Contente
A hortelã é merecidamente uma das plantas preferidas dos jardineiros. É despretensioso, cresce bem em muitas regiões, não congela no inverno. Possui várias propriedades úteis e também pode ser usado na culinária. Uma das espécies desta vasta família é a hortelã-da-montanha, uma planta medicinal e ornamental.
Como é a menta da montanha?
A hortelã da montanha é uma erva perene. Ao contrário do seu nome, não se encontra de forma alguma nas montanhas, preferindo terrenos húmidos junto a rios e ribeiros, prados de várzea com solo arenoso ou fértil e, por vezes, também aparece em regiões áridas. Na Rússia, ela cresce principalmente nas regiões do sul, bem como no Cáucaso. Pode ser encontrada nos países mediterrâneos, na Ásia, bem como na América.
A hortelã da montanha tem um único caule duro de 0,4-0,8 m de comprimento, tetraédrica, verde claro As folhas são verdes, estreitas, lanceoladas, com nervuras bem distinguíveis, rebaixadas, dispostas aos pares. A inflorescência é um escudo de pequenas flores brancas com pontos roxos.
O uso da hortelã da montanha na culinária
O principal uso da hortelã da montanha é na culinária. Para a preparação de vários pratos, são utilizadas plantas frescas e secas. A este respeito, as folhas são de maior valor na hortelã da montanha, pois contêm a maior quantidade de compostos aromáticos que conferem um sabor e aroma específicos.
Qual é o cheiro de hortelã da montanha
Uma característica distintiva de todas as plantas de menta é o seu aroma. É proveniente dos óleos essenciais encontrados em grandes quantidades nas folhas. Além do odor característico, ao comer menta da montanha, você obtém uma sensação de frescor e frio na boca. Esta propriedade é amplamente utilizada por especialistas culinários em todo o mundo.
Onde adicionar hortelã da montanha
A hortelã da montanha pode ser usada como um dos ingredientes de uma mistura de especiarias para cozinhar carne e peixe. As folhas desta planta são usadas para decorar saladas e coquetéis alcoólicos.
A hortelã da montanha pode ser usada para fazer chá aromático, bebidas tônicas e não alcoólicas, mousses, xaropes, compotas.
Um breve vídeo sobre este assunto:
Por que menta da montanha é bom para você
A hortelã da montanha não é apenas um ingrediente alimentar, mas também um medicamento. Os compostos nele contidos têm um efeito benéfico no corpo como um todo, aliviam o estresse, ajudam contra a insônia e ajudam a aliviar a síndrome da fadiga crônica.
O uso da hortelã da montanha na medicina tradicional
Caldos de hortelã da montanha são usados como sedativos, eles acalmam, aliviam a ansiedade. O chá perfumado com folhas desta planta é indicado para doenças do trato gastrointestinal, bem como para doenças do trato respiratório superior. A hortelã fresca da montanha é anestésica e pode ser usada para aliviar a dor de dente.
As propriedades benéficas da hortelã da montanha são amplamente utilizadas em cosméticos. Uma decocção e infusões desta planta podem ser usadas para os seguintes procedimentos:
- Limpa a pele do rosto, o que evita várias erupções cutâneas.
- Enxaguar a boca.
- Enxágue e prepare máscaras nutritivas para os cabelos do couro cabeludo, que aceleram seu crescimento, previne a queda e melhora a aparência.
- Esfregar no couro cabeludo melhora a circulação sanguínea e estimula o metabolismo.
A hortelã da montanha não tem apenas propriedades benéficas, mas também contra-indicações. Não é recomendado para pessoas com pressão arterial baixa. O consumo de hortelã pode causar azia e exacerbação das veias varicosas. Outra contra-indicação é a intolerância individual.
Regras de pouso
A hortelã da montanha pode ser cultivada em seu jardim como uma planta perene. Tolera temperaturas baixas de até -28 ° C, portanto crescerá na maioria das regiões da Rússia.
Para o plantio, você pode usar um dos seguintes tipos de reprodução:
- Sementes. O método mais difícil e demorado, entretanto, para cultivar hortelã no local pela primeira vez, você terá que usá-lo. Sementes de hortelã da montanha podem ser compradas em lojas de jardinagem ou encomendadas online. O desembarque pode ser realizado tanto em vaso quanto em campo aberto, se o clima permitir. Em regiões com climas desfavoráveis, é melhor usar o método de mudas.
As mudas geralmente são plantadas em março. Antes da semeadura, as sementes são rejeitadas, desinfetadas em solução de permanganato de potássio por meia hora e depois plantadas em recipientes especiais - recipientes com solo nutritivo. Você pode comprar na loja ou preparar você mesmo. Para fazer isso, é necessário misturar em proporções iguais turfa, areia e solo de turfa. As sementes são colocadas na superfície a uma distância de 4-5 cm umas das outras e depois são ligeiramente afundadas. O recipiente é despejado com água e removido para um local aquecido.
Após 2-3 semanas, as sementes germinam. Após o aparecimento de 4-5 folhas permanentes, as mudas são colocadas em vasos separados e cultivadas dentro de casa. Com o início do clima quente, quando as temperaturas noturnas param de cair abaixo de + 5 ° C, as plantas são transplantadas para o campo aberto.
Importante! As verduras mais deliciosas e deliciosas crescem em hortelã cultivada a partir de sementes. - Divisão do mato. Um arbusto de hortelã da montanha escavado no solo é dividido em várias partes, uma divisão, cada uma das quais deve ter raízes e botões de crescimento. Em seguida, eles são colocados em orifícios individuais, nos quais um pouco de húmus é adicionado. Para melhor enraizamento, a parte aérea do arbusto é cortada. O sucesso do transplante é evidenciado pelo aparecimento de folhagem jovem nos arbustos 10-14 dias após o transplante.
- Camadas. Para obter a estratificação, uma das hastes do arbusto de hortelã da montanha é dobrada para trás e polvilhada com terra. Depois que o broto se enraíza e dá novos brotos, ele é cortado do arbusto-mãe e transplantado para um novo local.
- Camadas de raiz. O sistema radicular da hortelã da montanha é semelhante a uma árvore, superficial. As raízes geralmente têm um número bastante grande de botões dormentes. Para a reprodução, são utilizadas camadas de raízes de 10-15 cm de comprimento, que são cortadas da raiz principal e plantadas em local previamente preparado a uma profundidade de 5-7 cm.
- Estacas. A hortelã da montanha é um bom corte. Para a reprodução, é necessário cortar a parte superior da planta com 10-12 cm de comprimento com os ovários das folhas e colocar a parte cortada em um recipiente com água. Normalmente, 1-1,5 semanas é suficiente para a formação de novas raízes. Todo esse tempo, o talo deve estar constantemente na água.
Quando o comprimento das raízes atinge 2-3 cm, as mudas são transferidas para um local permanente.
Para o plantio, é melhor escolher um local ensolarado e aberto. A hortelã da montanha piora à sombra. Ela não precisa de solos muito umedecidos, o excesso de água faz mal a ela. Portanto, é melhor plantá-lo em locais baixos, evitando áreas pantanosas.
Características de crescimento e cuidado
A hortelã da montanha requer pouca manutenção.Na primeira metade da temporada, é aconselhável alimentar os arbustos, principalmente se o solo em que são cultivados for pobre. É preferível usar fertilizantes complexos de nitrogênio e fósforo, embora alguns jardineiros recomendem o uso de matéria orgânica, por exemplo, chorume. A hortelã da montanha tolera bem a seca, portanto, a rega deve ser muito moderada. Após o plantio, o solo próximo às plantas deve ser afrouxado e limpo de ervas daninhas. Antes do inverno, os arbustos são completamente cortados a uma altura de 8-10 cm, e a zona das raízes é coberta com folhas caídas, ramos de abeto, feno ou palha.
Pragas e doenças
Apesar do alto teor de substâncias aromáticas e de um forte odor que repele muitos insetos, a hortelã da montanha tem pragas. Aqui estão alguns deles:
- Pulga de hortelã ou besouro saltador. É um pequeno inseto artrópode com pouco menos de 2 mm de comprimento, de cor marrom claro. A sua presença nas plantações de hortelã pode ser detectada pelo característico "caroço" das folhas. Os besouros comem tecidos moles, deixando a camada inferior da lâmina foliar intacta. Para as plantas jovens, a pulga da hortelã é um perigo significativo, especialmente em grandes populações.
Para combater a praga, os plantios são tratados com Actellik durante o período de intenso ganho de massa verde. - Besouro da folha de hortelã-pimenta. Este é um pequeno bug com pouco mais de 1 mm de tamanho. É facilmente reconhecível por sua característica cor bronze esverdeado. Os besouros das folhas comem plantas jovens, inibindo seu crescimento. Para se livrar deles, são usados inseticidas clorofos ou metafos.
- Pulgão comum. Eles são insetos sugadores microscópicos que vivem em grandes colônias nas hastes ou no dorso das folhas. Além de prejudicar diretamente as placas das folhas perfuradas, os pulgões são portadores de várias doenças virais.
Pequenas populações de insetos podem ser lavadas com água ou usando remédios populares - infusão de pimenta, alho ou celidônia. - Weevil. Um pequeno besouro das folhas com uma longa tromba. Danifica ovários e flores de folhas jovens. Raramente os gorgulhos são encontrados em grande número; geralmente, são simplesmente escovados em um pano ou jornal e depois queimados.
- Wireworm. É a larva de um besouro click, semelhante a uma pequena lagarta resistente com um corpo amarelo alaranjado segmentado e uma cabeça marrom. O verme vive no subsolo e se alimenta das raízes das plantas, muitas vezes causando sua morte.
Se essa praga for encontrada, o plantio de hortelã da montanha neste local deve ser abandonado.
As doenças são bastante raras na hortelã da montanha e geralmente estão associadas a condições climáticas desfavoráveis, baixas temperaturas e umidade excessiva. A maioria dessas doenças é fúngica. Esses incluem:
- oídio;
- antractose;
- septoria;
- murcha verticilar (murcha);
- filosticosis;
- fusarium;
- ferrugem.
Todas essas doenças, em um grau ou outro, afetam as partes aéreas da planta da montanha, causando seu apodrecimento e subsequente morte. Para a prevenção do plantio, são tratadas com 1% de líquido bordalês.
Quando e como coletar Mountain Mint
A melhor época para cortar e colher hortelã da montanha é em meados de julho. Nesse momento, a planta está ganhando o máximo de massa verde, e suas folhas apresentam alta concentração de substâncias aromáticas. Corte a hortelã da montanha junto com o caule, amarrando os feixes das plantas.
Como secar a hortelã da montanha adequadamente
É melhor secar maços de hortelã amarrados, em local seco e bem ventilado. Você pode usar para isso, por exemplo, um sótão, um terraço, uma varanda. As plantas não devem ser expostas à luz solar direta. Quando completamente seca, a hortelã-da-montanha quebra-se facilmente. Guarde-o em um recipiente de vidro ou cerâmica bem fechado.
É permitido o uso de sacos de lona ou linho para armazenamento, porém, neste caso, a hortelã-da-montanha deve ser armazenada separadamente das demais especiarias.
Conclusão
A hortelã da montanha é uma planta versátil com valor nutricional e medicinal. Não é difícil cultivar, muitos jardineiros nem ligam para isso, ela cresce em algum lugar do quintal do jardim. Apesar destas condições, a menta da montanha amadurece bem, permitindo-lhe fazer uma reserva para o inverno, para que mais tarde, nas longas noites de inverno, o aroma único da folha desta erva adicionada ao chá faça lembrar o verão.