Contente
A samambaia é considerada uma das plantas herbáceas mais antigas. No total, existem mais de 10.000 espécies de safras terrestres e aquáticas no mundo. No território da ex-URSS, existem cerca de 100 variedades delas, entre as quais há também uma samambaia comestível. Apesar do grande número de propriedades úteis, esta planta é muito pouco utilizada no mundo moderno.
Samambaia é comestível
A samambaia é uma cultura herbácea perene, uma das mais brilhantes representantes da família Osmund. Externamente, parece um caule verde com folhas finamente dissecadas. A pátria da planta é o Extremo Oriente, Norte da China, Coréia. Na maioria das vezes, as samambaias podem ser encontradas nas florestas da Ásia Central, Rússia e Ucrânia, México e Ásia. Mas também crescem em desertos e pântanos.
Algumas espécies de samambaias são venenosas, mas também existem espécies bastante comestíveis entre elas. Em geral, as plantas adequadas para alimentação são ligeiramente menores do que as não comestíveis. As samambaias que se comem são completamente herbáceas, com uma cor verde claro brilhante, enquanto as venenosas têm folhagem verde escura com pontos vermelhos.
Espécies de samambaias comestíveis
As samambaias adequadas para consumo humano incluem as seguintes variedades:
- Orlyak comum (Pteridium aquilinum). Uma característica distintiva da variedade é que as folhas da planta estão localizadas isoladamente (a uma distância de cerca de 1 m uma da outra), sem formar arbustos. Eles estão conectados no subsolo por uma longa raiz comum. Bracken é cultivado na Sibéria, no Extremo Oriente, nos Urais e na região de Moscou.
- Avestruz comum (Matteuccia struthiopteris). Ele difere de outras samambaias na forma de um arbusto - as folhas estão localizadas no topo da raiz (semelhante a um bulbo) de forma circular. Esta variedade é comum na Rússia central, em Altai, nos territórios de Krasnoyarsk e Trans-Baikal, nas regiões de Tyumen e Irkutsk.
- Osmunda asiática (Osmunda asiática). Os traços característicos desta espécie são caules retos e curtos, que se encontram numa cobertura de folhas caídas e pecíolos. É o tipo mais comum de samambaia comestível no Território de Primorsky.
Onde a samambaia comestível cresce?
Uma samambaia comestível como Orlyak comum, prefere o relevo de baixa montanha da parte europeia da Rússia. Você pode encontrá-lo na região de Moscou, na Sibéria, no Extremo Oriente e nos Urais. Na maioria das vezes, ela cresce em florestas de coníferas claras (pinheiros), em clareiras e bordas de florestas decíduas (bétulas) e mistas. Freqüentemente, vigas, clareiras, clareiras e áreas queimadas ficam completamente cobertas por ele. As samambaias povoam muito rapidamente em pastagens e terras agrícolas abandonadas.
Osmunda asiatica e avestruzes são freqüentemente encontrados em povoamentos de coníferas escuras, enquanto a águia praticamente não cresce lá. Osmunda cresce maciçamente nas florestas caducifólias de planície aluvial e de folha larga de coníferas do Território Primorsky, Sakhalin e Kamchatka. O avestruz é comum no território da parte europeia da Rússia, no Cáucaso do Norte e Altai, na região de Amur, regiões de Irkutsk e Tyumen. Seu habitat são as várzeas de florestas, lugares úmidos no fundo de ravinas e margens de reservatórios florestais.
Em que mês você pode coletar samambaias
A coleta de samambaias comestíveis começa principalmente no início de maio, quando os brotos jovens aparecem em áreas bem aquecidas pelo sol. Eles são chamados de rakhises; a princípio, não são muitos. O broto que sai do solo tem uma forma retorcida e se parece com um caracol. Rachises são derramadas com suco e alcançam muito rapidamente. Gradualmente, o caule jovem se endireita, o cacho se desdobra, as folhas aparecem na copa. Isso acontece em cerca de 5-6 dias.
Durante o crescimento, a samambaia comestível passa por 5 estágios sucessivos:
- O surgimento de mudas. O broto é torcido como uma concha de caracol.
- Crescendo. O pecíolo se alonga, o topo se eleva acima do solo.
- Elimine dobras. O broto é puxado para cima e alinhado. O topo ainda é ligeiramente arredondado.
- Schilze. Pecíolo totalmente reto, sem arredondamento.
- Tee. As folhas estão se abrindo.
A melhor época para coletar e colher samambaias comestíveis é quando elas estão nos estágios 3-5. É nessa época que as mudas ficam tão suculentas quanto possível. Mais tarde, eles se tornarão fibrosos e duros.
A coleta em massa e a colheita dos pecíolos já podem começar em meados de maio. É importante que a parte principal dos pecíolos jovens seja de 3-4 estágios. Caso contrário, pode-se atropelar acidentalmente os rebentos que ainda não surgiram, o que prejudicará a futura colheita.
Como coletar samambaias para comer
Ráquis jovens não sopradas com pecíolo de comprimento não superior a 20-30 cm são colhidas para alimentação.Os rebentos não são cortados com uma faca, mas simplesmente quebrados a uma distância de 5 cm do solo. Todos os pecíolos devem ser da mesma cor e tamanho. Se houver diferenças externas perceptíveis, todas as raquetes preparadas devem ser classificadas e agrupadas.
Após a coleta, todos os brotos devem ser coletados em cachos, alisados na parte superior e enfaixados por baixo (não apertados). As extremidades dos pecíolos são alinhadas por corte. Você também pode cortá-los um pouco antes de comer. Os feixes colhidos podem ser dispostos sob as copas das árvores. Não os empilhe, pois podem começar a deteriorar com o superaquecimento. Você pode borrifar um pouco os feixes com água fria. Recomenda-se transportar as ráquis colhidas o mais rápido possível, pois as samambaias comestíveis não estão sujeitas a armazenamento prolongado.
O samambaia, como os cogumelos, absorve várias substâncias tóxicas do solo. Acumulando-se nos brotos, podem afetar negativamente o corpo, portanto, a coleta deve ser realizada em locais ecologicamente limpos, localizados longe de lixões, rodovias e empreendimentos industriais. Os pecíolos de seis dias são considerados os mais seguros. Mais tarde, a concentração de toxinas e outras substâncias nocivas neles aumenta significativamente.
Conclusão
O samambaia comestível é uma planta muito saudável, cujo sabor, quando bem preparada, surpreenderá e deliciará até o mais exigente gourmet. Seu sabor depende diretamente de quão bem os brotos foram colhidos. Sujeito a todas as regras e recomendações, a coleta de samambaias comestíveis não causará problemas e aborrecimentos.