Contente
Variedades e tipos de aquilegia com uma foto e um nome são interessantes para estudar para qualquer florista entusiasta. Uma planta herbácea, com a escolha certa, pode decorar o jardim com estilo.
Como é a aquilegia
A planta aquilegia, conhecida como bacia e águia, é uma planta perene da família do botão de ouro. Em altura atinge em média 1 m, a raiz é longa, pivotante, com numerosos ramos. Os rebentos floridos são fortes e ramificados, com um ciclo de desenvolvimento de dois anos, primeiro as folhas brotam do botão de renovação na base do arbusto, que morrem no mesmo outono. No ano seguinte, uma nova roseta basal é formada e um longo caule surge. As folhas são grandes e largas, dissecadas três vezes.
Como são as flores aquilégias?
A captação floresce principalmente em maio ou junho. Nesse período, a planta traz botões únicos - até 12 peças por pedúnculo. As inflorescências são paniculadas, caídas e raras, as próprias flores atingem cerca de 10 cm de largura.
Na foto da flor de captação, pode-se observar que o botão é formado por uma corola de cinco pétalas dispostas em forma de funil com uma abertura larga cortada obliquamente, e esporas - protuberâncias longas com ponta curva. As flores podem ser brancas, azuis, rosa, laranja e vermelhas nas tonalidades.
A área de captação floresce por cerca de um mês, após o qual um fruto de várias folhas com pequenas sementes pretas amadurece no lugar do botão.
Variedades e tipos de aquilegia
A bacia hidrográfica é geralmente atribuída a uma das três variedades, dentro das quais existem inúmeras subespécies e variedades. Fotos, descrições e análises de aquilegia distinguem grupos europeus, americanos e japoneses.
Variedades europeias
O europeu é chamado de aquilegia com um esporão, cuja borda é em forma de gancho. Além disso, o grupo é caracterizado por uma cor monocromática dos botões, que pode ser branca, azul, azul e rosa.
Ordinário
Aquilegia comum (latim Aquilegia vulgaris) é uma espécie natural bastante rara na Ásia e na Europa. A bacia hidrográfica parece uma perene de tamanho médio com 60-100 cm de altura. As flores têm esporas curvas características e podem ser brancas, azuis ou roxas claras.
Alpino
A captação alpina (latim Aquilegia alpine) é encontrada na natureza nos Alpes, em prados de montanha ou clareiras florestais. Em condições naturais, ela cresce 40 cm, flores a partir de junho. Os botões são azuis ou roxos, com pequenas esporas curvas.
olímpico
Aquilegia olímpica (lat.Aquilegia olympica) cresce abundantemente em prados e florestas na Ásia Menor e no Irã. A perene cresce até 60 cm, traz flores de tamanho médio, em sua maioria azuis, mas às vezes rosadas, com leve pubescência nas pétalas. As esporas da bacia de captação olímpica são curtas, curvas e as sépalas são ovóides.
Glandular
Aquilegia glandular (latim Aquilegia glandulosa) é comum no leste da Sibéria, Altai e Mongólia. Ela cresce até 70 cm acima do nível do solo, dando flores pequenas e bem abertas com esporas em forma de gancho, na maioria das vezes azuis, às vezes com uma borda branca. Prefere crescer em solo úmido, mas enraíza-se bem em solos pedregosos.
Em forma de leque (Akita)
Na natureza, aquilegia em forma de leque (latim Aquilegia flabellata) pode ser encontrada no norte do Japão, nas ilhas Curilas e Sakhalin. Nas rochas e nas montanhas cresce dispersa, nos prados e nas encostas pode espalhar-se de maneira exuberante e abundante. Em altura, a captação em forma de leque pode atingir 60 cm, mas às vezes cresce apenas até 15 cm.
As flores são pequenas, com apenas 6 cm, com esporas compridas em forma de gancho. Na sombra, os botões são predominantemente roxo claro com uma borda branca.
De flor verde
Aquilegia de flor verde (latim Aquilegia viridiflora) cresce na Mongólia, Sibéria Oriental e China. Em altura pode atingir os 25 cm a 60 cm, floresce no início do verão e traz botões bastante invulgares, são verdes em tonalidade com debrum amarelo. Como todas as variedades europeias, a bacia hidrográfica com flores verdes tem esporas curvas.
Flor pequena
Aquilegia de flores pequenas (latim Aquilegia parviflora) cresce em Sakhalin e é muito semelhante à variedade Akita, mas traz flores menores, de até 3 cm de diâmetro. Prefere áreas secas em encostas rochosas de montanhas, também encontradas em bétulas esparsas e florestas decíduas mistas.
Em altura, a área de captação com flores pequenas atinge 50 cm, flores com botões violeta-azulados com um esporão curto. No período de decoratividade, começa em junho ou julho, continua a florir por cerca de um mês.
Siberiano
De acordo com seu nome, a aquilegia siberiana (latim Aquilegia sibirica) cresce no oeste e no leste da Sibéria, bem como nas montanhas Altai. Pode atingir de 30 cm a 60 cm de altura, dependendo das condições, os botões são pequenos, cerca de 5 cm.
As esporas da aquilegia siberiana são finas e curtas, curvas, as flores têm tonalidade azul-lilás, mas às vezes podem ser brancas ou amareladas nas bordas. A bacia hidrográfica da Sibéria torna-se decorativa no final de maio e continua a florescer por cerca de 25 dias.
Acupressão
Ostrochalistikovaya aquilegia (latim Aquilegia oxysepala) é comum na Sibéria, China, Extremo Oriente e Coréia. Pode crescer até 1 m, produz numerosos rebentos laterais nos caules. Traz pequenos botões brancos ou amarelo-púrpura com esporas curtas, de até 1 cm, curvas. As pétalas da espécie ficam pontiagudas nas pontas, o que explica o nome. A bacia hidrográfica de Ostrochalistikovy floresce em junho e julho durante 25 dias.
Aquilegia Karelin
O nome latino da variedade é Aquilegia karelinii. Ela cresce principalmente na Ásia Central, nas áreas arborizadas de Tien Shan. Em altura, pode subir até 80 cm, traz botões únicos roxos ou vermelho-vinho de até 11 cm de diâmetro. As pétalas das flores são truncadas, as esporas são fortemente curvas e curtas.A floração ocorre no início de junho e dura cerca de 3 semanas.
Variedades americanas
A bacia hidrográfica americana difere de outras espécies porque seus longos esporões são retos, sem uma curvatura perceptível. Além disso, fotos de espécies e variedades de aquilégias mostram que o grupo se caracteriza por uma cor mais viva de flores, aqui se encontram botões vermelhos, dourados e alaranjados.
canadense
A bacia hidrográfica canadense (Latin Aquilegia canadensis) é amplamente distribuída no leste da América do Norte nas montanhas. Uma planta perene pode atingir 90 cm de altura, traz botões caídos de tamanho médio - 2 a 3 pedaços por caule.
As pétalas são vermelhas, com uma corola laranja, as sépalas são amareladas e o esporão longo reto é avermelhado. O florescimento da aquilegia canadense ocorre no início do verão e dura 3 semanas.
De flor dourada
A bacia hidrográfica de flor dourada (em latim Aquilegia chrysantha) é comum no noroeste do México. Cresce livremente tanto em zonas húmidas como em zonas montanhosas, sobe até 1 m acima do solo.
A floração ocorre no início do verão. A planta produz botões amarelos brilhantes de tamanho médio com esporas retas e finas.
Escuro
Dark Aquilegia (latim Aquilegia atrata) cresce selvagem principalmente na Europa Central. A bacia hidrográfica pode ser vista nos prados montanhosos dos Alpes e dos Pirenéus, a uma altitude de cerca de 2.000 m acima do nível do mar.
Aquilegia escura é uma planta baixa e atinge 20-50 cm de altura. Os botões também são pequenos, até 5 cm de diâmetro com esporas finas e curtas. Em uma haste, pode haver 3-10 flores, sua tonalidade é vermelho-púrpura. O período de decoratividade começa no final de maio e em junho.
Aquilegia de Skinner
A bacia hidrográfica de Skinner (em latim Aquilegia skinneri) cresce no norte do México e na costa do Pacífico do continente americano. A perene cresce até 80 cm acima do solo, dando pequenas flores caídas de um amarelo dourado com sépalas laranja-avermelhadas. As esporas da espécie são longas e retas, também laranja-avermelhadas. A floração ocorre no início do verão e dura 3 semanas.
Azul
A bacia hidrográfica azul (do latim Aquilegia caerulea) cresce nas montanhas rochosas da América do Norte e atinge 80 cm acima do nível do solo. Difere em botões simples ou semi-duplos com pétalas brancas e sépalas azul-claras. Pela foto e descrição das flores aquilégias, pode-se perceber que as esporas da espécie são retas e finas, lilases claras, até 5 cm de comprimento.
Variedades sem esporão (japoneses e chineses)
Alguns tipos de aquilegia não têm nenhum estímulo. Eles crescem principalmente no Japão, Ásia Central, Coréia e China. Uma vez que as espécies sem esporão diferem nitidamente das bacias hidrográficas europeias e americanas, elas são freqüentemente encontradas com o prefixo "falso" na literatura.
Divisor de águas pseudo-anêmico
A paraquilegia anêmica (do latim Paraquilegia anemonoides) vive em áreas rochosas no Japão, China e Coréia. As flores da coleção pseudo-anêmica são lilases claras, até 4 cm de largura, com estames laranja vivo no centro. A planta não tem esporas.
Adoksovaya
A Adox aquilegia (latim Aquilegia adoxi-oides) é uma planta perene de baixo crescimento, com altura máxima de cerca de 30 cm, cujos botões são cubóides, com pétalas roxas claras. A variedade não possui esporão, as flores pendem fortemente no caule.
Aquilegia spurless
Aquilegia sem esporão (do latim Aquilegia ecalcarata) é uma planta perene baixa, com apenas 25 cm de altura, crescendo na China e no Japão. Ele floresce com pequenas flores rosa ou vermelho-lilás. A planta não tem esporas.
Aquilegia híbrida
O principal valor decorativo é representado por variedades de híbridos aquilegia (em latim Aquilegia x hybrida) - variedades cultivadas obtidas por seleção. Uma captação híbrida pode ser não apenas branca, vermelha, azul ou creme, mas também bicolor.
Biedermeier Series
Aquilegia Biedermeier é uma série de bacias hidrográficas varietais em azul, rosa, vermelho, branco e outros tons. Algumas flores combinam 2 tons ao mesmo tempo, enquanto outras têm as pontas das pétalas internas brilhantes pintadas de branco.
As perenes atingem cerca de 35 cm de altura e apresentam boa resistência ao frio até -35 ° C. A floração da bacia hidrográfica Biedermeier ocorre em maio-junho.
Winky Series
Aquilegia Winky Mixed é uma mistura de variedades para cultivo no jardim e em vasos de flores. As plantas não ultrapassam os 45 cm de altura, a floração ocorre em maio e junho. Os botões em tons de branco, vermelho, azul e roxo não caem, mas olham diretamente para cima. Na estrutura, as flores são duplas, o que lhes confere um efeito decorativo adicional.
Spring Magic Series
Aquilegia da série Spring Magic são plantas perenes altas híbridas bem desenvolvidas de até 70 cm de altura e 1 m de diâmetro. A captação desta série floresce profusamente, com botões brancos como a neve de tamanho médio e duas cores - rosa, azul, vermelho, branco-violeta. Ele se dissolve de junho a agosto.
Clementine
As plantas perenes da série Clementine produzem botões duplos rosa salmão, brancos, roxos e vermelhos. As plantas são cultivadas com base na área de captação comum, elas diferem das espécies de crescimento selvagem em flores mais exuberantes e um longo período decorativo. Além disso, de acordo com a descrição da flor aquilegia, os botões da série Clemenina não caem, mas são direcionados verticalmente para cima. As esporas estão faltando.
Columbine
A variedade Columbine atinge 70 cm de altura e agrada-se com uma grande variedade de cores e tonalidades - branco, rosa, azul, vermelho. Os botões são coletados em inflorescências paniculadas e a captação atinge o efeito decorativo máximo no final de maio ou junho.
Sorvete de limão
A variedade Lime Sorbet é cultivada com base na aquilegia comum, atinge 65 cm de altura. Na foto da planta, a captação mostra que os botões são duplos, caídos, no início da floração, verde pálido e, posteriormente, branco puro . A variedade não tem esporas.
Adelaide Addison
Adelaide Addison pertence à seleção norte-americana. Os arbustos perenes sobem até 60 cm, têm folhas do tipo samambaia. A bacia hidrográfica começa a florescer em maio, os botões são duplos, brancos na parte superior com uma transição suave para roxa na parte inferior.
Gelo de groselha
Aquilegia Blackcurrant Ice é uma cultivar anã com crescimento médio de 15 cm. Floresce abundantemente no final de maio e início do verão, produzindo botões com o centro branco cremoso e a parte inferior roxa.
Gelo azul
O Blue Ice foi desenvolvido a partir de uma bacia em forma de leque. A planta em miniatura cresce em média 12 cm, produzindo grandes botões de 6 cm de diâmetro com topo cremoso e base roxa. Ela floresce em junho e julho, enraíza-se bem em áreas iluminadas com solo leve.
Cristal amarelo
A captação é um híbrido de tamanho médio com até 50 cm de altura.Em junho e julho, ela floresce com botões únicos amarelos brilhantes com pétalas retas e um esporão longo e não dobrado. As características e descrição da variedade Yellow Crystal aquilegia afirmam que a planta se sente confortável em solos de húmus em sombra parcial, prefere umidade moderada.
Soldado de Chocolate
A captura de Chocolate Soldier é uma variedade incomum e bastante rara, criada com base em aquilegia de flor verde. De altura, geralmente não passa de 30 cm, de maio a julho traz botões - sinos caídos de cor púrpura chocolate com esporas marrons. As inflorescências consistem em 3-7 flores.
Pássaros do Paraíso
Aquilegia Bird of Paradise, ou Birds of Paradise, sobe até 80 cm e floresce em botões duplos soltos em tons de branco, azul, vermelho e rosa. Devido ao formato exuberante das inflorescências, de lado pode parecer que pequenos pássaros lindos estão pousados nos brotos da planta, isso explica o nome. A captação atinge seu efeito decorativo máximo em junho-julho, prefere áreas ensolaradas e sombra parcial para o crescimento.
Regras de seleção de variedade
Qual área de captação comprar para seu próprio site depende unicamente das preferências. Ao estudar fotos e nomes de variedades aquilégias, você só precisa prestar atenção a alguns pontos:
- robustez de inverno - a maioria das variedades tolera geadas de até - 35 ° C, mas este ponto é melhor esclarecer na hora da compra;
- requisitos de solo e iluminação, algumas bacias hidrográficas crescem na sombra e preferem solo argiloso, outras como solo arenoso e sol;
- No esquema de cores, conforme mostrado por fotos de flores aquilégias no jardim, as perenes devem ser combinadas com outras plantas e não parecerem variegadas em relação ao fundo.
Conclusão
Variedades e tipos de aquilégias com foto e nome permitem apreciar a diversidade da planta herbácea. Bacias hidrográficas simples e híbridas podem embelezar um jardim se você escolher os tons com sabedoria.