Contente
A mosca-serra viscosa da cereja é um pequeno inseto himenóptero, uma praga das plantações de frutas com caroço. As larvas da mosca-serra da cereja, vagamente parecidas com pequenas sanguessugas, se alimentam das folhas das árvores frutíferas, roendo completamente sua carne até a base das veias. Assim, eles são capazes de enfraquecer muito a planta, o que afeta negativamente o seu rendimento. Em Polesie e na zona de estepe florestal do norte, uma geração desta praga geralmente aparece por ano, e nas estepes do sul e regiões de estepe florestal, duas, e às vezes até três gerações por estação conseguem se desenvolver. Os danos desse inseto podem ser muito generalizados. É necessário controlar cuidadosamente o estado do jardim e, tendo encontrado uma mosca-serra-cereja nas árvores, tomar sem demora as medidas necessárias para eliminá-la. Com uma lesão pequena, poupar remédios populares, técnicas agrotécnicas e medidas preventivas serão eficazes, mas se o número de pragas for grande, deve-se combater com a ajuda de produtos químicos.
Qual é a aparência de uma mosca-serra cereja?
Para que o combate à mosca-serra-cereja seja eficaz, é necessário ter uma boa ideia de como é esta perigosa praga em diferentes estágios de seu desenvolvimento e por quais sinais se pode determinar que a árvore foi atacada por isto.
A mosca-serra cereja adulta é uma pequena mosca alada. O comprimento do corpo do inseto fêmea é de 5 a 6 mm (o macho geralmente é ligeiramente menor) e sua envergadura é de cerca de 10 mm. O corpo é pintado de preto brilhante. Dois pares de asas transparentes localizados nas laterais são ligeiramente escurecidos no meio, mas veias pretas são claramente visíveis em sua superfície. Três pares de membros de mosca-serra cereja preta, enquanto a parte inferior das pernas do par médio são marrons.
A larva da mosca-serra cereja é uma lagarta falsa que atinge 10 mm de comprimento. A cor de seu corpo é verde-amarelo, a cabeça é preta. Existem 10 pares de pernas. A parte frontal do corpo, coberta por um muco preto brilhante, está muito espessada.
Ciclo de vida da praga
O desenvolvimento da mosca-serra cereja ocorre ciclicamente. O ciclo completo de desenvolvimento dura 2-3 meses. As seguintes etapas podem ser distinguidas nele:
- Wintering. As lagartas da mosca-serra-cereja passam o inverno em um casulo do solo, enterrando-se no solo sob as árvores frutíferas a uma profundidade de 2 a 10 cm, dependendo do clima do local de distribuição. Um certo número de larvas (às vezes até a metade) entra em estado de diapausa e permanece para o próximo inverno.
- Pupação. Nas larvas da primeira geração, ocorre no outono, e hibernam já de forma transformada. As larvas mais jovens (da segunda geração) formam pupas na primavera.
- O surgimento de insetos adultos. A primeira geração de borboletas-cereja deixa o solo em massa na virada da primavera para o verão. Os anos da segunda geração, mais numerosos, começam no final de julho.
- Ovos de postura. Em nossa região, a forma parogenética dessa praga é comum: as fêmeas põem ovos não fertilizados, dos quais nascem exclusivamente fêmeas.No entanto, em algumas áreas, também existem populações que consistem de insetos bissexuais. O acasalamento é rápido. As fêmeas da mosca-serra-cereja voam apenas 1 semana, durante a qual conseguem pôr 50-75 ovos. O local de fixação do ovo é a parte inferior da lâmina foliar. As larvas geralmente levam de 1 a 2 semanas para eclodir.
- Aparência e alimentação das larvas. Após a eclosão do ovo, as larvas movem-se para a frente da folha. Seus corpos são cobertos por um muco espesso e escuro que os protege de secar. Nas três semanas seguintes, eles se alimentam da polpa das folhas. Durante este tempo, a larva tem tempo para se desprender 5 vezes. No final do período de alimentação, as larvas ficam amarelas, caem no chão e, tendo construído um casulo de partículas de solo e seu próprio muco, partem para o inverno.
Causas e sinais de danos às cerejas por uma mosca-serra
As culturas favoritas da mosca da cereja são cereja, cereja doce, pêra, espinheiro. Um pouco menos freqüentemente afeta maçã, ameixa, damasco, marmelo, cotoneaster, chokeberry, abrunheiro, irgu.
Aviso! A mosca-serra-cereja adora os raios do sol, por isso geralmente ataca árvores e arbustos pouco plantados e, se o terreno for acidentado, ela prefere plantações localizadas nas encostas ao sul.
Os seguintes sinais ajudarão a reconhecer a presença de um parasita:
- na fase de postura dos ovos, inchaço bem perceptível, tubérculos marrons aparecem nas folhas;
- buracos aparecem na polpa da folha em forma de pequenas "ilhotas": é assim que a primeira geração de larvas costuma se alimentar;
- a segunda geração, mais nociva, consegue comer as folhas por completo, deixando apenas as veias e a parte inferior da pele;
- uma árvore que sofre muito com essa praga parece murcha, de aparência "queimada".
Por que o aparecimento de uma mosca-serra em uma cereja é perigoso?
No caso de uma invasão em massa da mosca-serra das cerejeiras nas árvores frutíferas, os processos biológicos (trocas gasosas, fotossíntese, evaporação da umidade) ficam mais lentos. As plantas enfraquecem, tornam-se mais vulneráveis a doenças, dão poucos frutos, deixam de formar rebentos e perdem a folhagem antes do tempo. Em caso de danos graves, as árvores darão uma colheita ruim no próximo ano.
Como lidar com uma mosca-serra cereja
As medidas de controle para a mosca-cereja dependem do tamanho da lesão. Se, ao examinar as árvores, ficar claro que o número de insetos é pequeno, então pode-se levar em consideração qualquer remédio popular, realizar medidas agrotécnicas de proteção e realizar a prevenção. No caso de o jardim ficar gravemente danificado, deverão ser usados produtos químicos para combater a praga.
Algumas dicas sobre como lidar com uma mosca-serra cereja contém um vídeo:
Como se livrar da mosca-serra cereja com remédios populares
Os métodos populares mais famosos de lidar com a mosca-serra-cereja incluem:
- Pulverizar as folhas com uma infusão de camomila de farmácia. Aconselha-se que 800 g de flores secas desta planta sejam despejadas com água (10 l) e guardadas por um dia. Em seguida, coe, acrescente mais 15 litros de água e, antes de usar, adicione 30 g de sabão em pó ralado. Esse remédio é usado três vezes por semana - tanto para profilaxia quanto na fase de frutificação da cereja, para destruir a primeira geração de larvas.
- Tratamento de árvores com infusão de absinto. 1,2 kg de grama fresca deve ser seca ao sol, em seguida, despeje 10 litros de água e deixe por 3 dias. Após filtrar a composição, dissolva 50-100 g de bicarbonato de sódio em pó.
- Polinização da copa com pó de cinza de madeira ou pó de tabaco. O procedimento é realizado imediatamente após a chuva, antes que a folhagem tenha tempo de secar. Após duas aplicações, uma parte significativa das larvas se desintegra.
Produtos químicos na luta contra a mosca-serra em cerejas
Para salvar as plantas do domínio das larvas da mosca-serra cereja, são usados inseticidas químicos. O combate a este parasita é bastante eficaz com o auxílio de complexos preparados utilizados contra as pragas das frutas. Entre eles:
- Confidor - pouco tóxico para humanos e animais meio de ação intestinal de contato, proporcionando proteção de longo prazo;
- Inta-Vir - uma preparação à base de cipermetrina, que tem um efeito prejudicial sobre o sistema nervoso das pragas;
- Calypso - inseticida de contato de baixa toxidade altamente eficaz, resistente à chuva e aos raios solares;
- Aktara - um agente sistêmico altamente eficaz de ação rápida contra uma ampla gama de parasitas de insetos;
- Mospilan - preparação intestinal de contato, eficaz contra ovos, larvas e pragas adultas.
Outras maneiras de lidar com a mosca-serra cereja
Existem outras medidas para combater a mosca-serra mucosa da cereja:
- se a área do jardim for pequena, a coleta mecânica de larvas de pragas e sua subsequente destruição são bastante eficazes;
- o combate à mosca-serra-cereja pode ser feito com produtos biológicos - inseticidas inofensivos para humanos e animais, criados a partir de bactérias nocivas à praga (Akarin, Bitoxibacilina);
- no outono, pode-se encher os troncos das árvores com argila diluída em água com uma camada de 1-2 cm, o que evitará que os insetos que hibernaram nas pupas de debaixo do solo na primavera;
- atraem ou liberam insetos entomófagos para o jardim, em particular os tricogrammas, que parasitam os ovos da mosca-serra cereja, reduzindo significativamente seu número.
Esses métodos de lidar com uma mosca-serra viscosa em cerejas e outras safras de frutas podem ser usados tanto de forma autônoma quanto em combinação com o tratamento de plantas com composições de acordo com receitas populares ou produtos químicos.
Medidas de prevenção
Para evitar que a mosca da cereja infeste seu jardim, você deve:
- com o início da primavera, no meio do verão e no outono, desenterre e solte o solo nos círculos próximos ao tronco sob as plantações de frutas - isso ajudará a atingir a morte de pupas e larvas durante o inverno;
- inspecionar árvores regularmente;
- remover e queimar folhas danificadas;
- não deixe folhas caídas nos círculos do tronco;
- caiar os troncos das plantações de frutas no início da primavera;
- não deixe arbustos e árvores secos no jardim.
Conclusão
A mosca-serra viscosa da cereja é uma praga perigosa que se alimenta da polpa das folhas de várias safras de frutas e bagas. Se você não começar a lutar com ele a tempo, ele pode enfraquecer muito as árvores e os arbustos e causar uma queda acentuada em sua produção. No caso em que a escala de danos ao jardim por uma mosca-cereja é pequena, métodos agrotécnicos e remédios populares podem ser usados para combatê-la. Se o dano da praga for significativo, é aconselhável pulverizar as coroas com inseticidas químicos potentes. Medidas preventivas oportunas ajudarão a evitar que o parasita volte a atacar o jardim.