Contente
As peônias são merecidamente consideradas uma das flores mais decorativas e são populares entre os jardineiros. Seus grandes chapéus de flores brilhantes não deixam ninguém indiferente. Entre as muitas espécies desta planta, destaca-se o grupo dos chamados "corais", ao qual pertence a peônia Coral Charm.
Descrição da peônia Coral Charm
O ancestral das peônias "coral" pode ser considerado o criador Arthur Sanders, que no início do século passado pela primeira vez conseguiu obter flores de tonalidades tão incomuns como salmão, laranja-rosa e coral. Mais tarde, o trabalho nessa direção foi continuado por outro cientista, Sam Wissing. Foi graças a ele que em meados dos anos 60 do século passado a famosa série de peônias "coral" foi criada na América, à qual pertence Coral Charm.
Uma breve descrição da planta, suas principais partes e características é apresentada na tabela:
Parâmetro | Valor |
Tipo de planta | Perene, herbáceo. |
A forma | Um arbusto compacto com uma copa arredondada. Não requer backups. Cresce moderadamente. A altura média do arbusto é de 0,9-1,2 m. |
Escapes | Liso, reto, verde com uma tonalidade avermelhada, poderoso. |
Folhas | Lanceolado alongado, com extremidade pontiaguda, trifoliado com pecíolo longo. A lâmina foliar é verde brilhante, densa, com veios bem marcados, ligeiramente caídos, curvados como um barco. |
Sistema radicular | Rizoma poderoso com várias raízes tuberosas grandes e um pequeno lóbulo. |
Flores | Semi-duplo, em forma de taça, com 15-20 cm de diâmetro Consiste em muitas pétalas grandes planas, dobradas para dentro, com uma borda irregular, circundando a parte central. |
Época de floração | Junho. |
Requisitos de iluminação | Adora áreas bem iluminadas, mas sem luz solar direta, por isso as pétalas brilhantes desbotam rapidamente. A iluminação difusa é ideal. À sombra estica-se fortemente, o caule perde a força. |
O solo | Solto, respirável, fértil o suficiente, bem hidratado, ligeiramente alcalino com um nível de pH em torno de 7,5. |
Peony Coral Charm, ou, como às vezes é chamado pelos cultivadores de flores, Coral Charm, tem boa resistência à geada. Em áreas onde a temperatura no inverno não desce abaixo de -30 ° C, é bem possível deixá-la a céu aberto e nem mesmo cobri-la. Além disso, as plantas não congelam mesmo em invernos com pouca neve. Isso possibilita o cultivo de peônias dessa variedade em praticamente toda a parte central da Rússia, bem como no sul dos Urais. Em regiões mais frias, deixar os rizomas enterrados durante o inverno é perigoso. Eles devem ser desenterrados e removidos durante o inverno em uma sala especial.
Floração de peônia apresenta Coral Charm
Coral Charm pertence a variedades com flores semi-duplas. Sua cor no início da floração é rosa escuro, depois tornam-se coral, uma borda branca aparece na borda e no final da vida as pétalas adquirem uma cor tangerina. Na parte central da flor existem estames amarelos brilhantes. As pétalas são dispostas em 8 fileiras ao redor. É por isso que a flor parece muito exuberante. Após a abertura, o diâmetro de sua tampa pode chegar a 20-22 cm.
Aplicação em design
As peônias Coral Charm, como muitas outras variedades desta planta, costumam ser a peça central do jardim como uma das mais belas plantas. Aqui estão alguns usos possíveis para eles em design de paisagem:
- Canteiro de flores separado. Essa ilha de peônias em flor vai parecer especialmente requintada contra o fundo de um gramado verde-esmeralda bem aparado.
- Perímetro. Arbustos de peônia geralmente marcam a borda do gramado.
- Mixborder. As peônias são plantadas em combinação com outras plantas com flores.
- Canteiros de floração contínua. Neste caso, os tipos de flores são selecionados de forma que o florescimento de algumas passe suavemente de um grupo de plantas para outro. As peônias, neste caso, são boas porque, mesmo depois da floração, sua suculenta folhagem serve de excelente fundo para outras plantas com flores de altura mais baixa.
- Canteiro de flores cerimonial. Geralmente é colocado próximo à entrada principal do prédio. Se o tamanho permitir, o canteiro de flores pode ser dividido em camadas. O arbusto de peônia Coral Charm é colocado no centro, e flores menos altas em tons de branco, vermelho ou roxo são plantadas ao redor.
As peônias Coral Charm combinam bem com as agulhas, contra as quais podem revelar toda a sua beleza. Bulbos, por exemplo, tulipas, assim como íris, flox podem ser plantados ao lado deles.
Fica muito bem com rosas corais peônia charme, que desabrocham um pouco mais tarde. Nesse caso, a peônia, por assim dizer, passa o bastão para eles, criando o efeito de floração contínua.
As peônias Coral Charm são destinadas ao cultivo ao ar livre. Você pode tentar cultivá-los em vasos em casa, mas com um alto grau de probabilidade, tal experimento não terá sucesso. Para crescer como flores em vasos, é melhor usar outras variedades de peônias, pois entre elas há espécies criadas especialmente para esse fim.
Métodos de reprodução
A maneira mais fácil e confiável de propagar peônias Coral Sharm é dividir o rizoma. Esta operação é realizada no final do verão ou no início do outono. Você só pode dividir arbustos adultos, que têm pelo menos 7 a 8 anos de idade. Os rizomas são totalmente desenterrados do solo, lavados com uma corrente de água e secos ao ar. Em seguida, com o auxílio de uma faca, são divididos em fragmentos, que possuem raízes independentes e botões de renovação. Para a desinfecção, as seções são pulverizadas com cinza de madeira e, em seguida, partes dos rizomas são plantadas nas covas de plantio.
Plantando uma peônia gramada Coral Charm
Ao decidir plantar uma peônia Coral Charm, você precisa ter um cuidado especial ao escolher um local, uma vez que uma flor pode crescer em um local por muitos anos. A qualidade das flores será afetada tanto pela falta de luz solar quanto por seu excesso. Na sombra, os brotos se esticam e ficam ralos, por isso o arbusto se desmancha e sob o peso de maciças copas de flores pode até se quebrar. No entanto, a luz solar direta também deve ser evitada. Sob os raios brilhantes do sol, a flor pode queimar literalmente em um dia, as pétalas ficarão pálidas e opacas, o arbusto perderá seu efeito decorativo. Portanto, o local de plantio da peônia Coral Sharm deve ser iluminado por luz solar difusa, especialmente no meio do dia.
Se o solo do local escolhido não for inteiramente adequado, então é preparado preliminarmente com adição de húmus, areia, farinha de dolomita ou cal para reduzir a acidez. O plantio é realizado no início do outono, é nesta época que os arbustos de peônia Coral Sharm são divididos para a reprodução. É melhor cavar as covas de plantio algumas semanas antes da data de plantio. Uma vez que é obrigatório colocar uma camada de drenagem no fundo, a profundidade do furo deve ser de pelo menos 0,6 m.
Um delen ou uma muda de um recipiente é cuidadosamente colocado no centro da cova e coberto com a mistura de solo preparada, que inclui solo removido da cova, composto, bem como uma pequena quantidade de superfosfato (200 g) e sulfato de potássio ( 40 g).
Cuidados de acompanhamento
Cuidar das peônias Coral Charm não é difícil. Com a falta de umidade atmosférica 3-4 vezes por mês, 1-2 baldes de chuva ou água sedimentada são despejados sob cada arbusto.
No primeiro ano após o plantio, as peônias não são alimentadas. A partir dos 2 anos, os fertilizantes são aplicados em várias etapas:
Período | Tipo de fertilizante e dosagem | Método de aplicação |
Primavera, antes de brotar | Nitrato de amônio 15-20 g Superfosfato 20 g Sulfato de potássio 20 g | Dilua em 10 litros de água, adicione à zona radicular |
O surgimento de botões | Nitrato de amônio 30 g Superfosfato 35-400 g Sulfato de potássio 40 g | -//- |
Depois que a floração estiver completa | Quaisquer fertilizantes de potássio e fosfato, 15-20 g de cada um dos componentes | -//- |
Outono | Esterco de cavalo | Cobertura morta da zona radicular |
Durante o período de floração, muitos jardineiros usam a alimentação com fermento (10 g de fermento seco e 3 colheres de sopa de açúcar por 10 litros de água). A infusão resultante é diluída com água limpa 1: 5 e regada na zona da raiz.
O arbusto de peônia Coral Charm não precisa se formar, pois não possui botões laterais. Outra medida de cuidado é afrouxar e aplicar cobertura morta na zona da raiz. Isso deve ser feito regularmente, especialmente quando uma crosta se forma na superfície do solo. O solo comum do jardim é usado como cobertura morta, uma vez que os materiais tradicionalmente usados para isso (turfa, serapilheira, casca) acidificam o solo, e a peônia não precisa disso.
Preparando-se para o inverno
Nenhuma preparação especial para o frio é necessária para as peônias Coral Charm, uma vez que na Rússia Central elas podem passar o inverno sem abrigo. Com a chegada da primeira geada, todos os caules são cortados quase até a raiz, restando apenas pequenos tocos.
De cima são cobertos com uma camada de húmus, composto ou estrume de cavalo amassado e, com a chegada do inverno, são simplesmente cobertos de neve.
Pragas e doenças
Peony Coral Charm é mais frequentemente afetado por várias doenças fúngicas. Aparecem na forma de manchas nas folhas, enegrecimento e aparecimento de apodrecimento em várias partes da planta. Eles podem ser causados por distúrbios no atendimento e por condições climáticas desfavoráveis. Aqui estão as doenças de peônia Coral Charm mais comuns:
- Oídio. É detectado por erupções na pele cinza claro nas folhas. Posteriormente, as áreas afetadas rapidamente ficam pretas e apodrecem. Quando o oídio aparece, os brotos infectados são cortados e as plantas são tratadas com fungicidas.
- Podridão cinzenta. Pode ser diagnosticada por manchas marrons na base dos brotos e em pequenos botões. Para evitar o desenvolvimento da doença, os brotos afetados são cortados e queimados, e a planta é tratada com uma solução de permanganato de potássio ou fundazol.
- Cladosporium. Esta doença pode ser reconhecida por manchas escuras de formato irregular, que na maioria das vezes aparecem apenas nas folhas. Para combater a cladosporia, drogas contendo cobre são utilizadas, por exemplo, oxicloreto de cobre.
As peônias Coral Charm têm poucas pragas. O maior perigo para eles é representado pelos bronzes, comendo botões e flores jovens e, às vezes, folhas. Como se tratam de besouros bastante grandes, é melhor simplesmente pegá-los com as mãos todas as manhãs, horário em que eles têm menos mobilidade.
As formigas são outra praga comum das peônias Coral Charm.Esses pequenos insetos são atraídos pelo doce perfume floral. Você pode se livrar das formigas usando os medicamentos Muratsid ou Tamanduá.
Conclusão
Peony Coral Charm pode se tornar uma decoração real da área local ou jardim. Esta planta é pouco exigente para cuidar, adaptada às condições climáticas desfavoráveis e tolera bem os invernos russos. As flores de peônia Coral Charm não só ficam lindas, mas também têm um aroma delicado, enchendo o jardim com uma fragrância real durante a floração.