Contente
A anêmona da floresta é uma moradora da floresta. No entanto, quando as condições necessárias são criadas, esta planta cresce com sucesso na cabana de verão. A anêmona é fácil de cuidar e adequada para o cultivo na faixa do meio.
Descrição das anêmonas da floresta
A anêmona é uma erva perene que pertence à família do botão de ouro. Essas flores também são chamadas de anêmonas, porque suas pétalas são sensíveis ao movimento das correntes de ar.
Na natureza, existem 170 espécies de anêmonas que são encontradas no hemisfério norte até o Ártico.
A anêmona da floresta é uma prímula que vive no norte da Europa Oriental e Ocidental, na Sibéria, no sopé do Cáucaso e na Crimeia.
A anêmona da floresta pode ser vista na foto:
O sistema radicular das anêmonas é um poderoso rizoma vertical. Na primavera, as folhas crescem em pecíolos de até 20 cm de comprimento.
No final de maio aparecem pedúnculos, nos quais há uma ou duas grandes flores brancas. O diâmetro da flor é de até 7 cm. No verso, as pétalas podem apresentar uma tonalidade roxa.
A anêmona da floresta cresce em três anos. Em seguida, seu arbusto atinge um volume de 30 cm. A instalação de limitadores ajuda a evitar o supercrescimento.
Regras de pouso
Plantar e cuidar de uma anêmona deve levar em consideração as características dessa planta. É escolhido um local adequado para isso, após o qual começam a preparar o solo.
Seleção de assento
Todas as espécies de anêmonas da floresta crescem em locais sombreados. Em condições naturais, essas plantas podem ser encontradas sob árvores ou arbustos. No jardim, as anêmonas são plantadas ao lado de prímulas, amores-perfeitos ou spirea.
A composição e o teor de umidade do solo devem permanecer inalterados até o final da estação, mesmo quando os caules da anêmona morrem.
A anêmona cresce na floresta em clareiras e bordas de floresta, encostas com vários arbustos, terreno rochoso, prados e estepes. É encontrado em florestas de carvalho e coníferas, mas não em matagais densos, mas em locais abertos. A anêmona da floresta também se desenvolve em solos arenosos.
Portanto, em condições de jardim, a planta precisa fornecer sombra parcial e plantá-la sob uma montanha de cinzas, espinheiro-mar, ameixa ou cerejeira. A área de pouso deve permanecer espaçosa e protegida do vento.
Preparação do solo
A anêmona deve ser plantada em solo fértil fértil. É melhor se o solo for neutro ou ligeiramente ácido. A planta é capaz de crescer em solos pobres, porém, para uma floração abundante, é necessário preparar uma melhor composição do solo.
Se o solo no local for pesado e argiloso, ele é melhorado com o afrouxamento e adição de areia. Com isso, a Terra recebe mais ar e se aquece mais rápido. Outro método é a aplicação de fertilizantes orgânicos, que enriquecem o solo com nutrientes.
É melhor preparar o solo para as anêmonas no outono cavando os canteiros de flores e adicionando composto ou esterco maduro.
Todos os tipos de anêmona preferem solo bem umedecido. No entanto, a água estagnada afeta negativamente o desenvolvimento dessas plantas. Portanto, antes do plantio, é imprescindível equipar a drenagem.Pedra triturada, cascalho, argila expandida e tijolo quebrado atuam como uma camada de drenagem.
Transplante de anêmona
Como a anêmona cresce com o tempo no local, ela pode oprimir outras plantas plantadas nas proximidades. O transplante de uma anêmona ajudará a resolver o problema.
É melhor realizar o procedimento na primavera, quando aparecem os primeiros brotos. As raízes e botões adventícios são transferidos para o local desejado. Você pode transplantar uma anêmona em setembro, mas, neste caso, a planta se enraíza pior.
Não é recomendado transplantar anêmonas com muita frequência, uma vez que a planta reage agudamente a tais mudanças. A anêmona transplantada pode morrer.
Regras de cuidado
Com plantio e cuidados adequados, a anêmona tem floração abundante. Cuidar de uma planta é bastante simples: basta manter o nível de umidade necessário e monitorar o crescimento ervas daninhas.
Fertilização e rega
Se a anêmona da floresta crescer na sombra, não é necessário regar com frequência. É necessário monitorar o nível de umidade e, quando o solo secar, regar o jardim em tempo hábil.
A cobertura morta na forma de folhas caídas de macieiras ou pereiras, turfa ou misturas comerciais ajudará a aumentar o teor de umidade do solo. Devido à camada de cobertura morta, as ervas daninhas não crescem e a umidade evapora mais lentamente. A espessura da cobertura morta é de 5 cm.
Fertilize a anêmona com complexos constituídos por minerais. Eles são usados apenas durante o período de floração.
Poda de plantas
A anêmona não requer poda, a menos que suas flores sejam usadas para o buquê. Após a floração, as partes aéreas das plantas morrem sem intervenção adicional.
Mesmo que a anêmona seja desenterrada para o inverno, não é recomendável cortar suas folhas para não violar a integridade da planta.
Durante a estação de crescimento, não é recomendado perturbar a anêmona. Se as flores vizinhas estiverem sendo cortadas ou a grama for cortada, é melhor não tocar nas anêmonas.
Se preparando para o inverno
Se forem observadas geadas severas na região, então você pode desenterrar o rizoma das anêmonas. No inverno, é armazenado em local fresco e plantado no solo na primavera.
Na Rússia central, a anêmona é deixada em campo aberto durante o inverno. O canteiro do jardim é coberto com galhos de árvores ou ramos de abeto. Um exemplo de abrigo com ramos de abeto é mostrado na foto:
Propagação de anêmonas da floresta
Para a propagação de anêmonas florestais, sementes, tubérculos ou estacas são usados. O mais eficaz é o uso de estacas ou tubérculos de anêmona. Esta planta raramente é cultivada a partir de sementes, pois apresentam uma baixa taxa de germinação.
Usando sementes
As sementes de anêmona são caracterizadas pela baixa germinação. No total, ¼ parte das sementes recém-colhidas germina. A estratificação da semente, que consiste no efeito do frio sobre ela, ajuda a aumentar a germinação.
A anêmona da floresta se reproduz por auto-semeadura. Suas sementes germinam mais rápido do que outras espécies. Se as sementes forem plantadas em meados do verão, os brotos podem aparecer em setembro.
Depois de plantar as sementes no verão, elas são cobertas com musgo fresco ou outra cobertura que mantém o solo úmido. No outono tubérculos de anêmona germinados desenterre e guarde em local fresco e úmido.
O processo de cultivo de anêmonas a partir de sementes inclui as seguintes etapas:
- As sementes são misturadas com areia grossa na proporção de 1: 3. Você pode usar turfa em vez de areia. A massa resultante é completamente umedecida. É pulverizado com água diariamente.
- Quando as sementes começarem a inchar, você precisa adicionar um pouco de terra e colocar a massa em uma sala com temperatura não superior a 5 graus.
- Quando aparecem os primeiros brotos, o recipiente com as sementes é enterrado na neve ou no solo e coberto com serragem. As plantas devem ser mantidas frias por 1 a 2 meses.
- Mudas de anêmonas são plantadas em local permanente após o aparecimento da segunda folha.
É melhor plantar sementes de anêmona em solo solto no outono. Você também pode deixar as sementes em caixas e enterrá-las na área. Eles são cobertos com palha de cima.No inverno, o material passará por processamento natural em baixas temperaturas, o que garantirá sua alta capacidade de germinação.
Usando tubérculos
Usando tubérculos, a anêmona da floresta é propagada da seguinte forma:
- Antes do plantio, os tubérculos da anêmona da floresta devem ser mergulhados em água morna. Quando incham após algumas horas, são plantadas em vasos com uma profundidade de 5 cm.
- Antes de plantar, você pode embrulhar os tubérculos de anêmona em um pano umedecido com solução de epin e colocado em um saco plástico. Nesse estado, os tubérculos são mantidos por 6 horas, após o que você pode começar a plantá-los imediatamente no solo.
- Para as anêmonas, é preparado um substrato composto por turfa e areia umedecidas. Periodicamente, você precisa adicionar umidade para que o solo não seque.
- Em seguida, eles começam a preparar o canteiro de flores. Uma cova de 15 cm de profundidade e 30x30 cm de tamanho é adequada para o plantio de tubérculos.
- No fundo do poço, você precisa despejar um punhado de cinzas de madeira e húmus.
- Se não houver tubérculos nos tubérculos, o plantio é feito para baixo com uma ponta afiada. Se for difícil determinar o ponto de crescimento, o tubérculo é plantado ao lado.
- Os tubérculos são colocados em um buraco e polvilhados com terra, que precisa ser um pouco triturada.
- Após o plantio, as anêmonas são regadas abundantemente.
Por enxerto
Outra forma de propagar anêmonas é por meio de estacas. A anêmona da floresta forma rebentos de raiz com um botão de regeneração.
O procedimento de enxerto é realizado no início da primavera, antes do início do crescimento ativo ou no outono durante a dormência. As estacas crescem a partir de botões adventícios, localizados nas raízes. Especialmente muitos deles são formados após o final da floração.
Cerca de metade das mudas de primavera criam raízes. Se as estacas de outono são colhidas, 75% delas criam raízes.
O processo de enxerto ocorre na seguinte sequência:
- A anêmona da floresta é desenterrada e suas raízes cortadas. A planta pode ser plantada no local e se recupera rapidamente durante a temporada.
- As raízes resultantes devem ser cortadas em estacas de 5 cm de comprimento.
- Para acelerar o processo de formação da raiz, uma solução de epin ou outro estimulador de crescimento é usada.
- As estacas são colocadas a uma distância de 3 cm umas das outras num vaso com um substrato solto constituído por turfa, areia e argila.
- Após o plantio, o solo é compactado e coberto com areia.
- Recipientes com estacas são colocados em uma estufa ou enterrados no solo. De cima, o local de pouso é coberto por um filme.
- Ocasionalmente, as mudas são regadas.
- Quando aparece um caule com folhas verdes, a intensidade da rega é aumentada.
- Após o advento das raízes adventícias, o filme é removido.
- A anêmona é plantada no jardim de flores no ano seguinte.
Doenças e pragas
A anêmona é suscetível aos nematóides das folhas. É um tipo de verme que se alimenta das folhas das plantas. Como resultado, aparecem manchas secas nas folhas, que têm um formato irregular e estão localizadas em uma ordem arbitrária.
Uma anêmona afetada por um nematóide deve ser destruída, pois a planta vai morrer de qualquer maneira. Em seguida, você precisa substituir a camada superior do solo e alterar o local de pouso das anêmonas.
Em alta umidade, as anêmonas são atacadas por lesmas. Essas pragas são coletadas por meio de armadilhas e iscas.
Usos de anêmonas florestais
A anêmona se tornará uma decoração de um canteiro de flores de casa de verão ou um buquê coletado de prímulas. Para manter as flores de corte frescas por mais tempo, é recomendável adicionar um pouco de água morna ao vaso ou borrifar as flores todos os dias.
Antes de colocar na água, o caule das anêmonas é cortado em um ângulo agudo. Estas flores podem ser guardadas por muito tempo na geladeira se embrulhadas em papel.
O suco de anêmona em contato com a pele pode causar inchaço, vermelhidão e coceira. Portanto, você precisa ter cuidado ao cortar flores.
Na medicina popular, a anêmona da floresta raramente é usada, uma vez que suas propriedades não são totalmente conhecidas. Os caules e as folhas contêm substâncias tóxicas, por isso é melhor recusar-se a fazer experiências com esta planta.
Conclusão
A anêmona da floresta é uma planta despretensiosa com belas flores brancas... Na natureza, as anêmonas se reproduzem por sementes, mas novas plantas podem ser obtidas usando tubérculos ou estacas.
Antes do plantio, o solo é preparado. Você pode melhorar sua composição com turfa ou areia. A anêmona não exige cuidado se o nível necessário de umidade do solo é fornecido.