Contente
As instruções de uso do Nitrofen contêm uma descrição das doses e taxas de consumo para o tratamento de árvores frutíferas e arbustos. Em geral, é necessário preparar uma solução de baixa concentração (2-3%) e regar o solo com ela na primavera ou no outono. Isso ajuda a proteger as plantações de ervas daninhas, insetos e várias doenças.
Descrição do medicamento Nitrofen
O nitrofeno é uma droga de ação complexa que possui várias propriedades ao mesmo tempo:
- fungicida (proteção de plantas contra doenças fúngicas);
- inseticida (proteção contra pragas de insetos);
- herbicida (controle de ervas daninhas).
Portanto, nas instruções de uso, o nitrofeno é denominado inseticida. É usado para proteger as safras de frutas e bagas, incluindo:
- framboesas;
- morangos;
- Morango;
- groselha;
- pêssego;
- groselha;
- pera;
- uvas;
- Árvore de maçã;
- ameixa.
O nome da droga é freqüentemente encontrado em 2 tipos - "Nitrofen" e "Nitrafen". Uma vez que contém os produtos das reações de nitretação, cujos nomes começam com a raiz "nitro", é mais correto dizer "Nitrofen". No entanto, em qualquer caso, você precisa entender que se trata da mesma ferramenta.
Composição do Nitrofen
A droga é produzida pela nitração de fenóis extraídos do alcatrão de carvão (eles são tratados com ácido nítrico concentrado HNO3).
O nitrofeno contém vários ingredientes ativos:
- Alquilfenóis (derivados orgânicos de fenóis): 64-74%.
- Água: 26-36%.
- Alquilfenóis oxietilados (OP-7 ou OP-10): a proporção restante (até 3%).
Formas de emissão
Forma de lançamento - uma massa espessa de tonalidade marrom escura com consistência de pasta. Difere em um odor químico específico. A droga Nitrofen se dissolve bem em água, bem como em álcalis e éteres (compostos orgânicos de baixo peso molecular no estado líquido). Portanto, ele pode ser dissolvido mesmo em água fria e plantas tratadas a qualquer momento.
Princípio de operação
Os alquilfenóis, que fazem parte da preparação do Nitrofen, atuam como antioxidantes e estimulantes do crescimento das plantas. Eles evitam a oxidação das células por radicais livres, bloqueiam processos perigosos de reações em cadeia nos tecidos vegetais. Graças a isso, a massa verde se multiplica mais rapidamente, aumenta a resistência a diversas doenças, bem como às adversas condições climáticas. Portanto, as plantas se desenvolvem melhor e competem com mais sucesso com as ervas daninhas.
Os alquil fenóis oxietilados (OP) possuem as propriedades dos surfactantes. Eles aderem bem à superfície, permanecem por muito tempo nas plantas e no solo. Isso explica o efeito de longo prazo da droga Nitrofen. Durante a temporada, basta realizar dois tratamentos - no início da primavera e em meados do outono.
Para que doenças e pragas são usadas
O medicamento Nitrofen ajuda a proteger com sucesso as safras de frutas e bagas de doenças comuns, incluindo:
- sarna;
- manchas;
- septoria;
- antracnose;
- oídio;
- míldio (míldio);
- ondulação.
Além disso, a ferramenta ajuda a lidar com várias pragas:
- pulgão;
- lagartas de diferentes tipos;
- bainhas;
- carrapatos;
- rolos de folhas;
- mel.
Como usar nitrofen para pulverizar o jardim
O nitrofeno é usado para pulverizar árvores, arbustos, bem como bagas nos canteiros (morangos, morangos). A dosagem padrão é solução de 2-3%, ou seja, 200-300 ml da composição são dissolvidos em 10 l (balde padrão) de água. Em alguns casos (forte infestação de insetos), a concentração é aumentada de 3 a 5 vezes.
Quando tratar um jardim com nitrofen
De acordo com as instruções, o nitrofen é usado para pulverizar o jardim durante os seguintes períodos:
- No início da primavera (antes que os botões comecem a florescer).
- No meio do outono (depois que as folhas caem).
O uso da droga no final da primavera, verão e início do outono é indesejável, uma vez que as gotas podem queimar as folhas, caules e flores das plantas. Portanto, é melhor usá-lo apenas durante os períodos em que o tempo está relativamente frio e as horas de luz do dia são curtas.
Como criar nitrofeno
O tratamento com nitrofeno na primavera e no outono é realizado de acordo com as regras gerais. Para obter uma solução de trabalho, você deve:
- Meça a massa necessária dependendo da concentração e do volume total da solução.
- Dissolva em um pouco de água e mexa bem.
- Traga o volume e agite bem.
- Transfira o líquido para um recipiente adequado para regar ou pulverizar.
Regras de tratamento com nitrofeno
O procedimento é melhor realizado em climas calmos, secos e nublados. Nas avaliações, os moradores e fazendeiros de verão dizem que o nitrofen deve ser usado para pulverizar com cautela. Até mesmo derramar a solução na ponta dos dedos pode causar uma leve queimadura. Além disso, é necessário excluir o respingo de gotas e sua penetração nos olhos, nariz, outros órgãos e partes do corpo.
Os restos da droga não devem ser despejados no esgoto. Portanto, é melhor preparar uma solução em um volume tal que seja totalmente consumida de cada vez.
Instruções para o uso de Nitrofen para árvores frutíferas
As árvores frutíferas (incluindo maçãs de todas as variedades, pêssegos, peras) são processadas de acordo com as instruções de uso da preparação Nitrofen. Use uma solução de 3%, prepare vários baldes. Para processar uma árvore adulta, é necessário gastar de 10 a 30 litros de água. Regado sob a raiz, bem como o círculo do tronco. Para árvores jovens, 1 balde (10 L) é suficiente, para mudas - meio balde (5 L).
Instruções para o uso de Nitrofen para uvas
O processamento da uva com Nitrofen é feito com uma solução a 2%. O consumo é de 2,0-2,5 litros por 10 m2 pousos. Você também pode usar uma solução de 3%, o consumo é o mesmo. O processamento é realizado no início da primavera 1 ou 2 vezes. Regar duas vezes é necessário nos casos em que foi observada uma grande invasão de insetos na véspera do verão.
Aplicação em outras safras de frutas silvestres
O medicamento também é usado para processar outras frutas silvestres:
- framboesas;
- Morango;
- morangos;
- groselhas de todas as variedades;
- groselha.
A pulverização de framboesas e outras frutas com nitrofeno é realizada no início da primavera. A concentração da solução é de 2-3%, a taxa de fluxo é de 1,5 a 2,5 litros para cada 10 m2... Nesse caso, é necessário não só regar o solo, mas também pulverizar as próprias plantações.
O uso da droga no jardim
As instruções de uso não indicam que o Nitrofen possa ser usado para tratar o solo do jardim, no entanto, alguns fazendeiros e moradores de verão nas avaliações sugerem o uso do medicamento para esses fins (principalmente para destruir ervas daninhas).
No início da primavera, o solo é regado com uma solução de concentração padrão de 3%. Consumo - 1 balde por 50 m2 ou 20 l por 100 m2 (por cem metros quadrados). Regar uma vez ajuda a prevenir o crescimento de ervas daninhas - estupro, piolhos e outros.
Vantagens e desvantagens
A julgar pelas análises, o Nitrofen para pulverização tem várias vantagens:
- Prevenção e controle eficazes não apenas contra doenças, mas também contra insetos e ervas daninhas.
- Exposição prolongada: basta realizar dois tratamentos por temporada.
- Baixas taxas de consumo, economia.
- Acessibilidade, especialmente em comparação com contrapartes estrangeiras.
- Compatível com a maioria das outras drogas.
- Versatilidade: pode ser usado para a colheita de frutas e bagas, bem como para o cultivo do solo no campo ou no jardim.
Mas também existem desvantagens. O mais sério é o alto risco da substância. Ao processar, você deve seguir cuidadosamente as precauções. É indesejável entrar em contato com mulheres grávidas e lactantes, crianças e pessoas com problemas de saúde com a solução.
Compatibilidade do nitrofeno com outras drogas
O produto é compatível com a maioria dos outros fungicidas, herbicidas e inseticidas. Portanto, ele pode ser usado em misturas de tanque ou processamento separado com um intervalo de vários dias. O produto se dissolve bem em soluções alcalinas e aquosas, não precipita.
Medidas de segurança durante o processamento com nitrofeno
O medicamento pertence à 2ª classe de perigo - é uma substância altamente perigosa. Portanto, o processamento é realizado com luvas, roupas especiais. É aconselhável usar máscara para evitar que o colírio entre nos olhos e na nasofaringe (o produto tem um cheiro específico).
Durante o processamento, nenhum estranho, incluindo crianças, bem como animais de estimação, deve ser permitido no site. Fumar, comer e beber estão excluídos. Em caso de situações imprevistas, é necessário tomar medidas urgentes de assistência:
- Se o líquido entrar em contato com a área do corpo, ela deve ser lavada com água e sabão.
- Se a solução de nitrofeno entrar em contato com os olhos, eles são lavados por 5-10 minutos sob pressão moderada de água.
- Se por engano o líquido entrar, você deve tomar 3-5 comprimidos de carvão ativado e bebê-los com bastante água.
Em caso de sintomas diversos (comichão, ardor, queimaduras, dores nos olhos, sensação de peso no abdómen e outros), deve procurar imediatamente ajuda médica.
Em 1988, os países da União Europeia introduziram uma proibição legislativa sobre o uso de Nitrofen para o tratamento de árvores frutíferas, bagas, legumes e rega do solo para destruir ervas daninhas. Foram realizados estudos que demonstraram que as substâncias ativas com contato prolongado podem causar o desenvolvimento de câncer. Portanto, a droga foi reconhecida como cancerígena.
O que pode substituir o nitrofen
O nitrofeno pode ser substituído por análogos - drogas de ação semelhante:
- Oleocobrite é um produto derivado de sal orgânico de cobre (naftenato) e óleo de petróleo. Lida eficazmente com várias doenças e pragas, incluindo ajudar com manchas e crostas, destrói pulgões, carrapatos e cobaias.
- O sulfato de cobre é um remédio comprovado que ajuda na prevenção e no tratamento de vários tipos de manchas, septicemia e outras infecções fúngicas.
Conclusão
As instruções de uso do Nitrofen descrevem a composição, dosagem e regras de uso do medicamento. É muito importante não violar as normas e prazos de processamento estabelecidos. A rega é realizada no início da primavera e no meio do outono. Caso contrário, o líquido pode queimar os tecidos das plantas, o que afetará o rendimento.