Contente
Terry aquilegia pertence a arbustos perenes da família Buttercup e tem mais de 100 variedades. A planta também tem nomes alternativos - catchment, flower elves, águia, etc. O formato incomum e a manutenção despretensiosa fazem da aquilegia terry uma das espécies mais comuns entre os jardineiros.
Terry aquilegia é um arbusto extenso que atinge 1 m de altura. É uma planta com um sistema radicular forte e bem desenvolvido, cujo tamanho frequentemente não ultrapassa 1 m. Nos caules existem folhas de forma arredondada rendada, exteriormente semelhante ao trevo. As flores grandes do arbusto encostam-se ao solo e chegam a atingir 10 cm de comprimento.
Terry aquilegia tem uma gama de cores rica, a cor de uma flor pode consistir em vários tons. O habitat das plantas é o Cáucaso, Altai, Crimeia e também o Extremo Oriente.
Variedades e variedades
Terry aquilegia possui um grande número de variedades. Cada variedade tem seus próprios traços característicos, graças aos quais o arbusto é usado ativamente para decorar chalés de verão e jardins.
Nora Barlow
A principal característica distintiva da variedade Aquilegia terry Nora Barlow são grandes flores duplas branco-rosa (ou brancas e vermelhas) com um núcleo escuro.
Híbrido
Aquilegia híbrido (latim Aquilegia hybrida) é ativamente usado em projetos paisagísticos devido às grandes inflorescências brilhantes que se assemelham a ásteres rosa na aparência. Um arbusto pode conter mais de 5 flores.
Mac Canna
A variedade Aquilegia terry McKana Giant também é chamada de "gigante do paisagismo": o arbusto pode atingir até 120 cm de altura. Possui esporas longas e botões eretos.
Columbine
A variedade Columbina (latina Aquilegia Vulgaris) é caracterizada por um alto nível de resistência ao frio. O arbusto geralmente não ultrapassa 70 cm de altura, cresce bem e se desenvolve em sombra parcial.
Winky
Aquilegia Winky é considerada uma das variedades mais populares.
É uma variedade anã, a altura não ultrapassa os 30 cm, tem várias opções de cores.
Aplicação em paisagismo
Variedades altas de aquilegia terry em composições de paisagem são combinadas com íris, hospedeiros, sinos ou papoulas.
Arbustos são colocados com abetos e abetos, e alguns paisagistas plantaram aquilégias perto do lago. Nos arranjos de flores, você também pode encontrar uma combinação de diferentes variedades da flor do elfo.
Características de reprodução
Para terry aquilegia, existem várias opções de criação em casa:
- Sementes ou mudas... Este método de cultivo de plantas não é muito popular devido à baixa probabilidade de obtenção de brotos com todas as características genéticas varietais. As sementes são plantadas tanto em recipientes especiais (se precisar de mudas), quanto em um local permanente. As plantas futuras precisam fornecer irrigação abundante, bem como um efeito estufa. Quando aparecem os primeiros brotos, é permitido retirar a capa protetora. É possível mergulhar as mudas somente após a formação de 3-5 placas de folhas.
- Dividindo o matoe. Este método é um dos mais populares entre os jardineiros novatos. Porém, o máximo cuidado deve ser tomado para não prejudicar a planta-mãe. Deve ser removido do solo e o sistema radicular deve ser dividido no número necessário de peças. Para o procedimento, você deve usar ferramentas de jardim afiadas especiais. É importante que cada parte separada tenha no mínimo 3 rins saudáveis. Importante! Apenas amostras com mais de 5 anos podem ser usadas para divisão.
- Estacas... Para obter plantas jovens no início da primavera, o número necessário de brotos é cortado do arbusto-mãe. Em seguida, o material de plantio coletado é colocado em um estimulador de crescimento por 3-4 horas. As plantas precisam ser plantadas apenas em solo pré-fertilizado. Para que o sistema radicular se forme mais rapidamente, você pode criar uma pequena estufa de polietileno ao redor deles. Quando novas placas de folhas aparecem, as mudas podem ser transplantadas para um local permanente.
As estacas são consideradas o método de criação mais comum para aquilegia.
Plantando e cuidando de aquilegia terry
A cultura se distingue por sua manutenção despretensiosa e precisa de manutenção simples mínima. Apesar disso, antes de comprar uma aquilegia terry para um jardim, é importante ler atentamente a foto da flor selecionada e as características do seu cultivo.
Tempo
Se você cultivar aquilegia pelo método de sementes, a planta começará a florescer somente após 3 anos. Para que as flores apareçam no segundo ano de crescimento, as sementes devem ser colocadas em caixas já no início de março. Nesse caso, os brotos devem estar em casa ou estufa.
Antes do início do tempo frio, a Terry Aquilegia deve ficar mais forte e crescer em condições de estufa, então estará pronta para a floração no próximo ano. A safra raramente é semeada sem enterrar as sementes profundamente no solo. A temperatura ideal para uma emergência mais rápida dos brotos é de 15-20 ° C.
Seleção do local e preparação do solo
A opção mais ideal para o plantio de aquilégias terry será um território com sombra parcial. Na ausência total de luz solar, o número de flores no arbusto diminui, e a luz constante, ao contrário, pode levar à morte completa da planta. Se não houver sombra na área de plantio, a área deve ser sombreada manualmente.
É melhor que o solo seja argiloso e úmido. Antes de plantar aquilegia, você deve cavar cuidadosamente a área e remover todas as ervas daninhas. Fertilizantes orgânicos especiais também devem ser introduzidos no solo de antemão. É importante garantir que a distância entre as plantas seja de pelo menos 20 cm.
Algoritmo de aterrissagem
Como mencionado acima, os métodos de cultivo de aquilegia mais comuns são o plantio com sementes ou mudas.
O plantio pelo método de sementes ocorre na primavera, após o desaparecimento total da cobertura de neve e consiste nas seguintes etapas:
- Preparação do local: seleção de um local de plantio, limpeza do solo de ervas daninhas.
- Colocar sementes no solo.
- Cobrir o material de plantio com terra (não mais do que 1,5 cm).
- Adicionando uma pequena quantidade de água.
- Mulching a terra usando húmus ou turfa.
No início de junho, as mudas devem ser colocadas em solo preparado a uma distância de 20-25 cm uma da outra. É importante fazer isso com cuidado para não danificar o delicado sistema radicular das plantas jovens.
Programa de rega e alimentação
Terry aquilegia precisa de umidade regular, mas você não deve encher completamente a planta com água. Regar o arbusto é recomendado porque a camada superior da terra seca. Os jardineiros também aconselham o uso de ferramentas de irrigação para simular a chuva (as folhas da planta absorvem bem as gotas de chuva). Durante a precipitação natural, não é necessário regar adicionalmente o Terry Aquilegia.
O momento ideal para adicionar fertilizantes orgânicos ou minerais ao solo de plantio é considerado chuvoso ou simplesmente nublado. Durante os períodos de sol e seca, a aquilegia deve ser alimentada em combinação com a rega à noite. Depois disso, a planta precisa ser sombreada por 1 dia. O arbusto é fertilizado em maio-junho, bem como no final da floração.
Remoção de ervas daninhas e soltura
É necessário afrouxar o solo sob aquilegia após cada rega ou precipitação em no máximo 20 cm, para que o oxigênio não estagnasse no solo. Não se esqueça de remover ervas daninhas do local sempre que aparecerem ervas daninhas no jardim.
Cuidado de floração
Cuidar da aquilegia durante o período de floração não é difícil. Inclui soltar o solo, bem como fertilizar o arbusto com complexos orgânicos e minerais. Quando a floração termina, os pedúnculos são cortados ao nível das folhas inferiores. A vida média de um arbusto é de 5 a 7 anos. Então é melhor substituí-lo por um espécime jovem.
Wintering
Terry aquilegia é caracterizada por um alto nível de robustez invernal. Porém, quando a planta atinge a idade de 5 anos, seu sistema radicular começa a chegar à superfície. Portanto, os arbustos precisam fornecer abrigo adicional no inverno. Para fazer isso, a cultura é coberta com húmus com composto de turfa e, em seguida, polvilhada com terra fresca.
Doenças e pragas
Terry aquilegia tem um nível médio de resistência a doenças, podendo ser suscetível às seguintes infecções:
- Oídio... Essa doença ocorre quando há falta de luz solar, bem como com um aumento do nível de umidade. Para prevenção, a planta deve ser tratada com solução de enxofre.
- mosaico... Ela é considerada uma das doenças incuráveis mais perigosas.
- Podridão cinzenta... Nos estágios iniciais da infecção, o arbusto pode ser curado com Fundazol.
As pragas da águia são pulgões, lagartas e carrapatos. Para se livrar dos insetos, você pode usar preparações químicas e folclóricas. É importante notar os sintomas de danos no arbusto a tempo, caso contrário, ele pode morrer em poucos dias.
Conclusão
Terry aquilegia é um arbusto de até 1 m de altura com grandes e belas inflorescências. A cultura tem muitas variedades e é amplamente utilizada no paisagismo para decorar o território e criar composições individuais. A planta é despretensiosa no cuidado, tem um alto nível de robustez invernal e adapta-se perfeitamente à sombra parcial. Para a correta manutenção da águia, é importante regar a lavoura em tempo hábil, aplicar regularmente fertilizantes, capinar, fazer cobertura morta e soltar o solo, e não se esquecer da proteção no inverno.