Contente
O cultivo da aquilegia em casa distingue-se por técnicas agrícolas simples e compreensíveis, não requer conhecimentos e aptidões especiais. A flor, em linguagem coloquial simples “captação”, delicia-se com esplendor e combinação harmoniosa de tons. Um visual decorativo despretensioso tem sido imensamente popular entre floristas e jardineiros em todos os lugares por mais de uma dúzia de anos. Fora da Federação Russa, a planta é chamada de "sapato de elfo", "pomba", "águia" devido às características surpreendentes da inflorescência e à estrutura original das folhas. De manhã ou depois da chuva, o arbusto de aquilegia é uma visão encantadora: gotas cintilantes de chuva ou orvalho rolam pelas folhas e se aglomeram na base do acessório do caule em forma de grandes diamantes.
A corola da inflorescência é um funil original com protuberâncias - esporas decorativas. Dependendo da espécie e da variedade, podem ser curvos, curtos ou longos, como os sapatos de um mágico elfo oriental.
As nuances de crescer aquilegia ao ar livre
Um visual modesto e ao mesmo tempo sofisticado é uma decoração digna de uma área local, um canteiro de flores ou um jardim de flores. Plantar e cuidar das flores da área de captação não requer muito esforço. Para colocar águias multicoloridas em um talhão pessoal, basta conhecer as regras simples de plantio de uma planta em campo aberto, as principais sutilezas do cuidado.
A captação pode ser cultivada a partir de sementes. Na maioria das vezes, eles germinam na primavera com um pincel grosso como resultado de uma auto-semeadura descontrolada. No início de março, as sementes podem ser semeadas para as mudas. No entanto, é mais preferível em latitudes com climas quentes e temperados semear diretamente em terreno aberto no início da primavera ou no final do outono.
Você deve estar ciente de que nem sempre é possível obter uma planta a partir de sementes colhidas em casa com a mesma cor da inflorescência da mãe. Durante a estação de crescimento, as lavouras são polinizadas entre si muitas vezes. Para preservar a variedade do arbusto aquilégia de venda na beleza imaculada das flores e sombras, a reprodução por cortes ou divisão do arbusto ajudará.
Cultivadores experientes não recomendam o uso de sementes armazenadas por mais de 3 anos, pois com o passar do tempo o material da semente da aquilegia perde quase completamente suas taxas de germinação. As principais etapas de plantio e cuidado da aquilegia, apresentadas a seguir e apoiadas em fotos, demonstram ações simples e acessíveis que ajudarão a cultivar plantas saudáveis e despretensiosas em qualquer canteiro, canteiro, jardim de flores.
Como plantar aquilegia no solo
As condições para o cultivo de aquilegia permitem que as plantas sejam plantadas em campo aberto na primavera ou no final do outono (antes do inverno). Para iniciar uma cultura decorativa, você pode usar vários métodos:
- sementes (semeadura a céu aberto ou em mudas, seguida de desbaste e cuidado);
- estacas (com a ajuda de separação e posterior enraizamento de rosetas basais jovens);
- dividir o arbusto (dividir o sistema radicular de uma planta adulta em partes, seguido do transplante para o solo).
Quando você pode plantar aquilegia
O outono e a primavera são considerados as estações mais adequadas para o plantio de flores aquilégias. A principal diferença entre as estações é a estratificação natural das sementes (quando propagadas por sementes), que é garantida na semeadura de aquilégia no outono. Se for semear a captação na primavera, as sementes devem ser pré-tratadas. O plantio de estacas e talhões também é realizado na primavera e no outono, tem características próprias.
Plantando aquilegia na primavera
O plantio de aquilégias em terreno aberto na primavera é realizado imediatamente após o derretimento da neve. O material de plantio é estimulado com frio - estratificado. Vários métodos são usados para isso. Por um mês, as sementes destinadas ao plantio podem ser armazenadas:
- na gaveta de vegetais da geladeira;
- em um recipiente separado com turfa bem umedecida em local fresco (porão, varanda, celeiro);
- em um recipiente separado sob a neve.
Na primavera, o plantio de aquilegia por estacas prossegue com mais sucesso, quando as rosetas basais jovens são separadas da planta-mãe antes mesmo do aparecimento das folhas. O transplante por divisão do rizoma na primavera pode afetar negativamente o processo de sobrevivência do sistema radicular da planta em um novo local.
Plantar aquilegia antes do inverno
A semeadura de outono, de acordo com a maioria dos jardineiros e jardineiros, é a mais eficaz e preferível para o cultivo e o cuidado da aquilégia em campo aberto. Durante o período de inverno, as sementes sofrem estratificação natural (endurecimento), portanto, no início da primavera dão brotos mais produtivos e mais rápidos. Você pode transplantar aquilegia no outono (após a floração, no início de setembro) por estacas e divisão do rizoma.
Seleção do local e preparação do solo
Como uma "residência permanente", aquilegia prefere sombra parcial, embora se sinta bem em prados ensolarados. Na sombra parcial de edifícios ou árvores, a bacia hidrográfica produz inflorescências maiores e mais brilhantes, com o período de floração mais longo (em comparação com plantas colocadas sob sol forte).
O chinelo dos elfos não é exigente quanto à escolha do solo. A planta pode ser plantada mesmo em solo pobre, mas úmido.
Como plantar aquilegia adequadamente
O plantio e o cuidado adequados com aquilégias perenes permitem que você obtenha plantas ornamentais bonitas, saudáveis e em constante floração. Para plantar aquilegia adequadamente, você deve cumprir as regras.
Como plantar corretamente sementes de aquilegia ao ar livre
Em campo aberto, as sementes estratificadas da bacia hidrográfica são semeadas em pequenas depressões do formato requerido preparadas com enxada (dependendo da configuração do jardim florido). As sementes são polvilhadas com uma camada de terra (0,5 cm), regadas e cobertas com húmus ou turfa.
Como plantar corretamente sementes de aquilegia para mudas
Para as mudas, as sementes de aquilegia estratificadas são semeadas em uma mistura de solo especialmente preparada e bem umedecida.O substrato para a bacia hidrográfica consiste em partes iguais de solo gramado, areia grossa de rio e húmus. As sementes não são espalhadas de maneira espessa, levemente pressionadas ou polvilhadas com uma fina camada de solo. Para criar um efeito estufa, o recipiente é coberto com filme plástico. Com temperaturas de até 18 ° C e um nível de umidade suficiente, as primeiras entradas aparecem após 2 semanas.
Como plantar adequadamente mudas de aquilegia
O plantio de mudas de águia em terreno aberto consiste no replantio de rosetas basais jovens, que são separadas da planta-mãe e enraizadas em um novo local. O alvéolo é retirado cuidadosamente do solo, o local do corte é tratado com um estimulante, enterrado no buraco até a profundidade de 1 cm, umedecido abundantemente até que a estaca esteja completamente enraizada.
Como plantar lotes de aquilegia adequadamente ao dividir um arbusto
As parcelas obtidas a partir da divisão de um arbusto de uma área de captação adulta são realizadas em covas preparadas. Os arbustos com mais de 4 a 5 anos de idade são desenterrados e divididos em partes com uma faca afiada, de modo que cada um contenha mais de 3 botões viáveis. Este método de plantio permite a propagação de plantas com plena preservação das características varietais das formas, tamanhos e características de cor das pétalas. Após a colocação das parcelas nas covas, as plantas são prensadas e polvilhadas com terra, bem humedecida.
Como cultivar aquilegia
Plantar e cuidar de uma flor aquilégia não é difícil. Na foto das variedades individuais, é possível apreciar a beleza e o esplendor natural das formas e cores. As modestas e belas inflorescências de águia combinam perfeitamente com qualquer área do projeto paisagístico.
Programa de rega e alimentação
Aquilegia é uma cultura bastante resistente à seca. Após o aparecimento dos primeiros rebentos, bem como antes do enraizamento final das estacas ou talhões, as plantas continuam a ser regadas com regularidade e abundância. Aumente a rega em dias secos de verão. Com uma quantidade suficiente de precipitação atmosférica, a bacia hidrográfica não precisa de irrigação adicional.
Para garantir uma floração espetacular e rápido desenvolvimento, o sapato do elfo deve ser fertilizado em tempo hábil:
- início de maio - alimentação com húmus (à taxa de 0,5 kg por arbusto);
- o começo de junho - preparações de potássio-fósforo;
- início de agosto - alimentação com fertilizantes de potássio.
Afrouxamento e remoção de ervas daninhas
Afrouxar o solo ao redor da bacia hidrográfica é uma das regras obrigatórias para o cuidado de uma cultura ornamental. A planta necessita da remoção de ervas daninhas, bem como do desbaste das mudas (no caso de semear).
Cuidado Aquilegia após a floração
Após a conclusão da brotação, as inflorescências desbotadas da bacia hidrográfica são cortadas. Como a planta gasta energia adicional no plantio de sementes, os pedúnculos secos devem ser removidos em tempo hábil.
Preparação para o inverno
Aquilegia é uma cultura ornamental resistente à geada e ao frio. Os arbustos jovens (até 1 ano de idade) para o período de inverno são cobertos com material não tecido ou ramos de abeto. As plantas maduras não precisam de abrigo. Durante a preparação para o inverno, as bases das folhas de aquilegia morrem e se transformam em parte do sistema radicular. Por esta razão, nas águias adultas, as raízes projetam-se do solo.
Pragas e doenças
A área de captação é caracterizada por imunidade persistente e raramente é afetada por doenças. Em um período de verão particularmente chuvoso, a aquilegia pode ser afetada por oídio ou mofo cinza.
O oídio aparece como uma camada branca nos caules e nas folhas. Para combater a doença, você pode usar o tratamento com esses medicamentos: carbonato de sódio (na proporção de 1 colher de sopa por 5 litros de água), solução de enxofre coloidal, Tiovit Jet, Fitospori-M, Chistotsvet, Skor.
O mofo cinzento ataca as folhas da área de captação. A doença se espalha rapidamente para as plantas vizinhas.
As principais pragas de aquilegia são nematóides, ácaros e pulgões.
Os nemátodes infectam o sistema radicular da bacia hidrográfica.
Os pulgões sugam o suco dos caules e, como resultado, o sapatinho dos elfos morre gradualmente.
O ácaro-aranha se instala na parte inferior das placas das folhas.
Conclusão
O cultivo de aquilégia é possível até mesmo para cultivadores de flores amadores novatos. Seguir regras simples de plantio e cuidados permite que você cultive uma planta perene misteriosa com um formato de flor incrível. As pessoas cultivam a águia há vários séculos. Os criadores cantaram louvores às plantas em suas obras. Por exemplo, a Ofélia de Hamlet ofereceu a Laertes uma graciosa flor de Columbine, e os pintores medievais associaram a aquilegia à presença do Espírito Santo.