Contente
A rúcula no parapeito da janela não se sente pior do que em uma estufa ou ao ar livre. A composição vitamínica, assim como o sabor das verduras cultivadas no apartamento, são idênticas às que crescem no jardim. Por isso, os amantes dos mini-jardins na varanda preferem cultivar esta erva exótica por conta própria, em vez de comprar produtos que não sejam de primeira frescura na loja. No entanto, para obter uma boa colheita, é importante conhecer alguns dos meandros do cultivo de rúcula no peitoril da janela, as regras de semeadura e os cuidados subsequentes com os rebentos.
É possível cultivar rúcula no parapeito de uma janela
A rúcula é popular entre os amantes de ervas frescas não apenas porque é parte integrante da culinária italiana, francesa e turca. Esta erva se estabeleceu como um excelente afrodisíaco que aumenta a libido, então nenhum jantar romântico é impensável sem rúcula. Além disso, essas verduras são ricas em vitaminas B, ácido ascórbico, carotenóides, macro e microelementos (zinco, ferro, magnésio, potássio).
Apesar dos enormes benefícios da rúcula para o corpo humano, os jardineiros cultivam essa cultura em suas roças sem entusiasmo. Isso porque a planta do repolho é de grande interesse para pragas como a pulga crucífera, que em poucas horas é capaz de destruir completamente os rebentos jovens. Portanto, o cultivo de rúcula no parapeito da janela em casa está ganhando popularidade rapidamente, pois é mais fácil proteger as verduras de pragas em um apartamento.
Quanta rúcula cresce no parapeito da janela
Ao escolher uma variedade de rúcula para crescer no peitoril de uma janela, jardineiros experientes são aconselhados a prestar atenção às variedades de maturação precoce, como Koltivata, Rococó, Solitaire. A colheita pode ser colhida dentro de 20-25 dias a partir do momento em que aparecem os primeiros rebentos.
Variedades de meia temporada como Rocket, Sicily ou Corsica também são populares. A estação de crescimento é de cerca de 35-38 dias a partir da data de semeadura das sementes em caixas ou vasos.
Plantar rúcula no parapeito da janela
Cultivar rúcula no peitoril da janela não é um processo trabalhoso, pois essa cultura é despretensiosa e despretensiosa. A facilidade de manutenção permite que até mesmo os mini-jardineiros iniciantes obtenham bons resultados. No entanto, não basta apenas semear e esperar uma rica colheita em um mês. Para isso, é necessário preparar adequadamente o material de plantio, recipientes, mistura de solo, e também pensar em qual peitoril é melhor colocar as caixas para que as mudas não sintam falta de iluminação.
Preparação do solo e capacidade de plantio
Para cultivar rúcula no peitoril de uma janela, você pode comprar solo em uma loja ou preparar uma mistura de terra você mesmo. No primeiro caso, qualquer solo ou substrato universal para mudas é adequado, que não precisa ser processado de nenhuma forma, pode-se começar a encher imediatamente os recipientes e proceder à semeadura. No segundo caso, você tem que trabalhar muito.
Para preparar o substrato, você precisará de:
- terra do gramado - 2 partes;
- húmus - 2 partes;
- areia de rio - 1 parte.
Todos os componentes devem ser bem misturados e calcinados no forno para eliminar o risco de contaminação das lavouras com pragas ou infecções fúngicas.
É impossível fertilizar as lavouras, pois a folhagem tem a peculiaridade de acumular grande quantidade de nitratos. Portanto, o preparo do substrato deve ser feito com muito cuidado - ele deve conter uma quantidade de nutrientes suficiente para o pleno crescimento da planta.
Os recipientes de plantio podem ser caixas de madeira ou recipientes de plástico com aproximadamente 10 cm de altura, bem como vasos de flores comuns. É necessário que o fundo do recipiente selecionado tenha orifícios de drenagem. Se você levar pratos com menos de 8 cm de altura, a rúcula ficará sem umidade, pois o solo nessas caixas seca rapidamente.
É necessário encher os recipientes com o substrato até a borda, posteriormente a terra assentará. É importante colocar uma camada de drenagem (seixos, cascalho fino) 1-2 cm no fundo das caixas.
Preparação de material de plantio
Você pode cultivar rúcula a partir de sementes no parapeito de uma janela tanto no inverno quanto no verão. Ao mesmo tempo, as sementes não requerem preparação especial. Eles não precisam ser pré-embebidos, estratificados e desinfetados - a rúcula é caracterizada por alta germinação. Basta comprar sementes já processadas em loja especializada e começar a semear imediatamente.
Regras de pouso
Depois de concluir a preparação dos recipientes e substrato, você pode prosseguir diretamente para a semeadura. Eles não devem ser aprofundados, eles podem simplesmente ser espalhados caoticamente na superfície do solo e ligeiramente martelados de cima com terra. No entanto, este método de semeadura requer desbaste subsequente das mudas.
Para obter linhas organizadas, você deve seguir o seguinte algoritmo de aterrissagem:
- No solo, faça sulcos regulares com 0,5 cm de profundidade a uma distância de 3-4 cm um do outro.
- Espalhe as sementes a uma distância de 2 a 3 cm e umedeça o solo com água morna usando um borrifador.
- Cubra as fileiras com o substrato sem pisar e umedeça um pouco novamente.
- Cubra os recipientes de plantio com papel alumínio ou vidro e coloque em um local escuro para as sementes germinarem.
No 3-5º dia, quando começam a aparecer os primeiros brotos, os recipientes devem ser movidos para um local bem iluminado. Melhor se for um peitoril da janela no lado sul do apartamento. Uma vez ao dia, é necessário retirar o filme para arejar as mudas, não esquecendo de umedecer o solo enquanto a camada superficial seca com um borrifador. Se não houver luz suficiente, as mudas novas se esticarão para cima. Neste caso, existe um grande risco de que caiam com o próprio peso e não seja possível ajudá-los.
Cuidado
Ao cultivar rúcula no peitoril da janela, o principal é tentar criar as condições mais favoráveis para o cultivo, caso contrário as folhas de uma planta adulta serão pequenas e duras. Todos os cuidados se resumem em fornecer a iluminação necessária, mantendo o regime de temperatura, bem como regar regularmente as mudas.
Condições ideais para o cultivo de rúcula na janela
Uma semana depois que as sementes germinam, é hora de desbastá-las. Mudas fracas e com crescimento impróprio são removidas para que as mais fortes não sintam falta de nutrientes. A densidade ideal entre os arbustos de rúcula, que garante seu pleno desenvolvimento, é de cerca de 12-15 cm, então eles se sentirão livres e os verdes crescerão carnudos e suculentos.
A rúcula é exigente com a iluminação, por isso é indesejável sombrear com plantas de interior mais altas que estão próximas a ela no parapeito da janela.A luz natural geralmente é suficiente para a rúcula.
A falta de iluminação pode ser compensada com o uso de lâmpadas fluorescentes, acendendo-as à noite por várias horas. É importante não exagerar aqui, porque com iluminação excessiva, os arbustos ficam mais finos e o sabor da rúcula se deteriora significativamente. Além disso, a iluminação excessiva estimula a planta a ejetar flechas. Nesse caso, o arbusto para de crescer e se desenvolver, e os verdes tornam-se pequenos, duros e amargos.
O regime de temperatura ideal para o cultivo de rúcula em um apartamento no parapeito de uma janela é de + 18-19 ° С. Uma ligeira diminuição da temperatura afeta favoravelmente a cultura, mas um aumento é indesejável, uma vez que o sabor dos verdes é perdido.
Regando rúcula na janela
À medida que as mudas crescem, aumenta a rega, mas é importante não exagerar, a rúcula não gosta de umidade excessiva. A frequência da rega depende da umidade do ambiente. Se a sala estiver seca e quente, é necessário regar a rúcula diariamente, se estiver fria - uma vez a cada 2-3 dias.
Top curativo
De acordo com as regras da tecnologia agrícola para o cultivo de rúcula, não requer alimentação adicional. No entanto, se as sementes forem semeadas várias vezes seguidas no mesmo substrato, as mudas podem ser alimentadas com fertilizantes complexos para plantações de horticultura.
Dicas úteis
Jardineiros experientes sabem sobre os meandros do cultivo de rúcula no parapeito da janela, que permitem que você obtenha arbustos exuberantes e saudáveis em um apartamento:
- Você pode colher assim que as folhas atingirem o tamanho de 10 cm. Se você cortá-las seletivamente, um arbusto produzirá ervas picantes por até 15 dias.
- Se os arbustos florescerem por algum motivo, as inflorescências devem ser removidas sem falta, caso contrário os verdes ficarão amargos.
- Apesar de a cultura ser fotófila, a vegetação deve ser protegida da luz solar direta, principalmente no verão: sombreie ou reorganize no peitoril da janela norte.
- Ao escolher um local para colocar as caixas com as culturas, é importante lembrar que a rúcula categoricamente não tolera correntes de ar.
- É impossível para a semeadura usar um substrato com turfa - as mudas vão morrer. O solo em que as leguminosas ou a abóbora costumavam crescer funciona melhor.
Jardineiros de peitoris de janela menos experientes devem prestar atenção à aparência da rúcula. Em uma planta saudável, as folhas têm uma rica cor verde brilhante. Se o verde estiver opaco, os arbustos não se desenvolvem bem - isso indica falta de iluminação, irrigação ou violação do regime de temperatura.
Conclusão
A rúcula no peitoril da janela é uma ótima maneira de enriquecer sua dieta com verduras saudáveis e ricas em vitaminas ao longo do ano. A técnica de cultivo é simples, o cuidado não é trabalhoso, os custos são mínimos, por isso mesmo os não profissionais alcançam o sucesso. A rúcula não é caprichosa, não exige atenção especial a si mesma e, quando são criadas condições favoráveis, dá uma boa colheita no enquadramento do apartamento.