você pode ver claramente a beleza da rosa de Boscobel no vídeo proposto:
Os melhores vizinhos para uma rosa podem ser:
- sábio;
- gato menta;
- manguito;
- lavanda.
Conclusão
Rosa Boscobel é uma variedade espetacular com uma cor incomum de flores, que parecerá organicamente na entrada do mirante, no centro do canteiro e como uma tênia. Ao mesmo tempo, distingue-se pela elevada resistência ao gelo, o que permite o seu cultivo em regiões com climas adversos. Graças a essas qualidades, muitos jardineiros preferem, apesar do alto custo dos arbustos, em comparação com outras espécies.