Contente
A qualidade das matérias-primas preparadas depende da capacidade de coletar o orégano e de secá-lo corretamente. A bebida mais útil e saborosa dele é obtida de jardineiros que seguem um certo número de regras.
Variedades de orégano para a colheita no inverno para o chá
Além de variedades específicas, os jardineiros também distinguem os tipos de orégano. Isso se deve ao fato de que a planta é onipresente, mas adquiriu características regionais individuais:
- O orégano anão se parece com a manjerona, adquire sabor e cheiro brilhantes apenas se for plantado em local ensolarado. Muitas vezes cresce como uma cultura de cobertura do solo. Difere na despretensão no cuidado, aroma agradável, botões rosa.
- O orégano italiano é um híbrido caracterizado por boa robustez de inverno e aroma doce-picante.
- O orégano mexicano tem um longo período de floração.
Na maioria das vezes, os jardineiros compram orégano. Cresce bem na Rússia. É uma planta perene, atingindo 90 cm de altura, suas inflorescências são lilases, rosadas, menos frequentemente brancas.
Os caules são retos, com quatro bordas, pubescentes e ramificados no topo. As folhas são ovóides, com uma extremidade pontiaguda.
Existem variedades cujo objetivo é decorar o jardim. Espécies como a Aurora Boreal e Dushka são populares como especiarias. Recomenda-se comprar as seguintes variedades de chá:
- Aroma de mel;
- Cisne;
- Grupo perfumado;
- Fadas.
Na hora de escolher uma variedade, é preciso levar em consideração a duração da floração, as peculiaridades do cuidado e do plantio.
Quando e onde coletar orégano
Se não houver canteiro no jardim, ele pode ser colhido na natureza. O tempo depende da região de crescimento da cultura. O orégano no sul é melhor colhido em julho. Quanto mais ao norte da região, mais tarde começa a floração, portanto, em algumas áreas a planta pode ser colhida até setembro.
Para colher orégãos adequadamente, é importante seguir os seguintes princípios:
- um prado com orégano deve ser bem iluminado pelo sol;
- é proibido arrancar a cultura junto com a raiz, caso contrário aumenta o risco de degeneração da planta em seu habitat natural:
- você não deve cortar flores ao longo de estradas, próximo a edifícios, fábricas;
- o arbusto deve estar limpo, livre de sujeira e teias de aranha.
A qualidade das matérias-primas depende da alfabetização do procedimento. A colheita está sujeita a hastes saudáveis e intactas com botões em flor. Você precisa cortar galhos a uma altura de 25-50 cm do solo. Não arranque os caules, pois existe um risco elevado de danificar o rizoma. A melhor opção é usar um podador ou tesoura.
Se o arbusto em flor estiver coberto de sujeira, deve-se lavá-lo e deixá-lo ao sol até que seque completamente. Não pegue ramos molhados, eles podem criar mofo no futuro.
Preparando orégano para secar
Para obter matérias-primas de alta qualidade, não só a etapa de coleta da planta é importante, mas também seu processamento posterior.
É costume secar os ramos inteiros.Se o orégano for esmagado, perderá parcialmente seus nutrientes. É permitido limpar as folhas e botões com um pano úmido para remover a poeira. Recomenda-se remover as partes afetadas da cultura.
A preparação consiste em recolher os caules em cachos de 7 a 15 ramos. O buquê resultante precisa ser amarrado com um fio. Recomenda-se separar as folhas das flores se o jardineiro pretende acrescentar cultura não só ao chá, mas também aos pratos como tempero.
Como secar orégano
A escolha do método fica a critério do produtor. Para obter matérias-primas de alta qualidade, é necessário aderir ao algoritmo de trabalho.
Ao ar livre
A vida útil máxima é para o orégano que foi processado corretamente. O método de secagem mais comum é ao ar livre. Este método permite preservar as substâncias benéficas da planta e seu aroma. A duração do procedimento é de 3-6 dias.
Existem várias maneiras de secar orégano ao ar livre após a colheita:
- Cubra a superfície horizontal com papel. Para isso, o melhor é usar uma peneira, gradinha ou assadeira, tábuas de cortar, caixas. Após a coleta, espalhe a grama em camadas, de no máximo 6 a 8 cm de espessura, duas vezes ao dia, o orégano deve ser agitado para garantir que seque por igual.
- Secagem vertical em degraus ou cordas. Pendurar cachos de orégano após a coleta é necessário com a parte superior voltada para baixo. Periodicamente, as matérias-primas devem ser inspecionadas, trocadas de lugar.
Ao ar livre não implica luz solar direta. A sala deve ser limpa, bem ventilada e com umidade não superior a 50-60%. Na maioria das vezes, os jardineiros preferem varandas, sótãos ou toldos.
No forno
Este método de colheita de orégano não é a melhor opção. Em caso de violação do regime de temperatura, existe um grande risco de deterioração da matéria-prima. A secagem de ervas no forno é comum entre os jardineiros que buscam abreviar o procedimento. Na maioria das vezes, todas as manipulações levam de uma a três horas.
Algoritmo de ações:
- Forre uma assadeira ou gradinha com pergaminho.
- Espalhe o orégano uniformemente sobre a superfície após a colheita.
- Defina a temperatura no temporizador para não mais de 40 ° С.
- Seque o orégano após a colheita por 20 minutos, não fechando a porta completamente. Se o fogão for a gás, a distância deve ser de pelo menos 14-20 cm. Ao usar um forno elétrico, a distância pode ser reduzida para 4-5 cm.
- Desligue o forno e deixe a grama esfriar completamente. Para fazer isso, vire os brotos periodicamente.
Em um secador elétrico ou desidratador
Este método é ideal para processar a grama após a colheita. A duração do procedimento é de 2 a 4 horas. Mas antes de começar a trabalhar, deve-se verificar se o aparelho está no modo "grama", ou se existe a possibilidade de controle manual de temperatura.
Algoritmo de ações:
- Coloque caules ou pequenos galhos em uma camada nas grades do dispositivo.
- Defina a temperatura para não mais do que 35-40 ° C.
- Mude a posição das grelhas a cada 30 minutos para garantir que as matérias-primas sequem uniformemente após a coleta.
- Ao final do trabalho, deixe a grama até que esfrie.
Como armazenar orégano seco
Na maioria das vezes, após a colheita, os jardineiros secam a grama e a deixam em sua forma original dentro de casa. Para isso, basta cobri-lo com gaze repelente de insetos. Mas esse método é irracional: se a umidade entrar, a grama se deteriorará.
Recomenda-se processar a matéria-prima após a colheita e secagem: pique o orégano com os dedos, descartando as hastes grossas.Você pode separar as flores das folhas para adicionar a planta não só ao chá, mas também como tempero nos pratos.
Os recipientes de armazenamento ideais são sacos de tecido, caixas de papelão ou madeira e recipientes de cerâmica.
Deve-se ter em mente que a vida útil máxima não excede 1,5 anos. Se apodrecer, um odor desagradável ou insetos aparecerem, o uso posterior da planta seca é impossível.
Conclusão
Se você coletar e armazenar o orégano corretamente, poderá desfrutar de um chá perfumado e de pratos deliciosos durante todo o inverno. A cultura cresce com segurança tanto na natureza quanto no local, de forma que a coleta e obtenção de matéria-prima não causa dificuldades. A qualidade do produto obtido depende da alfabetização do trabalho realizado.