Contente
As tulipas peônia são um dos híbridos populares dessa cultura. Sua principal diferença são flores exuberantes e densas com um grande número de pétalas. A semelhança externa com as peônias deu o nome a essa cultura.
Variedades de tulipas peônia
Atualmente, existe um grande número de variedades dessas tulipas, criadas por criadores em diferentes partes do mundo. Eles se distinguem pela riqueza de tonalidades e formas de inflorescência. A maioria das tulipas peônia são tulipas terry. Na maioria das vezes, eles são classificados de acordo com o período de floração.
Imperador exótico
Variedade de floração tardia com um grande botão (até 7 cm de altura e 10-12 cm de diâmetro). O comprimento do caule do Imperador Exótico (Imperador Exótico Tulipa) é de 35 cm. As pétalas externas do botão são mais fortes e duráveis. Isso garante a preservação a longo prazo da aparência da flor cortada.
A espécie é resistente a condições desfavoráveis: vento e chuva, mesmo com tempo nublado, a planta forma botões e flores no ritmo normal. A principal aplicação é o plantio ao longo do perímetro de grandes canteiros de flores, decoração de bordas, corte.
Capuz de Leitura Duplo Vermelho
Uma variedade tardia pertencente às tulipas peônia vermelha de Greig (Tulipa greigii Chapeuzinho Vermelho Duplo). A altura das hastes é de 35 cm.
A folhagem é coberta por pequenas manchas. O principal requisito para o cultivo é uma área ensolarada, já que a cultura não floresce na sombra. Usado para criar canteiros de flores e mixborders.
Monte carlo
Representante de tulipas peônia amarela. A primeira variedade Monte Carlo tem uma altura de caule de cerca de 40 cm.
Em áreas ensolaradas, a cor pode ser limão brilhante, em sombra parcial - amarelo profundo. Devido ao seu sistema de raiz compacto, é freqüentemente usado quando cultivado em pequenos recipientes - vasos de flores e vasos.
Royal Acres
Esta variedade é um representante das primeiras tulipas que florescem no início de maio. Obtido pela Royal Acres no final do século 19 a partir da variedade Murillo da Holanda. Altura do caule - até 35 cm.
Despretensioso para as condições meteorológicas. Pode crescer em uma ampla variedade de climas: de desertos a florestas úmidas. Usado como meio-fio, enchimento de canteiros de flores ou corte.
Flor de pêssego
A cultivar inicial Peach Blossom tem uma altura do caule de 30-35 cm. A altura do botão é de 7 cm, o diâmetro é de até 12 cm. As pétalas são branco-rosadas e grandes em tamanho.
Flor longa, começando em meados de maio e durando até 1 mês. Usado em canteiros de flores, mixborders e corte. Ele pode hibernar no solo.
Monte Tacoma
Refere-se a tulipas peônia branca. O comprimento do caule é de até 40 cm. Os grandes botões do Monte Tacoma parecem perfeitos quando cortados. Eles têm 6 cm de altura e 11-12 cm de diâmetro.
Apresenta floração longa (até 20 dias), mas relativamente tardia, com início em junho. Vai bem com narcisos.
Sensual Touch
O caule da Sensual Touch é bastante alto - até 55 cm. A forma e a estrutura das pétalas permitem classificar a variedade como uma tulipa peônia turca. Sua cor é laranja forte, amarelada em todo o perímetro.
Mais frequentemente usado em projetos de canteiros de flores ou como planta de meio-fio. Não é mau no corte, pois mantém um aspecto fresco por mais de uma semana.
Cartela
O Cartouche de dupla variedade tardia tem uma cor de pétala bicolor. Eles são brancos, mas têm elementos rosa no centro e no perímetro. A altura do caule é de até 40 cm e o sistema radicular é pequeno, o que permite, além dos canteiros de flores, a aplicação da cultura em vasos.
A floração começa em junho e dura até 3 semanas. A principal aplicação é uma planta de meio-fio.
La Belle Epoque
La Belle Epoque é uma variedade relativamente jovem, cultivada há não mais de 10 anos na Holanda. A altura dos caules chega a 40 cm, o diâmetro da flor é de 10 cm. Existem poucas pétalas (não mais do que 20 unidades), mas são bastante grandes. Não há aroma.
Recomendado para uso em plantações em grupo, mas também é bom para cortar. Para um bom crescimento na próxima estação, a remoção dos botões desbotados é necessária.
Plantando e cuidando de uma tulipa peônia
Como tal, não há diferenças no cultivo de tulipas comuns e de tulipas peônia. Todas as regras da tecnologia agrícola para esta cultura decorativa são semelhantes às normais. A época de plantio, os cuidados e o controle de doenças também não diferem.
Seleção e preparação do local de pouso
O local de plantio para as tulipas peônia deve ser escolhido no lado ensolarado (em algumas culturas, com sombra parcial). O local precisa de drenagem e proteção contra ventos fortes. Recomenda-se plantar no lado sul de grandes edifícios ou árvores. A drenagem é feita a partir de uma camada de areia ou saibro fino com altura de 3 a 5 cm e é colocada no fundo das covas ou nos sulcos onde se realiza o plantio.
A acidez do solo é neutra ou alcalina. As tulipas peônia crescem melhor em argila arenosa. Solos pesados devem ser soltos adicionando areia ou composto. É aconselhável, antes do plantio de tulipas peônia, introduzir cinzas de madeira em uma quantidade de até 200 g por 1 sq. m.
Regras de pouso
O plantio pode ser feito na primavera e no outono. As crianças são melhor plantadas no final da temporada. Os bulbos adultos toleram o plantio igualmente bem em qualquer época do ano. Imediatamente antes, recomenda-se que o inóculo seja mantido durante a noite em geladeira com temperatura de + 8 ° C, sendo então tratado com solução de permanganato de potássio a 0,2%.
O plantio de grandes bulbos de tulipas peônia é feito a uma profundidade de no máximo 15 cm. As crianças são plantadas a 5-7 cm.
Em seguida, basta borrifá-los com terra, compactando-a levemente. Recomenda-se cercar a camada superior com um pequeno ancinho. A rega é realizada na quantidade de 500 ml por poço. Para evitar rachaduras e ressecamento, uma camada de cobertura morta de 3-5 cm de espessura é colocada no topo.É melhor usar turfa para este propósito, mas o composto também é adequado.
Regar e alimentar
A rega oportuna de tulipas peônia é uma garantia de seu rápido crescimento e floração abundante. Normalmente são produzidos à medida que a camada superficial do solo seca. A frequência aproximada é de 3-4 dias. Taxas de irrigação de 10 a 40 litros de água por 1 sq. m.
A cobertura de tulipas peônia é realizada três vezes por temporada:
- A primeira fertilização é feita no início da primavera, logo após o surgimento dos brotos. Nesse caso, utiliza-se uma mistura de curativos de nitrogênio, fósforo e potássio na proporção de 2: 2: 1. Taxas de aplicação - não mais que 50 g por 1 sq. m.
- A segunda alimentação das tulipas peônia é feita durante a floração. A mesma mistura é usada, mas na proporção de 1: 2: 2. As taxas de aplicação são semelhantes às primeiras.
- O último fertilizante da temporada é feito após a floração. Aqui, apenas fertilizantes de potássio e fosfato são usados em uma proporção de 1 para 1. Normas - não mais do que 30 g por 1 sq. m.
A aplicação é sempre combinada com rega de tulipas peônia e soltura do solo.
Reprodução
A reprodução de tulipas peônia é comum para todas as bulbosas, você pode obter sementes por crianças ou sementes. No primeiro caso, a prole é formada a partir do bulbo principal. É separada da planta-mãe e plantada em local previamente combinado no final da safra. A peculiaridade da cultura é tal que para a próxima estação ela forma apenas a parte vegetativa. A floração pode ocorrer em um ou dois anos.
A propagação das sementes é mais difícil e trabalhosa. Raramente é utilizado, mas no caso de obtenção de novas variedades, é a única forma possível. As sementes das tulipas peônia amadurecem cerca de dois meses após a floração, mas são colhidas no final do verão.
O plantio é realizado no outono. Nos próximos 2 a 4 anos, uma parte vegetativa fraca aparece na planta e ocorre a formação e o fortalecimento do bulbo. Só no 5º ano é possível a floração e a formação dos filhos.
Doenças e pragas
Como qualquer planta ornamental, as tulipas peônia são suscetíveis a um grande número de doenças e pragas. Quase todos eles são transferidos de uma planta para outra com bastante rapidez, já que a densidade de plantio costuma ser alta.
A podridão cinzenta é uma das doenças fúngicas mais comuns que afetam a tulipa peônia. Os esporos que o causam estão localizados na camada superior do solo e facilmente caem nos caules, folhas e botões da planta.
A luta contra esta doença envolve a remoção e destruição das partes afetadas das tulipas peônia. Por vezes os bolbos são desenterrados e encaminhados para uma espécie de “quarentena”, são plantados num contentor separado e se não houver recidiva, no ano seguinte são novamente transferidos para o jardim.
Em geral, embora as doenças fúngicas representem um perigo para as tulipas peônia, seu tratamento e prevenção são simples e eficazes. Você pode usar misturas de Bordeaux ou Burgundy, sulfato de cobre, Abiga-pico, preparações de Oxyhom, etc. É muito pior se as tulipas peônia infectam doenças virais. Como regra, não há tratamento para eles e você deve destruir completamente a amostra junto com o bulbo. Às vezes, para garantir a desinfecção do local, a camada superficial do solo também deve ser trocada.
Um exemplo dessa doença é a doença de agosto. Afeta muitas culturas da família Liliaceae, e as tulipas peônia não são exceção.
Outra doença viral é a variegação. Na verdade, quase todos os tipos de lírios são afetados por esta doença, mas o sistema imunológico da planta lida perfeitamente com ela, mas quando atinge as tulipas, pode levar às consequências mais desagradáveis.
As doenças virais podem ter uma grande variedade de sintomas. Às vezes, suas manifestações são muito difíceis de perceber, o que pode levar às consequências mais desagradáveis. Em particular, a propagação da doença para toda a população de plantas. A necrose venosa não é incomum em tulipas peônia. Suas manifestações externas parecem muito naturais e, via de regra, não causam ansiedade no jardineiro.
Conforme observado anteriormente, não há cura para doenças virais. Eles devem ser reconhecidos o mais rápido possível e a destruição das plantações afetadas deve ser iniciada. Aqueles espécimes que não serão afetados pela doença, é aconselhável o transplante para outro local.
Existem poucos animais parasitando nos caules, folhas e flores das tulipas peônia. Isso se deve ao alto teor de alcalóides na parte verde da planta. Mas os bulbos de tulipas peônia podem ser de interesse para um grande número de pragas. O mais comum deles é o ácaro da cebola, que também afeta outras plantas - lírios, cebolas, alho, etc. É difícil percebê-lo, mas de acordo com os sinais externos (murcha irracional de folhas e flores), exemplares doentes são detectados bastante rapidamente.
Em caso de derrota das tulipas peônia, elas não podem mais ser salvas. Portanto, os espécimes infectados devem ser destruídos e o restante do plantio deve ser tratado com algum acaricida eficaz. Você pode usar produtos Aktellik ou Aktara. Nesse caso, é necessário pulverizar as plantas e a camada superficial do solo. No ano seguinte, antes de plantar os bulbos, recomenda-se também aplicar o preparado sobre eles e deixá-los secar.
Foto de tulipas peônia
Abaixo estão fotos e descrições de diferentes variedades de tulipas peônia.
As tulipas peônia são uma das variedades mais interessantes de uma planta ornamental. Eles têm uma flor exuberante que dura duas a três semanas. O visual espetacular permite usar a cultura como decoração de bordas, canteiros de flores e mixborders. Muitas variedades podem ser cultivadas em vasos e vasos de flores. A eficiência da propagação vegetativa das plantas é bastante elevada. Mas, como todas as culturas ornamentais, as tulipas peônia têm suas desvantagens, em particular, são vulneráveis a infecções virais.
Conclusão
As tulipas peônia são uma das variedades mais interessantes de uma planta ornamental. Eles têm uma flor exuberante que dura duas a três semanas. O visual espetacular permite usar a cultura como decoração de bordas, canteiros de flores e mixborders. Muitas variedades podem ser cultivadas em vasos e vasos de flores. A eficiência da propagação vegetativa das plantas é bastante elevada. Mas, como todas as culturas ornamentais, as tulipas peônia têm suas desvantagens, em particular, são vulneráveis a infecções virais.