Contente
- 1 História de criação
- 2 Descrição e características da Rainha Elizabeth Rosa
- 3 Variedades, rosas esportivas
- 4 Vantagens e desvantagens da variedade
- 5 Métodos de reprodução
- 6 Plantando e cuidando de uma rosa Floribunda Queen Elizabeth
- 7 Pragas e doenças
- 8 Aplicação em paisagismo
- 9 Conclusão
- 10 Críticas com uma foto da Rainha Rosa Elizabeth
Rose Queen Elizabeth é uma variedade clássica de flores puras de rosa, amarelo e branco como a neve. O arbusto é compacto, vigoroso. As inflorescências são exuberantes, terry, moderadamente grandes (até 12 cm de diâmetro). Ideal para decorar áreas de estar, bem como plantações perto de caminhos e varandas.
História de criação
Rosa A Rainha Elizabeth (The Queen Elizabeth - Queen Elizabeth) é uma variedade do grupo Grandiflora, obtida pelo cruzamento de representantes da categoria floribunda e rosas híbridas de chá. A variedade foi criada pelo criador americano Walter Edward Lammers em 1951 com base em duas variedades:
- Charlotte Armstrong;
- Floradora.
A primeira publicação de uma nova variedade data de 1954. Em uma das edições da revista "Germain Seed & Plant Co" havia uma descrição da variedade de rosa Queen Elizabeth.
Em 1954, a rosa conquistou a medalha de ouro em exposição em Portland (EUA). Em 1955, já havia três prêmios - da All American Society of Breeders, da Rose Society (EUA) e da Royal Association (Grã-Bretanha). A variedade Queen Elizabeth recebeu vários outros prêmios em várias indicações:
- Best Grandiflora;
- "Rosa favorita do mundo";
- "Rainha do Show" e outros.
A última indicação foi em 2000: a Rainha Elizabeth recebeu um prêmio da American Lower Cape Rose Society.
Descrição e características da Rainha Elizabeth Rosa
Rose Queen Elizabeth é um arbusto vigoroso com rebentos fortes e fortes. Uma planta adulta atinge 100 a 200 cm de altura, pode crescer até 250 cm. Os ramos são verticais, portanto a copa é compacta, mesmo em arbustos desenvolvidos o seu diâmetro não ultrapassa os 100 cm. Existem vários espinhos pontiagudos nas superfície dos caules, mas não são localizados com tanta frequência, como muitas outras variedades.
As folhas são verde-escuras, grandes, coriáceas. Eles são decorativos devido à sua superfície brilhante, combinada com delicadas flores rosa. Ao mesmo tempo, a folhagem jovem apresenta uma tonalidade roxa. Em cada rebento, geralmente formam-se 3-5 flores, menos frequentemente até 10. Os botões são graciosos, afiados, até 5,5 cm de altura. A roseta é em forma de concha, o centro é elevado; à medida que o botão se abre, ele se achata.
A cor é rosa clássico, delicado, atraente.
As principais características da cultura:
- tipo de flor - dupla (o número de pétalas é de 27 a 40, elas estão dispostas em várias fileiras);
- o número de botões em um broto - 3-5;
- robustez do inverno: zona 6 (resiste até -23 ° C);
- o formato do arbusto é compacto, com ramos eretos;
- a resistência à chuva é fraca (as inflorescências não abrem);
- floração repetida (junho-julho e agosto-setembro);
- o aroma é moderadamente expresso;
- resistência a doenças (oídio, mancha preta): média;
- finalidade: paisagismo, buquês, arranjos de flores.
Variedades, rosas esportivas
Junto com a variedade rosa clássica, dois outros esportes da rosa Rainha Elizabeth são criados - Branco (branco) e Yaillow (amarelo). Os esportes são os botões que aparecem periodicamente nos brotos do arbusto. Eles dão brotos com material genético alterado (mutações). Os criadores separam esses brotos e obtêm novas variedades.
Chá híbrido de rosa White Queen Elizabeth
Queen Elizabeth White (White Queen Elizabeth) - uma variedade com flores brancas de tipo duplo simples (menos frequentemente em inflorescências). Criado no Reino Unido. Difere em boa resistência de inverno - o arbusto é capaz de se recuperar mesmo depois de um inverno gelado. Outra vantagem é a alta imunidade à mancha preta e ao oídio.
Chá Híbrido Amarelo Queen Elizabeth
Variedade Yellow Queen Elizabeth é uma variedade criada na Bélgica. As rosas duplas exuberantes têm de 30 a 40 pétalas amarelas. Atingem 9-10 cm de diâmetro.O arbusto é compacto e baixo (até 100 cm). A resistência às doenças é média, podendo sofrer infecções fúngicas em época desfavorável.
Vantagens e desvantagens da variedade
A variedade é valorizada pelo seu alto efeito decorativo. A Rainha Elizabeth é uma rosa clássica que vai decorar qualquer jardim de flores. Tem várias vantagens:
- as flores são grandes, duplas;
- aroma agradável;
- adequado para corte;
- tons clássicos e delicados: rosa, branco, amarelo;
- folhas verdes escuras com uma superfície brilhante;
- o arbusto é compacto, limpo;
- a floração é repetida, continuando até o final de setembro.
A variedade também apresenta algumas desvantagens que devem ser consideradas com antecedência:
- resistência do inverno até -23 graus, portanto, a cultura deve ser coberta;
- os botões não se abrem durante as chuvas;
- a resistência a doenças é média.
Métodos de reprodução
Rose Queen Elizabeth pode ser propagada vegetativamente:
- estacas;
- camadas;
- dividindo o mato.
A maneira mais simples e eficaz é enraizar estacas. Eles são recebidos no início do verão. Vários brotos verdes são cortados, deixando 3 botões em cada um. Em seguida, são feitos cortes de cima e de baixo, plantados em vaso (terra de grama com húmus e turfa 2: 1: 1), regados e cobertos com garrafa. Após 1–1,5 meses, quando as raízes aparecem, elas são transferidas para o solo. Para o inverno, certifique-se de usar cobertura morta.
As mudas também são recebidas no início do verão. Os rebentos inferiores da rosa Rainha Elizabeth são cuidadosamente dobrados para trás, fixados e polvilhados com solo fértil com turfa. Preliminarmente, é feita uma incisão na parte inferior com comprimento de 8 a 10 cm, que é fixada ao solo com alfinetes. No outono, eles são cortados e transferidos para um novo local. Ao mesmo tempo, no primeiro ano, os botões são cortados - você só pode florescer na próxima (segunda) estação.
Outra forma de reproduzir a rosa Rainha Elizabeth é dividindo um arbusto adulto. É escavado no início de abril e dividido em várias partes de modo a deixar vários botões de crescimento em cada delenka. As raízes mais longas são removidas. Ao plantar, certifique-se de que os rins "olham" para cima. Enterrado em solo fértil, regado e coberto com cobertura morta.
Plantando e cuidando de uma rosa Floribunda Queen Elizabeth
Rose Queen Elizabeth precisa de muito cuidado - o esplendor e a duração da sua floração dependem das condições. O local é selecionado ensolarado, protegido de ventos e sem umidade estagnada (uma elevação é melhor, mas não uma baixada).
É aconselhável preparar o solo com antecedência no outono. Se o terreno for infértil, recomenda-se prepará-lo seis meses antes do plantio de acordo com as seguintes instruções:
- Limpe e desenterre.
- Aplique fertilizante complexo (30–40 g por 1 m2) ou húmus (3-5 kg por 1 m2).
- Seis meses depois, na véspera do plantio, cave novamente e faça buracos de 30-50 cm de profundidade (adicione 15 cm ao tamanho das raízes).
Como plantar uma rosa floribunda Rainha Elizabeth
As mudas da rosa Rainha Elizabeth estão enraizadas em meados de maio, quando não são esperadas geadas recorrentes, de acordo com a previsão. Algoritmo de ações:
- No fundo dos furos preparados, é necessário colocar uma camada de pequenas pedras de 5 a 7 cm (seixos, tijolos quebrados e outros).
- Em seguida, cubra o solo de relva com húmus (1: 1).
- Mudas de raiz.
- Polvilhe com areia e regue bem com água (5–10 l).
- Cobertura morta com composto, turfa, húmus, serragem ou outros materiais.
Cuidados de acompanhamento
Cuidar da rosa Rainha Elizabeth se resume a várias etapas importantes:
- Rega abundante durante a floração - semanalmente (durante a seca até 2 vezes).
- Pulverização periódica da folhagem (nos dias quentes após o pôr do sol).
- Aplicação de fertilizantes minerais complexos até 5 vezes por temporada (a cada 2-3 semanas durante a floração).
- Removendo ervas daninhas regularmente.
- Afrouxamento periódico do solo - após rega e chuvas.
Para fins decorativos e higiênicos, os cultivadores de flores recomendam a poda periódica da rosa Rainha Elizabeth. Normalmente, um corte de cabelo é feito todos os anos no início da primavera (antes de os botões incharem). Nesse ponto, todos os galhos danificados e brotos velhos são removidos. No verão, os pedúnculos são cortados à medida que murcham. Também é importante cortar os botões que aparecem em setembro. Eles serão capazes de florescer, mas a planta não terá tempo de se preparar para o período de dormência de inverno.
Pragas e doenças
Rose Queen Elizabeth pode ser afetada por oídio, mancha preta, ferrugem, ácaros, tripes e outros insetos. Quando aparecem manchas nas folhas, os arbustos são tratados com fungicidas:
- Líquido bordalês;
- "Ordan";
- "Topázio";
- "Velocidade";
- "Maksim".
Os insetos são removidos manualmente, após o que são tratados com inseticidas:
- Fitoverm;
- Aktara;
- "Decis";
- "Confidor";
- Vertimek.
Aplicação em paisagismo
Rose Queen Elizabeth é valorizada por suas delicadas flores rosa, tamanho compacto do arbusto. Parece ótimo contra o fundo de gramados bem cuidados, em locais cerimoniais que chamam a atenção. Roseiras adornam a varanda, áreas de estar e outras áreas.
Flores exuberantes não precisam de adições. Portanto, as rosas são frequentemente usadas em plantações únicas - elas animam o espaço, transformando até mesmo um local indefinido em uma área atraente.
A flor parece apropriada ao longo do caminho. A muda é limpa, não cresce em largura.
Conclusão
Rose Queen Elizabeth é ideal para os amantes das cores clássicas. Este é um belo arbusto com folhagem verde escura, contra a qual as inflorescências rosa pálido parecem especialmente atraentes. Adequado para decorar várias composições, mais frequentemente utilizadas em plantações individuais.
Críticas com uma foto da Rainha Rosa Elizabeth