Contente
O nome da flor da anêmona é traduzido do grego como "filha do vento". Às vezes, é simplesmente chamado de anêmona. Talvez isso se deva ao fato de que, com qualquer vibração do ar, as pétalas começam a se agitar e os pedúnculos balançam.
As anêmonas vão decorar qualquer jardim, vão ficar bem em canteiros de flores, e algumas espécies ficam bem como plantações contínuas sob as árvores. Nem todos os floristas novatos sabem que existem cerca de 150 espécies desta planta, muitas das quais podem ser cultivadas em um terreno particular. Eles têm requisitos diferentes para colocação e cuidados. Talvez seja por isso que a maravilhosa flor da anêmona não é encontrada com tanta frequência em nosso jardim. Plantar no outono em terreno aberto não é adequado para todas as variedades. Vamos considerar esse problema em detalhes.
Variedade de anêmona
Antes de prosseguirmos diretamente com o plantio e o cuidado, vamos dar uma olhada mais de perto na anêmona. Esta flor pertence à família Buttercup e cresce em todas as latitudes temperadas do hemisfério norte. Algumas espécies de anêmonas vivem até no Alasca e no Ártico. Daí os diferentes requisitos para as condições de cultivo.
Flores de diferentes espécies têm pouca semelhança entre si. Eles podem ser modestos, como uma anêmona, brilhantes e cativantes, como anêmona da coroa... Entre eles encontram-se migalhas com 10 cm de tamanho e gigantes com cerca de 1 m de altura.A cor da corola também chama a atenção pela sua variedade. Existem tipos pintados em cores pastel - branco, azul, rosa. Outros são impressionantes em cores brilhantes - amarelo, vermelho, azul, verde, roxo.
Classificação das espécies de anêmonas
As anêmonas são divididas em grupos de acordo com o tipo de sistema radicular.
O primeiro inclui ephemeroids - flores com rizomas longos articulados com uma estação de crescimento muito curta, crescendo em florestas:
- Altai;
- Ural;
- suave;
- botão de ouro;
- azul;
- Carvalho;
- Udi;
- perm.
O segundo grupo é representado por anêmonas tuberosas com botões únicos e uma curta estação de crescimento:
- apenina;
- coroa;
- Jardim;
- Caucasiano;
- macio;
- espumante.
Anêmonas com inflorescências umbeladas, rizomas curtos, grossos e retos, representam o seguinte grupo, sua estação de crescimento se estende ao longo da estação:
- feixe;
- cabelos compridos.
As anêmonas que florescem no outono são distinguidas como um grupo separado:
- sentiu;
- híbrido;
- Hubei;
- Japonês.
A anêmona de todas as estações cresce, formando ventosas de raiz:
- floresta;
- bifurcado.
Anêmonas que vivem em condições naturais nas Ilhas Curilas, Sakhalin e América do Norte:
- canadense;
- Drumoda;
- esférico;
- multisseps;
- alimentação múltipla;
- narciso;
- orégano;
- parviflora;
- Richardson;
- tuberosa.
Todos os tipos de anêmona listados toleram perfeitamente o inverno sem abrigo sério na faixa do meio. Basta cobrir o solo com húmus, turfa ou folhagem de árvores frutíferas. A exceção é a anêmona-coroa, que fica abrigada até no sul, em outras regiões deve ser desenterrada e armazenada até a primavera.
Tempo de pouso das anêmonas
Qual é a melhor época para plantar anêmonas? Esta não é uma questão inútil. Ao contrário da maioria das plantas, que não se importam quando são colocadas no local, no outono ou na primavera, a anêmona prefere ser plantada desde o início da estação de crescimento até os primeiros dias do verão.
Para aquelas anêmonas cujas raízes representam bulbos, esta não é uma regra, mas uma lei imutável. Seu transplante só é possível na primavera ou no início do verão.Anêmonas efêmeras florescem muito cedo, então sua parte aérea seca e elas se escondem sob o solo. Mesmo que essas anêmonas se reproduzam não por tubérculos, mas por rizomas, no outono você simplesmente não as encontrará, o plantio e o cuidado são feitos em um curto período de cultivo. A mais bela da anêmona, a coroa, geralmente fica no solo até que a parte aérea seque, então deve ser cavada.
O momento pode ser alterado apenas para a anêmona do rizoma que cresce durante toda a temporada. Plantar no outono, claro, é indesejável, mas é bem possível. O menos exigente pode ser chamado de anêmona japonesa. Pode ser replantado sem problemas durante todo o ano, exceto no período de floração e nos meses quentes de verão.
Local de coleta
Então, descobrimos quando plantar anêmonas e que anêmonas de floração precoce ou tuberosas não podem ser colocadas no local no outono. O próximo ponto essencial no cultivo de uma flor é escolher o lugar certo para ela.
- Todos os efemeroides do rizoma são amantes da sombra. Devem ser plantadas à sombra das árvores ou no lado norte da parcela.
- A maioria dos tipos de anêmonas pode ser cultivada em sombra parcial.
- Apenas nas encostas ao sul são arranjadas plantações de anêmona coroa, caucasiana, tenra, apenina. Na faixa do meio, eles simplesmente não têm luz suficiente.
Características do plantio de anêmonas no outono
Agora vamos dar uma olhada mais de perto em como plantar anêmonas no outono.
Preparando solo para anêmona
A anêmona cresce bem em solo solto, leve e moderadamente fértil. Apenas a anêmona da floresta é capaz de florescer em solos arenosos pobres. Embora a planta precise de muita rega, a estagnação da água nas raízes é inaceitável. Se você está plantando uma anêmona em uma encosta, não haverá problema com isso; em outros casos, escolha um local com cuidado. Organize a drenagem, se necessário.
Antes de plantar anêmonas, cave bem o solo, remova os seixos e as raízes das ervas daninhas. Aplique fertilizante orgânico conforme necessário. Solo azedo não é adequado para o plantio de anêmonas. Para corrigir a situação, adicione farinha de cinza ou dolomita para cavar.
Preparando anêmonas para o plantio
É melhor plantar anêmonas recém-escavadas no outono. Isso é fácil de fazer ao mover anêmonas cultivadas em seu próprio terreno para outro lugar. Mas se você comprou o material de plantio em um centro de jardinagem ou no mercado, é melhor mergulhar as raízes por várias horas em epine, raiz ou heteroauxina - isso aumentará significativamente a taxa de sobrevivência.
Plantando anêmona
Pra plantando anêmonas escolha um dia quente de outubro bem antes da geada. A planta deve ter tempo para se adaptar a um novo lugar. Mas ainda assim, não espere que todas as anêmonas sobrevivam bem ao inverno, afinal, o outono não é a melhor época para plantá-las no solo.
A distância entre as anêmonas depende do tamanho. Organize-os livremente. As flores que crescem em grupos, por exemplo, anêmona da floresta, elas próprias formam aglomerados com o tempo. Manuseie raízes frágeis com cuidado. Se, antes de plantar uma anêmona, você for desenterrá-la em sua própria área, tente mover a planta para um novo local junto com um torrão de terra. Isso aumentará significativamente a chance da anêmona sobreviver bem ao inverno e florescer no próximo ano.
Cave um buraco raso - o rizoma é enterrado por cerca de 5 cm. Se não houver húmus suficiente e você não o trouxe para cavar, pode despejar um punhado diretamente no buraco e misturar bem com o solo. Certifique-se de regar abundantemente a anêmona.
Cuidando de uma anêmona após o plantio
Cuidar de uma anêmona após o plantio consiste em cobrir o solo com turfa ou húmus. Se o outono é quente, não há chuva, o solo não deve ser seco demais. Mas também é inaceitável preencher a plantação - existe o perigo de o rizoma apodrecer.
Para poder verificar se a anêmona precisa de rega, umedeça todo o solo do jardim, não apenas o buraco.Aí bastará você cavar um buraco de 10 cm de profundidade próximo às plantas plantadas, pegar um punhado de terra e apertar na mão.
- Se, ao abrir a mão, ela estiver apenas levemente úmida e o solo se acumular em uma massa solta, há umidade suficiente.
- A mão seca, o solo desintegrou-se imediatamente - é necessário regar.
- Ao apertar um pedaço de terra, a umidade escorre pelos dedos - o excesso de umidade.
Semeando sementes de anêmona
As sementes de anêmona podem ser semeadas no outono? Eles brotam bem? Freqüentemente, mesmo os cultivadores de flores experientes não conseguem cultivar uma anêmona a partir das sementes. Na natureza, a planta é mais frequentemente criada vegetativamente. Apenas alguns ephemeroids e anêmonas da floresta se reproduzem por auto-semeadura.
Mesmo as sementes de anêmona recém-colhidas germinam nojentamente, não mais do que 25%. Mas eles ainda precisam crescer para pousar em um lugar permanente, e isso também não é uma tarefa fácil. A maior capacidade de germinação é dada pelas colheitas do final do outono.
Encha as caixas de madeira com terra solta e enterre-as em uma área tranquila. Semeie uma anêmona. Para o inverno, cubra com ramos de abeto ou cubra com folhagem. Assim, as sementes serão estratificadas em condições naturais e as mudas endurecidas serão mais fáceis de cuidar.
Preparando anêmonas para o inverno
Plantar e cuidar de anêmonas nas áreas do sul é sempre mais fácil do que onde os invernos são rigorosos. Basta cobrir as plantas adultas com uma fina camada de folhas, turfa ou verbasco. Mas com uma plantação de outono, esse abrigo é adequado apenas para o sul. Na faixa do meio, ramos de abeto, palha e outra cobertura morta com uma camada de pelo menos 10 cm são usados para isolar anêmonas que não tiveram tempo de criar raízes bem.
Conclusão
Tente plantar anêmonas na primavera ou no início do verão, mas se não conseguir, siga nossas recomendações. A anêmona é uma flor linda, vale o esforço despendido no plantio e no cuidado.
Boa noite! Li tudo sobre anêmonas e não encontrei a resposta para minha pergunta. Eu moro no Território Krasnodar. Plantei bulbos de anêmona coroa em outubro. Agora o início de novembro está no quintal, e eles subiram com segurança, arbustos poderosos de 5-7 cm. O inverno está chegando. Como protegê-los das chuvas (eles ficam no Kuban durante todo o inverno) e das geadas?
Boa tarde, Svetlana!
Para preservar as anêmonas da coroa até a primavera, basta seguir algumas regras.
• Os canteiros em que as flores crescem devem ser cobertos com cobertura morta. Perfeito para isso: palha, folhagem seca (exceto folhas de árvores frutíferas), turfa, ramos de abeto. Nas regiões do sul da Rússia, a camada de cobertura morta deve ser de 5-7 cm, no norte - pelo menos 10-12 cm.
• Se chover abundantemente no outono (ou como no inverno), as flores devem ser protegidas do alagamento. A umidade excessiva, associada à geada, pode causar doenças fúngicas ou a morte dos tubérculos da anêmona da coroa. Portanto, você precisa proteger os tubérculos do alagamento. Para isso, em períodos de chuvas prolongadas, é necessário cobrir o solo ao redor das flores em um raio de 30-40 cm com um material que não permita a passagem de umidade (por exemplo, polietileno).
Com o início da primavera, o abrigo deve ser removido gradativamente, camada por camada.